conecte-se conosco


Camisa 10

Tóquio ainda lamenta casos de covid-19 a 100 dias da Olimpíada

Publicado

Pesquisa garante que 72% da população não quer Jogos no atual cenário da pandemia. COB já promoveu mudanças na delegação

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 por enquanto estão sob o lema “tudo certo e nada resolvido”. A cem dias da competição adiada em um ano, a capital japonesa ainda lamenta números significativos da covid-19 apesar do avanço da vacinação. Uma pesquisa publicada na última segunda-feira (12) garante que mais de 72% da população não quer a maior competição esportiva em meio à pandemia do coronavírus. Por outro lado, os organizadores reforçam protocolos para que tudo aconteça com segurança entre 23 de julho e 8 de agosto.

De acordo com a agência Kyodo News, 39,2% dos japoneses querem que os Jogos Olímpicos sejam cancelados; enquanto 32,8% são a favor de outro adiamento, o que na prática não é possível nas regras do COI (Comitê Olímpico Internacional), mais especificamente no artigo 6 da Carta Magna, essa ainda dos tempos do Barão de Coubertin, que diz que uma Olimpíada é um intervalo de quatro anos consecutivos. Por isso, Tóquio 2020 não poderia ultrapassar o limite do verão do hemisfério norte.

Ainda segundo a agência de notícias japonesa, 24,5% dos entrevistados desejam que os Jogos aconteçam como agora estão sendo previstos. Há pouco mais de um mês, o governo e os organizadores estabeleceram a medida mais drástica depois do adiamento. O público estrangeiro estará proibido de frequentar as competições, enquanto as próprias capacidades das arenas estarão reduzidas para os residentes no Japão. As medidas, claro, são para frear a disseminação de variantes do coronavírus.

Na última segunda mesmo, o Japão iniciou o período de um mês com medidas “quase emergenciais”, como foi denominado na imprensa local, para frear a contaminação e assim a propagação do que seria uma quarta onda da covid-19. O ressurgimento de infecções inclusive é a principal preocupação dos japoneses no momento. Até agora, foram 506 mil casos, sendo 2,7 mil nas últimas 24 horas, 464 mil recuperados e 9,3 mil pessoas mortas pela covid — o país tem cerca de 126 milhões de habitantes.

Preocupação do COB

Como nem só de atletas é feita uma edição dos Jogos Olímpicos, o próprio COB (Comitê Olímpico do Brasil) entendeu que precisaria enxugar a delegação brasileira na tentativa de preservar a saúde de quem estará na capital japonesa. A entidade cancelou programas que levariam ex e jovens atletas para Tóquio com a finalidade de promover intercâmbio e ambientação.

Mesmo entre os dirigentes, haverá uma diminuição considerável de representantes. Além de integrantes de cada Missão, apenas o presidente Paulo Wanderley e o CEO Rogério Sampaio estarão no local.

“Essa é mais uma ação do COB que reforça a prioridade nas funções e serviços com impacto direto na performance e na segurança de todos os integrantes da delegação brasileira em Tóquio”, diz o comitê.

Leia mais:  Liga espanhola de futebol deve retomar jogos em 12 de junho
publicidade

Camisa 10

Kleber Andrade recebe duas partidas válidas pelas quartas de final do Campeonato Capixaba

Publicado

O Estádio Estadual Kleber Andrade vai receber, nos próximos dias, duas partidas válidas pelas quartas de final do Campeonato Capixaba. A primeira, entre Vilavelhense e Vitória, acontece já nesta quinta-feira (6), às 18h30, e é o jogo de ida dessa fase mata-mata.

Sétimo colocado na primeira fase, quando conquistou 12 pontos, o Vila será o mandante da partida e terá a difícil missão de superar o Vitória, que fez a segunda melhor campanha com 17 pontos. A partida de volta entre as duas equipes está marcada para domingo (9), também às 18h30, no estádio Salvador Costa, em Vitória.

O segundo jogo dessa fase a ser disputado no Klebão vai colocar frente a frente Rio Branco e Serra. O confronto entre as equipes acontece no domingo (9), às 18h30. Maior campeão estadual, com 37 títulos, o time capa-preta perdeu o primeiro jogo para o Serra por 1 a 0, no Robertão, e precisa vencer para seguir vivo na competição.

Números

Principal palco esportivo do Espírito Santo, o Kleber Andrade recebeu nove jogos durante a primeira fase do Capixabão, sendo cinco do Rio Branco e quatro do Vilavelhense.

Em virtude da portaria assinada pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) para auxiliar os times capixabas durante este período de pandemia e sem torcida nos estádios, todos os jogos foram realizados com isenção de taxa para ambas as equipes.

Além dos jogos da competição estadual, outras três partidas, todas válidas pela Copa do Brasil, foram disputadas no estádio este ano. Em março, o Kleber Andrade recebeu os confrontos entre Rio Branco e Sampaio Corrêa, Marília e Criciúma, e Mirassol e Bragantino.

Leia mais:  Injustiçado, Cássio se cansou. Pensa em deixar o Corinthians
Continue lendo

Camisa 10

Sesport visita municípios do norte do Estado para debater projetos e parcerias com prefeituras

Publicado

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, esteve nas cidades de Jaguaré, Montanha e São Mateus, nessa terça-feira (04) e nesta quarta-feira (05), visitando obras, áreas esportivas e realizando reuniões com os prefeitos e secretários de Esporte para tratar da parcerias entre a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) desses municípios. O objetivo da visita foi avaliar locais para a construção de outros equipamentos, ampliar programas e fomentar o esporte no norte do Estado.

Uma das principais obras da Sesport na região é a do espaço multiesportivo de Jaguaré, que está sendo realizada por meio de convênio com a Prefeitura, com  um investimento total de R$ 2,9 milhões. O secretário Júnior Abreu foi até o local, ao lado do prefeito Marcos Guerra, para acompanhar o andamento dos trabalhos. O complexo, construído na Avenida Nove de Agosto, está praticamente concluído e contará com campo de futebol soçaite, quadras de tênis e poliesportiva, pista de skate, vestiários, estacionamento, além de um campo de areia e pista de caminhada.

A expectativa é de que cerca de três mil pessoas serão beneficiadas assim que a obra estiver pronta, incluindo crianças e adolescentes, de seis a 16 anos, que participam do projeto Campeões de Futuro, realizado pela Sesport. No local devem acontecer atividades dos núcleos futebol, futsal, karatê, vôlei e ginástica rítmica.

Em São Mateus, Júnior Abreu se reuniu com o prefeito Daniel Santana e o secretário municipal de Esportes, Jasson Barcellos, para debater a importância do esporte como ferramenta de inserção social e ouvir as demandas do município. “A presença do secretário Júnior Abreu aqui em São Mateus e na região, representando a Sesport e o governador Renato Casagrande, é de grande importância, pois, além de fortalecer os nossos projetos, é uma forma de mostrarmos a realidade que cada município tem em termos de estrutura”, comentou Barcellos.

Já em Montanha a visita contou também com a presença da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, que participou da solenidade de entrega do Cartão ES Solidário. No município, o prefeito Andre Sampaio e a secretária municipal de Esportes, Marisa Salvador, conversaram com Júnior Abreu sobre os planos para a cidade no segmento no esportivo.

“A visita do secretário Estadual é de grande importância para que ele possa entender os projetos que temos para o município e também as nossas necessidades. Como, por exemplo, estamos planejando, em parceria com a Sesport, a construção de uma quadra no bairro Amazonas, que é um projeto que visa a fomentar um local a mais para a prática de esportes, próximo a um local onde já contamos com outros equipamentos esportivos”, declarou Sampaio.

O secretário Júnior Abreu explicou a importância de percorrer o interior para vistoriar obras e conversar com os gestores municipais: “Essas visitas ao interior são importantes porque permitem que a gente conheça a realidade específica de cada município e possa ser ainda mais útil nas intervenções do Estado. Olhar as áreas esportivas e os projetos que podem ser feitos nessas regiões é gratificante. Com a queda do número de casos da Covid-19, a intenção é realizar outras visitas como essa nos demais municípios capixabas”, frisou.

Leia mais:  Goleiro de 21 anos morre em acidente de carro no Espírito Santo
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana