conecte-se conosco


Entretenimento

Trilhas da Cultura abre inscrições amanhã para 10 cursos de qualificação para profissionais na área do audiovisual

Publicado

Projeto é uma realização da Secult, em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte, via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo

Trilhas da Cultura – Programa de formação, capacitação técnica e qualificação profissional para o segmento audiovisual do Espírito Santo, tem o objetivo de ampliar o conhecimento e as habilidades de pessoas da área do audiovisual no Estado, mercado que tem crescido exponencialmente com participações em festivais no Brasil e em outros países, exibindo curtas e longas-metragens produzidos em solo capixaba. A iniciativa é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). 

As inscrições para o Trilhas da Cultura têm início, na próxima terça-feira (11), a partir das 19 horas, através do Mapa Cultural ES (mapa.cultura.es.gov.br) e são gratuitas. Serão dez cursos que acontecerão de maio a julho, no Hub ES+, no centro de Vitória, nas áreas de Criação; Direção AudiovisualFoto, Som e ArteProduçãoFinalização e Pós-Produção.

O programa oferece uma ajuda de custo de R$600,00 (seiscentos reais) para 200 vagas ofertadas. O recurso da bolsa será repassado em três parcelas para os alunos participantes que comprovadamente tiverem frequência igual ou superior a 80% das aulas. A mesma porcentagem será aplicada para a frequência, o que garante o certificado de conclusão de curso. 

Serão ainda disponibilizadas outras cinco vagas especiais para cada um dos dez cursos de qualificação totalizando 250 vagas (25 por curso). Para essas vagas não será disponibilizada ajuda de custo. Para cada formação será aplicada a reserva de vagas garantindo assim, mínimo de 20% das vagas para pessoas negras; mínimo de 10% das vagas para pessoas indígenas, 30% para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, além de mínimo de 10% das vagas destinadas a pessoas residentes em territórios atendidos pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Formações 

As formações acontecerão entre os meses de maio e julho, de tarde e à noite, no Hub ES +, localizado no Centro de Vitória. As atividades têm início, de 05 a 23 de maio, com três formações: o Curso de Interpretação Cênica para o Audiovisual, com a atriz e diretora Margareth Galvão; o Curso de Roteiro, com a diretora, roteirista e curadora, Saskia Sá; e o Curso Direção de Produção, com o produtor e diretor, Izah Cândido. 

Visualização da imagem

Depois, de 26 de maio a 13 de junho, acontecem os cursos de Direção e Preparação de Atores, com o ator, cineasta e roteirista Edson Ferreira; Direção de Fotografia, com o diretor de fotografia e colorista, Willian Rubim; e Edição e Mixagem de Som no Cinema, com engenheiro de produção e áudio, Brian Baltar. 

Visualização da imagem

Fechando o ciclo de formações, de 16 de junho a 04 de julho, mais quatro cursos: Direção de Som, com cineasta e técnica de som direto, Natália Dornelas; Edição e Montagem no Cinema, com a cineasta e editora, Gabriele Stein; Assistência de Direção, com a diretora, assistente de direção e montadora, Carol Covre; Elaboração de Projetos e Captação de Recursos para o Cinema, com a produtora Maria Grijó. 

Visualização da imagem

Cada curso terá a duração total de 70 horas de aula, a proposta visa oportunizar um ambiente que movimenta a economia colaborativa, com a apresentação de novas linguagens tecnológicas e experiência interativas, promovendo a produção de conteúdo local e independente, fomentando iniciativas de inovação no campo audiovisual, com especial atenção a promoção do pensamento crítico artístico e cultural com oficineiros que compõem de forma ativa o mercado audiovisual brasileiro. 

 

Além desses cursos, o programa de formação do projeto apresenta também cinco masterclasses com 3 horas de duração com profissionais de renome nacional nas áreas de Criação; Direção Audiovisual; Foto, Som e Arte; Produção; e Finalização e Pós-Produção. As duas primeiras, voltadas para o universo da interpretação, serão ministradas pela atriz Camila Morgado, e acontecem nos dias 11 e 12 de março, no Hub ES+, e as vagas estão esgotadas. 

 

O Trilhas da Cultura é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.

Leia mais:  Capixaba de 16 anos é eleito mais bonito do Brasil e vai à Turquia

 

SERVIÇO

 

Trilhas da Cultura – Programa de formação, capacitação técnica e qualificação profissional para o segmento audiovisual do Espírito Santo

Inscrições: de 11 a março a 11 de abril

Onde: Mapa Cultural ES

Local das oficinas: Hub ES+ –  Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória

Cronograma:

05 a 23 de maio

Curso: Interpretação Cênica para o Audiovisual

Ministrante: Margareth Galvão

Horário: 13h às 17h

Área: Criação

Sobre Margareth Galvão: atriz, dramaturga, diretora e professora de teatro, trabalhou na Escola de Teatro e Dança FAFI, em Vitória. Participou como atriz de diversos espetáculos de teatro, de 36 filmes entre curtas e longas, como diretora assinou várias peças teatrais, seis óperas, dois musicais e um show. Recebeu vários prêmios e foi homenageada nos principais festivais de cinema do ES.

 

Curso: Roteiro

Ministrante: Saskia Sá

Horário: 17h às 21h

Área: Criação

Sobre Saskia Sá: Escritora agenciada pela Agência Magh, diretora e roteirista de cinema e artista visual. Suas histórias viajam por universos da ficção científica, fantasia e horror. Seu longa documentário “Game Girls” será lançado em 2025 e em breve filma seu o longa de ficção “Lacuna”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo. O curta “Dias de pouco pão e zero sonho” teve roteiro adaptado por ela do seu conto homônimo publicado na revista Suprassuma, da Editora Suma/Companhia das Letras. Saskia publicou seu primeiro livro de ficção científica “Horizonte Líquido” em 2023, pela Editora Urutau, e tem vários contos publicados em coletâneas e revistas de literatura fantástica. Já roteirizou e dirigiu inúmeros curtas, além de ter roteirizado séries infantis, como a paraense de animação “As lendas da Turma do Jambu”

 

Curso: Direção de Produção

Ministrante: Izah Cândido

Horário: 17h às 21h

Área: Produção

Sobre Izah Cândido: mineiro, radicado em Vitória há 12 anos, com formação em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Durante a graduação, pesquisou a representação negra no cinema e na telenovela brasileira e integrou os cineclubes Favela e Negrada. Atua há 10 anos como educador e produtor cultural em projetos de curtas, longas, séries e publicidade. Na direção de produção, destacou-se com o curta-metragem Procuro Teu Auxílio para Enterrar um Homem (Anderson Bardot), exibido no International Film Festival Rotterdam (IFFR). Como produtor executivo, assinou Remendo (Roger Ghill), premiado na Mostra de Cinema de Tiradentes, no IFFR e no Festival de Cinema de Gramado. Também liderou o projeto Araceli – O Machismo como Principal Suspeita, de Yasmin Nolasco. Na produção de longas-metragens, esteve à frente de mais de cinco filmes, atuando tanto no set quanto na direção de produção, incluindo O Deserto de Akin (Bernard Lessa), Margeado (Diego Zon), Adeus Verão (Diego Jesus), Os Primeiros Soldados (Rodrigo de Oliveira) e Mercúrio Cromo (Tati Rabelo e Rodrigo Linhares). Como diretor, realizou a websérie Corpo Flor (2018), o curta-metragem Baile (2024) e codirigiu um filme sobre Verônica da Paz, importante ativista do movimento negro capixaba.

 

26 de maio a 13 de junho

Curso: Direção e Preparação de Atores

Ministrante: Edson Ferreira

Horário: 13h às 17h

Área: Direção Audiovisual

Sobre Edson Ferreira: ator, cineasta e roteirista brasileiro, com mais de duas décadas de carreira artística. É sócio-fundador da Filmes da Ilha Produções e membro da Comissão do Oscar®, promovido pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences. Edson também é associado à APAN e à Academia Brasileira de Cinema. Reconhecido como a primeira pessoa negra a dirigir um longa-metragem de ficção no Espírito Santo, sua filmografia inclui três longas-metragens, além de diversos curtas, séries e  videoclipes. Como ator, seus principais trabalhos são nos curtas Retorno (2024) e A Mesa no Deserto (2017), além do longa Areia (2025) e da série Cidinha dá Jeito (2019).

 

Curso: Direção de Fotografia

Ministrante: Willian Rubim

Leia mais:  Fotos raras de Silvio Santos são vendidas por R$ 16 mil em leilão

Horário: 17h às 21h

Área: Foto, Som e Arte

Sobre Willian Rubin: diretor de fotografia e colorista capixaba. Formado em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Espírito Santo e Técnico em Rádio e TV pelo CEET Vasco Coutinho, atua no ramo de cinema e audiovisual desde 2012. Trabalhou como Diretor de fotografia, operador de câmera, ou colorista  em diversos longas e curtas documentários e ficções, séries de TV, videoclipes e publicidades. Seu foco de trabalho envolve a produção criativa de imagens. Atualmente foi premiado nos EUA Nyack film Festival 2023 como melhor fotografia com o curta ficção “Procuro teu auxílio para enterrar um homem” de Anderson Bardot e como melhor curta e prêmio Canal Brasil do festival de Tiradentes 2023 com “Remendo” de Roger Ghil.

 

Curso: Edição e Mixagem de Som no Cinema

Ministrante: Brian Baltar

Horário: 17h às 21h

Área: Finalização e Pós-Produção

Sobre Brian Baltar: engenheiro de produção e áudio com seis anos de experiência na indústria audiovisual. Com um olhar atento aos detalhes sonoros, já trabalhou em diversos filmes e documentários, sempre buscando a excelência na qualidade do som.

 

16 de junho a 4 de julho

 

Curso: Direção de Som

Ministrante: Natália Dornelas

Horário: 13h às 17h

Área: Foto, Som e Arte

Sobre Natália Dornelas: cineasta formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e especialista em Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Há 10 anos, atua como técnica de Som Direto no mercado audiovisual, com experiência em curtas, séries e longas-metragens. Também integra o coletivo Remonta Audiovisual, onde colabora em ações de formação em cinema e audiovisual voltadas para mulheres, pessoas transgênero e não-binárias.  

 

Curso: Edição e Montagem no Cinema

Ministrante: Gabriele Stein

Horário: 17h às 21h

Área: Finalização e Pós-Produção

Sobre Gabriele Stein: cineasta, formada em Comunicação Social e graduada em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Atua na área de direção e edição de imagens em filmes de longa e curta metragem, além de séries de televisão.

 

Curso: Assistência de Direção

Ministrante: Carol Covre

Horário: 17h às 21h

Área: Direção Audiovisual

Sobre Carol Covre: diretora, assistente de direção e montadora, formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo. Dirigiu os curtas-metragens “Córrego Grande, 13″ (2013) e “Perto da Minha Casa” (2015). Trabalha há mais de 10 anos como primeira assistente de direção, tendo sua participação mais recente nos curtas-metragens “Remendo”, “Procuro Teu Auxílio para Enterrar um Homem” e “Inabitáveis”, e os longas-metragens “Os Primeiros Soldados”, “A Matéria Noturna” e “Adeus, Verão!” (em processo de finalização). Como montadora, trabalhou em diversos curtas, com destaque para “C(Elas)”, “Braços Vazios” e “Inabitáveis”, e no longa-metragem “Presença” (lançado em 2024). Além de trabalhar diretamente na produção de filmes, também ministra aulas e oficinas de Assistência de Direção e Montagem.

 

Curso: Elaboração de Projetos e Captação de Recursos para o Cinema
Ministrante: Maria Grijó

Horário: 17h às 21h

Área: Produção 

Sobre Maria Grijó: produtora formada pela Universidade Federal do Espírito Santo e sócia da Ventania. Realiza projetos de desenvolvimento, produção, formação, difusão e distribuição audiovisual e em outras áreas. Começou sua carreira como diretora de produção, função que exerceu em mais de uma dezena de obras, sejam curtas, longas-metragens e séries. Produziu os curtas-metragens Pela Janela, Invisível, Impeachment e O último rock, esses todos de Diego de Jesus; O Quadro e Lá não venta como venta aqui, ambos de Melina Leal Galante. Co-criou e produziu a série Zora Curiosa, exibida pela EBC/TV Brasil. Foi produtora executiva do longa-metragem Os Primeiros Soldados e assistente na série Habitação Social – Projetos de um Brasil. Ministrou cursos sobre prestação de contas e escrita de projetos audiovisuais no Sesc/ES e no Hub ES+. Atualmente, dedica-se à pós-produção dos longas-metragens Adeus, verão! e Flamboyant, além de coordenar o núcleo de desenvolvimento de projetos da Ventania.

publicidade

Entretenimento

Esta série da Netflix conquistou o topo das paradas no streaming

Publicado

A série original da Netflix, Doces Magnólias, tem se destacado nas paradas de streaming, alcançando o topo entre 10 e 16 de fevereiro de 2025. Durante esse período, a série superou concorrentes de peso como ‘Cobra Kai’ e ‘Ruptura’, mostrando sua popularidade crescente entre os espectadores.

De acordo com dados divulgados pela Nielsen e reportados pelo Deadline, Doces Magnólias conquistou a primeira posição no ranking geral com quase 1,2 bilhões de minutos assistidos na primeira semana completa após o lançamento da quarta temporada. Esse feito demonstra o forte engajamento do público com a série e seus personagens cativantes.

Por que ‘Doces Magnólias’ se destaca entre os espectadores?

A trama da quarta temporada de Doces Magnólias continua a cativar o público com histórias envolventes e personagens complexos. Após uma briga no Sullivan’s, Maddie enfrenta o desafio de ajudar Cal enquanto tenta lidar com suas próprias questões emocionais. Helen, por sua vez, se vê diante de decisões difíceis sobre os homens em sua vida, enquanto Dana Sue busca maneiras de usar um cheque de Miss Frances para beneficiar a comunidade sem prejudicar sua família.

Leia mais:  Modelo que viu queda confirma relação sexual com MC Kevin por R$ 2 mil

Esses elementos, combinados com a revelação chocante da identidade do destruidor de pneus em Serenity, criam um enredo repleto de surpresas e reviravoltas. A série mantém seu charme característico ao abordar esses problemas com calor, humor e uma forte devoção entre as personagens e aqueles que amam.

Continue lendo

Entretenimento

Documentário resgata a história da praia que desapareceu em Vitória

Publicado

Vitória recebe, no final de abril, a pré-estreia do documentário “Suá, a praia que sumiu”, que resgata a história da Praia do Suá, aterrada nos anos 1970. A exibição acontecerá na Biblioteca Pública Estadual, no próprio bairro, em data a ser confirmada. 

Dirigido por Thais Helena Leite, o filme explora as transformações causadas pelo aterro e como ele impactou a identidade local. A obra mistura registros históricos, relatos de moradores e uma trilha sonora envolvente para contar a história da praia que desapareceu. 

A produção foi viabilizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), através do edital de Produção Audiovisual por meio da Secretaria da Cultura (Secult). 

Além da pré-estreia em Vitória, “Suá, a praia que sumiu” será exibido em festivais e mostras de cinema no Brasil e no exterior. O filme já está sendo inscrito em eventos nos estados de Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e Paraná, além de festivais em Portugal, Espanha e Alemanha. 

Leia mais:  Modelo que viu queda confirma relação sexual com MC Kevin por R$ 2 mil

 Fotos sobrepostas: Hospital Praia do Suá Fotos sobrepostas: Hospital Praia do Suá

 

Sobre o filme

O documentário utiliza registros da época, como imagens de cinejornais da Agência Nacional dos anos 1970, além de materiais dos fotógrafos Julio Monjardim, Paulo Bonino e Douglas Bonella. O objetivo é refletir sobre a visão desenvolvimentista da época, baseada na ideia de crescimento econômico, grandeza nacional e ordem social. 

Com filmagens da Praia do Suá em diferentes períodos, o filme também se destaca pelo seu áudio envolvente. A trilha sonora inclui a Bossa do Suá, composta por Jorge Tarzan, com participação de Andrea Ramos (voz), Edu Szajnbrum (percussão) e Roger Vieira (piano). O documentário também incorpora músicas do álbum de Aurora Gordon, além de registros do Congo da Banda Amores da Lua e relatos em off de antigos moradores. 

O filme tem classificação livre e contará com versões acessíveis, incluindo audiodescrição, janela de libras e legendas descritivas. 

 

Festa de São Pedro, 1935Festa de São Pedro, 1935

 

Equipe Técnica:

Técnico de som, Mixagem e Designer Sound: Marcus Neves

Leia mais:  Seminário vai unir experiências turísticas de Gramado com as Montanhas Capixabas

Still: Douglas Bonella

Personagens Sociais (voz): Miriam Nolasco Silva, Jorge Luiz N. Gonçalves e Lucia Helena Pazzini de Souza

Montagem e edição: Tati Franklin

Animação: Lucas Bonini

Colorização/ DCP/ masterização para TV e Finalização: Iuri Galindo

Designer: Gabriel Perrone

Web designer: Luna Arruda

Trilha Sonora: A Bossa do Suá- Jorge Tarzan (composição e violão) , Andrea Ramos (voz), Eduardo Szajnbrum (percussão), Roger Vieira (piano) e Agite antes de usar e Corda Bamba, interpretado por Aurora Gordon e produção de Murilo Abreu (músicas de Aprygio Lirio, Mário Ruy e Sérgio Regis)

Técnico de gravação/produtor musical da Bossa do Suá: Ricardo Mendes

Comunicação: Rayanne Matiazzi e Chaski Comunicação e Cultura

Legendas: Devaneio Obras

Acessibilidade: Equipe LIBREI -Claudia Vieira

Pesquisa, Roteiro, Produção e Direção: Thais Helena Leite

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana