conecte-se conosco


Cidades

Suzano viabiliza novo reservatório para abastecimento de água em comunidade rural de Montanha

Publicado

Reservatório beneficia mais de 50 famílias e substitui antiga caixa d’agua, que estava em situação precária

O assentamento Bela Vista, na zona rural de Montanha, Norte do Estado, recebeu investimento da empresa Suzano para melhoria no sistema de abastecimento de água da comunidade. A antiga caixa d’água da localidade foi substituída por um novo reservatório, com capacidade de 16 mil litros de água, suficiente para abastecer todas as residências locais.

Na última segunda-feira, dia 25, uma equipe da área de Relacionamento Social da Suzano esteve na localidade para entregar o equipamento às famílias locais. “Nós fizemos um trabalho de mapeamento, onde identificamos as comunidades próximas às áreas de expansão da base de plantio na região. Aqui em Bela Vista, a troca da caixa d’água foi uma demanda urgente levantada pela população”, esclarece Wanderley Souza, agente de relacionamento social da Suzano.

Visualização da imagem

A antiga caixa d’agua, fabricada em aço, estava em situação precária, com várias emendas de reparo, em estado crítico de ferrugem e vazamento constante. A moradora Jucelia Azevedo relata a preocupação com o estado de conservação do reservatório. “A caixa de aço tinha muita ferrugem, o que colocava em dúvida a qualidade da água, gerando risco à saúde da população. Agora que foi instalada a caixa plástica, dentro dos padrões de saúde, a gente fica mais tranquilo. Além disso, a caixa antiga tinha vazamento 24 horas por dia, um desperdício enorme, e estava constantemente em reparo”, lembra.

Leia mais:  Detran divulga lista de 2.500 selecionados no CNH Social

O presidente da Associação de Pequenos Agricultores Verino Sossai (APAVES), Vanderley França Freire, esclarece que esta era uma necessidade antiga da comunidade. “Por vários anos a gente enfrentou dificuldade para conseguir recursos junto aos poderes políticos. Foi após uma visita do agente da Suzano, que iniciamos as tratativas com a empresa, enviamos um ofício e hoje comemoramos esta conquista, que parece pequena, mas é o fim de um problema que se arrastava há muitos anos”, conta Vanderley, acrescentando que a base de apoio da caixa foi construída em cimento armado pelos próprios moradores.

O assentamento Bela Vista tem 54 famílias e cerca de 150 habitantes, que sobrevivem da agricultura familiar. As principais produções agrícolas da localidade são o café e a mandioca. O agricultor Damião Silva Moraes reside no local há 20 anos. “Este é um lugar maravilhoso para viver. Aqui temos escola, igreja, uma comunidade unida e tranquila, e estamos relativamente próximos à cidade. Vivo com minha esposa da produção rural e não temos vontade de ir embora, estamos felizes aqui”, ressalta Damião.

O consultor de Relacionamento Social da Suzano, Narcisio Luiz Loss, enfatiza o compromisso da empresa com o diálogo. “Manter um relacionamento transparente e respeitoso com as comunidades presentes nos locais em que atuamos é fundamental. Por isso, implementamos processos estruturados de diálogo qualificado e contínuo, com foco em um dos nossos direcionadores de cultura, que é Gerar e Compartilhar Valor. A Suzano é uma aliada das comunidades e parceira em projetos que fomentam o desenvolvimento e qualidade de vida local”, enfatiza Narcisio Loss.

Leia mais:  Após votação no STF, novo protesto de enfermeiros em Vitória pode afetar trânsito nesta sexta

Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br

publicidade

Cidades

Prefeitura vai conceder quase 700 títulos de regularização fundiária em Jaguaré

Publicado

A previsão é que a Prefeitura de Jaguaré conceda mais de três mil títulos de regularização fundiária para moradores até o final do ano com o programa “Regulariza Jaguaré”; primeiros loteamentos contemplados são Brioschi, Júlio Pansini, Pansini e Laquini, com a emissão de quase setecentos títulos

A Prefeitura de Jaguaré criou recentemente o programa de regularização fundiária “Regulariza Jaguaré”. O programa é destinado à regularização de imóveis urbanos com a legitimação da propriedade pelos moradores. Os interessados devem realizar cadastro para abertura de processo administrativo com o objetivo de regularização junto à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.

Nessa primeira etapa serão regularizados 668 imóveis nos loteamentos Brioschi, Júlio Pansini, Pansini e Laquini. Outras localidades serão beneficiadas com o “Regulariza Jaguaré” e, este ano ainda outros mais de 3.000 imóveis passarão pelo processo de regularização fundiária. Os próximos loteamentos que receberão a titularidade são: Casagrande; Clubinho; Izídio Altoé; Jorge Dorte; Júlio Pansini II; Mata Atlântica; Nicolau Falchetto; Parque das Mangueiras; Theodoro Martins; Vergílio Trevizan e Vergílio Trevizan II.

Leia mais:  Campanha arrecada mais de 2 mil livros para Iconha

Gratuidade

A regularização fundiária urbana é realizada em duas modalidades, Reurb-S (Regularização fundiária de Interesse Social) e Reurb-E (Regularização fundiária de Interesse Específico). A escritura é gratuita para proprietários com renda mensal familiar de até 5 (cinco) salários-mínimos e que não possuam nenhum outro terreno escriturado, definidos como Reurb-S.

“A regularização fundiária garante ao cidadão o acesso à titularidade do terreno onde as famílias vivem já há muitos anos. Essa iniciativa também é importante para possibilitar a urbanização de todos os espaços da cidade adequando, dessa forma, a área urbana ao desenvolvimento de todas as regiões do município”, destacou o prefeito Marcos Guerra.

Os que se enquadram como Reurb-E são os proprietários com renda mensal familiar maiores que 5 (cinco) salários-mínimos e que já possuem algum terreno escriturado. Os que se encontram nessa faixa irão pagar o valor da escritura, que é 3% do valor venal do imóvel mais o valor do registro da escritura. Para mais informações, deve-se procurar o Setor de Tributação ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano pelo número 99750-9410.

Leia mais:  Confira a lista do comércio que já pode abrir durante a pandemia

Por que é importante regularizar?

Os proprietários de imóveis que conseguem a regularização têm acesso a benefícios, entre eles: segurança jurídica para a família; valorização do imóvel e possibilidade de financiamento e melhorias. O objetivo da Prefeitura de Jaguaré é dar a oportunidade para que moradores recebam a matrícula definitiva de seu terreno, inclusive com a escritura em seu nome. No total são cerca de aproximadamente 10 mil famílias, que terão a regularização fundiária em diversos locais da cidade. O passo a passo para conseguir a regularização fundiária é:

1) Procurar o Setor de Tributação da Prefeitura de Jaguaré No prédio do lado da Prefeitura Municipal);

2) Fazer o cadastro social, apresentando os seguintes documentos:

• Certidão de nascimento, casamento ou óbito;

• RG e CPF do titular e cônjuge:

• Documento do imóvel/Recibo de Compra e Venda;

• Comprovante de renda e

• Comprovante de residência atualizado.

3) Aguardar o contato do setor para as próximas etapas.

Continue lendo

Cidades

Servidores terão ponto eletrônico em Colatina

Publicado

Buscando aumentar a transparência no cumprimento da jornada de trabalho dos servidores públicos municipais, a Prefeitura de Colatina vai implantar um sistema de registro eletrônico de entrada e saída dos funcionários.

A medida visa aprimorar a rotina de registro de assiduidade e pontualidade, proporcionando mais transparência e eficiência na gestão pública.

A mudança foi estabelecida pelo decreto nº 30.370, publicado no dia 14 de janeiro de 2025, e visa racionalizar o processo, conferindo controle e clareza tanto para a sociedade, quanto para os órgãos de fiscalização interna.

De acordo com o decreto, todos os procedimentos relacionados ao controle de ponto serão padronizados, utilizando tecnologia para garantir o registro correto da jornada de trabalho de todos os colaboradores da Prefeitura.

“O controle de assiduidade e pontualidade dos servidores públicos é um compromisso de nossa administração com a transparência e o respeito ao dinheiro público. Estamos adotando medidas que não só aprimoram a gestão interna, mas também fortalecem a confiança da sociedade em nosso trabalho”, diz o prefeito.

Com a medida, a Prefeitura de Colatina reforça seu compromisso com a modernização administrativa e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

Leia mais:  Confira a lista do comércio que já pode abrir durante a pandemia

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana