conecte-se conosco


São Mateus

Vereadores mateenses aprovam ajuda a projetos da Polícia Militar

Publicado

Parlamentares aproveitam presença do comandante Jefson para elogiar ações da PM e reforçam demandas de Segurança Pública

São Mateus – “Aqui tem um parlamento que está de mãos dadas com a Polícia Militar”. Com estas palavras, o presidente da Câmara de São Mateus, vereador Paulo Fundão, reiterou, diante do comandante do 13º Batalhão de São Mateus, a disposição dos vereadores em reforçar as parcerias em prol da segurança dos mateenses. O tenente-coronel Jefson Coelho Correia foi o primeiro a usar a Tribuna Livre na sessão plenária de terça-feira (10), ocasião em que foram aprovados dois projetos de lei em apoio a ações sociais do 13° BPM.

Acompanhado do subcomandante do Batalhão, major Ronaldo Raimondi, o tenente-coronel Jefson agradeceu o apoio dos vereadores. Ele salientou que os R$ 50 mil destinados pela Câmara Municipal ao Batalhão, por meio de devolução à Prefeitura e repasse ao Conselho Interativo de Segurança Pública dos KM’s (Coniseg), beneficiarão os mateenses que usufruem dos projetos sociais desenvolvidos dentro do quartel do BPM. Atualmente o Batalhão atende crianças carentes com aulas de karatê e está iniciando também projeto com ginástica rítmica.

Leia mais:  Presidente da Câmara defende CPI para investigar abusos contra menores em São Mateus

O ten-cel Jefson salientou que, além da Câmara e da Prefeitura de São Mateus, o Batalhão trabalha ainda em parcerias com outros órgãos, como a Polícia Civil, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. “Essa interação traz resultados positivos”, frisou, explicando que, em São Mateus, está sendo registrada uma queda de quase 50% nos índices de homicídio.

O comandante salientou que o Batalhão vive uma realidade de quase 40% de defasagem no efetivo. Segundo ele, esse quadro é o segundo pior do Estado. Por essa situação adversa, disse que está desenvolvendo ações para otimizar os poucos recursos. O tenente-coronel disse que o Município tem um dos maiores índices de confrontos armados do Estado, entretanto, mesmo com tal situação, nenhum policial militar foi vitimado.

VEREADORES

Em discursos, os vereadores Adeci de Sena, Isael Aguilar, Cristiano Balanga, Carlinho Simião, Delermano Suim, Lailson da Aroeira e Ciety Cerqueira, além do presidente Paulo Fundão, teceram elogios à atuação da Polícia Militar. Ciety inclusive ressaltou o retorno do policiamento 24 horas no Distrito de Nestor Gomes.

Leia mais:  Polícia Federal: Daniel da Açaí teria recebido até 20% do valor de obra de passarela em Guriri

Diante do comandante e do subcomandante do Batalhão de São Mateus, parlamentares aproveitaram para pontuar demandas da área de segurança pública em bairros urbanos e comunidades rurais. Em época de colheita de diferentes culturas, em vários pontos do Município, os vereadores pediram, à Polícia Militar, reforço do trabalho preventivo, com ampliação da sensação de segurança. E lamentaram a situação de efetivo reduzido para atendimento às demandas das comunidades mateenses.

O tenente-coronel Jefson salientou que, com a Operação Colheita, o policiamento será reforçado. Contudo ponderou que é preciso também maior participação da sociedade, inclusive com registros de ocorrências e denúncias anônimas, e de autoridades nas instâncias estadual e federal. Exemplificou inclusive que o Município não tem sequer uma viatura adquirida com recurso de emenda parlamentar.

O comandante do BPM disse que colocará para avaliação futuramente a reativação do posto policial entre os bairros Bom Sucesso, Vitória e Ayrton Senna. Afirmou ainda que é necessário, e barato, a implantação de videomonitoramento na Região dos Quilômetros, no Distrito de Nestor Gomes.

publicidade

São Mateus

Governo do estado garante mais cursos de qualificação para São Mateus

Publicado

As vagas são para o programa Qualificar-ES, do Governo do estado e as inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (19)

São Mateus – Vai até amanhã (quinta-feira, 19) o prazo para inscrições gratuitas para concorrer à vagas em até dois cursos profissionalizantes, com certificado, pelo programa Qualificar-ES, do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico – Sectides.

São diferentes editais e a distribuição de vagas prioriza os moradores dos bairros onde acontecerão as aulas: os cursos de Confeitaria (noturno) e Tortas e Massas (vespertino), por exemplo, são preferencialmente para moradores do Bairro Vitória, enquanto no curso de Inglês Básico as vagas são prioritariamente para moradores do Bairro Boa Vista.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo site www.qualificar.es.gov.br até o dia 19/05/2022. A lista de classificados será publicada dia 01/06/2022 e as aulas terão início dia 07/06/2022.  

 

ATENÇÃO AOS LOCAIS DISPONIBILIZADOS:

BAIRRO AYRTON SENNA

Opções de cursos: Assistente de Secretaria Escolar (matutino), Assistente Administrativo (vespertino), Auxiliar de Departamento Pessoal (noturno), Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (matutino, vespertino e noturno)

Leia mais:  São Mateus: confira o cronograma de vacinação contra Covid

Local dos cursos: Centro de Referência da Juventude – CRJ de São Mateus

Endereço: Avenida Gileno Santos,495 – Ayrton Senna, São Mateus – ES

 

BAIRRO VITÓRIA

Opções de cursos: Tortas e Massas (vespertino), Confeitaria (noturno) 

Local dos cursos: Centro de Referência da Juventude – Paróquia de Santo Antônio (Paróquia Daniel Comboni)

Endereço: Avenida Dom José Dalvit, 995 – Vitória, São Mateus – ES

 

BOA VISTA

Opção de curso: Inglês Básico (matutino)

Local do curso: Secretaria Municipal de Assistência Social

Endereço: Rua Dr. Ademar de Oliveira Neves, 100 – Boa Vista, São Mateus – ES

CURSOS EXCLUSIVOS PARA MULHERES – PARCERIA COM O AGENDA MULHER

Opção de curso: Bolos e suas Variações (matutino) 

Local do Curso: Paróquia de Santo Antônio (Paróquia Daniel Comboni)    

Endereço: Avenida Dom José Dalvit, 995 – Vitória, São Mateus – ES    

 

REQUISITOS

Para inscrever-se é preciso ter idade mínima de 16 anos, completados na data da matrícula, residir no Município de São Mateus, onde o curso será realizado e ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever. Para os cursos da área de Saúde, a idade mínima é de 18 anos.

Leia mais:  Prefeitura de São Mateus realiza obras de calçamento nas ruas e avenidas do bairro Santo Antônio

Continue lendo

São Mateus

Jogos Escolares 2022 (JEES) tem abertura oficial em São Mateus

Publicado

Com direito a Pira Olímpica e desfile das equipes, com a presença de autoridades e delegações dos Municípios que fazem parte da Região VI – São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Montanha, Pinheiros e Ponto Belo – foi realizada ontem (16), na quadra do Centro de Vivência Amélia Boroto, a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Escolares 2022 em São Mateus (JEES).

O Município está sediando as competições de esportes coletivos – vôlei, handebol, basquete e futebol de salão, masculino e feminino, infantil – até 14 anos – e juvenil – 15 a 17 anos – que definem os representantes da Região VI nas finais estaduais dos Jogos, em Guarapari, de onde sairão os representantes capixabas para as etapas nacionais.

As finais estaduais, infantil e juvenil, acontecerão de 06 a 11 de junho (infantil + Festival Paralímpico) e 20 a 25 de junho (juvenil), no Sesc, de Guarapari. As etapas nacionais serão em Aracaju, Rio de Janeiro e São Paulo.

EXPERIÊNCIA PARA A VIDA

Para a secretária municipal de Educação, Luciana Moreira, a competição “é uma marca que esses atletas levarão por toda a vida. São Mateus tem muito orgulho por estar sediando essa edição do evento”. 

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, lembrou que essa edição do JEES tem um significado ainda mais especial, pois é o primeiro realizado desde o início da pandemia. 

Leia mais:  Prefeitura de São Mateus realiza obras de calçamento nas ruas e avenidas do bairro Santo Antônio

EQUIPES EM QUADRA

A diferença básica entre as modalidades infantil e juvenil, além da idade, é que no infantil são as escolas que disputam as vagas, enquanto no juvenil são seleções locais, formadas a partir dos times escolares.

As escolas-equipes que representam São Mateus nessa etapa da competição são as seguintes:

Categoria Infantil – até 14 anos:

Futsal, masculino e feminino: EMEF Vereador Laurindo (Bairro Litorâneo)

Vôlei, masculino e feminino: EMEF Aviação 

Basquete, masculino: Colégio Alternativa

Handebol, feminino: Colégio Alternativa

Para a disputa regional, categoria juvenil – 15 a 17 anos – foram selecionadas as seguintes equipes:

Base do futsal, masculino e feminino: EEEM Ceciliano Abel de Almeida

Base do vôlei feminino: EEEM Ceciliano Abel de Almeida

Base do basquete masculino: EEEFM Wallace Dutra

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DOS JOGOS

As competições acontecem de segunda a quinta-feira na quadra do Centro de Vivência – Bairro Carapina. As partidas de sexta e sábado serão na quadra do Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc) – Bairro Universitário.

A tabela para a região VI com todos os jogos, horários e locais está no link https://sesport.es.gov.br/Media/Sesport/GEECL/JEES/Regi%C3%A3o%20VI%20-%20S%C3%83O%20MATEUS-1.pdf 

Leia mais:  A eleição acabou e as “obras eleitoreiras” começam a mostrar a sua cara

Os representantes estaduais para esportes individuais – atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica), xadrez – e os atletas das competições paralímpicas – atletismo, parabadminton, bocha, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado -, estudantes-atletas que irão para as disputas nacionais, serão definidos em competições classificatórias que acontecerão a partir de 4 de junho.

RESULTADOS DESTA SEGUNDA-FEIRA

HFI – Lago Dos Cisnes – São Mateus 1 X 31  Emir de Macedo – Pinheiros

HMI – CEI Educação Rural – Boa Esperança 17 X 09  Benônio Falcão – Conceição Da Barra

HFJ  – Seleção de Montanha – 5 x 15 – Seleção de Boa Esperança 

HMJ – Seleção de Pinheiros – 17 x 10 Seleção de Conceição da Barra

FFI –  Laurindo Samaritano – São Mateus –  2 X 1  Domingos Martins – Montanha

FMI – Laurindo Samaritano – São Mateus – 1X 8 –  Domingos Martins – Montanha

FMI – Emir Macedo – Pinheiros  1 X 1  Maria Magdalena – Ponto Belo 

FFJ – Seleção de São Mateus 8 X 1 Seleção de Pinheiros

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana