conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Verão saudável: alimente-se de forma adequada e evite desidratação

Publicado

O verão em Vila Velha chegou com temperatura elevada e isso exige maior atenção com a saúde, principalmente com a alimentação. Com alta temperatura, vários alimentos podem estragar facilmente. Por isso é preciso ter cautela para aproveitar o verão de forma saudável.  

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) faz algumas orientações para uma boa alimentação nessa época de calor, para que se as pessoas alimentem-se de forma adequada, evitando desidratação e perda de sais minerais.

 Quais bebidas ajudam na hidratação? Não espere a sede aparecer para beber água, abuse da água de coco e sucos naturais. Picolés de frutas estão permitidos nessa época para todas as idades. Evite o excesso de bebidas alcoólicas, pois elas desidratam e são calóricas. Observe a cor da sua urina, se estiver clara é sinal de boa hidratação.

– Quais frutas? Todas as frutas são liberadas. A melancia é aliada da hidratação e ajuda a manter a pele saudável. O abacaxi é rico em vitamina A e C, possui ação desintoxicante e refrescante. A manga é uma fruta energética e rica em betacaroteno, ajuda a manter o bronzeado em dia.

Leia mais:  Estudo indica que 2,4 mil vidas foram salvas pela vacina contra a Covid-19 no Espírito Santo

– O que evitar? Se precisar comprar algo na praia, verifique a validade e evite sanduíches, camarões, salgados e alimentos expostos em geral. Boas opções pra levar na bolsa: castanhas, frutas higienizadas e suco natural.
 
– No dia a dia? Busque fazer no mínimo quatro refeições por dia: desjejum, almoço, lanche e jantar. Procure comer carnes magras, peixes ou ovos, alimentos integrais, frutas, verduras e legumes.

–  Quais alimentos bons para a pele? Frutas e legumes de cor amarela ou alaranjada favorecem o bronzeado. Cenoura, beterraba e folhosos verde escuros (couve, agrião, rúcula e brócolis) também são alimentos que protegem a pele no verão.

publicidade

Medicina e Saúde

Hospital Rio Doce recebe Prêmio Líderes IVSB pela qualidade no atendimento aos pacientes

Publicado

O Hospital Rio Doce recebeu, na noite desta terça-feira (05), o prêmio Líderes do Índice Valor Saúde Brasil (IVSB), pelo seu desempenho de excelência na linha de cuidado “Angioplastia Coronariana”. A entrega do Prêmio Líderes IVSB aconteceu no Hotel Ibis Styles Confins, em Minas Gerais.

A premiação foi criada pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial para medir e comparar a eficiência da gestão dos hospitais e os projetos desenvolvidos para melhorar cada vez mais os serviços oferecido aos pacientes. Participaram do evento, representando o Hospital Rio Doce, a diretora administrativa da instituição, Fátima Biancardi, e o gerente administrativo financeiro, Phablo Dobrovolsky.
Visualização da imagem
 “Estamos muito felizes com este resultado.  Nos dedicamos intensamente para prestar um atendimento eficiente, humanizado e acessível para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).  Este reconhecimento indica que estamos no caminho certo e vamos seguir buscando sempre oferecer o melhor atendimento”, ressaltou Fátima.

Leia mais:  Governo do Estado abre programa de residência médica inédito de Neurocirurgia
Continue lendo

Medicina e Saúde

Onda de calor: 7 dicas do que comer e o que evitar em dias muito quentes

Publicado

Altas temperaturas pedem uma atenção especial não somente à hidratação correta, mas também à escolha dos alimentos ingeridos

Os dias de muito calor, devido às altas temperaturas quem vêm atingindo o Espírito Santo nas últimas semanas, pedem mais atenção não somente à hidratação correta, mas também à escolha dos alimentos ingeridos.

Segundo nutricionistas, adotar uma alimentação adequada ajuda a manter a energia e a lidar com o clima quente.

Veja algumas dicas valiosas para se alimentar de forma inteligente durante a onda de calor:

1) Hidratação sempre em primeiro lugar

Beber água, ficando sempre hidratado, é essencial para manter o equilíbrio e a temperatura adequada do corpo para que o organismo funcione perfeitamente. Beba água ao longo de todo o dia;

Uma boa dica é incluir nas refeições alimentos ricos em água, como melancia, pepino e melão.

2) Refeições leves e frescas

Escolha refeições mais leves, compostas por saladas coloridas, verduras frescas e legumes cozidos. Evite frituras e carnes muito gordurosas. Isso pode tornar a digestão mais difícil em dias quentes e provocar mal-estar;

Leia mais:  Estudo indica que 2,4 mil vidas foram salvas pela vacina contra a Covid-19 no Espírito Santo

3) Frutas e vegetais da estação

Quando for ao supermercado ou à feira-livre, procure escolher as frutas e vegetais que estão na estação. Além de serem mais em conta, apresentam qualidade nutricional melhor.

– Frutas: goiaba, caju, melancia, melão, manga, maracujá, pêssego, limão e laranja-pera;

– Verduras: alface, repolho, rúcula, acelga, salsão;

– Legumes: pepino, pimentão, quiabo, batata-doce, abóbora, abobrinha, inhame, jiló, berinjela, vagem.

Por serem ricos em nutrientes e antioxidantes, contribuem para a saúde como um todo.

4) Ultraprocessados e sal

Alimentos ultraprocessados e ricos em sódio podem aumentar a sensação de inchaço em época de muito calor. Fuja de biscoitos recheados, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes.

5) Snacks saudáveis

Escolha snacks saudáveis, como iogurte natural com frutas, ou castanhas e sementes. Opções assim são uma boa fonte de energia.

6) Fique longe de bebidas açucaradas e cafeína

Em dias de altas temperaturas, o ideal é não consumir refrigerantes e bebidas muito açucaradas de maneira geral. Elas podem levar à desidratação se consumidas em excesso. Também é aconselhado limitar o consumo de cafeína, uma vez que pode contribuir para a perda de líquidos.

Leia mais:  Idosos com mais de 90 anos serão novo público-alvo da vacinação contra a covid-19 no ES

7) Gelados e smoothies nutritivos

Preparar smoothies com frutas congeladas e iogurte natural é uma excelente opção. Além de espantar o calor, é nutritiva. Picolés caseiros feitos com sucos naturais funcionam para espantar o calor.

Outra dica importante é sempre manter em mente que a chave para enfrentar dias de calor intenso está na moderação e na escolha de alimentos que auxiliem na hidratação e forneçam nutrientes essenciais. 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana