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Sinfônica do Espírito Santo apresenta ‘Concerto para dois pianos e orquestra’

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Silvia de Lucca é compositora de “Em Memória”, uma das obras apresentadas pela Oses (Foto: Divulgação)

A Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) apresenta, nos dias 5 e 6 de abril, um repertório pianístico com “Suite Vila Rica”, de Mozart Camargo Guarnieri, “Concerto para dois pianos e orquestra em ré menor”, de Francis Poulenc, e “Em Memória”, de Silvia de Lucca. Sob regência do maestro adjunto, Sanny Souza, a orquestra receberá os pianistas convidados Linda Bustani e William Lizardo no palco do Sesc Glória, no Centro de Vitória.

À venda na bilheteria do Sesc Glória e também on-line, os ingressos custam R$ 20 (inteira), R$ 15 (conveniado), R$ 12 (cartão empresário) e R$ 10 (meia-entrada para comerciário ou mediante apresentação de 1kg de alimento não perecível).

Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), o espetáculo é uma realização é da Cia de Ópera do Espírito Santo (Coes), da Oses e da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a Fecomércio e o Sesc.

Repertório 

Escrita em 1993, pela compositora Silvia de Lucca (1960), “Em Memória” apresenta em sua primeira parte a proposta de uma marcha fúnebre estilizada, de meditação sonora reticente e fragmentada sobre as sensações, impressões e significados da subjacente dor, incluindo menções ao conhecido tema “Dies Irae” (Dia de Ira), do famoso hino latim do século XIII. “Em contraste, porém sem perder a dramaticidade, a segunda parte se dinamiza para simbolizar a morte como uma heroica e determinada passagem para outra dimensão, em múltiplas maneiras que deem conta de representar uma transformação tanto concreta como etérea”, afirma a compositora.

“Concerto para dois pianos e orquestra em ré menor” foi escrito em 1932 por Francis Poulenc (1899-1963). O autor acreditava ter atingido sua maturidade com essa obra, que evidencia influências de compositores de sua época e que o antecederam. Isso se verifica no andante, nitidamente mozartiano, e nos demais movimentos, com a presença de Stravinsky, pela força rítmica, e de Rachmaninov, pelo lirismo. Além disso, o compositor volta o seu olhar para o jazz, finalizando o concerto com grande virtuosismo pianístico.

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Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993) escreveu “Suíte Vila Rica” em 1957, a partir da trilha sonora que compôs para o filme “Rebelião em Vila Rica” (1958). É perceptível a busca de Guarnieri por elementos rítmicos e melódicos ligados à identidade brasileira, presentes em modinhas, toadas, cantigas infantis, rodas das violas caipiras e danças de origem africana. Composta por dez movimentos, a suíte pontua as diversas cenas do filme.

Os solistas 

O premiado pianista capixaba Willian Lizardo (Foto: Divulgação)

Willian Lizardo é bacharel em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ao longo de sua formação, foi orientado por nomes importantes do piano brasileiro e atualmente recebe intensa mentoria artística da prestigiada pianista Linda Bustani. 

Apresentou-se em diversas salas de concerto, como solista e também como camerista. Foi premiado nos concursos Villa-Lobos e Souza Lima. Em 2021, recebeu o prêmio “Melhor Intérprete de Alberto Nepomuceno” no 1° Concurso Internacional do EIPOC, de Portugal, e, em 2023, conquistou o primeiro lugar na categoria concerto no 3° Concurso GruPiano da Orquestra Sinfônica de Guarulhos, São Paulo, interpretando o “Concerto para piano e orquestra op. 11”, de Frédéric Chopin.

Linda Bustani, expoente do piano no Brasil (Foto: Cicero Rodrigues)

Linda Bustani é uma das mais destacadas pianistas da história do piano brasileiro. Seu repertório é composto por mais de 40 concertos para piano e orquestra, além de uma extensa lista de obras camerísticas e, naturalmente, para piano solo. Nascida em Rondônia, mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro, onde foi uma brilhante aluna de Arnaldo Estrella e de Antônio Guedes Barbosa. 

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Premiada aos 15 anos no Concurso Internacional Vianna da Mota, em Lisboa, Portugal, foi convidada por Iakov Zak para trabalhar sob sua orientação no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, Rússia, onde também foi aluna de Elisso Virsaladze. Ganhou prêmios em competições internacionais no Rio de Janeiro e em Bratislava, Eslováquia. Contudo, foi sua aclamada participação, em 1974, no Concurso Internacional de Leeds, Inglaterra, que lançou sua carreira internacional.

Maestro 

Sanny Souza é o atual maestro assistente da Oses. Bacharel em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), tem o mestrado em Educação Musical pela Campbellsville University, nos Estados Unidos. Como professor de violoncelo da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), foi o primeiro regente e diretor musical do Coro Sinfônico da Fames, funções que atualmente exerce no Coro Vox Victoria. 

Em sua trajetória como maestro, já regeu o Coro da Petrobras UN/ES, Fames Jazz Sinfônica, Fames Jazz Band e Orquestra Vale Música. Já se apresentou na Europa e nos Estados Unidos, no Carnegie Hall, em Nova Iorque.

 

Repertório: 

“Em Memória”, de Silvia de Lucca

“Concerto para dois pianos e orquestra em ré menor”, de Francis Poulenc

“Suíte Vila Rica”, de Camargo Guarnieri

 

Serviço: 

Orquestra Sinfônica do Espírito Santo

Quando: 05/04 (sexta-feira) e 06/04 (sábado)

Horário: às 20h

Local: Sesc Glória, Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro de Vitória

Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 15 (conveniado), R$ 12 (cartão empresário) e R$ 10 (meia-entrada para comerciário ou mediante apresentação de 1kg de alimento não perecível)

Mais informações: (27) 3232-4750

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Entenda como funciona a votação do Oscar 2025, que segue até 18 de fevereiro

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Diferentemente da fase de indicações, em que os membros da Academia votam apenas em suas respectivas áreas, nesta etapa todos têm a liberdade de votar em qualquer categoria; pleito começou nesta terça (11)

A votação para o Oscar 2025 teve início no dia 11 de fevereiro e se estenderá até 18 de fevereiro. Diferentemente da fase de indicações, onde os membros da Academia votam apenas em suas respectivas áreas, nesta etapa todos os integrantes têm a liberdade de votar em qualquer categoria. Embora não seja obrigatório assistir a todos os filmes, os membros são incentivados a votar apenas nas produções que realmente visualizaram. O processo de votação varia conforme a categoria. Na maioria delas, o vencedor é determinado pelo maior número de votos. No entanto, na disputa pelo prêmio de melhor filme, os membros devem classificar os indicados de acordo com suas preferências.

Para que um filme seja declarado vencedor, ele precisa obter pelo menos 50% dos votos de “primeiro lugar”. Caso nenhum filme alcance essa marca, o que recebeu menos votos é eliminado, e o processo se repete até que um filme consiga a maioria. Para a categoria de melhor filme estrangeiro, há uma regra específica: apenas os membros que assistiram a todos os cinco filmes indicados têm direito a voto. O sistema de votação é secreto e realizado de forma virtual, garantindo que os resultados sejam conhecidos apenas por dois auditores da PricewaterhouseCoopers, que supervisionam a contagem dos votos.

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A cerimônia de entrega do Oscar está marcada para o dia 2 de março e será transmitida no Brasil pelos canais TNT e Max. A expectativa é alta, com muitos fãs ansiosos para descobrir quais filmes e artistas serão reconhecidos nesta edição do prestigiado prêmio.

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Nikolas Ferreira diz que filha puxou à mãe, modelo capixaba, e reflete ser pai de novo: “Fábrica aberta”

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Casado com a capixaba Lívia Orletti, o deputado federal mineiro de 28 anos de idade abriu o jogo sobre relação com a família e paternidade em entrevista ao vivo para falar de novo livro

Nikolas Ferreira abriu o coração para refletir sobre a notícia de que será pai de novo. O deputado federal ainda confessou que a primeira filha, fruto do casamento com a modelo capixaba Lívia Bergamin Orletti, puxou à mãe no quesito beleza.

Já com o segundo herdeiro no forno, ele ainda não descartou a possibilidade de ter ainda mais filhos: “Fábrica aberta 24h por 7”.

A entrevista foi ao vivo para o Pânico, programa da Jovem Pan, nesta segunda-feira (10).

“(Ser pai) muda o senso de responsabilidade. Eu preciso direcioná-la (a filha) para o céu e ponto. Não posso tomar decisões (como) anteriormente, porque você precisa dar um norte. Isso pesa muito”, começou.

“Eu e minha esposa falamos que temos que aparar tudo para conseguir fazer com que nossa filha erre menos e acerte mais”, continuou.

E concluiu: “(Minha filha) puxou a mãe (é uma gracinha) (…) Sendo pai, você passa a entender mais o significado do que é servir”.

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