conecte-se conosco


Política e Governo

“Vamos manter a produtividade”, diz Musso sobre ano eleitoral

Publicado

Em entrevista ao jornal Ordem do Dia, da TV Assembleia, presidente da Ales também fala sobre papel do Legislativo na ajuda aos atingidos pelas chuvas de janeiro

Em entrevista nesta terça-feira ao jornal Ordem do Dia, da TV Assembleia, o presidente da Ales, deputado Erick Musso (Republicanos), abordou assuntos como a relação dos deputados com o Executivo e a manutenção da produtividade legislativa em 2020, ano que terá eleições municipais de outubro.

Erick Musso fez também um relato de como foi vivenciar as tragédias provocadas pelas chuvas e inundações que atingiram cidades do Sul capixaba no mês de janeiro.

As enchentes, que resultaram em mortes, desalojamentos e destruição nas cidades atingidas levaram a Ales a deflagrar uma campanha de arrecadação e de distribuição de donativos e também a convocar uma sessão extraordinária durante o recesso parlamentar para votar projetos de interesse dos atingidos pelos temporais. Confira abaixo a entrevista:

Como foi o café da manhã na terça-feira (4) dos deputados estaduais com o governador Renato Casagrande (PSB) no Palácio Anchieta?

Esse café da manha simboliza que os interesses do Espírito Santo devem estar acima das divergências, foi um encontro importante com o governador Renato Casagrande onde pudemos colocar algumas demandas e o governador pediu também apoio para algumas iniciativas que o Executivo encaminhará em breve para a Assembleia Legislativa.

É nossa obrigação como homens públicos, detentores de mandatos conferidos pelo povo, manter essa harmonia, preservando a independência, mas nunca deixando de somar forças naquilo que interessa para o Espírito Santo.

Leia mais:  Setur divulga resultados da pesquisa Verão 2023

O sr. poderia adiantar alguma coisa discutida nesse encontro?

Ele falou de algo relacionado a projetos sobre redistribuição de ICMS, sobre pautas ligadas ao Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e outras pautas que depois serão encaminhadas para o Parlamento estadual.

Haverá ajustes nos horários e dias de funcionamento das sessões e das comissões em função das eleições municipais de outubro?

Vamos discutir isso no Colégio de Líderes para saber se há necessidade de alguns ajustes. O que está assegurado é que nós vamos manter a produtividade da Casa, com a quantidade de sessões e de reuniões nas comissões e frentes parlamentares para continuarmos com o fluxo de trabalho normalizado.

A Mesa Diretora deverá publicar um ato relacionado às regras eleitorais sobre o uso da fala dos deputados na tribuna e em outros meios para não termos cunho eleitoral dentro do Parlamento pois isso é vedado pela legislação eleitoral. Tudo isso vamos debater com o Colégio de Líderes depois do Carnaval.

Umas das marcas de sua gestão é a criação do Espaço Assembleia Cidadã, inclusive premiado nacionalmente. Quais as novidades para este ano?

Estamos muito animados com o andamento dos entendimentos para instalarmos no espaço de uma procuradoria que vai combater o abuso e a violência contra crianças e adolescentes. Será mais uma procuradoria no espaço, que já conta com a Procuradoria de Defesa da Mulher, que tem cuidado com muita eficiência desse tema.

Estamos também num diálogo inicial com a Polícia Federal no sentido de trazermos para a Assembleia Legislativa a emissão de passaporte, o que ampliará os serviços de emissão de documentos na sede do Legislativo capixaba, que já oferece emissão de carteira de identidade mediante parceria com a Polícia Civil.

Leia mais:  União Brasil vai apoiar Luiz Paulo e pleitear a vaga de vice

Não temos como finalizar essa entrevista sem falarmos das chuvas e inundações no sul do estado que atingiram muitas famílias no mês de janeiro. Como foi vivenciar esse momento de muito sofrimento marcado por perdas humanas e prejuízos materiais, que comoveu não só o Espírito Santo, mas todo o País?

Foi um momento de muito aprendizado porque todos os que se envolveram na campanha de arrecadação e distribuição de doações deflagrada pela Assembleia Legislativa, e aí eu incluo os deputados, os servidores da Casa e dezenas de capixabas que vieram até o Palácio Domingos Martins para oferecer donativos e ajudar em outros serviços voluntários, puderam se colocar no lugar do outro.

Foram mais de 10 mil irmãos e irmãs capixabas que ficaram desalojadas de suas casas; 10 capixabas tiveram a vida ceifada por causa das chuvas; eu quero agradecer a população de nosso estado por toda a solidariedade prestada.

Sobre a campanha de doações em si, conseguimos reunir mais de 110 toneladas de alimentos e outros donativos arrecadados em duas semanas. Ajudamos a socorrer atingidos pela tragédia em dez municípios.

Foi um momento muito difícil e marcante, vimos pessoas em desespero com a perda de tudo, desde casas, móveis, roupas, e mais grave ainda, perdendo entes queridos que não sobreviveram diante da força assustadora das chuvas e das enxurradas.

publicidade

Política e Governo

Casagrande lamenta morte do papa Francisco: “Deixa um legado de compaixão”

Publicado

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a morte do Papa Francisco, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (21), em Roma.

Em uma rede social, Casagrande destacou o legado de simplicidade, compaixão e coragem de Francisco, primeiro papa latino-americano.

Recebo com tristeza a notícia da partida do Santo Padre, Papa Francisco. Ele nos deixa um legado de simplicidade, compaixão e coragem, uma igreja próxima dos mais vulneráveis e firmemente posicionada diante dos grandes desafios da política mundial. Gratidão eterna, Papa Francisco, escreveu.

O texto foi compartilhado junto ao vídeo do encontro de Casagrande com o pontífice, que ocorreu em novembro de 2024.

Leia mais:  Pablo Lira vai comandar equipe de transição de Weverson na Serra
Continue lendo

Política e Governo

Lei de autoria de Toninho da Emater que institui o Dia da Emancipação Política de Pinheiros é sancionada pelo Governo do Estado

Publicado

O governador Renato Casagrande (PSB) sancionou a Lei nº 12.390/2025 de autoria do deputado estadual Toninho da Emater (PSB) que institui oficialmente o Dia da Emancipação Política do município de Pinheiros, a ser celebrado anualmente em 22 de abril.

A escolha da data faz referência à emancipação político-administrativa de Pinheiros, ocorrida em 22 de abril de 1964, marco histórico que garantiu autonomia ao município do extremo Norte do Espírito Santo.

“Pinheiros é o lugar onde formei minha família e escolhi viver. Ver essa lei ser sancionada pelo Governo do Estado é uma grande honra e motivo de orgulho, porque fortalece ainda mais a identidade cultural do nosso povo”, destacou Toninho da Emater.

Desde o início de seu mandato, o parlamentar tem se posicionado como representante do extremo Norte capixaba na Assembleia Legislativa. A lei integra o conjunto de iniciativas que fortalecem o seu compromisso com a região.

“Agradeço ao governador Renato Casagrande por reconhecer a importância desse projeto para a população pinheirense. Seguiremos comprometidos com o desenvolvimento de Pinheiros e de toda a nossa região”, completou o deputado.

Leia mais:  Setur divulga resultados da pesquisa Verão 2023

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana