conecte-se conosco


São Mateus

UFES-São Mateus – Inscrições abertas até dia 31 para Licenciatura em Educação do Campo

Publicado

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Ufes) está com inscrições abertas para 160 vagas em cursos de Licenciatura em Educação do Campo, nos campi de Goiabeiras e de São Mateus. Pessoas interessadas devem enviar a documentação exigida até 31 de janeiro,  por meio do formulário on-line disponível no site do Processo Seletivo. A classificação será feita por meio da avaliação do memorial produzido pelo candidato, descrevendo sua vida, trajetória política e lutas sociais, além da sua história de vinculação com a educação do campo.

As oportunidades se destinam prioritariamente a jovens e adultos residentes em comunidades do campo. Caso existam vagas remanescentes, elas serão  ofertadas para  professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que não possuem licenciatura na área de atuação; além de professores ou outros profissionais da educação com atuação em experiências educacionais alternativas de educação do campo, vinculadas aos movimentos sociais ou sindicais do campo, ou com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo.

Leia mais:  Artigo / Opinião - São Mateus será reconhecido na COP27

Serão ofertadas as seguintes Licenciaturas, com 40 vagas cada uma: Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Literatura e Educação Física), em Goiabeiras; Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia), em Goiabeiras e em São Mateus; e Ciências Naturais (Química, Física e Biologia), em São Mateus.

O edital completo está disponível na página de acompanhamento da seleção. Outras informações também podem ser obtida pelo e-mail [email protected].

publicidade

São Mateus

Prefeito Marcus Batista fortalece o turismo de São Mateus na primeira edição do Projeto “Belezas do Norte”

Publicado

O prefeito de São Mateus, Marcus Batista, participou do lançamento oficial do projeto Belezas do Norte, realizado na sexta-feira, 13 de junho, no auditório do Sesc em Linhares. A iniciativa, promovida pela TV Gazeta Norte em parceria com o Senac-ES, tem como objetivo fomentar o turismo na Região Norte do Espírito Santo, valorizando as belezas naturais, culturais e econômicas dos municípios capixabas.

Representando o município ao lado do prefeito, também esteve presente o secretário municipal de Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento Econômico, Hassan Rezende.

O evento reuniu autoridades e especialistas para discutir estratégias de fortalecimento do turismo regional. Entre os convidados, esteve o ex-prefeito de Miguel Pereira (RJ), André Português, conhecido por sua gestão que transformou o município fluminense em referência no setor turístico.

A participação do prefeito Marcus Batista e do secretário Hassan Rezende reforça o compromisso da atual gestão com o desenvolvimento e o crescimento do turismo em São Mateus, reconhecendo o setor como um dos principais vetores de valorização cultural, geração de renda e promoção econômica do município.

Leia mais:  Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas para São Mateus

Continue lendo

São Mateus

São Mateus realiza passeata em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Publicado

Na manhã de quinta-feira, 12 de junho, foi realizada em São Mateus uma passeata em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

 Com o tema “Toda criança que trabalha perde a infância e o futuro”, o evento teve como objetivo fortalecer o engajamento social no enfrentamento a essa grave violação de direitos.

A mobilização aconteceu às 8h, com concentração na Praça Mesquita Neto, e contou com a presença de instituições públicas, comunidade escolar, profissionais da assistência social e diversos segmentos da sociedade civil. A caminhada foi um ato simbólico de conscientização sobre os danos provocados pelo trabalho infantil e sobre a importância da proteção integral de crianças e adolescentes.

Instituída pela Lei nº 11.542/2007, a data tem como finalidade conscientizar a população sobre os efeitos prejudiciais que o trabalho precoce exerce no desenvolvimento físico e emocional de crianças e adolescentes. Além de comprometer a saúde e o bem-estar, o trabalho infantil impede o acesso à educação, à convivência familiar e comunitária, ao lazer e a uma infância segura e saudável.

Leia mais:  Campanha de Vacinação Antirrábica em São Mateus inicia dia 08

Erradicar o trabalho infantil é um dever coletivo.

O trabalho infantil é consequência da precarização das condições de vida das famílias. Combater essa prática é garantir dignidade, acesso à educação e proteção integral às nossas crianças.

Casos de trabalho infantil podem ser informados pelo site www.mpt.mp.br ou pelo Disque 100, que encaminha a informação à rede de proteção da criança e do adolescente.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana