conecte-se conosco


Cidades

Suzano beneficia mais de 7 mil pessoas no Espírito Santo com ações de voluntariado

Publicado

O programa envolve o trabalho voluntário dos colaboradores(as), familiares e parceiros em projetos apoiados pela empresa.

A Suzano envolveu mais de 800 voluntários e voluntárias, entre colaboradores, familiares e parceiros espalhados em 12 estados do Brasil, e em 2020, beneficiou mais de 20 mil pessoas pelo país com o programa Voluntariar. A iniciativa nasceu com o objetivo de compartilhar conhecimento e talento, em que os profissionais e familiares se colocam à disposição para atuar em projetos apoiados pela empresa.

O Voluntariar já existe há quase duas décadas, buscando renovar o olhar e as atitudes, reconhecendo que cada pessoa tem muito para contribuir com o próximo e que, em conjunto, é possível promover mudanças positivas na comunidade. Com essa conexão, a empresa fortalece o trabalho voluntário e potencializa a transformação social.

Há várias possibilidades dentro do programa, como o Formare (curso de capacitação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, em parceria com Fundação Iochpe), o Suzano na Escola e o programa O Futuro do Trabalho (capacita jovens sobre conceitos de carreira, profissões do futuro e habilidades necessárias para o mercado de trabalho, em parceria com a Junior Achievement).

O Programa Voluntariar ainda desenvolveu o Guia de Ações de Voluntariado Remoto, onde apresenta 10 dicas de ações voluntárias que podem ser realizadas de forma virtual, como Compras Solidárias, Acolhida Virtual, E-Duca, Movimentar Faz Bem e outras que contribuem para transformar a sociedade e ajudar uns aos outros. Os projetos incentivam desde encontros virtuais de acolhimento, entretenimento, apoio à atividade física, leitura e compartilhamento de conhecimentos, até dicas de receitas saudáveis e doações de produtos de necessidades básicas.

Leia mais:  Banestes Corretora celebra 50 anos de atividades

“A Suzano acredita que só é bom para nós se for bom para o mundo e o trabalho voluntário é sempre uma troca, todos ganham, quem recebe e quem se propõe a ajudar. O Voluntariar facilita essa troca, inspira as pessoas para o protagonismo social, fortalece seu papel de agente de transformação na sociedade ao incentivar que os colaboradores e familiares compartilhem parte de seu tempo e talento em prol de uma causa”, destacou Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

No Espírito Santo, mais de 7 mil pessoas foram beneficiadas por meio de voluntários e voluntárias. Entre eles está Elaine Cristina de Oliveira, analista de PCP da Suzano, que já atuou no programa O Futuro do Trabalho e hoje está no projeto Gente que Transforma – Enem, em parceria com Instituto Joule, que leva mentoria para jovens negros e negras e egressos do Voluntariar que irão realizar as provas do ENEM em 2021. Para ela, exercer a empatia e colocar a solidariedade em prática não é uma tarefa fácil, mas gera inúmeros benefícios para quem doa e quem recebe.

Leia mais:  Contratação rápida de crédito consignado está disponível no Aplicativo Banestes para servidores estaduais

“Sempre temos desculpas para fazer coisas que saem da nossa rotina, para mim não foi diferente. Porém, quando passei a voluntariar com os jovens, entendi que o tempo quem administra sou eu. Já passei por diversos processos de voluntariado e cada vez mais fico anestesiada com tanto amor e aprendizado. Não sou a melhor professora e muito menos a melhor aluna, mas ver os olhinhos deles vidrados em nós e perceber que eles conseguiram algo, não tem preço”, reflete Elaine.

Voluntariar

O Voluntariar tem como objetivo estreitar o relacionamento da Suzano com as comunidades próximas, estimulando colaboradores, prestadores de serviço, familiares e parceiros a realizarem ações voluntárias, fortalecendo o protagonismo social e gerando uma mudança positiva na sociedade, trabalhando de forma colaborativa pela educação, diversidade, inclusão e sustentabilidade.

Guia de Voluntariado Remoto e Virtual

O Guia Remoto de Voluntariado está disponível no site da Suzano e qualquer pessoa interessada em exercitar a solidariedade de forma remota pode fazer o download do material e inspirar-se nas dicas, sugestões e exemplos. Confira: www.suzanocontraocoronavirus.com.br e venha fazer parte dessa corrente do bem!

publicidade

Cidades

Parceria da Suzano e Detran-ES ilumina o Buda de Ibiraçu nas cores do Maio Amarelo

Publicado

O Buda gigante, segundo maior do mundo, não foi o único a receber a iluminação amarela; os portais da cidade de Aracruz também participam da ação pela redução de acidentes no trânsito

O Grande Buda de Ibiraçu e os portais da cidade de Aracruz agora brilham nas cores do Maio Amarelo. A iluminação é uma ação desenvolvida por meio da parceria entre o Detran ES, a Suzano, o Mosteiro Zen Morro da Vargem e as prefeituras municipais de Ibiraçu e Aracruz para conscientizar os motoristas e motociclistas que cruzam a BR-101, ES-445 e ES-010 na região norte do Espírito Santo.

Na solenidade, aos pés da segunda maior estátua de Buda do mundo, estiveram alguns representantes dos órgãos responsáveis. Em seu discurso, Leonardo José Toscano Conde, Relações Corporativas da Suzano, destacou a consonância da campanha com os valores da companhia.

“Para nós da Suzano, a segurança no trânsito é um valor inegociável e uma regra de ouro. Precisamos ter a consciência de que segurança no trânsito depende de todos nós. Esperamos que essa iniciativa possa contribuir com a reflexão dos motoristas sobre o seu papel de protagonismo na construção de um trânsito mais seguro”, defendeu Leonardo.

Leia mais:  Forte chuva atinge Grande Vitória e deixa ruas alagadas

O Gerente de Logística da Suzano, Lucas Bozolan, também participou da organização dessa parceria e destacou a estratégia da ação.“A segurança é um valor que preserva vidas. Durante todo ano reforçamos as ações de comportamento seguro com nossos colaboradores. O mês de maio é momento oportuno para levar esse tema também para toda a sociedade”, explicou.

Já Harlen da Silva, diretor geral do Detran, salientou que a parceria com a Suzano já vem de um longo tempo e aproveitou a oportunidade para falar sobre o desenvolvimento das ações. “Trabalhamos durante todo ano com a questão da segurança viária, mas esse mês, o Maio Amarelo, é o eleito para reforçarmos atitudes que trazem paz e harmonia para o trânsito”, disse.

A cerimônia também serviu para celebrar o diálogo inter-religioso e contou com a presença do Bispo Emérito da Diocese de Colatina, Dom Décio Zandonade. O sacerdote católico, ao lado do abade do Mosteiro Zen Cristiano, Daiju Bitti, comentou a importância da campanha. “Essa iniciativa de iluminar para o Maio Amarelo faz com que eduquemos para uma nova mentalidade no trânsito, de respeitar, de ajudar os outros”, disse Dom Décio.

Leia mais:  Vila Velha amplia segurança com mais 39 câmeras de alta definição

Autoridades dos poderes municipais das duas cidades estiveram presentes no evento. O prefeito municipal de Ibiraçu, Diego Krentz, ressaltou a necessidade da campanha e lembrou de ações em conjunto com a Suzano. “A Suzano nos apoia em diversas outras [ações], seja com os idosos, seja com os adolescentes em Ibiraçu. Temos uma gratidão muito grande pelo que a Suzano vem fazendo”, defendeu.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. As atividades realizadas neste mês no Espírito Santo e em todo o mundo têm o objetivo principal de alertar e mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no cotidiano.

O tema deste ano, “Juntos salvamos vidas”, foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pretende mostrar à sociedade que todos nós, independente do nosso ofício, podemos salvar vidas, conhecendo e cumprindo as regras.

Continue lendo

Cidades

Detran realiza ações do Maio Amarelo com estudantes em Guarapari e Vila Velha

Publicado

A equipe de educação para o trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) participa de ações educativas que fazem parte da programação do movimento Maio Amarelo, destinadas aos alunos da Rede Municipal de Educação de Guarapari e também aos estudantes da Universidade Vila Velha (UVV).  

O evento de Guarapari é organizado pela Secretaria de Postura e Trânsito (Septran) do município, reunindo vários órgãos nestas quinta-feira (19) e sexta-feira (20), no Complexo Esportivo, em Muquiçaba, como o Detran|ES, a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Eco101.  

O diretor geral do Detran|ES, Harlen da Silva, reforçou a importância da ação educativa com os estudantes. “O Detran acredita que ações integradas como essas têm um efeito mais amplo na sociedade. Estamos reforçando nossas ações educativas neste mês, em virtude do Maio Amarelo, nas vias de todo o Estado, em empresas, promovendo parcerias para a iluminação de espaços de amarelo”, destacou.   

Harlen da Silva ressaltou que o objetivo é chamar a atenção de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres para a conscientização e responsabilidade de cada um na construção de um trânsito seguro. “A educação, principalmente das crianças e adolescentes, sobre esse tema é essencial para mudar o comportamento no trânsito. Por isso, estamos intensificando a educação para o trânsito, que é o que já fazemos durante todo o ano com as ações do Detranzinho”, acrescentou. 

O secretário de Postura e Trânsito de Guarapari, Luiz Cardoso, destacou a integração dos órgãos. “A ação visa divulgar o Maio Amarelo, que é uma campanha nacional do trânsito. O município, com o Detran, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Eco101, está unindo forças para poder transmitir às crianças a importância da sinalização, do uso do cinto de segurança, entre outras ações, e também para passar aos pais a questão da segurança no trânsito. Como o tema deste ano é ‘Juntos salvamos vidas’, achamos importante juntar as várias instituições envolvidas para transmitir esse recado para as crianças levarem para casa”, disse Cardoso. 

Leia mais:  Detran-ES retoma CNH Social 2020 com matrícula dos selecionados na primeira fase

“Gostei do jogo. Achei muito legal. É uma brincadeira que ensina ações importantes para a segurança no trânsito”, disse a estudante Sofia, de 8 anos. Kesly, de 11 anos, também elogiou as atividades. “Gostei bastante porque ajuda a gente a aprender as regras de trânsito e não causar acidentes”, comentou. 

Brunela é mãe do Samuel, de 8 anos, do 3º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Ana Rocha Lyra, e acredita que essas ações são importantes para as crianças. “É gratificante ver como essas parcerias de vários órgãos de trânsito ensinam sobre a sinalização para as crianças, em forma de brincadeiras educativas. Vale a penas trazer os alunos”, elogiou.  

Vila Velha 

O Detran|ES, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), também promove, nesta quinta-feira (19), ações educativas com estudantes da Universidade Vila Velha (UVV) sobre pontos importantes para essa faixa etária.  

Nas ações, que já aconteceram pela manhã e também serão realizadas com as turmas da noite, os agentes fazem demonstração do teste do etilômetro e com o simulador de impacto. O objetivo é conscientizar os jovens para a necessidade de adotar comportamentos seguros no trânsito, principalmente em relação aos riscos da mistura de bebida e direção, e de também não respeitar os limites de velocidade. 

Leia mais:  Com medidas de prevenção, Barra de São Francisco planeja volta das aulas em 1º de junho

Programação 

Durante todo o Maio Amarelo, o Detran|ES está desenvolvendo ações educativas e atividades, em parceria com outros órgãos de trânsito e instituições públicas e privadas, com os propósitos de chamar a atenção da sociedade para o alto número de acidentes e reforçar a importância da participação de todos, visando à construção de um trânsito mais gentil e seguro em todos os 78 municípios capixabas. 

Confira a programação do Movimento Maio Amarelo aqui.  

Maio Amarelo 

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. As atividades realizadas neste mês no Espírito Santo e em todo o mundo têm o objetivo principal de alertar e mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no cotidiano. 

O tema deste ano, “Juntos salvamos vidas”, foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pretende mostrar à sociedade que todos nós, independente do nosso ofício, podemos salvar vidas, conhecendo e cumprindo as regras. 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana