conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Técnica de enfermagem é afastada após fingir aplicar vacina de Covid-19 em idosa; veja vídeo

Publicado

Vídeo mostra que conteúdo da seringa não foi aplicado no braço da mulher de 97 anos; família da idosa denunciou o caso

Uma técnica de enfermagem de Maceió foi afastada nesta quinta-feira (28) depois de não ter aplicado corretamente a vacina contra a Covid-19 em uma mulher de 97 anos. O incidente foi registrado em um vídeo divulgado nas redes sociais (veja mais no vídeo abaixo). Após denúncia da família, a idosa foi devidamente vacinada.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que o imunizante não chegou a ser aplicado e que ocorreu uma “falha humana”. A prefeitura da capital disse que ‘tomou ciência com indignação” do ocorrido que se trata de “caso isolado”. O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) informou que abriu investigação (leia mais abaixo).

A SMS não informou quantas vacinas a profissional aplicou durante a campanha de vacinação contra a Covid-19.

A idosa, o motorista e a cuidadora foram a um posto de vacinação que fica no Shopping Pátio Maceió, na parte alta da capital. Neta da senhora, Andrea Maranhão afirmou que a cuidadora filmou o momento da vacinação.

“O intuito de filmar foi comemorar, mesmo porque ela está há muito tempo em isolamento, dentro de casa. E ela é muito alegre, gosta muito de sair, de se divertir”, disse a neta, que compartilhou as imagens no grupo da família. Foi então que um outro parente da família, que é médico, percebeu que a dose não havia sido aplicada.

Em seguida, Andrea telefonou para a cuidadora, que voltou com a idosa no mesmo local de vacinação. A coordenadora do posto chegou a questionar o retorno, mas liberou a aplicação após assistir ao vídeo. Só aí a idosa foi “vacinada de verdade”.

Leia mais:  Vacina contra a Covid-19 é aplicada em mais de 5 mil pessoas no Estado
publicidade

Medicina e Saúde

Vacina Covid-19: Estado recebe mais de 108 mil doses nesta quinta-feira (16)

Publicado

O Espírito Santo receberá, nesta quinta-feira (16), mais 108.280 doses de vacinas contra Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde. Dessas, 69.030 doses são da Pfizer/BionTech, que chegaram nesta manhã, e 39.250 da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford), que chegarão na noite de hoje. 

O primeiro imunizante será destinado para aplicação da dose de reforço do público de 60 anos ou mais que tenha completado o esquema vacinal básico (D2 ou dose única) há no mínimo cinco meses; vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, com deficiência permanente, lactantes, privados de liberdade, gestantes e puérperas; vacinação de adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades; e aplicação da segunda dose.

Já as doses da AstraZeneca serão exclusivamente à aplicação da segunda dose da população capixaba que que recebeu a vacina como D1.

As vacinas serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio e distribuídas aos municípios da Região Metropolitana e às Regionais de Saúde Norte, Central e Sul na sexta-feira (17).

Leia mais:  Conheça a síndrome que levou mulher à UTI após sushi
Continue lendo

Medicina e Saúde

Secretaria de Saúde de Pedro Canário inicia vacinação em adolescentes de 12 anos acima nesta quinta-feira (16)

Publicado

A Prefeitura de Pedro Canário deve iniciar nesta quinta-feira (16) a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com mais de 12 anos. A vacinação acontecerá na Câmara Municipal, das 08 às 16h.

Os adolescentes da cidade podem receber o imunizante acompanhados pelos pais, avós ou familiares de até terceiro grau.

Visualização da imagem

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, além dos acompanhantes, os adolescentes devem portar o CPF, cartão do SUS e cartão de vacina para receberem o imunizante. Em caso de não possuir o cartão do SUS, o adolescente pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para a confecção do documento.

Visualização da imagem

O agendamento está disponível no site www.vacinaeconfia.es.gov.br . Ao acessar a página, o cidadão deve escolher a 1ª dose, população de 12 anos ou mais, preencher os dados solicitados, escolher a unidade, data e horário em que receberá a vacina.

Vacinação

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Canário, até a última terça-feira (14), a cidade já teria vacinado 13.753 pessoas do imunizante contra a Covid-19 com a primeira dose. Destas, 6.745 também já receberam a segunda dose e 815 em dose única

Leia mais:  Mais 66.250 doses da AstraZeneca chegaram ao Estado nessa quinta-feira (15)
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana