conecte-se conosco


Cidades

Vândalos desligam energia e Rio Bananal perde todas as doses de vacina contra Covid

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde informou que aguarda a investigação da Polícia Civil para constatar se houve ato de vandalismo no local

O prédio onde acontece a vacinação no município de Rio Bananal, no norte do Espírito Santo, ficou sem energia elétrica durante os dias de ponto facultativo e  o fato resultou em um problema: a perda de diversos tipos de vacinas, inclusive os imunizantes contra a covid-19, que estavam armazenados para aplicação da segunda dose nos trabalhadores da saúde, que ocorreria a partir desta quinta-feira (18). A prefeitura acredita que o local tenha sido alvo de vandalismo e acionou a Polícia Civil. 

De acordo com a coordenadora de imunização do município, Márcia Venturim, a falta de energia elétrica foi constatada na manhã desta quinta, quando uma equipe fazia a limpeza do local. “Me ligaram às 5h30 dizendo que a geladeira estava apitando e o prédio estava todo sem energia. Eu vim para cá e constatei que a nossa geladeira, que está cheia de vacinas, não só de covid, mas todas as vacinas do município, estava em 23 graus. Totalmente estragado”, explicou.

Por meio de uma transmissão nas redes sociais, Márcia ainda relatou que, além dos imunizantes, também foram perdidas todas as medicação controladas, que ficam em outro andar do prédio, além das coletas de sangue e os testes de covid-19, realizados no final da última semana. Eles seriam encaminhados ao Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen). 

“Essa vacina tem que ser aplicada o mais rápido possível e, a partir de amanhã (sexta-feira), já será aplicada a segunda dose nos trabalhadores da saúde. Eles não serão prejudicados”, afirmou a coordenadora. 

Não ficou confirmado se, de fato, houve um ato de vandalismo no local. Segundo Marcia, as autoridades já foram acionadas para que haja uma investigação. “Fui na Policia Militar para registrar o boletim de ocorrência e estou aguardando a Polícia Civil para fazer uma investigação e descobrir se foi, realmente, um ato de vandalismo”, disse.

A prefeitura ainda informou que a Secretaria de Estado da Saúde já foi comunicada do ocorrido. Além das vacinas, um total de 53 kits para teste de detecção da covid-19 também foram perdidos e serão devolvidos ao Lacen. O município ainda não confirmou a quantidade e nem o tipo do imunizante perdido.

Leia mais:  Escola Professora Carolina Pichler consegue 100% de frequência dos estudantes no Paebes
publicidade

Cidades

Vila Velha: Guarda Municipal homenageia mulheres com prática de tiros para as agentes

Publicado

No dia 8 de março, dedicado internacionalmente às mulheres, é de praxe oferecer flores às homenageadas. Porém, para as agentes femininas da Guarda Municipal de Vila Velha, a homenagem foi um dia de treinamento com prática de tiro. 

Nesta sexta-feira (5), durante o dia inteiro, as agentes receberam treinamento de defesa pessoal, identificação de criminosos e, a parte mais esperada, prática de tiros. O treinamento foi promovido pela Guarda de Vila Velha, por meio da Coordenação de Educação, que convidou ainda agentes das guardas de Serra e Vitória, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

A Inspetora Quéren Martins Ferreira, coordenadora da Inteligência, aprovou a iniciativa que prepara, mas também promove a integração das diversas forças de segurança. “É importante termos este intercâmbio e a possibilidade de integrar as equipes. Além disso, nos permite praticar e ficarmos mais confiantes para o dia a dia do nosso trabalho. Antigamente, não víamos tantas possibilidades quanto vemos nos últimos dois meses, com investimento e atenção para nossa qualificação”, comentou.

Ludmila Tavares é agente da PRF e participou do treinamento. “Nós estamos nestes órgãos de segurança representando as mulheres, mostrando que podemos e devemos estar nos lugares que quisermos. A iniciativa é superpositiva e a experiência junto com todas estas mulheres está fazendo deste um dia especial”, comentou.

As homenagens pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, continuam na segunda-feira (8). Completando o dueto armas e rosas, quase que como uma famosa banda de rock, os guardas municipais de Vila Velha entregarão botões de rosa às mulheres que passarem pela Praça Duque de Caxias, no Centro.

Leia mais:  Chegada das chuvas preocupa para aumento de casos de dengue
Continue lendo

Cidades

Detran lança Curso de Mecânica para Mulheres “Faça você mesma”

Publicado

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) lançará, na manhã da próxima segunda-feira (08), o Curso de Mecânica para Mulheres “Faça você mesma”, que vai oferecer conhecimento sobre manutenção preventiva e noções básicas do veículo, e, assim, garantir ainda mais segurança e independência para as mulheres no manejo da mecânica básica dos veículos de duas e quatro rodas.

Serviço

Lançamento Online do Curso de Mecânica para Mulheres “Faça você mesma”

Data: 08/03 (segunda-feira)

Horário: 9h

Link da transmissão ao vivo: https://www.facebook.com/DetranEspiritoSanto

Leia mais:  Secretaria Municipal de Meio Ambiente emite primeira licença ambiental em 24 horas
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana