conecte-se conosco


São Mateus

VEJA A COLETIVA: Tio confessa que tinha relações com menina de 10 anos desde 2019

Publicado

Num vídeo que circula nas redes sociais o homem afirma que outras pessoas da família da criança também teriam praticado abusos, mas a polícia trabalha com a informação de que ele foi o único abusador

A Polícia Civil do Estado do Espirito Santo (PCES) realizou coletiva de imprensa nesta terça-feira (18) para falar sobre a prisão do homem acusado de estuprar e engravidar uma criança de 10 anos em São Mateus. O caso chegou ao conhecimento da polícia no dia 08, após a criança dar entrada no Hospital Roberto Silvares com suspeita de gravidez. O suspeito confessou que tinha relações com a menina desde 2019.

A prisão do acusado, de 33 anos,  foi realizada por uma equipe da Polícia Civil de São Mateus na madrugada desta terça-feira, na região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Participaram da coletiva o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, o superintendente de Polícia Regional Norte, delegado Ícaro Ruginsk e o chefe da 18ª DR de São Mateus e responsável pelas investigações, delegado Leonardo Malacarne.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também esteve presente e parabenizou o trabalho da polícia na atuação do caso.

De acordo com o coronel Alexandre Ramalho, secretário de segurança do Estado, a mãe da menina é falecida e o pai está preso. A criança é criada pela a avó, com histórico de muita dificuldade social.

Leia mais:  Diretor do SAAE é ouvido sobre contratos em reunião das comissões da Câmara

“Toda equipe de governo está mobilizada neste caso, dando o amparo que essa criança merece e precisa, bem como a segurança, cumprindo sua missão principal que é colocar esse monstro atrás das jaulas. Cometido esse crime, é um monstro que não merece viver no seio da sociedade”, disse o secretário.

Ramalho esclareceu ainda que o suspeito preso hoje, já tem passagens pela polícia por tráfico de drogas, associação ao tráfico e posse ilegal de armas. 

“Esperamos que ele tenha a pena máxima. A nossa função é tirar do convívio social essas pessoas que não tem condições de viver em sociedade. A menina tem apenas 10 anos de idade. Ele disse que tinha um relacionamento com ela, mas isso não justifica. Ela não tem a menor capacidade de entender o que está acontecendo”, ressaltou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

Segundo Arruda, uma equipe multidisciplinar vai acompanhar o cuidado com a criança e que as pessoas que cometeram crimes, divulgando dados sigilosos sobre a identidade da menina, serão investigadas.

Detalhes sobre a prisão

Durante todo final de semana a polícia realizou buscas no Espírito Santo, na divisa com a Bahia, e em Minas Gerais, nas cidades de Nanuque e na região metropolitana de Belo Horizonte, onde ele foi localizado nesta terça-feira (18).

Leia mais:  Moradores “privatizam” praça do bairro Jaqueline

Segundo a polícia, desde que a notícia que a menina estava grávida se espalhou, o homem fugiu de São Mateus. O suspeito foi encontrado escondido na casa de parentes.

Ainda de acordo com as investigações, ele sabia que o cerco estava sendo fechado e ele entrou em contato com um policial de São Mateus dizendo onde estava e que iria se entregar. “Ele já temia pela integridade física dele, tinha medo de morrer e resolveu se entregar”, contou superintendente de Polícia Regional Norte, delegado Ícaro Ruginsk.

Alegações do suspeito

Num vídeo que circula nas redes sociais e aplicativos de mensagens, o homem afirma que outras pessoas da família da menina também teriam praticado abusos contra ela. Porém, segundo os investigadores, a polícia trabalha com a informação de que o crime foi cometido apenas por ele. Todos os detalhes ainda estão sendo apurados.

Ainda de acordo com a polícia, o suspeito alegou que ele e a criança teriam um relacionamento e que os atos sexuais eram consentidos. Porém, por se tratar de uma menor de idade, o caso é considerado estupro de vulnerável. A pena máxima pode ser de 8 a 15 anos e ainda poderá ser aumentada por conta de agravantes relacionados ao caso.

Acompanhe a coletiva completa:

publicidade

São Mateus

Jogos Escolares 2022 (JEES) tem abertura oficial em São Mateus

Publicado

Com direito a Pira Olímpica e desfile das equipes, com a presença de autoridades e delegações dos Municípios que fazem parte da Região VI – São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Montanha, Pinheiros e Ponto Belo – foi realizada ontem (16), na quadra do Centro de Vivência Amélia Boroto, a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Escolares 2022 em São Mateus (JEES).

O Município está sediando as competições de esportes coletivos – vôlei, handebol, basquete e futebol de salão, masculino e feminino, infantil – até 14 anos – e juvenil – 15 a 17 anos – que definem os representantes da Região VI nas finais estaduais dos Jogos, em Guarapari, de onde sairão os representantes capixabas para as etapas nacionais.

As finais estaduais, infantil e juvenil, acontecerão de 06 a 11 de junho (infantil + Festival Paralímpico) e 20 a 25 de junho (juvenil), no Sesc, de Guarapari. As etapas nacionais serão em Aracaju, Rio de Janeiro e São Paulo.

EXPERIÊNCIA PARA A VIDA

Para a secretária municipal de Educação, Luciana Moreira, a competição “é uma marca que esses atletas levarão por toda a vida. São Mateus tem muito orgulho por estar sediando essa edição do evento”. 

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, lembrou que essa edição do JEES tem um significado ainda mais especial, pois é o primeiro realizado desde o início da pandemia. 

Leia mais:  Diretor do SAAE é ouvido sobre contratos em reunião das comissões da Câmara

EQUIPES EM QUADRA

A diferença básica entre as modalidades infantil e juvenil, além da idade, é que no infantil são as escolas que disputam as vagas, enquanto no juvenil são seleções locais, formadas a partir dos times escolares.

As escolas-equipes que representam São Mateus nessa etapa da competição são as seguintes:

Categoria Infantil – até 14 anos:

Futsal, masculino e feminino: EMEF Vereador Laurindo (Bairro Litorâneo)

Vôlei, masculino e feminino: EMEF Aviação 

Basquete, masculino: Colégio Alternativa

Handebol, feminino: Colégio Alternativa

Para a disputa regional, categoria juvenil – 15 a 17 anos – foram selecionadas as seguintes equipes:

Base do futsal, masculino e feminino: EEEM Ceciliano Abel de Almeida

Base do vôlei feminino: EEEM Ceciliano Abel de Almeida

Base do basquete masculino: EEEFM Wallace Dutra

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DOS JOGOS

As competições acontecem de segunda a quinta-feira na quadra do Centro de Vivência – Bairro Carapina. As partidas de sexta e sábado serão na quadra do Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc) – Bairro Universitário.

A tabela para a região VI com todos os jogos, horários e locais está no link https://sesport.es.gov.br/Media/Sesport/GEECL/JEES/Regi%C3%A3o%20VI%20-%20S%C3%83O%20MATEUS-1.pdf 

Leia mais:  Inscrições para o prêmio Mestre Armojo do Folclore Capixaba vão até dia 27

Os representantes estaduais para esportes individuais – atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica), xadrez – e os atletas das competições paralímpicas – atletismo, parabadminton, bocha, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado -, estudantes-atletas que irão para as disputas nacionais, serão definidos em competições classificatórias que acontecerão a partir de 4 de junho.

RESULTADOS DESTA SEGUNDA-FEIRA

HFI – Lago Dos Cisnes – São Mateus 1 X 31  Emir de Macedo – Pinheiros

HMI – CEI Educação Rural – Boa Esperança 17 X 09  Benônio Falcão – Conceição Da Barra

HFJ  – Seleção de Montanha – 5 x 15 – Seleção de Boa Esperança 

HMJ – Seleção de Pinheiros – 17 x 10 Seleção de Conceição da Barra

FFI –  Laurindo Samaritano – São Mateus –  2 X 1  Domingos Martins – Montanha

FMI – Laurindo Samaritano – São Mateus – 1X 8 –  Domingos Martins – Montanha

FMI – Emir Macedo – Pinheiros  1 X 1  Maria Magdalena – Ponto Belo 

FFJ – Seleção de São Mateus 8 X 1 Seleção de Pinheiros

Continue lendo

São Mateus

US3 terá plantão sábado e domingo para atendimento a pacientes de oftalmologia e angiologia previamente agendados pela CRM

Publicado

São Mateus – Neste sábado e domingo, a partir das 8h, na US3 do Bairro Boa Vista, vai acontecer um plantão de oftalmologia e angiologia. Serão realizados 70 atendimentos em cada dia – 40 oftalmo, 30 angio –, a pacientes que já estão agendados pela Central de Regulação Municipal e aguardando consulta.

Para os pacientes oftalmológicos, nos casos que se enquadrarem dentro dos critérios sócio econômicos, após avaliação de profissional da Assistência Social da Secretaria de Saúde do Município, também serão ofertados os óculos.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, “esse sistema de plantões é mais uma política pública eficiente que implementamos no esforço para acabar com a fila de espera para essas especialidades, e segue a política de qualidade da gestão Daniel Santana, que prioriza o atendimento aos que mais precisam do Poder Público”.

Leia mais:  Pesquisa não desanima candidatos à Prefeitura de São Mateus
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana