conecte-se conosco


Política e Governo

Termina ciclo de reuniões para revisão do Planejamento Estratégico

Publicado

A Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) concluiu, nesta sexta-feira (28), o ciclo de reuniões com equipes de Secretarias e órgãos do Estado visando à revisão do Planejamento Estratégico do Governo do Espírito Santo no período 2020-2022. O último encontro de trabalho foi com a área de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e contou com a participação da vice-governadora Jaqueline Moraes. As reuniões, iniciadas no dia 14 deste mês, envolveram todas as nove áreas estratégicas da administração estadual.

Participaram do encontro técnico equipes das Secretarias de Direitos Humanos (SEDH); e de Assistência e Desenvolvimento Social (Setades); da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp); do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases); do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), da  Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes).

A vice-governadora ressaltou a importância da gestão fiscal, sem desviar o foco do atendimento às demandas da população. “Gostamos de cuidar de gente e o objetivo desta reunião, principalmente com este eixo estratégico, é manter aquilo que está dando certo e rever o que precisa ser melhorado e o que precisa ser potencializado”, disse Jaqueline Moraes.

Leia mais:  Escola em Tempo Integral promove ‘Café Literário’

Já a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou o eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, coordenado pela SEDH. “Esta é uma oportunidade de reforçar que assim como a proteção policial, a proteção social é essencial para a redução da criminalidade e para o enfrentamento dos fatores que causam vulnerabilidade social, bem como de desenvolvermos projetos que irão colaborar para dar uma vida mais digna à população”, afirmou.

Todo o trabalho de revisão da carteira de programas e projetos do Programa “Realiza+” 2020-2022 vem sendo feito pela Subsecretaria de Planejamento e Projetos da SEP, na qual funciona o Escritório de Projetos do Governo. O “Realiza+” gerencia e monitora as ações estratégicas da administração estadual, buscando ampliar a capacidade do Governo do Estado em executar programas e projetos estratégicos e entregar resultados.

Ao longo dos encontros, a equipe da Subepp se reuniu com secretários, subsecretários, dirigentes de órgãos, pontos focais, gerentes de projetos e técnicos responsáveis pelos indicadores estratégicos para os trabalhos de revisão, análise, seleção e priorização de projetos das secretarias e órgãos. Também houve compartilhamento da análise dos desafios e indicadores estratégicos de cada área.  

Leia mais:  Editorial - A busca de uma vacina definitiva na prevenção ao Covid-19

Com a revisão do Planejamento Estratégico, o Governo do Estado busca melhorar sua capacidade de entrega de resultados à população capixaba, como afirma o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.

A subsecretária da Subepp, Joseane Zoghib, explica que a seleção e priorização dos projetos se fazem necessárias, tendo em vista mudanças de cenários em níveis estadual e nacional, além do alinhamento com o orçamento disponível. “O trabalho que realizamos, em conjunto com as equipes das Secretarias e órgãos, contribui para o Governo aumentar a clareza nas prioridades, agilizar a tomada de decisões, melhorar o foco, direcionar esforços e alcançar melhores resultados, em benefício da sociedade capixaba”, explicou.

A revisão acontece um ano após a aprovação do Planejamento Estratégico, elaborado para os quatro anos da gestão. O plano possui três carteiras estratégicas com um total de 241 projetos e 17 programas, nas nove áreas estratégicas.

O Seminário de Planejamento Estratégico, que contará com participações do governador Renato Casagrande, da vice-governadora Jaqueline Moraes, secretários, subsecretários e dirigentes de órgãos, está previsto para o próximo mês de março. Nele, serão validados indicadores, desafios e metas e a carteira de projetos prioritários do Governo.

publicidade

Política e Governo

Prefeito e governador inauguram a nova Ponte da Madalena

Publicado

A Ponte da Madalena e a via de 3 km de acesso ao Parque de Jacarenema, na região da Barra do Jucu, foram inauguradas na manhã deste sábado (18/01), após um passeio de bicicleta que reuniu mais de 2,5 mil pessoas. O investimento da Prefeitura de Vila Velha nas obras passa dos R$ 11 milhões.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Arnaldinho Borgo, do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço, além de deputados, vereadores, líderes comunitários, entre outras autoridades, que participaram do passeio ciclístico, que teve início na Praia de Itaparica e terminou na Ponte da Madalena.

“Hoje é um dia histórico para a Barra do Jucu e para Vila Velha. Inauguramos um símbolo de união do urbano com a natureza, valorizando e preservando nosso meio ambiente, o Parque de Jacarenema. Mais que a estrutura física, a Ponte da Madalena e a nova via traduzem a seriedade com que a gestão emprega o valor de pertencimento em nossas obras. É um marco que reforça a nossa identidade local, aliando patrimônio histórico e cultural”, destacou Arnaldinho.

O governador Renato Casagrande ressaltou a importância das obras. “Sábado histórico com a Ponte da Madalena entregue para a comunidade da Barra do Jucu, para Vila Velha e para o Espírito Santo, já que o local é conhecido em todo o Brasil. E com uma ponte linda como essa, com uma ciclovia que liga a Praia de Itaparica e consequentemente a Ciclovia da Vida, vamos transformando o turismo do nosso Espírito Santo. E nossa parceria com o prefeito Arnaldinho Borgo tem trazido muitos frutos aos moradores de Vila Velha”, afirmou Casagrande.

Leia mais:  Vitória Stone Fair: Setor de rochas ornamentais movimenta a economia capixaba e gera oportunidades de negócios

Ponte da Madalena

A nova Ponte da Madalena é exclusiva para pedestres e ciclistas, com mirantes e iluminação especial que valorizam a beleza e a preservação ambiental da região. O total de 218,78 metros de intervenção engloba a construção da ponte, com 93,41 metros de extensão, e de dois mirantes e iluminação especial, já que envolve área de preservação.  Ela integra a comunidade da Barra ao Parque Natural Municipal de Jacarenema, uma área de reserva de 346 hectares, (equivalente a 320 campos de futebol).  A ponte desabou após uma enchente em de 2017.

A via de acesso ao Parque de Jacarenema, com três quilômetros, inclui pavimentação, drenagem e uma ciclovia que oferece mais segurança e conforto para moradores e turistas, promovendo acessibilidade e incentivo ao uso de transportes alternativos. A nova infraestrutura urbana é obra proveniente de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), sendo proveniente de Compensação Ambiental e Urbanística de empreendimento privado licenciado pelo Município.

Guarita e horário

Antes vulnerável à degradação e ao uso inadequado, o Parque Natural Municipal de Jacarenema passou por uma transformação significativa. Entre as melhorias estão a via de acesso controlada, com três quilômetros, e a implantação de uma guarita localizada no final da Avenida da Praia, próximo ao Motel Dunas.  

Essa estrutura delimita a entrada do parque, promovendo um controle eficiente do acesso. Veículos motorizados, por exemplo, não são permitidos no trajeto interno de 3 km, que agora é destinado exclusivamente a pedestres, bicicletas e modais elétricos, como patinetes e bikes elétricas. O horário de funcionamento será das 6 às 18 horas.

Leia mais:  Setur vai realizar novo pregão eletrônico para concessão de espaço de restaurante na Casa do Turismo Capixaba

​Memorial do Congo

Uma das grandes novidades da Ponte da Madalena é o Memorial do Congo, uma homenagem à mais importante manifestação cultural de Vila Velha. Ele foi instalado em um local com vista privilegiada para a Pedra da Concha, na Barra do Jucu.
Idealizado pelo carnavalesco Petterson Alves, o monumento celebra a memória de Mestre Alcides, Mestre Honório e todos os conguistas que preservam essa tradição genuína do Espírito Santo. 

A estrutura, composta por casacas de 6 e 7 metros de altura e tambores de 1,30 metro, exibe cores que remetem às raízes culturais e à ancestralidade dos povos originários e africanos. O verde representa a Banda de Congo Jacarenema, o azul faz alusão ao legado de Mestre Honório e às raízes da Barra do Jucu, enquanto o amarelo e o vermelho homenageiam Mestre Alcides. 
 
Concebida com isopor, fibra de vidro, ferro e pintura artística, a obra foi desenvolvida por uma equipe artística de Parintins e finalizada pelo artista plástico Wagner Castro, conhecido como Lajotinha. A montagem, realizada na quadra da escola de samba Mocidade Unida da Glória (MUG), será instalada com vista privilegiada para a Pedra da Concha.

Continue lendo

Política e Governo

Governo do Estado entrega obras de infraestrutura do Polo Industrial de Piúma

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, na tarde desta sexta-feira (17), as obras de infraestrutura do Polo Industrial de Piúma, na microrregião Litoral Sul. As intervenções incluem a construção de pista de rolamento com duas faixas, estacionamento, calçadas e a execução da nova drenagem superficial. Também foram instaladas nova sinalização horizontal e vertical no local, melhorias que vão impulsionar o desenvolvimento econômico do município.

“Piúma vive um momento de autoestima elevada com os investimentos que estamos fazendo na cidade. Sempre digo que quando investimos, primeiro é para quem mora o ano inteiro no lugar e, consequentemente, a gente vai acolher bem quem nos visita. Piúma recebe muitos visitantes o ano inteiro, mas ter um polo industrial é fundamental para atrair novos empreendimentos, gerando assim mais empregos e renda para os moradores”, afirmou o governador.

Casagrande destacou ainda que investimentos deste porte só são possíveis com um governo organizado. “Esse nível de organização nos fez atingir o maior patamar de investimentos que esse Estado já viu. Não adianta querer ter uma gestão fiscal responsável se você não cuidar das pessoas e dos municípios. O Governo do Espírito Santo agora é Nota A+ nas contas públicas e transparência e também faz os maiores investimentos da história”, completou.

Leia mais:  Governador autoriza início das obras de infraestrutura do micropolo industrial de Piúma

O investimento total nas obras e serviços de infraestrutura do Polo Industrial de Piúma foi de R$ 11,99 milhões. As obras foram executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). As intervenções contemplam um trecho de 1,7 quilômetro. Com uma infraestrutura moderna e estrategicamente planejada, o local deve se tornar um marco para o crescimento econômico e a melhoria na qualidade de vida dos moradores.

“Esse investimento tem potencial e capacidade de diversificar a atividade econômica de Piúma. As empresas já instaladas aqui geram mais de 500 empregos. Fizemos o investimento que faltava. Para melhorar a infraestrutura e tornar esse polo ainda mais atrativo. Para que possamos trazer novas empresas e, consequentemente, gerar mais oportunidades e mais empregos. Ainda neste primeiro semestre temos previsão de realizar um grande leilão dos terrenos disponíveis. É dessa forma que a gente vai avançando: trabalhando, entregando, realizando, fazendo com que os municípios possam se desenvolver, com renda e prosperidade para as pessoas”, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

Leia mais:  Sedes realiza visita técnica a empresas das regiões sul e norte do ES garante compromisso do governo com setor produtivo

Também estiveram presentes os prefeitos Paulo Cola (Piúma) e Léo Português (Anchieta); além dos deputados estaduais Vandinho Leite e Zé Preto.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana