conecte-se conosco


São Mateus

Vagas para São Mateus – Pronatec Jovem Fic EaD prorroga inscrições até quinta-feira (25)

Publicado

Quer se profissionalizar para conseguir o seu primeiro emprego? Essa é sua chance! A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) prorrogou as inscrições das 400 vagas abertas na segunda oferta do Pronatec Jovem Fic. O prazo para as inscrições, que terminaria nesta terça-feira (23), foi adiado até as 23h59 desta quinta-feira (25). Doze municípios do Espírito Santo estão contemplados na oferta que oferece sete opções de cursos on-line.

As vagas são destinadas aos moradores das cidades contempladas:

  1. Colatina;
  2. Nova Venécia;
  3. Barra de São Francisco;
  4. Serra;
  5. Vila Velha;
  6. Cariacica;
  7. Aracruz;
  8. Linhares;
  9. São Mateus;
  10. Cachoeiro de Itapemirim;
  11. Marataízes;

 

As opções de cursos são:

  1. Assistente de faturamento, com 160 horas;
  2. Higienista de serviços de saúde, com 240 horas;
  3. Assistente administrativo, com 160 horas;
  4. Assistente de despachante aduaneiro, com 160 horas;
  5. Assistente de secretaria escolar, com 180 horas;
  6. Operador de supermercado, com 160 horas;
  7. Promotor de vendas, com 160 horas.

 

Assim como na 1ª oferta de vagas do Programa, os municípios foram divididos em grupos e cada grupo recebeu uma quantidade de vagas e de uma a três opções de curso. Para se inscrever, o cidadão deve acessar o site www.secti.es.gov.br e clicar na aba do menu com o nome “Pronatec”. No submenu clicar em “Inscrições” e, na janela que abrir, clicar no link para se inscrever. Preencher o formulário do Google Forms em que é necessário anexar a documentação exigida no Edital 01/2021. São eles:

  1. Documento de identificação com foto (RG e CNH, além do CPF e comprovante de escolaridade, certificado, declaração ou histórico escolar);
  2. Caso o candidato seja menor de 18 anos, anexar o Termo de Autorização do Responsável (o Termo está no Edital), juntamente com Documento de Identificação do Responsável;

Os requisitos exigidos para inscrição são: residir no município em que o curso é ofertado e ter a idade e escolaridade exigidas no edital de seleção. Para acessar o edital é só clicar aqui. O resultado da oferta será divulgado no dia 09 de março e as aulas terão início no dia 16 do mesmo mês. 

Os cidadãos contemplados pela oferta poderão estudar de qualquer lugar pelo computador, tablet ou celular por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), pelo site da Secretaria. Na plataforma, o aluno poderá assistir às videoaulas, que são gravadas em qualquer horário do dia. Terão ainda acesso às apostilas digitais para download, participarão de fóruns de discussão e os aprovados receberão certificação.

 

Leia mais:  Preços em Guriri estão na estratosfera e moradores reclamam do Procon

Veja na tabela abaixo a divisão das vagas, cursos e requisitos:

Município Curso Total de Vagas Escolaridade e idade mínima Documentação Obrigatória
 

 

Colatina, Nova Venécia e Barra de São Francisco

Assistente de Faturamento

 

Carga horária: 160 horas

 

50

 

 

Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo

 

Idade Mímina: 15 anos

 

 

 

 

 

O aluno deverá anexar no ato da inscrição: Documento de Identificação com Foto RG ou CNH, CPF e Comprovante de Escolaridade.

 

No caso, sendo menor de 18 anos, anexar o Termo de Autorização do Responsável de acordo com Anexo II deste edital, juntamente com Documento de Identificação do Responsável.  Termo de Autorização do Responsável.  

Conforme item 4.

Higienista de Serviços de Saúde

 

Carga horária: 240 horas

 

50

Ensino Fundamental I (1º a 5º) Completo

 

dade Mímina: 18 anos

 

Serra, Vila Velha e Cariacica

Assistente Administrativo

 

Carga horária: 160 horas

 

50

Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo

 

Idade Mímina: 15 anos

Assistente de Despachante Aduaneiro

 

Carga horária: 160 horas

 

 

50

Ensino Médio Completo

 

Idade Mímina: 15 anos

Assistente de Secretaria Escolar

 

Carga horária: 180 horas

 

 

50

Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo

 

Idade Mímina: 16 anos

 

Aracruz, Linhares e São Mateus

 

Assistente Administrativo

 

Carga horária: 160 horas

 

 

50

Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo

 

Idade Mímina: 15 anos

Operador de Supermercados

 

Carga horária: 160 horas

 

50 Ensino Fundamental I (1º a 5º) Incompleto

 

Idade Mímina: 15 anos

 

Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes e Castelo

 

Promotor de Vendas

 

Carga horária: 160 horas

 

 

50

Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo

 

Idade Mímina: 15 anos

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS  

400

Leia mais:  Deputado Freitas reivindica e governo libera 10 médicos para regularizar atendimento 24 horas na UPA de São Mateus
publicidade

São Mateus

Deputado Freitas se reúne com a Polícia Militar pedindo mais segurança para os dos quilômetros

Publicado

Também agradeceu o cerco tático feito pela PM na região

O deputado estadual Freitas (PSB) atendendo reivindicação dos moradores da região dos quilômetros, esteve reunido com o comando do 13º Batalhão da Polícia Militar para tratar de demandas do Conselho de Segurança solicitando ações e para agradecer o cerco tático naquela região efetivado pela PM.

Poucas&Boas: Cai um símbolo da Assembleia: o bigode do deputado Freitas | A  Gazeta

A região dos quilômetros (rodovia Miguel Curry Carneiro e comunidades próximas) tem sofrido com ações de bandidos que assaltam propriedades, roubam bombas e compressores e veículos, levando insegurança para seus moradores.

O deputado esteve com o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Mateus Garcia, e foi acompanhado pela presidente do Conselho de Segurança, Ana Paula e dos vereadores Robertinho de Assis e Cristiano Balanga. Na oportunidade o parlamentar agradeceu o empenho da polícia e solicitou novas ações para que os moradores tenham mais segurança.

Leia mais:  Deputado Freitas reivindica e governo libera 10 médicos para regularizar atendimento 24 horas na UPA de São Mateus
Continue lendo

São Mateus

Ipem-ES realiza verificação de taxímetros em São Mateus no mês de março

Publicado

Agendamento pode ser realizado no site do Ipem-ES até o dia 22 de março.
 
O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, realizará a verificação de taxímetros no município de São Mateus no próximo mês de março. O período de agendamento pelos proprietários de veículos-táxi segue até o dia 22 de março, conforme cronograma estabelecido pelo órgão.A verificação dos taxímetros será realizada entre os dias 23 e 26 de março, na Avenida Praiano, bairro Guriri (no final da Rua Bosque Guriri). Nos dias 23 a 25 de março, a verificação acontece nos horários das 8h às 11h36 e das 13h às 15h30. Já no dia 26, o atendimento será realizado somente pela manhã: das 8h às 11h36.O agendamento deve ser realizado antecipadamente à data da verificação no site do Ipem-ES (www.ipem.es.gov.br), na categoria “Serviços On-line”, aba “Verificação de Taxímetro – Agendamento”. Além disso, o Guia de Recolhimento da União (GRU) deve ser emitido para o pagamento da taxa de serviço.“Em 2020, em razão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), não foi realizada a aferição dos equipamentos. No próximo mês, vamos iniciar as fiscalizações no norte do Estado, em São Mateus, e, posteriormente, estender para todos os municípios capixabas”, destaca o diretor-geral, Rogerinho Pinheiro.No momento da verificação, obrigatoriamente, deverão ser apresentados os seguintes documentos:

  • Autorização da Prefeitura de São Mateus;
  • Último Certificado de Verificação do Taxímetro;
  • Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • Carteira Nacional de Habilitação do Motorista (CNH);
  • Comprovante de Pagamento da GRU referente ao serviço de verificação;
  • Ordem de serviço de Oficina Autorizada nos casos em que houve a manutenção do taxímetro.

O proprietário ou o responsável legal do veículo-táxi que estiver impossibilitado de comparecer com o taxímetro para a verificação no prazo pré-estabelecido deverá apresentar justificativa, por escrito e com a devida comprovação, ao agente fiscal do Ipem-ES, mediante protocolo de recebimento, até o último dia do prazo de verificação.O taxímetro que ficar reprovado na verificação e necessitar de reparos deverá ser submetido à nova verificação após a conclusão dos serviços realizados por oficina autorizada. O proprietário deverá agendar a nova data e horário pelo telefone (27) 3636-6087.O veículo-táxi que, no exercício corrente, já tenha submetido o taxímetro à verificação subsequente, estando com a marca oficial com indicação de “VERIFICADO ATÉ 2021”, não necessita realizar nova verificação.Acesse aqui a instrução de serviço N° 16, de 23 de fevereiro de 2021.

Leia mais:  Deputado Freitas reivindica e governo libera 10 médicos para regularizar atendimento 24 horas na UPA de São Mateus

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana