conecte-se conosco


São Mateus

Veículos de aplicativos usam espaço de estacionamento de maneira abusiva

Publicado

O trânsito na cidade de São Mateus é uma verdadeira esculhambação. A começar pela falta de fiscalização e, para piorar, a imprudência e a falta do condutor de veículos na não observância das leis de trânsito.

O caso do trânsito na Avenida José Tozze, especificamente em frente ao Shopping São Mateus, no centro da cidade, motoristas de aplicativos ocupam todas as vagas do estacionamento e, quando não há vagas, estacionam seus carros em fila dupla, atrapalhando o fluxo de veículos. A situação se agrava devido a um ponto de ônibus naquela área.

Quando o motorista reclama da ação dos que trabalham com seus carros de aplicativos, esses ofendem, xingam como se donos fossem daquela área.

A Prefeitura não fiscaliza, até porque o trânsito é municipalizado, ou seja, de sua responsabilidade. Também não há qualquer iniciativa para melhorar a situação. O caos no centro da cidade se instala diariamente devido toda essa negligência da municipalidade e da irresponsabilidade de motoristas que “se acham donos da rua e das vagas”, como disse Humberto Barros que tentava atravessar a José Tozze e tinha dificuldade devido a confusão naquele trecho em que os motoristas de aplicativas promoviam no trânsito por estacionar seus carros em fila dupla.

A queixa é recorrente, mas nenhuma providência é tomada. Por isso, como tudo em São Mateus, a população, assim como os motoristas que respeitam as leis de trânsito, se sentem abandonados pelas autoridades municipais.

Leia mais:  Sapeca segue até sábado com mostra, exposição e programação cultural em São Mateus

Uma fonte, consultada pela reportagem, disse que a Guarda Municipal, o seu setor responsável pelo trânsito só age se houver algum flagrante de irregularidade. Quanto a normatização das áreas de estacionamento, depende de uma ação prática da Secretaria Municipal de Obras que ficou de implantar o estacionamento rotativo e não o fez, apesar de ter a empresa para executar esse serviço.

publicidade

São Mateus

MPES firma parceria com CREA-ES e Prefeitura para vistoria em casarões históricos de São Mateus

Publicado

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de São Mateus, formalizou na segunda-feira (07) o Termo de Cooperação Técnica com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES) e a Prefeitura Municipal de São Mateus. O objetivo é realizar vistorias técnicas nos casarões do sítio histórico do município, que está em avançado estado de deterioração.

A iniciativa partiu do MPES, diante da necessidade de um diagnóstico técnico do local, tombado como Patrimônio Histórico e Cultural pelo Estado, para viabilizar futuros investimentos na sua recuperação. O documento foi assinado pelo Promotor de Justiça Luciano Rocha de Oliveira, que atuará como fiscal do acordo.

“Era necessário fazer uma radiografia completa da situação dos casarões para buscar soluções concretas. O município alegava falta de recursos para isso, então propusemos a parceria com o CREA-ES, que prontamente atendeu ao chamado”, explicou o Luciano Rocha.

O trabalho técnico será realizado por 15 engenheiros indicados pelo CREA-ES, sem qualquer ônus para o município. As vistorias terão início no dia 21 de julho e devem ser concluídas até 5 de agosto. A partir desses dados, serão elaborados laudos sobre riscos estruturais, elétricos, hidráulicos, fundações e outros aspectos técnicos dos imóveis.

Leia mais:  Amadeu Boroto não definiu pré-candidatura, mas tem muitos apoiadores insistindo na sua participação na disputa para prefeito

Projetos

Segundo o Termo de Cooperação, os engenheiros também poderão propor projetos com soluções prévias para a reabilitação das estruturas dos imóveis e áreas adjacentes. Toda a atividade será registrada com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), conforme a legislação federal.

Após a conclusão dos trabalhos, o MPES promoverá uma audiência pública para apresentar os resultados à comunidade local, aos moradores do bairro Porto e aos órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio histórico. A expectativa é que os dados técnicos subsidiem a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) na elaboração e execução de projetos de restauração.

Além do CREA-ES, representado por seu presidente, Jorge Luiz e Silva, e do Município de São Mateus, representado pelo prefeito Marcus Azevedo Batista, o termo foi assinado pelo secretário municipal de Cultura, Rafael Cruz Tartalia.

O acordo tem vigência até dezembro de 2026 e prevê ações conjuntas, troca de informações entre os órgãos e eventual prorrogação, conforme o interesse dos partícipes.

Continue lendo

São Mateus

São Mateus encerra participação histórica na Feira dos Municípios com protagonismo e valorização cultural

Publicado

Após quatro dias intensos de programação, São Mateus encerrou sua participação na Feira dos Municípios com um saldo extremamente positivo. O município foi destaque pela força cultural, pela receptividade do estande e pela riqueza da gastronomia apresentada.

O espaço do município foi um dos mais visitados da feira, atraindo olhares por sua ambientação que resgatava a identidade histórica e cultural da cidade, incluindo elementos como a Igreja Velha, a Praia de Guriri, especiarias quilombolas e produtos cultivados localmente, como a macadâmia, o café e a aroeira (pimenta-rosa). Também estiveram presentes as belas peças produzidas por nossos artesãos, conforme destacou o secretário Rafael Cruz. A valorização do turismo local esteve no centro da proposta mateense, despertando o interesse de visitantes e representantes de outras cidades.

Durante o evento, o prefeito Marcus Batista fez questão de circular pessoalmente pelo pavilhão, conversando com prefeitos, autoridades e visitantes, além de marcar presença nos momentos de destaque da programação. “São Mateus é uma cidade com alma, com história, com futuro. Estamos aqui para mostrar isso ao Espírito Santo e ao Brasil”, afirmou o prefeito em uma de suas falas no estande.

Leia mais:  Bairro Pedra D'água celebra Santos Reis neste sábado (08) com missa e apresentações

A comitiva contou com representantes de diversas secretarias, artistas locais e empreendedores que levaram produtos, artesanato, gastronomia e apresentações culturais. Ao longo dos dias, o espaço de São Mateus sediou rodas de conversa, apresentações musicais e uma degustação da culinária local que arrancou elogios dos visitantes.

Na programação cultural, a passeata pela feira animou o público e evidenciou a riqueza artística do nosso município. Além disso, o evento serviu como vitrine para projetos estratégicos e futuras parcerias. A equipe de São Mateus aproveitou a oportunidade para dialogar com representantes do Governo do Estado e lideranças de outras regiões, estreitando laços e apresentando as potencialidades da cidade em áreas como turismo, cultura e economia criativa.

Ao fim da feira, o clima foi de dever cumprido. A participação foi avaliada como um sucesso pela equipe organizadora municipal, que destacou o envolvimento coletivo como fator fundamental para a entrega de um estande atrativo, bem estruturado e alinhado com a proposta de exaltar o orgulho de ser mateense.

“Foi bonito ver nossa cidade sendo valorizada. As pessoas chegavam e se encantavam com o que preparamos. Isso mostra que estamos no caminho certo, promovendo São Mateus com identidade, com verdade e com entusiasmo”, destacou a primeira-dama Talita Batista.

Com uma presença viva, alegre e bem articulada, São Mateus mostrou, mais uma vez, que sabe representar sua gente e sua história com dignidade e brilho. A Feira dos Municípios de 2025 ficará marcada como um capítulo de exaltação à identidade capixaba — e São Mateus foi protagonista.

Leia mais:  Pré-matrícula de novos alunos para rede municipal de São Mateus inicia nesta sexta (09)

 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana