conecte-se conosco


Camisa 10

Sindicato dos jogadores faz ameaça de greve por causa do Mundial de Clubes

Publicado

Mundial de Clubes de 2025 faz a Fifa entrar em rota de colisão com as principais ligas da Europa e com o Sindicato Internacional de Jogadores (Fifpro)

A criação do novo Mundial de Clubes, que será disputado no meio do ano de 2025, fez a Fifa entrar em rota de colisão com as principais ligas da Europa e com o Sindicato Internacional de Jogadores (Fifpro).

Em reunião nesta segunda-feira (15), em Bruxelas, na Bélgica, ocorreu um contragolpe forte contra o “abuso de poder” da entidade na luta contra o inchaço cada vez maior do calendário. Uma greve geral já é discutida, com foco nas condições físicas e mentais e do desgaste dos jogadores.

A bronca maior vem com a criação do Mundial de Clubes com 32 equipes a partir de 2025, assim como o maior número de rodadas da Liga dos Campeões e a ampliação da Liga das Nações de seleções — a Copa do Mundo já aumentará de 32 seleções para 48 a partir de 2026. 

“Nossa queixa para a Comissão Europeia é clara: a Fifa está abusando de seu poder de ditar o calendário de jogos internacionais e expandir suas próprias competições. E, assim, aumentar suas próprias receitas”, disparou o presidente do Fifpro, David Terrier, na abertura da coletiva de imprensa desta segunda-feira após as ligas concordarem, por unanimidade, que o calendário imposto é humanamente impossível de ser respeitado.

Jogadores iniciaram a reclamação dias atrás e o movimento cresceu ma ponto de ameaçarem cruzar as pernas enquanto a entidade não voltar atrás nas decisões.

Leia mais:  Caratecas de Jaguaré conquistam medalhas em Colatina

“O calendário internacional de futebol saturado coloca em risco a segurança e o bem-estar dos jogadores e ameaça a sustentabilidade econômica e social de importantes competições nacionais que são apreciadas há gerações pelos torcedores na Europa e em todo o mundo”, protestou a Fifpro e as Ligas Europeias.

QUEIXA APRESENTADA NA COMISSÃO EUROPEIA

A queixa foi apresentada nesta segunda-feira na Comissão Europeia contra a Fifa sobre “sua conduta em relação à imposição do calendário internacional de partidas, incluindo decisões relacionadas à Copa do Mundo de Clubes de 2025.”

Na cobrança, pedem revisão no calendário contra um “futebol insustentável” e citam que a Fifa pense nos jogadores, em relação a “sua saúde, bem-estar e longevidade de carreira.”

Executivos do Fifpro e das Ligas europeia apresentaram os detalhes da reclamação descrevendo como a Fifa mantém papéis conflitantes como órgão regulador e organizador de competições, o que dá origem a um conflito de interesses.

“A Fifa usou seu poder regulatório para promover seus interesses comerciais às custas dos parceiros sociais (jogadores e ligas). Está chegando a um ponto crítico. O feedback que temos dos jogadores é que há muito futebol sendo jogado e há uma expansão constante. A Premier League não mudou de forma. O que mudou nas últimas décadas foi a marcha das competições internacionais e regionais de futebol”, disparou o CEO da Premier League, Richard Masters.

Leia mais:  Premiação de cerca de R$ 150 milhões esquenta ainda mais a Libertadores

“O problema do calendário sobrecarregado não é causado pelas competições da liga, mas pela Fifa, com seu novo formato e duração dos torneios, e pela Uefa com a Liga das Nações e as novas competições de clubes da Uefa com o aumento do número de datas e jogos”, reclamou o CETO da Liga Italiana, Luigi De Siervo, CEO da Liga Italiana.

publicidade

Camisa 10

Equipe CEF Caratoíra de futsal participa de seletiva em Minas Gerais com apoio do programa Vai Atleta

Publicado

Com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), por meio do programa Vai Atleta, a equipe CEF Caratoíra, atual campeã da Copa ES Sub-15 e Sub-19, viajou para Belo Horizonte, Minas Gerais, para disputar a 2ª etapa de testes do Desafio de Clubes e Seletiva de Futsal.

A delegação foi composta por 17 atletas, da categoria de base, com idades entre 13 e 16 anos, além do coordenador Técnico, Matheus Nascimento, e da presidente do CEF Caratoíra, Monalisa Souza Rocha.

Durante o evento, que ocorreu entre os dias 10 e 13 de dezembro, os jovens participaram de seletivas e tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de um clube referência no futsal brasileiro. Na última segunda-feira (09), como parte da preparação para a Taça Brasil de Clubes 2025, a equipe enfrentou o Minas Tênis Clube. No confronto, o time mineiro venceu por 3 a 1.

Além de proporcionar a experiência competitiva, o evento buscou identificar talentos para integrar as categorias de base do Minas Tênis Clube. Os aprovados nas etapas finais poderão ser incorporados às equipes em 2025, com o resultado divulgado no site oficial do clube (www.minastenisclube.com.br) no dia 28 de dezembro.

Leia mais:  Esquiva Falcão revela que pensou em se aposentar após perda da mãe

“O evento foi uma experiência incrível. Jogar contra um clube de alto nível como o Minas Tênis Clube foi desafiador, mas estamos muito satisfeitos com o desempenho dos nossos atletas. Agora, aguardamos ansiosos pela avaliação final”, destacou Matheus Nascimento, Coordenador Técnico da Associação. Ele também agradeceu à Sesport pelo apoio no transporte da equipe: “O programa Vai Atleta foi essencial para nossa participação.”

Continue lendo

Camisa 10

Esporte Clube Graúna Quilombola e Unidos da Tiquera vão participar Copa Nacional Quilombola de Futebol

Publicado

A delegação masculina Esporte Clube Graúna Quilombola, do município de Itapemirim, e a delegação feminina Unidos da Tiquera – Quilombo Bom Pastor de São Mateus estão nos últimos preparativos para representar o Espírito Santo na primeira edição da Copa Nacional Quilombola de Futebol. As equipes embarcam para o Rio de Janeiro nesta quinta-feira (12) e já participam da solenidade de abertura. O campeonato, que reunirá representantes de 24 Estados brasileiros, terá a grande final no icônico estádio do Maracanã, com arbitragem de Anderson Daronco, árbitro reconhecido em grandes competições nacionais e internacionais.

Os 20 atletas da comunidade quilombola de Graúna conquistaram a vaga para a competição nacional em agosto de 2024, ao se sagrarem campeões da etapa estadual promovida pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em parceria com a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Espírito Santo e o IPAC. Já a equipe feminina, composta por 17 atletas, garantiu a vaga após uma disputa quadrangular entre São Jorge (São Mateus), Povoação (Linhares), Bom Pastor (São Mateus) e São Pedro(Ibiraçu).

Leia mais:  Nova camisa do Inter vira piada e ganha comparações nas redes

A competição terá jogos nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, culminando na grande final no Maracanã. A delegação capixaba viaja com o apoio do programa Vai Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). Essa será a primeira edição da Copa Nacional de Futebol Quilombola.

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, vem democratizando cada vez mais o esporte em todo o território capixaba, seja com obras de infraestrutura esportiva em diversas comunidades ou realizando competições, como o Campeonato Quilombola, que ganhou a primeira edição este ano. Parabéns a todas as equipes que participaram e, em especial, ao campeão Graúna, de Itapemirim, e que agora vai levar o nome do nosso Estado e competir pelo título nacional”, destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

A Copa Nacional Quilombola, organizada pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e a organização Uma Gota no Oceano, tem como objetivo valorizar as tradições quilombolas no Brasil.

Leia mais:  Caratecas de Jaguaré conquistam medalhas em Colatina

Além de fomentar a inclusão social pelo esporte, a competição busca dar visibilidade às comunidades quilombolas e a sua importância cultural e histórica no País. Os estados de Roraima e Acre, e o Distrito Federal, são os únicos entes federativos fora do torneio, pois não têm comunidades quilombolas reconhecidas.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana