conecte-se conosco


Moda e Beleza

Tendência perigosa das redes pode levar ao câncer de pele

Publicado

A nova moda do ‘contorno solar’ estimula a fazer, à base das queimaduras de sol, marcação na face que é feita com maquiagem

Depois que Kim Kardashian dividiu com o mundo suas técnicas de make, tudo mudou. A técnica de contorno usada pela socialite se trata de marcar logo abaixo das maçãs do rosto com um tom de blush mais escuro que o da pele, para trazer a sensação de ‘afinamento’. Buscando uma demarcação mais duradoura, surgiu a nova moda nas redes do ‘contorno solar’, na qual mulheres passam protetor solar propositalmente de forma errada para atingir o mesmo resultado. Entenda os riscos dessa prática, explicados pela dermatologista Ana Carolina Sumam.

Dentre os riscos apontados pela especialista, está a aceleração do envelhecimento da pele, com manchas e flacidez, e o surgimento de doenças graves.

Dentre os riscos apontados pela especialista, está a aceleração do envelhecimento da pele, com manchas e flacidez, e o surgimento de doenças graves. “A queimadura solar está ligada ao melanoma, o tipo mais letal de câncer de pele”, explica Ana Carolina.

Teve até quem aplicou o protetor de forma localizada também na barriga para tentar conseguir um efeito de luz e sombra que imitasse o famoso 'tanquinho' obtido por meio da malhação

Teve até quem aplicou o protetor de forma localizada também na barriga para tentar conseguir um efeito de luz e sombra que imitasse o famoso ‘tanquinho’ obtido por meio da malhação.

Dra. Ana Carolina explic que

Dra. Ana Carolina explic que ” orientação é que o paciente se exponha ao sol sem proteção solar durante apenas 15 minutos, que é o tempo suficiente para o corpo absorver a quantidade necessária de vitamina D.” E complementa: “Mesmo assim, no rosto deve ser sempre aplicado o protetor, pois é a parte do corpo onde incide a maior quantidade de radiação ultravioleta”.

Vale lembrar que, no Brasil, o bronzeamento artificial é proibido desde 2009, pois as câmaras de luz induzem ao câncer de pele. Em se tratando de um país tropical, com alta incidência solar ao longo de todo ano, as precauções devem ser redobradas e constantesVeja também: Skincare: exposição às telas pode causar envelhecimento da pele

Vale lembrar que, no Brasil, o bronzeamento artificial é proibido desde 2009, pois as câmaras de luz induzem ao câncer de pele. Em se tratando de um país tropical, com alta incidência solar ao longo de todo ano, as precauções devem ser redobradas e constantes.

Mesmo para quem já se protege contra os efeitos nocivos do excesso de exposição ao sol, Dra. Ana Carolina explica os cuidados que devem ser tomados.

Mesmo para quem já se protege contra os efeitos nocivos do excesso de exposição ao sol, Dra. Ana Carolina explica os cuidados que devem ser tomados. “A forma mais segura de tomar sol é estar com a pele toda protegida pelo protetor, com atenção para áreas que costumamos esquecer, como orelhas, dorso das mãos e dos pés, nuca e até mesmo couro cabeludo no caso de pessoas calvas”.

Se o estrago já está feito e a ardência veio, veja as dicas para amenizar:

A falta de reaplicação do filtro e o uso de poucas quantidades do produto também prejudica sua eficácia e vale lembrar que a Sociedade Brasileira de Dermatologia preconiza o uso de filtro solar com o fator 30 de proteção, no mínimo. “Na prática ninguém aplica o protetor da forma correta para que ele possa conferir a proteção indicada, então é preferível o uso de FPS maior”, alerta a dermatologista.

Se o estrago já está feito e a ardência veio, veja as dicas para amenizar: “hidrate bastante o local, dando preferência para cremes com ativos calmantes na composição e faça compressas frias com chá de camomila”, finaliza a especialista.

 

Leia mais:  Remover manchas de maquiagem das roupas: as melhores dicas e técnicas caseiras

publicidade

Moda e Beleza

Cuidados específicos para suas sardas

Publicado

Apesar de não representar um problema, o cuidado com peles sardentas deve ser redobrado pois elas são mais sensíveis ao sol

Naturais ou não, as sardas são tendência há várias temporadas. De odiadas a queridinhas, estão presentes no rosto de famosas nacionais e internacionais, como Marina Ruy Barbosa, Gisele Bündchen e Meghan Markle. O dermatologista Victor Bechara esclarece as principais dúvidas sobre o assunto e dá dicas de como cuidar bem delas.

“Decorrentes do acúmulo de melanina na pele, elas são mais comuns em pacientes com pele e olhos claros e que se expõem à radiação solar de forma contínua. No entanto, também podem se apresentar em pacientes com a cútis clara e cabelos mais escuros”, esclarece Victor.

Sardas podem ser genéticas e podem surgir desde a infância. Porém, as chamadas sardas solares são adquiridas com o tempo e exposição solarLeia mais: Mulheres postam fotos sem edição para normalizar corpos reais

Sardas podem ser genéticas e podem surgir desde a infância. Porém, as chamadas sardas solares são adquiridas com o tempo e exposição solar.

E elas tendem a escurecer!

E elas tendem a escurecer! “O principal fator para o surgimento e escurecimento das sardas é a exposição solar. Não por menos, elas costumam aparecer no rosto, ombros, braços e colo. O estímulo da radiação ultravioleta ativa a produção de melanina, tornando-as mais escuras”, explica o dermatologista.

Apesar de não representarem uma doença ou problema de saúde, pacientes com sardas, em geral, têm a cútis bem clara e são predispostos a queimaduras solares e câncer de pele.

Como sempre, o melhor é cuidar em todas as ocasiões.

Como sempre, o melhor é cuidar em todas as ocasiões. “É essencial o uso de protetores solares de amplo espectro e adaptações do estilo de vida, como uso de chapéus, bonés, roupas com proteção ultravioleta e evitar exposição solar nos horários de pico de incidência de radiação UV, das 10h às 16h”, ensina o médico.

Leia mais:  Truques simples que farão sua maquiagem durar o dia todo
Continue lendo

Moda e Beleza

Tendências de unhas para 2021

Publicado

Mesmo que ainda amemos o preto, o vermelho e o branco como verdadeiros clássicos nas unhas, as coisas agora podem ser um pouco mais emocionantes em termos de esmaltes e design de unhas.

É hora de deixar sua criatividade correr solta. E quando olhamos para as tendências dominantes de unhas no Instagram, está tudo colorido. Até os clássicos estão sendo reeditados.

1. Tendências de unhas no Instagram: francesinha moderna

A unha francesinha é e continua a ser uma das favoritas do design de unhas. Mas o clássico definitivamente não é usado como nos anos 90 e 2000. Lembramos como se fosse ontem: uma forma angular, uma base clarinha e cada unha é adornada com uma ponta branca.

A manicure francesinha moderna, por outro lado, brilha em cores vivas e a ponta da unha não precisa mais ser monótona. A forma angular agora é oval ou amendoada. E para a base, preferimos usar verniz incolor para que a unha natural brilhe.

unha francesinha colorida

2ª Uma unha de cada cor em tom pastel 

As unhas arco-íris já eram uma verdadeira tendência de unhas no Instagram no ano passado. Este ano preferimos a versão mais sutil em tons pastéis. O princípio é simples: pinte cada unha com uma cor pastel diferente de sua escolha. A tendência pode ser perfeitamente combinada com a tendência das unhas francesas modernas.

unha arco iris tom pastel

unha francesinha colorida

3. Blue Nails

Azul é A cor de esmalte para 2021. Não importa se é aplicado na unha inteira ou parcialmente. Preferimos usar tons de azul claro, mas intensos, ou seja, com uma pequena quantidade de branco, para não parecerem muito pastéis. 

tendencia esmalte azul

unha azul tendencia

4. Linhas finas

É certo que você precisa de uma mão firme para esta tendência de unhas. Para as linhas finas, vale a pena usar um pincel muito fino. Use um pequeno prato ou filme plástico para ajudá-lo e coloque uma gota de tinta de esmalte nele. Isso evitará que você pegue muito esmalte do frasco com o pincel.

linhas finas tendencia nail art

linhas brancas finas unhas tendencia nail art

5. Tendências das unhas no Instagram: flores

As flores estão invadindo a nail art neste ano. Para fazer em casa é muito simples. Basta mergulhar as costas de um pincel de maquiagem estreito ou as pontas de um grampo no esmalte e depois aplicar pontos nas unhas.

flores nas unhas

flores nas unhas tendencia

Leia mais:  Como fazer skincare? Aproveite a quarentena para cuidar da pele
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana