Sergio Vidigal (PDT) não esteve na festa em comemoração à vitória de Weverson Meireles (PDT) à Prefeitura da Serra. Ele está com a primeira-dama no hospital
O prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), não esteve presente na comemoração da vitória nas urnas do candidato Weverson Meireles (PDT), e o motivo foi a saúde da esposa, a primeira-dama e ex-deputada federal Sueli Vidigal.
Ela precisou ser internada às pressas durante este domingo (27) de votação do segundo turno após um mal-estar e está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
De acordo com o filho do casal, Serginho Vidigal, Sueli se sentiu mal e logo foi levada para um hospital. Representando o pai e a mãe, ele foi na festa de comemoração de Weverson, na Serra-Sede, e falou aos apoiadores como está a mãe.
“Mamãe passou mal mais cedo e por isso que papai não veio. Eu vim aqui com o coração super alegre por essa vitória, mas com o coração também um pouco triste porque hoje minha mãe teve um mal-estar e a gente teve que levar ela correndo para o hospital. Ela está bem, graças a Deus, mas está em observação. O nosso prefeito Sergio Vidigal está com ela”, declarou.
Weverson Meireles, Sergio Vidigal e Sueli Vidigal. Foto: Samuel Chahoud/Divulgação
Suspeita de AVC não foi confirmada
A informação é a de que Sueli deu entrada com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o que não foi confirmado no primeiro exame. Sérgio Vidigal continua com a primeira-dama na UTI do Hospital Meridional.
Em março deste ano, Sergio Vidigal anunciou que não disputaria a reeleição na Serra e o motivo foi justamente a saúde da esposa. Em evento para comunicar que não estaria no pleito, ele explicou que Sueli estava em tratamento contra câncer.
“Neste momento é uma opção pela minha família, por alguém que cuidou de mim uma vida inteira. Eu me sinto, neste momento, não na obrigação, mas no meu sentimento de coração. Eu preciso cuidar de quem cuidou de mim”, afirmou o prefeito na ocasião.
Primeira-dama desmaiou em seção eleitoral
O caso ocorreu logo durante a manhã depois que ela e o marido votaram em sua seção eleitoral, em Jacaraípe. Segundo Vidigal, Sueli teve uma síncope no momento em que eles atendiam eleitores e tiravam fotos.
“Eu fui cedinho votar com o Weverson em Serra Dourada, depois fui para Jacaraípe, que é onde eu voto e pedi à Sueli que me encontrasse lá. Depois da votação, ela subitamente teve uma síncope, ficou sem os reflexos, de perder a consciência. Pensei de ser um caso de tensão, porque essa corrida política é uma coisa muito complexa”, informou o prefeito da Serra.
Ainda segundo o prefeito, houve a suspeita de que a primeira-dama tenha sofrido um AVC, mas essa hipótese não foi confirmada.
Vidigal relatou que chegou a pensar que a esposa teria passado por um quadro de ansiedade, mas como não respondia a estímulos e os sinais vitais apresentaram queda, logo a possibilidade de um problema neurológico foi levantada.
“Como apresentou esses sintomas, fiquei pensando que talvez fosse um problema neurológico, porque o AVC às vezes traz esse tipo de sintoma para as pessoas. Ela teve alguns lapsos de memória, não se lembrava do que aconteceu, mas está bem, já está estabelecida”, contou.
Vidigal relatou que a esposa passou por uma tomografia neste domingo, que não apontou nenhuma alteração. Além disso, Sueli passará por uma ressonância nesta segunda-feira (28), ela segue em observação e não há previsão de alta.
O prefeito da Serra também informou que o episódio não tem relação com o tratamento que a primeira-dama realizava para o câncer, uma vez que não faz mais uso de nenhuma substância para tratar a doença. Além disso, Sueli estava se alimentando muito mal nos últimos dias, segundo ele.
“Ela não está usando mais nenhuma substância, não tem relação com o tratamento. Além disso, ela se entregou muito em casa durante esse período, estava se alimentando muito mal. Quando ficamos um pouco ansiosos, como foi o caso da eleição, isso costuma acontecer. E não somos mais novos, não é? Ela vai passar por uma ressonância e o colega do Meridional recomendou que fique em observação”, disse o prefeito, que é médico.
O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço receberam, nesta quinta-feira (17), no Palácio Anchieta, em Vitória, 45 alunos da Rede Pública Estadual que compõem o Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025. O evento faz parte da programação oficial de posse dos estudantes eleitos por seus pares nos Comitês Regionais de Líderes.
“É uma alegria estar com vocês, formando líderes em nossas escolas. Líder não é o que conquista seguidores, mas que forma novos líderes. Vocês têm tarefas de representatividade, de decidir questões importantes em suas escolas e de ajudar a formar boas pessoas. Nossas escolas têm que cumprir o papel de formar boas pessoas, que sejam respeitadoras, tolerantes e que lutem pelo coletivo”, declarou o governador.
Casagrande prosseguiu: “Quem lidera com boa fé e vontade, faz essa mudança em suas vidas e nas vidas das pessoas ao seu redor. Temos ambiente adequado em todas as escolas e estamos caminhando para que todas as escolas tenham o mesmo nível de infraestrutura. A nossa vida é feita de escolhas e desafios. Vocês escolheram participar dessa eleição de líderes e agora têm o desafio de colaborar com a nossa educação. Tenho certeza que irão nos ajudar a seguir como a melhor educação do País.”
Durante a recepção, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou a importância da ocasião e deu as boas-vindas aos estudantes. Ele ressaltou que o encontro com o governador e o vice-governador foi uma forma de celebrar a eleição e a futura posse dos representantes do Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025. Vitor de Angelo explicou a estrutura do processo de eleição dos líderes, que começa nas salas de aula, passa pelas regionais e culmina na formação do comitê estadual.
Vitor de Angelo lembrou que os estudantes agora assumem a responsabilidade de levar à gestão pública as demandas e sugestões da comunidade estudantil, contribuindo para a construção de uma educação mais participativa e alinhada às reais necessidades das escolas capixabas.
“Vocês, estudantes, chegaram a essa posição por mérito, conquistaram. E isso traz uma responsabilidade que precisam ter equilíbrio e sabedoria para seguir em frente. Temos resultados significativos na educação capixaba e vamos seguir evoluindo, cada vez mas, para proporcionar formação adequada aos nossos jovens. Parabéns!”, declarou o vice-governador Ricardo Ferraço.
Além do encontro, a programação contou também com um momento de acolhimento, entrega dos certificados de posse, apresentações culturais, palestras que abordaram o papel da liderança estudantil, o funcionamento do Comitê e os desafios regionais enfrentados pelos estudantes e oficinas temáticas, em que os estudantes iniciarão a construção dos planos de ação regionais.
A gerente de Gestão Escolar, Julia da Matta, frisou que o Comitê Estadual de Líderes é uma instância de representação estudantil que promove o protagonismo juvenil dentro das escolas. “Seu papel vai além da escuta: os líderes são convidados a refletir, propor e colaborar na criação de políticas públicas educacionais junto à Sedu. A iniciativa visa a ampliar o diálogo entre a gestão e os estudantes, fortalecendo a democracia na Rede Estadual de Ensino”, explicou.
O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quinta-feira (17), duas importantes novidades para o sistema de transporte Aquaviário: a implementação do pagamento por aproximação com cartões de débito e crédito nas estações e a realização de viagens extras para atender os fiéis durante a programação da Festa da Penha, padroeira do Espírito Santo.
A nova forma de pagamento já está disponível nas estações e permite que os passageiros utilizem cartões das bandeiras Visa, Mastercard e Elo, desde que possuam a tecnologia de aproximação (contactless). A tarifa de R$ 4,90 pode ser paga diretamente na catraca, sem necessidade de cadastro prévio. A novidade se soma às formas de cobrança já existentes: Cartão GV e QR Code via aplicativo KIM.
A medida oferece mais praticidade principalmente para turistas e usuários eventuais, além de reforçar o uso da tecnologia como aliada da mobilidade urbana.
“Temos boas novidades no sistema Aquaviário a partir de hoje. Estamos dando oportunidade ao usuário do dia a dia de poder usar seu cartão de débito ou crédito. Às vezes o usuário pode acabar esquecendo seu CartãoGV ou até mesmo esquecer de carregar, então, pode usar normalmente seu débito e crédito. Essa novidade também atende ao usuário esporádico, principalmente, os turistas. Se a pessoa tiver o cartão cadastrado no celular, nem precisa ter o cartão físico em mãos. É uma conquista importante para o transporte público capixaba”, afirmou o governador Casagrande.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, também acompanhou o anúncio feito pelo governador em suas redes sociais. “Essa nova opção de pagamento facilita o acesso ao Aquaviário, principalmente para quem não o utiliza com frequência. Essa é uma realidade em diversos locais do mundo e é mais uma forma de incentivar o uso do transporte público, de forma prática”, destacou.
“A Ceturb está empenhada em tornar o sistema Aquaviário cada vez mais moderno e acessível à população. A implementação do pagamento por aproximação, juntamente com a ampliação da oferta de viagens durante a significativa Festa da Penha, reflete nosso compromisso em facilitar a mobilidade urbana e atender às necessidades dos usuários, sejam eles moradores da Grande Vitória ou visitantes que prestigiam este importante evento religioso.”, destacou o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Marcelo Campos Antunes.
Embora o pagamento por aproximação não permita integração com o sistema Transcol, a nova alternativa amplia o acesso ao serviço, tornando-o ainda mais conveniente para diferentes perfis de usuários.
Operação especial
Durante a Festa da Penha, uma das maiores manifestações religiosas do País, o Aquaviário vai operar com horários ampliados para facilitar o deslocamento da população. A operação especial acontece de sexta-feira (25) até segunda-feira (28) – dia que se comemora o dia da Padroeira do Espírito Santo, com mais viagens nas linhas do sistema: Praça do Papa x Prainha (402) e Porto de Santana x Prainha (403).
A Ceturb também vai reforçar a operação das linhas do Transcol durante a Festa da Penha, com uma tabela especial que será divulgada nos próximos dias. Na sexta-feira (25), no domingo (27) e na segunda-feira (28), a última saída das embarcações do Aquaviário será às 22 horas. Já no sábado (26), por conta da Romaria dos Homens, haverá uma viagem extra durante a madrugada, com partida à 1h da manhã de domingo (27), garantindo o retorno dos fiéis que participarem da tradicional caminhada entre Vitória e Vila Velha.
O reforço nas viagens do Aquaviário vai atender tanto quem sai de Vila Velha rumo à Romaria em Vitória quanto os fiéis que estacionarem no entorno da Praça do Papa, podendo ir até as proximidades da Catedral com essa linha expressa e retornar depois da caminhada pelas embarcações do sistema aquaviário.
Com a ampliação da oferta, o Aquaviário se torna uma alternativa prática e confortável para quem deseja participar da programação da Festa da Penha.
As embarcações funcionarão em horários estendidos, e a Estação da Prainha — principal ponto de desembarque — está localizada no entorno do Convento da Penha, facilitando o acesso dos participantes às celebrações. A ação especial tem como objetivo oferecer mais opções aos fiéis que participarão das celebrações religiosas em Vila Velha.