conecte-se conosco


São Mateus

Veículos de aplicativos usam espaço de estacionamento de maneira abusiva

Publicado

O trânsito na cidade de São Mateus é uma verdadeira esculhambação. A começar pela falta de fiscalização e, para piorar, a imprudência e a falta do condutor de veículos na não observância das leis de trânsito.

O caso do trânsito na Avenida José Tozze, especificamente em frente ao Shopping São Mateus, no centro da cidade, motoristas de aplicativos ocupam todas as vagas do estacionamento e, quando não há vagas, estacionam seus carros em fila dupla, atrapalhando o fluxo de veículos. A situação se agrava devido a um ponto de ônibus naquela área.

Quando o motorista reclama da ação dos que trabalham com seus carros de aplicativos, esses ofendem, xingam como se donos fossem daquela área.

A Prefeitura não fiscaliza, até porque o trânsito é municipalizado, ou seja, de sua responsabilidade. Também não há qualquer iniciativa para melhorar a situação. O caos no centro da cidade se instala diariamente devido toda essa negligência da municipalidade e da irresponsabilidade de motoristas que “se acham donos da rua e das vagas”, como disse Humberto Barros que tentava atravessar a José Tozze e tinha dificuldade devido a confusão naquele trecho em que os motoristas de aplicativas promoviam no trânsito por estacionar seus carros em fila dupla.

A queixa é recorrente, mas nenhuma providência é tomada. Por isso, como tudo em São Mateus, a população, assim como os motoristas que respeitam as leis de trânsito, se sentem abandonados pelas autoridades municipais.

Leia mais:  Pacote de obras da prefeitura de São Mateus contempla bairros periféricos

Uma fonte, consultada pela reportagem, disse que a Guarda Municipal, o seu setor responsável pelo trânsito só age se houver algum flagrante de irregularidade. Quanto a normatização das áreas de estacionamento, depende de uma ação prática da Secretaria Municipal de Obras que ficou de implantar o estacionamento rotativo e não o fez, apesar de ter a empresa para executar esse serviço.

publicidade

São Mateus

Rodrigo da Cozivip recebe medalha da Câmara: “Nós somos apaixonados por São Mateus”

Publicado

Homenagem pe de autoria do vereador presidente Paulo Fundão

São Mateus – Proposta pelo vereador presidente Paulo Fundão e aprovada por unanimidade no plenário, a homenagem ao empresário Rodrigo Azevedo Batista (Rodrigo da Cozivip) foi concretizada num ambiente descontraído e de gratidão. A entrega da Medalha Amigos de São Mateus aconteceu na noite desta segunda-feira (9/12), no Palácio Legislativo Matheus Cunha Fundão, durante a sessão ordinária do Parlamento Municipal. A homenagem faz parte das celebrações dos 480 anos de São Mateus, cuja entrega de títulos, medalhas e comendas honoríficas foi concentrada na sessão solene realizada em 30 de novembro, no Sesc.

Ao recepcionar o homenageado, o anfitrião Paulo Fundão destacou virtudes do empreendedor, classificando-o como “grande amigo”. O presidente do Legislativo lembrou inclusive que apoiou a candidatura de Rodrigo a deputado estadual, em 2022, pleito em que o empresário recebeu 10.971 votos.

Descontraído, Rodrigo utilizou a tribuna para agradecer a honraria. E começou brincando com os parlamentares. “Desculpe-me, pois não tenho o dom da palavra; meu negócio é marmita”, ressaltou, lembrando o segmento industrial em que se projetou como fornecedor principalmente do segmento de petróleo e gás.

Leia mais:  Paulo Fundão rebate fake news: “O concurso público da Câmara de São Mateus não está cancelado”

Rodrigo ressaltou que ele e o irmão e sócio Marcus de Azevedo Batista (prefeito eleito de São Mateus) chegaram à cidade há 24 anos, “puxando a cachorrinha”. Ao valorizar a homenagem, ressaltou que ao deixar Linhares para empreender em São Mateus encontrou um novo lar: “Aqui me tornei homem, empresário, pai”.

Sem esconder a emoção, Rodrigo reforçou que estava muito orgulhoso pelo reconhecimento: “Nós somos apaixonados por São Mateus”. O empresário ainda elogiou o Parlamento Municipal: “Grande emoção em falar que vocês fazem a diferença. Os vereadores de São Mateus fazem a diferença. Tem que ter vocês no jogo. Estou muito feliz de estar aqui hoje, do fundo do meu coração”.

O linharense Rodrigo Azevedo Batista nasceu em 16 de agosto de 1975. Casado com Viviane Bonfim Azevedo, é pai de Sara e Rodrigo Filho.

MAIS HOMENAGENS

Na sessão desta segunda-feira, a Câmara de São Mateus entregou títulos e comendas a outros três homenageados. Rômulo Brito Sírio e a esposa Júlia Peruchi Guimarães Brito receberam títulos de cidadania honorária “Cidadão Mateense”, em homenagem proposta pelo vereador Paulo Fundão. O cantor Carlinhos Rocha (Carlos Santos Rocha) recebeu a “Comenda de Mérito Herinéa Lima Oliveira”, por indicação do vereador Carlinho Simião. Todas as homenagens foram aprovadas por unanimidade.

Leia mais:  Governo do estado garante pavimentação, calçada cidadã e ciclovia na ladeira da Cohab

Continue lendo

São Mateus

PF cumpre mandados em ação contra desvio de dinheiro em São Mateus e Pedro Canário

Publicado

Investigadores apuram o favorecimento de empresas em 250 licitações, com valor total de R$ 5 milhões

Agentes da Polícia Federal cumpriram, na manhã nesta terça-feira (10), 18 mandados de busca e apreensão em uma ação que investiga o desvio de recursos públicos em São Mateus e Pedro Canário, decorrentes do direcionamento de licitações para beneficiar empresários. 

As investigações, segundo a Polícia Federal, indicam uma série de fraudes em licitações que favoreceram empresas específicas. De acordo com a PF, duas dessas empresas venceram 250 licitações públicas, com contratos que somados chegam a R$ 5 milhões.

Ao todo, 50 policiais federais participaram da ação, que teve ainda o apoio da Corregedoria-Geral da União. 

O objetivo da operação, de acordo com a PF, é colher elementos sobre a relação entre empresários e servidores públicos municipais, bem como quantificar os prejuízos causados ao erário. 

Além das buscas e apreensões, a 3ª Vara Criminal de São Mateus determinou o bloqueio de valores em contas bancárias até o limite das contratações apuradas, como medida para assegurar o ressarcimento ao patrimônio público.

Leia mais:  Moradores cobram da Prefeitura obras que tragam segurança para suas casas próximas a Praça do Mirante

De acordo com a apuração dos investigadores da Polícia Federal, também teria ocorrido uma movimentação financeira intensa entre os empresários envolvidos e servidores públicos, além de familiares.

No cumprimento das medidas cautelares, foram apreendidos sete veículos e bloqueados valores depositados em contas bancárias dos investigados. 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana