conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Verão saudável: alimente-se de forma adequada e evite desidratação

Publicado

O verão em Vila Velha chegou com temperatura elevada e isso exige maior atenção com a saúde, principalmente com a alimentação. Com alta temperatura, vários alimentos podem estragar facilmente. Por isso é preciso ter cautela para aproveitar o verão de forma saudável.  

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) faz algumas orientações para uma boa alimentação nessa época de calor, para que se as pessoas alimentem-se de forma adequada, evitando desidratação e perda de sais minerais.

 Quais bebidas ajudam na hidratação? Não espere a sede aparecer para beber água, abuse da água de coco e sucos naturais. Picolés de frutas estão permitidos nessa época para todas as idades. Evite o excesso de bebidas alcoólicas, pois elas desidratam e são calóricas. Observe a cor da sua urina, se estiver clara é sinal de boa hidratação.

– Quais frutas? Todas as frutas são liberadas. A melancia é aliada da hidratação e ajuda a manter a pele saudável. O abacaxi é rico em vitamina A e C, possui ação desintoxicante e refrescante. A manga é uma fruta energética e rica em betacaroteno, ajuda a manter o bronzeado em dia.

Leia mais:  Pesadelos frequentes estão ligados ao risco de demência, aponta estudo

– O que evitar? Se precisar comprar algo na praia, verifique a validade e evite sanduíches, camarões, salgados e alimentos expostos em geral. Boas opções pra levar na bolsa: castanhas, frutas higienizadas e suco natural.
 
– No dia a dia? Busque fazer no mínimo quatro refeições por dia: desjejum, almoço, lanche e jantar. Procure comer carnes magras, peixes ou ovos, alimentos integrais, frutas, verduras e legumes.

–  Quais alimentos bons para a pele? Frutas e legumes de cor amarela ou alaranjada favorecem o bronzeado. Cenoura, beterraba e folhosos verde escuros (couve, agrião, rúcula e brócolis) também são alimentos que protegem a pele no verão.

publicidade

Medicina e Saúde

Brasil volta à lista dos países com mais crianças sem vacina, diz Unicef

Publicado

Pesquisa utilizou como referência a primeira dose da vacina DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche

O Brasil retornou à lista das 20 nações com a maior defasagem na imunização infantil, ocupando a 17ª posição em 2024, com 229 mil crianças não vacinadas. Os dados, divulgados em um levantamento conjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), indicam uma piora no cenário em comparação a 2023, quando o país havia saído do ranking com 103 mil crianças não vacinadas. O relatório destaca que o Brasil é o único país da América do Sul a integrar essa lista. A pesquisa utilizou como referência a primeira dose da vacina DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche.

Globalmente, o estudo revela que mais de 14 milhões de crianças não receberam nenhuma dose da vacina, ficando vulneráveis a doenças previníveis. A cobertura mundial com as três doses do imunizante está em 85%. Além disso, nenhuma das 17 vacinas monitoradas no último ano atingiu a meta de 90% de cobertura. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, alertou que pequenas quedas na cobertura vacinal podem aumentar drasticamente o risco de surtos e sobrecarregar os sistemas de saúde. Ele ressaltou que cortes em investimentos e a desinformação sobre a segurança dos imunizantes são ameaças que podem reverter décadas de avanços na saúde pública.

Leia mais:  Alerta para risco de doces contaminados por salmonela

Continue lendo

Medicina e Saúde

Equipe do SAMU 192 Norte participa do CONAER 2025 em Vitória

Publicado

A equipe do SAMU 192 Norte, serviço vinculado ao Consórcio Público CIM Norte, participou nos dias 10 e 11 de julho do CONAER 2025, Congresso Nacional de Operações Aeromédicas, realizado em Vitória/ES.

O evento, promovido pela Associação Brasileira de Operações Aeromédicas (ABOA), reuniu especialistas e profissionais de todo o país para debater os desafios e avanços no atendimento aeromédico no Brasil. Representando o consórcio a equipe administrativa do SAMU 192 Norte, estiveram presentes os enfermeiros Aline Regiane, Fernando Pezzin e Janderson Dias, além do médico Dr. Edvaldo Massario.

Durante a programação, os participantes acompanharam painéis sobre gestão de emergências, integração entre forças de resgate, e apresentação de casos clínicos de alta complexidade. Destaque para o simulado técnico de atendimento a múltiplas vítimas realizado na Praia de Camburi, com a participação do SAMU ES e do NOTAER.

A presença da equipe técnica do SAMU 192 Norte reafirma o compromisso do CIM Norte com a formação contínua e a busca por inovação nos serviços de urgência e emergência, beneficiando diretamente os 14 municípios consorciados.

Leia mais:  Cinco alimentos ricos em magnésio para reforçar ossos e músculos

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana