conecte-se conosco


Entretenimento

Tenente da Banda de Música da PM lança livro sobre harpa sinfônica

Publicado

A harpa é um dos instrumentos mais antigos do mundo, tendo existido séculos antes de Cristo. Sua forma triangular inspirada nos arcos de caça dos nossos ancestrais chama atenção pela beleza e por seu som delicado e refinado.

Após quase 10 anos dedicando-se ao estudo deste instrumento musical, com vasta experiência e participação em grupos e orquestras realizadas em vários países, a tenente Glaucia Castilhos, integrante da Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo lançou recentemente o livro “Ernesto Nazareth & Chiquinha Gonzaga para Harpa Sinfônica”, pela editora norte americana Lyon & Healy – a maior referência mundial para livros de instrumento. 

A obra foi resultado de um trabalho de pesquisa e produção da tenente Glaucia realizado em seu programa de mestrado, na UNIRIO. A ideia de elaboração veio a partir da seleção e adaptação à linguagem arranjada da harpa sinfônica, de músicas compostas por cantores brasileiros que marcaram época e estilo, como Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga.

“A proposta aqui elaborada é proporcionar alternativas de variedades de ritmos e estilos de músicas que caracterizam a música brasileira, através de linguagem arranjada e adaptada à harpa sinfônica, explorando novas possibilidades de expansão do vocabulário deste instrumento. O intuito também foi inovar o repertório tradicional de execução, apoiando harpistas que buscam opções de referências à atualidade, devido as constantes mudanças da música e do ser humano”, explicou.

A tenente Gláucia contou que até o lançamento do livro foi um longo caminho percorrido, desde o processo de apresentação, análise até a aprovação da editora para publicação da obra. “Uma equipe de harpistas do mundo inteiro foi responsável pela análise e aprovação do trabalho apresentado”, completou a oficial harpista.

De acordo com a harpista, graças a sua formação musical, integrou, em 1999, o Corpo Musical da PMES e, uma vez inserida na Banda de Música, teve a oportunidade de crescer musicalmente devido ao compartilhamento de conhecimentos e experiências com colegas músicos, desde os executantes, aos arranjadores e maestros. “Essa convivência em meio a grandes profissionais tem contribuído muito para a minha formação e desenvolvimento musical e graças a isso foi possível a concretização da elaboração de um livro com destaque internacional”, ressaltou.

Currículo musical  

Glaucia Castilhos, musicista pertencente ao quadro de Oficiais do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, formou-se bacharel em música pela Faculdade de Música do Espírito Santo – FAMES. É mestre pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, no programa de Ensino das Práticas Musicais – PROEMUS, e pós-graduada em Arte na Educação pelo Instituto Superior de Afonso Cláudio – CESAP. Como harpista, tem atuado em diversos grupos e orquestras: Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra do Festival de Poços de Caldas, Banda Sinfônica da FAMES, Orquestra Camerata SESI – ES, Banda de música da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo e participação como harpista solista da Orquestra Sinfônica da FAMES. Acumula passagens como educadora musical por diversas instituições no Brasil e no Exterior, dentre as principais: Faculdade de Música do Espírito Santo – FAMES, Projeto Sócio Cultural Banda Júnior da PMES, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e Universidade Javeriana – Bogotá/Colômbia. Foi finalista do Concurso de Harpa Tierra 47 – Madrid/Espanha, sobre uma improvisação sobre tema de origem ibero-americano no ano de 2017. Representante da “Nueva Escuela Argentina de Arpa” no Brasil. Autora do livro “Vamos Tocar Harpa”, lançado no Brasil em 2020.

Leia mais:  Coluna Social - 2ª Quinzena Novembro
publicidade

Entretenimento

Famosos compartilham mensagens e pedem o não cancelamento de Karol Conká fora do BBB21

Publicado

Neymar, Cleo, Ludmilla entre outras estrelas, fãs do reality, pediram mais empatia com a artista curitibana

Quarta eliminada com 99,17% dos votos no BBB21, Karol Conká bateu recorde de rejeição, mas ganhou apoio de famosos, fãs do reality que acompanharam sua participação no game. Apesar de muitos frisarem que não concordaram com o tipo de jogo da rapper, eles foram unânimes ao pedirem empatia e respeito pela artista fora do jogo.

Estrelas como Neymar, Ludmilla e Cleo – irmã de Fiuk – postaram mensagens pedindo o não cancelamento da cantora curitibana, de 35 anos. Confira 👇

Neymar — Foto: Reprodução/Twitter

Lucas Penteado — Foto: Reprodução/Twitter

Cleo — Foto: Reprodução/Twitter

Rainer Cadete — Foto: Reprodução/Twitter

Ludmilla — Foto: Reprodução/Twitter

Deborah Secco — Foto: Reprodução/Twitter

Marília Mendonça — Foto: Reprodução/Twitter

João Vicente de Castro — Foto: Reprodução/Twitter

Flay — Foto: Reprodução/Twitter

Cantora Mel — Foto: Reprodução/Twitter

Leia mais:  Mauricio Manieri sofre infarto e é internado em hospital
Continue lendo

Entretenimento

Marcos Pitombo irá à Justiça após boato de caso com ex de Pugliesi

Publicado

Defesa do ator já acionou judicialmente perfil da web que envolveu o nome dele no término do casal e entrará com ações nas esferas cível e criminal

O ator Marcos Pitombo negou e repudiou todos os boatos que envolveram seu nome após o anúncio do fim do casamento da influenciadora digital Gabriela Pugliesi e do modelo Erasmo Viana. Além de desmentir os rumores de que teria um caso com Erasmo e de que seria pivô do término da relação do ex-casal, o Felipe de Haja Coração confirmou à Quem nesta terça (23), por meio de sua assessoria de imprensa, que sua defesa já notificou judicialmente o perfil de Instagram que espalhou inverdades a seu respeito. 

“A advogada Mariana Zonenschein, do escritório Asseff Zonenschein, já notificou judicialmente o perfil no Instagram que envolveu o nome do ator na separação do casal e entrará com ações nas esferas cível e criminal contra quem insistir em propagar essa notícia sem qualquer fundamento ou amparo na realidade. O site lançou mão de uma notícia falsa para criar factoides, gerar cliques e monetizar a pseudo informação caluniosa”, diz o comunicado da assessoria de Marcos Pitombo.

A assessoria de Gabriela Pugliesi afirmou que a influenciadora digital “já falou tudo o que tinha para falar a respeito do fim de seu relacionamento pelo IGTV e também não irá se pronunciar sobre boatos”. Também procurada, a assessoria de Erasmo não retornou o contato da reportagem até o fechamento desta publicação.

SEPARAÇÃO

Erasmo contou no domingo (21), no Instagram, que não estava mais com a influencer e que havia cometido um erro grave. Na manhã desta segunda (22), Gabriela também se pronunciou sobre o término em um vídeo publicado na rede social.

Gabriela Pugliesi e Erasmo Viana (Foto: Reprodução/Instagram)

“Não dá para ficar fazendo a blasé e fingir que nada aconteceu. Terminei meu casamento, sim, fiquei na merda por dois dias, mas já levantei a cabeça. Erasmo errou comigo”, afirmou.

“Sou uma mulher muito decidida e prática. Na mesma intensidade que eu amo, eu desapego quando sei que é um sentimento que não me faz bem. Gosto de falar sobre como encaro situações inesperadas na minha vida. Sempre falei que o que mais acredito é que nada acontece nessa vida por acaso. Eu me sinto à vontade para ser vulnerável”, disse ela.

Gabriela disse que 2020 foi um ano difícil. No início da pandemia, ela recebeu duras críticas por aglomerar pessoas em festa na sua casa, chegando a perder contratos e a desativar o Instagram. Ela também foi um das primeiras famosas a ser diagnosticada com o coronavírus no país. “Queria aproveitar esse vídeo para contextualizar, porque não quero que seja um vídeo inútil sobre um término de casamento. Cada vez mais me sinto a vontade de ser vulnerável aqui, faz bem pra mim, tirar isso de dentro. 2020 foi um ano duro pra mim, mas foi necessário, porque foi importante para me impulsionar. Eu amadureci demais. Eu também tinha minhas questões pessoais que eu tinha que lidar. Agora que estou separada, posso falar para vocês que tentei engravidar durante um ano e três meses.”

A influencer contou que tentou diferentes métodos. “Com tratamento, fiz inseminação, usei muitos hormônios para induzir ovulação, fiz FIV, foram muitas tentativas. Todas frustradas. Toda mulher sabe o quão doloroso são essas tentativas. Meu corpo mudou completamente, fiquei com celulite até o joelho, minha cabeça pirou. Tinha dias que eu tava com depressão e outros tava radiante. São muitos picos hormonais. É como se fosse uma TPM eterna. Vivia cada dia pensando no próximo dia, quando teria resultados. Eu me anulei. Eu não dividi nada disso com a minha mãe porque era um sonho pra ela também. Eu vivi tudo isso sozinha e com o Erasmo, que também queria muito ter um filho. Os dois queriam muito. Ele tava tanto do meu lado, que esse mês agora teve um acontecimento e eu terminei meu casamento. Eu estou resumindo muito”, completou.

Leia mais:  Após polêmica Simony abandona cobertura ao vivo
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana