conecte-se conosco


São Mateus

Vereador diz que o município de São Mateus está em situação de calamidade há cinco anos

Publicado

A declaração foi feita pelo vereador Gilton Gomes em sessão da Câmara Municipal

O clima esquentou quando, na sessão desta terça-feira (18), o vereador Gilton Gomes (PSDB), subiu à tribuna para contestar o líder do governo, Cristiano Balanga (PROS), que enaltecia as ações do prefeito Daniel Santana depois que saiu da cadeia e retornou ao cargo, garantido por uma liminar. Pia, como é conhecido o vereador Gilton Gomes, disse que desde quando o atual prefeito assumiu a Prefeitura, há cinco anos, o município está em calamidade pública. “Não existe nenhuma obra importante e São Mateus está abandonado”, disse ele. “O município está entregue às baratas”, continuou acrescentando que foi eleito para defender os interesses do povo e do município e não interesses particulares”, completou.

O vereador Gilton Gomes, que é o relator da Comissão Processante que analisa a possibilidade de abrir uma CPI contra o prefeito, disse ainda que “as escolas estão caindo e faltam médicos nos postos de saúde”. Questionado pelo líder do governo sobre o apoio que deu ao prefeito por ocasião das eleições, Pia explicou de maneira taxativa que ajudou a eleger Daniel “para ele fazer a coisa certa e não as coisas erradas como vem fazendo”.

Leia mais:  Cena Mateense - O mui amigo de chapéu e trança

O vereador está no seu segundo mandato e, na última eleição, depois de ficar um tempo fora da política, obteve 773 votos.

Indeferido

O historiador Eliezer Nardoto que usaria a tribuna livre, para falar sobre a situação em que vive o município e convidar a população para participar da carreata que deve acontecer nesta quarta-feira (19), teve o pedido apresentado pelo vereador Gilton Gomes, indeferido pelo presidente do Legislativo Paulo Fundão (PP). O motivo foi por ter sido feito sem o prazo necessário conforme normativa da Câmara.

publicidade

São Mateus

Aprovadas mais 14 indicações ao Executivo

Publicado

São Mateus – Na sessão ordinária desta semana, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, 14 Indicações (321 a 334/2022), duas Moções de Congratulação (025 e 026/2022) e dois Projetos de Lei (021 e 022/2022). Usaram a Tribuna Livre no Pequeno Expediente o coronel Alexandre Ramalho (ex-secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social), a presidente do Conselho Tutelar de São Mateus, Lessenilda Paula da Silveira, e a equipe do Sest/Senat.

Em rápidas palavras, o coronel Ramalho explicou que atua há 33 anos na área de segurança, tendo ingressado na Polícia Militar em 1989. Ele listou avanços que obteve quando comandou a Sesp e pontuou o que entende como solução para os problemas que afetam a segurança dos capixabas e brasileiros. Disse inclusive que é preciso atualizar a legislação, inclusive o Código Penal e o Código de Processo Penal, além de maior diálogo envolvendo o Ministério Público, o Judiciário e o Congresso Nacional. O coronel Ramalho é pré-candidato ao Senado.

PROPOSIÇÕES APROVADAS
Confira, a seguir, as proposições aprovadas por unanimidade, com os respectivos autores, na sessão ordinária do dia 17 de maio.

INDICAÇÕES

Adeci de Sena
• Reforma da academia popular e do playground do Nativo, e contratação de profissional de Educação Física para ministrar aulas de ginástica aeróbica
• Aquisição de caminhão-caçamba para atender aos produtores rurais do Distrito de Nativo de Barra Nova

Leia mais:  Vereadores vão liberar 200 mil para Prefeitura adquirir cestas básicas e materiais de higiene pessoal para famílias carentes

Ciety Cerqueira
• Articular captação de recursos, nos governos estadual e federal, para construção de prédio para o Ceim 13 de Setembro, no Assentamento Córrego da Areia
• Construção de quadra poliesportiva coberta no terreno ao lado da Escola Km 35, em Nova Aimorés

Cristiano Balanga
• Extensão de rede de água na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Litorâneo
• Extensão de rede elétrica, com instalação de postes com luminárias, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Litorâneo

Delermano Suim
• Término do calçamento da Rua Recanto das Iaras, no Bairro Morada do Ribeirão
• Pavimentação asfáltica da Rua Ernandes Rufino da Silva, que liga o cais da Pedra D’Água à Rodovia Othovarino Duarte Santos

Gilton Gomes
• Aquisição de brinquedos pedagógicos para os centros de educação infantil da rede municipal
• Instalação de brinquedos adaptados para uso das crianças com necessidades especiais nos playgrounds, escolas e centros de educação infantil da rede municipal

Leia mais:  Diretor do PETROCITY é entrevistado no programa ''Personalidades''.

Isael Aguilar
• Pavimentação da Rua Ambrósio Lino dos Santos, na Comunidade Santa Maria
• Liberação de recursos financeiros para a realização da 2ª Cavalgada da Amizade, em Nova Lima, no dia 3 de julho de 2022

Lailson da Aroeira
• Reitera a Indicação 193/2022, para calçamento das ruas Antônio dos Santos e Alaíde Silva Mattos, situadas no entrocamento com a Avenida Maria Calixto Conceição, no Bairro Bom Sucesso II

Lailson da Aroeira e Isael Aguilar
• Calçamento da Avenida Gileno Santos, no Bairro Ayrton Senna

MOÇÕES

Delermano Suim
– VOTO DE CONGRATULAÇÃO ao Sest/Senat, pelos relevantes serviços prestados na Cidade de São Mateus-ES.

Paulo Fundão
– VOTO DE CONGRATULAÇÃO ao Sr. Márcio Lyrio, diretor da Escola Santa Clara e do Polo da Universidade Norte do Paraná (Unopar), pelos relevantes serviços prestados na Cidade de São Mateus-ES

Continue lendo

São Mateus

Na Câmara, Sest/Senat reforça prevenção de mortes no trânsito

Publicado

São Mateus – Com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, a campanha Maio Amarelo segue arregimentando apoios. Em São Mateus, a parceira da vez é a Câmara Municipal, que abriu espaço na sessão plenária desta semana para que representantes do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) mostrassem, à sociedade mateense, a importância do engajamento de todos em atitudes preventivas.

Acompanhado de outros componentes do Sest/Senat, incluindo o diretor Nelson Hespanha Borges Filho, o técnico José Vanderlúcio dos Santos explicou o tema do Maio Amarelo 2022 – Juntos Salvamos Vida – a fim de enfatizar a relevância do contexto da segurança viária, da educação, informação e mobilização da população para um comportamento mais seguro e pacífico no trânsito.

Ele salientou que a campanha foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, junto com a Organização das Nações Unidas (ONU). Hoje tem a adesão de 178 países, sempre buscando uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil.

Leia mais:  São Mateus inicia vacinação contra COVID para adolescentes

A fim de reforçar o que disse, Vanderlúcio exibiu um vídeo referente aos riscos do uso do celular no trânsito. “Vamos desligar a internet pelo menos na hora em que a gente estiver dirigindo”, conclamou.

Aproveitando a ocasião, o diretor Nelson Hespanha lembrou que o Sest/Senat tem cinco unidades no Espírito Santo e deve concluir a sede própria mateense em setembro ou outubro, com investimento de R$ 19 milhões. Para tanto, pediu atenção do poder público no calçamento de um curto trecho do acesso. Nesse assunto, o vereador Cristiano Balanga, líder do Prefeito na Câmara, disse que encaminharia imediatamente a demanda ao Executivo.
Os vereadores Ciety Cerqueira e Delermano Suim reforçaram a importância da campanha Maio Amarelo, para evitar que mais vidas sejam ceifadas por imprudência no trânsito.

Na mesma sessão, o Sest/Senat foi agraciado com um Voto de Congratulação, aprovado por unanimidade pelo plenário. Na entrega, aconteceu a tradicional foto dos homenageados com os vereadores.

MAIO AMARELO

Mobilizando segmentos diversos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada, o Maio Amarelo busca “fugir de falácias cotidianas e costumeiras, e efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”.

Leia mais:  Petrocity quer iniciar obras no 1º trimestre de 2020 e operação até o final de 2023

No mundo, conforme levantamento com dados da ONU em 2009, os números ficaram perto de três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, ou a nona maior causa de mortes no mundo. “Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos”. De acordo com os dados computados, esses acidentes já representam um custo de 518 bilhões de dólares por ano.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana