conecte-se conosco


Mundo Cristão

Supostas ruínas da Arca de Noé são encontradas no alto de montanha

Publicado

Formação geológica possui materiais de mais de 5 mil anos atrás e está de acordo com as métricas bíblicas

Pesquisadores e arqueólogos acreditam terem encontrado as ruínas da “Arca de Noé”, embarcação citada na Bíblia. Os destroços estão localizados na Turquia e possuem materiais de mais de 5 mil anos atrás, mesma época que teria acontecido o dilúvio.

As informações foram divulgadas pelo jornal The New York Post. Segundo o relato, as ruínas investigadas estão muito próximas à fronteira entre a Turquia e o Irã, com menos de 3 km de distância, em Doğubayazıt, Ağrı.

Além disso, a região é localizada a cerca de 29 km ao Sul do Monte Ararat. De acordo com o livro de Gênesis, a arca teria ficado por uns dias no cume deste monte.

Grupos de pesquisa 

No momento, os arqueólogos do projeto Noah’s Ark Scans estudam a possibilidade da formação geológica em Ağrı ter sido ocasionada pelos destroços da embarcação. Em uma publicação no site de pesquisa, os organizadores relataram as suspeitas.  

“Talvez o mais convincente seja o fato de que o comprimento da formação Durupinar se alinha perfeitamente com as dimensões da arca descritas em Gênesis 6:15 da Bíblia”

Em 2021 a “Equipe de Pesquisa do Monte Ararat e da Arca de Noé” iniciou os estudos por meio de uma parceria entre três universidades turcas e norte-americanas. 

Leia mais:  Vídeo “Deus nunca erra” viraliza após campanha LGBT do Burger King

Segundo o jornal turco Hürriyet, a pesquisa tinha como objetivo explorar as formações geológicas da região e revelar descobertas sobre a história antiga. 

Em outubro de 2023, mais de 20 amostras de área, entre rochas e partes do solo, foram recolhidas para análise na Universidade Técnica de Istambul. Segundo os pesquisadores, “materiais argilosos, materiais marinhos e frutos-do-mar” datados de 5.500 e 3 mil anos antes de Cristo puderam ser estudados.   

Formação encontrada por fazendeiro 

Ainda conforme relatado pelo jornal, a formação geográfica de cerca de 163 metros já havia sido descoberta em 1948, por um fazendeiro do Curdistão.

Na sequência, segundo os pesquisadores, o exército da Turquia encontrou a região no ano de 1951, enquanto mapeava a área sob missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). 

Avanços significativos

O relato da “Arca de Noé” encontrado no livro sagrado é de extrema significância para a religião cristã, bem como para o judaísmo e o islamismo. Os avanços nos estudos arqueológicos representam uma oportunidade de junção da história antiga com as pesquisas científicas. 

Leia mais:  Igreja paga ‘programa’ a prostitutas e resgata moradores rua para levá-los a culto

publicidade

Mundo Cristão

Pastor Paulo Júnior confessa pecado e se afasta do ministério pastoral

Publicado

“Fui duro, exigente, magoei e ofendi pessoas. Não apenas membros da igreja, mas também minha família”, declarou

O pastor Paulo Júnior, conhecido por sua postura firme no púlpito e por liderar a Igreja Aliança do Calvário, surpreendeu o meio evangélico ao divulgar um vídeo em suas redes sociais confessando pecados e anunciando seu afastamento do ministério pastoral por um longo tempo.

A declaração, que viralizou em grupos evangélicos de WhatsApp e gerou grande repercussão nas redes sociais, trouxe à tona uma série de questões sobre sua liderança e conduta dentro e fora da igreja.

No vídeo, Paulo Júnior reconhece que feriu princípios bíblicos descritos em 1ª Timóteo 3, os quais tratam das qualificações de um pastor. Ele admite que, embora sua firmeza fosse conhecida nos cultos, a mesma rigidez era aplicada em seus relacionamentos pessoais, inclusive com membros da liderança e da sua própria família.

“Fui duro, exigente, magoei e ofendi pessoas. Não apenas membros da igreja, mas também minha família”, declarou.

Leia mais:  Igrejas evangélicas fazem campanha eleitoral, apesar da proibição

Segundo o pastor, seu conselho pastoral o repreendeu diversas vezes por sua postura. Inicialmente, ele resistiu, tentando manipular a situação, mas acabou sendo convencido de seu erro. “Meus olhos se abriram. Reconheci que estava conduzindo a igreja de forma equivocada e pecaminosa”, afirmou.

Após uma série de reuniões, o conselho da igreja concluiu que as falhas cometidas por Paulo Júnior o desqualificavam para continuar exercendo o ministério pastoral. Ele acatou a decisão e anunciou que ingressará em outra igreja como membro comum, passando por um processo de restauração espiritual. Também afirmou que vai iniciar estudos em uma faculdade de teologia.

“Por um bom tempo não exercerei nenhum ministério. Não é tempo de pregar, nem de estar nas mídias sociais. Vou cuidar da minha família e da minha alma”, explicou.

 

Continue lendo

Mundo Cristão

Médicos reconhecem impacto da religião na saúde mental e física: ‘Não podemos negar’

Publicado

Para abordar a relação entre religião e ciência, o programa CNN Sinais Vitais, conduzido pelo médico Roberto Kalil, apresentou uma discussão que desafia a visão tradicional de conflito entre as duas áreas.

O programa contou com a participação de Alexander Moreira Almeida, professor titular de psiquiatria da Universidade Federal de Juiz de Fora, e Wagner Gattaz, também professor de psiquiatria na Universidade de São Paulo.

Conforme destacado em publicações científicas recentes, incluindo um artigo na renomada revista Nature, há um interesse crescente em investigar como a espiritualidade se manifesta no cérebro e impacta a saúde mental e física das pessoas.

Essa evolução tem motivado a proposta de estabelecer uma nova área de estudo: a neurociência da religião.

Almeida ressaltou a presença da espiritualidade nas diversas culturas humanas. Ele enfatizou a necessidade de estudar esses fenômenos com rigor científico:

“É importante, quanto cientistas, tentar entender esse fenômeno. Não podemos negá-lo e nem a priori acharmos que temos uma explicação pronta para isso.”

Leia mais:  Vídeo “Deus nunca erra” viraliza após campanha LGBT do Burger King

Neurociência como ferramenta de estudo

Os pesquisadores defendem que a neurociência tem o potencial de ser uma ferramenta fundamental para explorar e compreender as experiências espirituais e religiosas.

Ao analisar como o cérebro interpreta essas experiências, os cientistas buscam alcançar uma compreensão mais ampla da mente humana e de sua conexão com conceitos transcendentais.

Segundo os especialistas, a abordagem interdisciplinar visa não só esclarecer os aspectos da espiritualidade humana, mas também impulsionar o progresso do conhecimento neurocientífico como um todo.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana