conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Vacinação: 460 idosos entre 85 e 89 anos são vacinados contra a Covid-19 em Linhares

Publicado

Linhares – Depois de muita expectativa, a linharense Onira Maria Grassi Rangel, de 85 anos, celebrou o momento de receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no sábado (20). “Todos os dias eu olhava na televisão e perguntava quando chegaria a minha vez”, contou. Dona Onira chegou cedo à sede da secretaria municipal de Assistência Social, no centro de Linhares, levada pela neta, a médica Mayara Rangel.

Visualização da imagem

Muito emocionada ela agradeceu a Deus pela vacina e pediu que dentro em breve as doses estejam disponíveis para toda a população. “Estou emocionada e agradecida a Deus”, disse. Dona Onira aguarda ansiosa para conseguir reunir novamente a família, o que fazia todos os finais de semana, antes do início da pandemia. E a chegada da vacina renovou a esperança de que isso possa ocorrer o mais breve possível.

Visualização da imagem

A idosa foi uma das 460 pessoas deste público-alvo que foram vacinados com a primeira dose do imunizante da Coronavac e que procuraram o drive thru e o ponto fixo de vacinação montados pela secretaria municipal de Saúde para o primeiro dia de vacinação de idosos com mais de 85 anos no município.

Visualização da imagem

“A vacinação ocorreu dentro do esperado, o movimento se manteve controlado, com alguns horários de maior procura. Disponibilizamos a estratégia do drive thru e de um ponto fixo no mesmo local para ampliar o acesso dos nossos idosos e evitar aglomerações”, declarou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

Vacinação continua nas Unidades de Saúde

A vacinação de idosos acima de 85 anos continua nesta semana nas unidades de saúde do Município e os idosos acamados serão vacinados em domicílio. No ato, é necessário apresentar os seguintes documentos: Cartão do SUS, documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência com endereço de Linhares e cartão de vacina. Outra recomendação é para que o idoso esteja com um acompanhante.

“Precisamos da segunda dose para que as pessoas tenham a completitude da imunidade. Assim, logo ali na frente, poderemos enxergar a redução dos casos graves, internamentos e dos óbitos”, afirmou o secretário de Saúde de Linhares. “Mas não é o momento de relaxar. Precisamos seguir com todas as orientações sanitárias de higienização e distanciamento”.

VACINAÇÃO – De acordo com o último boletim de vacinação, divulgado pela secretaria municipal de Saúde, Linhares imunizou 5.344 pessoas contra a Covid-19. O número mostra que 96,18% do total de 5.556 das primeiras doses enviadas ao Município pelo Ministério da Saúde foram aplicadas.

Leia mais:  Covid-19: pacientes graves que se recuperaram desenvolveram ansiedade, depressão e fadiga
publicidade

Medicina e Saúde

Estado recebe 48.200 novas doses para vacinação contra a Covid-19

Publicado

Na madrugada desta quarta-feira (03) o Espírito Santo recebeu mais uma nova remessa de vacinas da Coronavac (Sinovac/Butantan) para a Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Foram entregues ao Estado 48.200 doses.

Para essa nova remessa, o Estado fará o envio de imunizantes para 30,5% da primeira dose (D1) de idosos de 80 a 84 anos, totalizando a cobertura de 80,5% deste público, e mais 65% de doses para a D2 de idosos de 90 anos e mais.

Os imunizantes estão na Central Estadual de Frio para organização e cadastramento, que ocorrerá na manhã desta quarta-feira (03). A previsão é de que a distribuição da D1 aos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória aconteça ainda nesta quarta-feira (03) à tarde, já o envio às regionais de saúde Norte, Sul e Central será a partir desta quinta-feira (04).

Para as próximas remessas, a Secretaria da Saúde (Sesa) aguarda a confirmação da data e do quantitativo de doses por parte do Ministério da Saúde.

Leia mais:  Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo é prorrogada no ES até o final de novembro
Continue lendo

Medicina e Saúde

Espírito Santo planeja abrir 158 novos leitos para covid-19 até abril. Confira o cronograma!

Publicado

As primeiras 70 vagas em hospitais devem ser disponibilizadas a partir do próximo dia 15. Atualmente, Estado tem 694 leitos de UTI

O governo do Estado anunciou nesta segunda-feira (1º) a intenção de abrir 158 novos leitos de hospital, até abril, para atender pacientes infectados com a covid-19. Atualmente, o Espírito Santo conta com 1.343 leitos para atender pacientes com o novo coronavírus, sendo 694 de UTI e 649 de enfermaria.

O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira. O governo estadual pretende disponibilizar os primeiros 70 leitos a partir do próximo dia 15. Eles serão distribuídos da seguinte forma:

– 20 no Hospital Santa Mônica (privado)
– 10 no Hospital Vitória (privado)
– 18 no Hospital Estadual Dório Silva (novos leitos)
– 22 no Hospital Estadual em São José do calçado (novos leitos)

Até o final do mês, outros 48 leitos serão ofertados, sendo:

– 30 no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (novos leitos)
– 10 no Hospital Estadual Roberto Silvares – Linhares (adequação de semi-intensivos para UTI)
– 8 no Hospital Estadual de Vila Velha (novos leitos)

E até o final do mês de abril, os 40 restantes estarão abertos. Serão:

– 20 no Hospital Materno Infantil da Serra (novos leitos)
– 10 no Hospital Geral de Linhares (novos leitos)
– 10 no Hospital Estadual de Vila Velha (novos leitos)

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, há uma preocupação de que o Espírito Santo apresente um novo crescimento de casos de covid-19 entre os meses de março e abril. O secretário destacou que, nesse período, é comum o crescimento de doenças respiratórias agudas graves.

“Nós temos alguns riscos que, se de fato se confirmarem, da sazonalidade dessas doenças de todos os anos, nós devemos sim ter uma terceira fase de aceleração da curva de casos nos meses de março e abril. Por isso, nós defendemos uma estratégia de expansão de leitos”, destacou o secretário.

Leia mais:  Estudo aponta que é possível identificar câncer anos antes dos sintomas
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana