conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Tontura pode ser sinal de várias doenças: conheça 6 causas e quando é preciso se preocupar

Publicado

A tontura pode ser sintoma associado a várias doenças, inclusive algumas são graves

Quando alguma coisa não vai bem no organismo o corpo envia sinais para alertar. Dores, incômodos, tonturas, são indícios de algo que não está transcorrendo na normalidade. Neste caso, é importante procurar ajuda de um especialista para investigar a causa e descobrir o motivo.

A tontura é um sintoma de diversos tipos de doenças, inclusive algumas mais graves. Pode ser acompanhado de enjoos, desequilíbrio, sensação que tudo está rodando ao redor, mesmo estando parado; todos esses sinais são de tontura. Na maior parte das vezes, pode se tratar de algo simples.

Contudo, é necessário ficar atento caso esse sintoma se torne algo frequente, já que pode estar associado a quadros preocupantes e nesse caso é importante buscar ajuda profissional.  Veja abaixo algumas enfermidades que tem a tontura como sintoma, inclusive algumas são graves.

Desidratação

A desidratação deixa o indivíduo com a boca seca, dor de cabeça e tontura. Esses sinais estão associados com a falta de líquido no corpo. Por esse motivo, é muito importante manter o organismo hidratado ingerindo ao menos dois litros de água por dia.

Enxaqueca

Crises de enxaqueca também provocam tontura, além de outros incômodos como vômito, dor de cabeça muito intensa e unilateral e também alguns sinais visuais que são conhecidos como auras.

Doenças graves que provocam tontura

Hipotensão

A condição tem como característica tontura quando a pessoa se levanta, geralmente passa rápido. O problema é definido por uma queda brusca da pressão sanguínea que acontece minutos depois que uma pessoa levanta. No entanto, se persistir passa a ser chamada de hipotensão ortostática prolongada e costuma acometer pessoas mais velhas.

Anemia

Além de provocar fadiga, perda de memória, dificuldade para se concentrar, a anemia também pode provocar tonturas. A doença é provocada pela falta de glóbulos vermelhos saudáveis no sangue.

AVC – Acidente Vascular Cerebral

Dor de cabeça, sangramento nasal e tontura são sintomas comuns do derrame cerebral. Pessoas com esse problema precisam ser socorridas com urgência e levadas ao hospital.

Esclerose múltipla

A enfermidade autoimune provoca danos no Sistema Nervoso Central e entres os sintomas estão: dor nos olhos, tontura, dormência em partes do corpo, fraqueza, vertigem e falta de equilíbrio.

Atenção: É sempre primordial a procura de um médico ao sinal de qualquer disfunção na sua saúde.

Leia mais:  Dia do Médico da Saúde da Família e Comunidade: Profissionais selecionados começam os atendimentos nas próximas semanas
publicidade

Medicina e Saúde

Veja 8 vitaminas fundamentais para a saúde dos idosos

Publicado

A ingestão de vitaminas traz inúmeros benefícios para o corpo humano, garantindo o seu equilíbrio

Na terceira idade, a reposição de vitaminas é fundamental para evitar problemas como queda da imunidade e desgaste ósseo, por exemplo. A alimentação balanceada ainda é o fator mais importante, mas a suplementação atua em conjunto, repondo as vitaminas e sais minerais.

“É importante essa reposição para tratar as deficiências nutricionais, garantindo uma melhor qualidade de vida a este público”, explica a farmacêutica Tatiana Martim Rocha. 

A especialista destacou quais são as vitaminas essenciais para o perfeito funcionamento do organismo dos idosos. Confira:

Cálcio: importante para manter os ossos resistentes, além de auxiliar na saúde do cérebro e do coração

É encontrado em alimentos como quinoa, feijão branco e brócolis.

Potássio: responsável por diminuir os níveis de sódio no organismo, também regula a pressão sanguínea e combate a prisão de ventre

Encontrados em alimentos como abacate, banana e peixes.

Vitamina C: além de fortalecer o sistema imunológico, é um ótimo antioxidante.

É encontrada em alimentos como kiwi, laranja e couve.

Vitaminas do complexo B: composto por 8 tipos de vitaminas, são importantes para a saúde do cérebro, além de fortalecerem o sistema imunológico e combaterem problemas como anemia, demência, cansaço e irritabilidade.

Encontradas em alimentos como carne vermelha, ovos e oleaginosas.

Vitamina D: auxilia no funcionamento dos sistemas imunológico e muscular e também na formação de ossos e dentes. Sua deficiência causa problemas como osteoporose e fadiga

A maior parte desta vitamina é produzida pelo corpo através da exposição ao sol.

Ômega 3: melhora a memória e a disposição, além de controlar os níveis de colesterol e prevenir doenças cardiovasculares e cerebrais e até Alzheimer

Está presente em alimentos como peixes de água do mar, nozes e azeite de oliva.

Coenzima Q10: também conhecida como ubiquinona, possui propriedades antioxidantes. E ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce, reduz a fadiga, entre outros benefícios. 

Está presente em alimentos como frutas secas, carnes e legumes verdes.

Colágeno tipo II: seu uso melhora a saúde das articulações. Entre seus inúmeros benefícios, estão a melhora das dores articulares e aumento na flexibilidade das cartilagens nas articulações, melhorando os movimentos.

Leia mais:  Saiba como lidar com a máscara ao fazer uma refeição no trabalho
Continue lendo

Medicina e Saúde

Covid-19: Este sintoma diminui a libido e vontade de ter relações

Publicado

Um dos três principais sintomas novo coronavirus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, pode reduzir a libido e a vontade ter relações sexuais, alerta um novo estudo.

Em maio do ano passado a anosmia– também conhecida como perda do paladar e do olfato – foi listada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos principais sinais de infecção pelo novo coronavírus.

Tal ocorreu, após as autoridades de saúde terem detectado inúmeros casos de doentes com Covid-19 que relataram o sintoma e agora os pesquisadores já associaram o sinal à diminuição do apetite sexual, reporta um artigo publicado no jornal britânico The Sun.

OMS identifica entre os três principais sintomas da Covid-19: uma nova tosse persistente, temperatura elevada e perda de paladar e de olfato ou anosmia.

Se tiver algum desses sintomas, então deve se isolar e contactar o médico. Mas é provável que se você e o seu parceiro estejam em isolamento e a experienciar a falta de olfato, que ocorra uma diminuição da libido.

Investigadores norte-americanos afirmam que o olfato pode desempenhar um papel importante na motivação sexual e ambos estão “intimamente ligados”.

Num artigo publicado no The Journal of Sexual Medicine, os especialistas disseram que a satisfação emocional diminuiu em adultos mais velhos que apresentaram o sintoma.

Para efeitos daquela pesquisa, foram analisados 2.084 adultos com 65 anos ou mais e foi observado como a perda do olfato impactava nos desejos sexuais dos idosos.

De modo a medirem o seu olfato, os investigadores usaram varas de cheiro e associaram esse elemento à frequência de pensamentos sexuais dos indivíduos através de um questionário.

Os cientistas questionaram os voluntários sobre o quão satisfeitos estes haviam ficado com a sua experiência sexual mais recente.

Jesse K. Siegel, líder do estudo e professor na Universidade de Chicago, disse: “a diminuição da função olfativa em idosos nos EUA foi associada à diminuição da motivação sexual e da satisfação emocional com o sexo, mas não à diminuição da frequência de atividade sexual ou prazer físico”.

“A nossa pesquisa revela que um declínio na função olfativa pode afetar o prazer sexual nos adultos mais velhos”, acrescentou.

“Portanto, causas tratáveis de perda sensorial devem ser abordadas por clínicos de forma a melhorar a saúde sexual”.

olfato é a forma como o corpo processa o cheiro. Podendo ajudar a detectar feromônios um tipo de químicos que atuam como hormônios fora do corpo humano.

Segundo os investigadores: “o olfato tem uma forte conexão evolutiva com o sistema límbico, que desempenha um papel crítico no processamento de emoções e motivação sexual”.

Leia mais:  Veja qual será a ordem de vacinação das pessoas com comorbidades no ES
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana