conecte-se conosco


Cidades

Sooretama recebe investimento de R$ 1,89 milhão na área da habitação

Publicado

O Governo do Estado está investindo R$ 1.896.480,98 na área da habitação no município de Sooretama. Na manhã deste sábado (7), o governador Renato Casagrande assinou a Ordem de Serviço para obras de infraestrutura no Residencial Alegre. O conjunto de intervenções contempla a construção de uma estação de tratamento de água, uma estação de tratamento de esgoto e a pavimentação da via de acesso.

O Residencial Alegre é composto por 431 unidades habitacionais, que estão com cerca de 92% das obras executadas. O empreendimento faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal. As obras de infraestrutura serão executadas com recursos do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (FEHAB), vinculado a Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

“Esse assunto das casas populares ficou agarrado por muito tempo. Encontramos agora uma solução e vamos fazer investimento de quase R$ 2 milhões, levando tratamento de água, esgoto e pavimentação para que a Prefeitura possa entregar essas casas. Muitos anseiam por uma residência. A família depende de um abrigo para se fortalecer e quando a gente resolve um problema de habitação, como estamos resolvendo, transformamos as famílias as deixando mais felizes”, destacou o governador.

Leia mais:  Jovem Programadora: alunas do Senac-ES são destaque no Hack27

Casagrande lembrou que, além da solução do impasse envolvendo essas habitações populares, o Governo do Estado também desenvolve mais ações voltadas ao município de Sooretama, como a entrega de tratores e caminhões. “Já começamos o ano passado com muito trabalho em Sooretama fazendo a Avenida Vista Alegre com calçada cidadã, drenagem e pavimentação. Vamos continuar trabalhando forte neste ano”, completou.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, sublinhou a relevância de mais essa ação do Governo para os cidadãos. “Esta é uma obra de grande importância para o município de Sooretama, pois irá beneficiar diretamente cerca de 2.000 pessoas, o que corresponde a 7% da população”, apontou.

Nossa Casa

O Programa Nossa Casa, do Governo do Estado, tem como escopo em uma de suas estratégias apoiar o Programa Minha Casa, Minha Vida, com a execução da infraestrutura para viabilizar a entrega das unidades às famílias beneficiárias. Desde sua criação, em 2012, o programa já viabilizou a entrega de 4.752 unidades habitacionais urbanas e 1.283 unidades habitacionais rurais.

Morar Legal

Durante o evento também foram entregues escrituras de imóveis para famílias que residem no Centro de Sooretama. A ação faz parte de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, por meio do programa de regularização fundiária Morar Legal.

Leia mais:  Suzano lança primeira campanha institucional com abrangência em TV, mídias impressas e canais digitais de sua história

No município, a parceria já permitiu a entrega de 200 escrituras e neste sábado (06) foram entregues mais dez. As demais serão entregues à medida que o cartório de Registro de Imóveis for concluindo os registros das escrituras. Ao todo, 500 famílias estão sendo contempladas com a regularização fundiária.

“A regularização fundiária é um dos grandes problemas do País. Cerca de 50% dos domicílios no país são irregulares, isto é, não possuem escritura registrada em nome do proprietário. Desta forma, a entrega de hoje é de uma abrangência social muito grande. Por meio do Morar Legal, estamos apoiando os municípios para o fortalecimento da regularização fundiária, beneficiando a população, dando posse e movimentando a economia local”, disse o secretário Marcus Vicente.

Também estiveram presentes ao evento, os secretários de Estado Paulo Foletto (Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca) e Luiz Carlos Cruz (Justiça); o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Givaldo Vieira; o prefeito de Sooretama, Alessandro Broedel; os deputados estaduais Freitas e Marcos Garcia; além de vereadores e lideranças da região.

publicidade

Cidades

Evento da Jucees e Sebrae debate ações de simplificação na abertura de empresas

Publicado

O Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), realizaram, nessa terça-feira (05), o Seminário “Simplificando o Ambiente de Negócios”. Com o auditório do Sebrae lotado, o evento reuniu secretarias, órgãos de licenciamento, profissionais e prefeituras para palestras, lançamento de projetos e homenagem aos 115 anos da Jucees.

Na ocasião, os presidentes que passaram pela autarquia desde 2003 receberam placas comemorativas. Foram homenageados Paulo Brusqui (2003 a 2006), Marcelo Zanúncio (2006 a 2011), Paulo Vieira Pinto (2011 a 2015), Leticia Serrão Chieppe (2015 a 2019), Carlos Rafael (2019 a 2022), Victor Bolelli (2022) e o atual presidente, Paulo Alfonso Menegueli. Também recebeu a homenagem o secretário-geral, Paulo Cezar Juffo.

A comemoração contou com a participação da presidente da Fenaju, Cilene Sabino, por mensagem de vídeo, do superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, do vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Eduardo do Carmo, e da vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Paula Pinto.

O governador Renato Casagrande enviou mensagem de vídeo. “A Junta Comercial vem fazendo um trabalho extraordinário. Eu deixo meu abraço e confiança de que a gente vai transformando cada vez mais o Espírito Santo no melhor lugar para se fazer investimento neste País”, destacou.

Leia mais:  Produtores rurais de quatro municípios do ES vão receber assistência técnica coletiva

A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Pedroso, também participou do evento e apontou a desburocratização como um dos pilares das Administração Pública Estadual. “A energia para desburocratizar, criando um bom ambiente de negócios, passa pela Junta Comercial, com a união de esforços envolvendo outras secretarias e órgãos do Governo, além do Sebrae, da Findes e Amunes”, salientou.

Novos projetos

Durante o seminário, duas novidades foram lançadas. A primeira é a parceria entre a Jucees e o Sebrae no projeto que inclui, entre outras ações de suporte ao empreendedor, a atualização do Radar de Oportunidades. A ferramenta que aponta o melhor local para se montar um negócio, agora passa a contar com dados em tempo real da Jucees. O projeto, que inclui uma plataforma digital, foi apresentado pela gerente de Unidade de Relacionamento do Sebrae, Adriana Rocha, e pelo gerente da Unidade de Negócios do Sebrae, Eduardo Simões.
Outra novidade lançada no evento foi a primeira edição do Prêmio Município Mais Empreendedor, que, em 2024, vai eleger os municípios capixabas que mais têm trabalhado em ações de simplificação dos procedimentos de abertura, alteração e baixa de empresas.

A apresentação foi feita pelo presidente da Jucees, Paulo Menegueli, que reforçou a importância de simplificação. “O que nós desejamos é que tudo seja mais simples e que todos ganhem, especialmente o empreendedor. Por isso queremos, com critérios de transparência, premiar os municípios que mais trabalharam para desburocratizar”, pontuou.

Leia mais:  Tilápia sustentável: práticas inovadoras otimizam a aquicultura capixaba

Com a participação do subsecretário do Estado de Integridade Governamental e Empresarial, Alexandre Del’santo Falcão, foi apresentada a primeira versão do Plano de Integridade da Jucees.

O evento contou com palestras do consultor do Sebrae ES, Fabricio Yee, sobre “Lei do Ambiente de Negócios 14195/2021 – Alvarás e licenças”, e do diretor-presidente da Vox Tecnologia, James Matos, falando sobre “Dados do Ambiente de Negócio do Estado”, na parte da manhã.

À tarde, foi a vez de Helena Rego, do Sebrae Nacional, abordar o tema “MEI: da inclusão produtiva ao desenvolvimento local”, e da subsecretária de Estado de Competitividade da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), Rachel Freixo, falar sobre “Como a simplificação pode atrair novos investimentos para o seu município?”.

Encerrando o evento, uma mesa-redonda debateu ações de melhorias para o ambiente de negócios. Com mediação do diretor presidente da Aderes, Alberto Gavini, participaram a assessora jurídica da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Fernanda Rabello; o subsecretario da Receita Estadual, Thiago Venâncio; o chefe do Núcleo Especial da Vigilância Sanitária Estadual, Éber Dantas, e o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Andrisson Gomes.

Continue lendo

Cidades

Acontece neste final de semana a Feira de Mulheres Empreendedoras de Santa Teresa

Publicado

Muito se fala que o mundo é das mulheres!

Na verdade, as mulheres ganharam seu espaço por merecimento devido a sua capacidade de disputar com os homens as mesmas oportunidades em posição de igualdade. Hoje inúmeras são empresárias, comerciantes e são reconhecidas no mercado como atuantes, competentes e capacitadas naquilo a que se propõem.

No próximo dia 8 será realizado a Feira de Mulheres Empreendedoras de Santa Teresa. Serão três dias (8,9 e 10) em que haverá várias atrações como Oficinas, música, Sorteio de Brindes, Palestras, atividade cultural e Roda de Conversa. Vale lembrar que todos podem participar e o evento é gratuito.

Confira a programação:

Leia mais:  Acacci lança campanha Setembro Dourado em parceria com a Secretaria de Educação de Vitória
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana