conecte-se conosco


Internacional

‘Sol artificial’ vai começar a funcionar na China em 2020

Publicado

O dispositivo, chamado de ‘tokamak HL-2M’, replica a fusão nuclear, a mesma reação que ocorre no Sol

Em março deste ano, pesquisadores chineses informaram que o “tokamak HL-2M” – um dispositivo projetado para replicar a fusão nuclear, a mesma reação que alimenta o Sol – seria construído antes do fim de 2019.

Ainda não se sabe se isso de fato vai acontecer, mas em novembro, Duan Xuru, um dos cientistas que trabalha no “Sol artificial”, forneceu uma atualização. Ele disse que a construção estava indo bem e que o dispositivo deve entrar em operação na China em 2020.

O funcionamento desse dispositivo será um marco para a comunidade científica. Em entrevista à Newsweek, os cientistas responsáveis pelo projeto disseram que a ideia é fazer da fusão nuclear uma opção viável de energia na Terra. Se descobrirem uma forma de aproveitar a energia produzida por uma fusão nuclear, a humanidade teria uma fonte de energia limpa quase ilimitada.

Reprodução

O que é a fusão nuclear

A fusão nuclear envolve a fusão de dois núcleos atômicos mais leves para formar um núcleo mais pesado – uma reação que libera uma enorme quantidade de energia. No Sol, onde as temperaturas do núcleo atingem cerca de 15 milhões de graus Celsius, os núcleos de hidrogênio se combinam para formar hélio.

Leia mais:  Com mais de 3 mil casos, Tóquio bate novo recorde de casos de Covid-19 em meio às Olimpíadas

Para recriar isso na Terra, os cientistas devem aquecer o combustível – tipos de hidrogênio – a temperaturas acima de 100 milhões de graus Celsius. Neste ponto, o combustível se torna um plasma. Esse plasma – extremamente quente – deve ser confinado. 

Por décadas, cientistas trabalham com a ideia de energia limpa. Porém, eles ainda precisam descobrir uma maneira mais barata e eficaz de manter o plasma extremamente quente confinado e estável por tempo suficiente para que a fusão ocorra.

Para isso, o “tokamak” usa campos magnéticos com a intenção de estabilizar o plasma, para que as reações possam ocorrer e a energia ser liberada. No entanto, o plasma é propenso a produzir rajadas. Se estas tocarem na parede do reator, podem danificar o dispositivo.

Mesmo com os riscos, a comunidade científica aposta suas fichas no tokamak HL-2M da China. De acordo com testes preliminares, o sistema foi capaz de cumprir as expectativas.

“O HL-2M fornecerá aos pesquisadores dados valiosos sobre a compatibilidade de plasmas de fusão com abordagens para lidar de forma mais eficiente com o calor e as partículas presentes no núcleo do dispositivo”, comenta James Harrison, físico de fusão que, mesmo não estando ligado diretamente ao projeto, acredita em seu potencial.

Leia mais:  Incêndio no Canadá deixa Nova York coberta por uma neblina laranja

“Esse é um dos maiores problemas enfrentados pelo desenvolvimento de um reator de fusão comercial”, continuou ele, “os resultados do HL-2M influenciarão o design desses reatores”.

publicidade

Internacional

Vulcão na Islândia entra em erupção pela nona vez desde 2023

Publicado

Fissura principal se estende ao longo de 2,4 quilômetros e uma segunda, menor, se abriu em 500 metros, informou a agência meteorológica nas primeiras horas da tarde

Um vulcão na Península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, entrou em erupção, nesta quarta-feira (16), pela nona vez desde o final de 2023, anunciaram as autoridades. Imagens de vídeo ao vivo mostram lava escapando de uma fissura no solo. A erupção começou pouco antes de 01h (no horário de Brasília), informou o Escritório Meteorológico da Islândia. A fissura principal se estende ao longo de 2,4 quilômetros e uma segunda, menor, se abriu em 500 metros, informou a agência meteorológica nas primeiras horas da tarde. Os vulcões da península não registravam erupções há 800 anos, até março de 2021, quando começou um período de maior atividade sísmica. Os vulcanólogos consideram que a atividade vulcânica na região entrou em uma nova era. Segunda a rede RUV, esta última erupção não tem impacto nos voos internacionais.

Leia mais:  Kim Jong-Un chora e pede desculpas ao povo da Coreia do Norte

Os habitantes da península de Reykjanes foram solicitados a permanecer em suas casas devido à poluição do ar. A aldeia pesqueira de Grindavík, a mais próxima da erupção, foi evacuada, assim como o famoso local da Lagoa Azul. A maioria dos 4 mil habitantes de Grindavik foi retirada no final de 2023, pouco antes da primeira erupção vulcânica na região. Desde então, quase todas as casas foram vendidas ao Estado e a uma grande parte dos residentes foi embora. Em 2010, uma erupção vulcânica em outra região da Islândia causou um caos no transporte mundial, já que as cinzas lançadas na atmosfera obrigaram o fechamento do espaço aéreo na Europa.

A Islândia abriga 33 sistemas vulcânicos ativos, mais do que qualquer outro país europeu. Está situada sobre a dorsal mesoatlântica, uma falha no fundo oceânico que separa as placas tectônicas euroasiática e norte-americana, o que provoca terremotos e erupções vulcânicas.

Continue lendo

Internacional

Turista transgênero é condenado em Sri Lanka por passear sem camisa

Publicado

Mulher de 26 anos se declarou culpada diante do tribunal, que a acusou de exibicionismo e perturbação da ordem pública

A Justiça do Sri Lanka condenou na terça-feira (15) uma mulher transgênero de nacionalidade tailandesa a seis semanas de prisão com suspensão condicional por andar com o torso nu em uma estação balneária no leste do país. A turista, de 26 anos, se declarou culpada diante do tribunal, que a acusou de exibicionismo e perturbação da ordem pública. Ela foi presa depois que um vídeo em que ela é vista caminhando despida entre um hotel e a praça da cidade de Arugam Bay circulou nas redes sociais. “Ela passou a noite na delegacia e foi apresentada diante de um juiz hoje após os protestos de moradores e os comentários nas redes sociais”, declarou um policial à AFP sob condição de anonimato. Localizada a quase 400 km ao leste da capital, Colombo, Arugam Bay é uma praia popular entre surfistas e estrangeiros.

Leia mais:  Ucrânia convida Lula a visitar Kiev e 'compreender' realidade da guerra

Nas últimas semanas, a mídia local reportou vários protestos da população local, majoritariamente muçulmana, contra comportamentos considerados indecentes por parte dos turistas. O turismo é um dos principais motores da economia de Sri Lanka, país predominantemente budista com 22 milhões de habitantes, cujas leis proíbem a nudez em espaços públicos.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana