conecte-se conosco


Cidades

Vídeos gratuitos e on-line ensinam a confeccionar enfeites de Natal em crochê

Publicado

Conteúdo faz parte de uma série no YouTube promovida
em parceria com o canal Ofícios Mineiros

Com o Natal se aproximando, uma boa opção para presentear alguém, enfeitar a casa ou conseguir uma renda extra é a confecção manual de peças decorativas para as festas de fim de ano. Pensando nisso, a Fundação Renova e o canal Ofícios Mineiros promovem a Oficina de Natal, uma série de vídeos on-line e gratuitos sobre a produção artesanal de enfeites natalinos em crochê.

Visualização da imagemAs aulas serão disponibilizados no canal Ofícios Mineiros no YouTube nas duas primeiras semanas de dezembro e serão conduzidas pela artista plástica e artesã Bianca Lemes. Em quatro vídeos, a artesã irá apresentar um passo a passo para confeccionar enfeites como bolas, árvore, estrelas e anjos.

O vídeo de apresentação do projeto pode ser conferido no link: https://www.youtube.com/watch?v=6EtDVlWqR1Q

A iniciativa faz parte do Programa de Preservação da Memória Histórica, Cultural e Artística da Fundação Renova e está inserida no plano de reparação de bens imateriais – vertente capacitação do artesanato.

Em Mariana, durante o período de pandemia e com a implantação de medidas de segurança e isolamento, ações on-line foram pensadas para dar continuidade às atividades que aconteciam na Casa dos Saberes, espaço de convivência para as comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo destinado a reuniões, oficinas, cursos e atividades sociais ou culturais das comunidades.

Visualização da imagem

Para Bianca Pataro, especialista em Cultura, Educação e Turismo da Fundação Renova, embora a ideia tenha surgido diante da impossibilidade de retomar às atividades da Casa dos Saberes, os vídeos têm um alcance muito maior.

Visualização da imagem

 “A Oficina de Natal ensina o crochê, uma referência cultural tradicional das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. Esses vídeos serão disponibilizados a qualquer pessoa interessada em produzir enfeites usando a técnica. É uma forma de darmos sequência à reparação das práticas culturais e promover sua valorização e continuidade”, diz Pataro.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Leia mais:  Sobe para 11 o número de cidades do Espírito Santo em 'risco alto'
publicidade

Cidades

Ponte construída em Rio do Campo/Barra de São Francisco, deixa produtores agradecidos

Publicado

Uma ponte de madeira foi construída pela prefeitura de Barra de São Francisco, na localidade do Córrego do Rio do Campo, em Vila Monte Sinai (Vermelha), interior do município, nesta quinta-feira (15), por servidores da Secretaria de Interior e Transportes.

A ponte anterior não existia mais, inclusive eram os próprios moradores que sempre faziam a recuperação da mesma, mas a madeira não era de boa qualidade. Agora, na gestão atual, o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), determinou e sua equipe construiu uma nova ponte com madeira mais resistente.

A ponte fica na propriedade do senhor Cemar Mesababe, que ficou muito agradecido pela obra feita na sua região, que, inclusive beneficia muita gente e era necessária para o tráfego de veículos e de toda produção agrícola daquela localidade.

“Estamos felizes, não só eu, mas toda comunidade, todos que prometeram fazer esta ponte anteriormente, nunca fizeram, então somos gratos pelo nosso prefeito Enivaldo dos Anjos, ter feito isso para nos. Tem muita produção aqui em nossa região do Rio do Campo, inclusive somos feirantes, e toda nossa produção vai para a cidade”, disse Cemar Mesababe.

A construção da ponte foi realizada pela Secretaria de Interior e Transportes, e acompanhada pelo Secretário Rodrigo Falcão e o Sub Rubens Delazari.

Veja como era antes e como ficou após conclusão do serviço:

Leia mais:  Vila Velha amplia segurança com mais 39 câmeras de alta definição
Continue lendo

Cidades

Centro de Barra de São Francisco vai ganhar estacionamento rotativo

Publicado

A área de um terreno no centro de Barra de São Francisco, pertencente a prefeitura e em frente a rodoviária, está sendo preparada nesta quinta-feira (15), para servir de estacionamento rotativo. Todos sabem que para estacionar na cidade tem sido um sacrifício muito grande.

Então, nesta área será feito o estacionamento rotativo. Uma patrol da secretaria de Interior e Transportes esteve no local fazendo reparos e aterros para deixar a área nivelada. As placas de estacionamento rotativo já estão sendo colocadas na área para que os proprietários de veículos tomem conhecimento.

O serviço no local está sendo acompanhado pelo Secretário de Defesa Civil, Transito e Defesa Social, Valmer Simões.

De acordo com Simões, o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), lhe passou todas as informações para serem colocadas em prática o mais rápido possível.

O horário de estacionamento será de segunda a sexta feira, de 08 as 18 horas, Aos sábados de 08 as 12 horas.

estacionamento rotativo é criado nos centros urbanos para melhorar o tráfego de veículos nesses locais e a disponibilidade de vagas, permitindo que as pessoas possam estacionar e realizar seus afazeres nas áreas próximas.

O objetivo do rotativo é que as pessoas parem por um período preestabelecido de tempo e permaneçam pequenos períodos nas vagas, de forma a liberá-la para que outras pessoas possam estacionar e tenha-se assim um fluxo contínuo.

Leia mais:  ES está entre os estados com menor tempo de espera para abertura de novas empresas
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana