conecte-se conosco


Cidades

Vila Velha – Aprovada criação do Fundo Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental

Publicado

A Câmara Municipal de Vila Velha aprovou o projeto de lei que cria o Fundo Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Com parecer favorável das comissões de Administração e de Finanças, os vereadores do município apoiaram com unanimidade.

A criação do fundo de investimento permite que o município participe do edital do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhorias das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Espírito Santo (Funpaes), anunciado pelo Governo do Estado nessa segunda-feira (28).

O Funpaes vai permitir melhorias nas escolas e faz parte do Plano de Investimentos Públicos (PIP) de R$9 bilhões, que contempla recursos para diversos setores. Deste valor, R$1,1 bilhão será direcionado para a educação, sendo 200 milhões para o edital do Funpaes.

Apenas os municípios que aderiram ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) podem participar do edital, como é o caso de Vila Velha. Além disso, o município também precisa apresentar um Plano de Aplicação e as documentações exigidas.

Leia mais:  No mês de janeiro, Centro de Apoio Alimentar forneceu 14.910 refeições aos francisquenses

O secretário Municipal Interino de Educação, Rodrigo Simões, estava presente no anúncio do Plano de Investimentos Públicos e também na Sessão Ordinária da Câmara Municipal: “É muito importante o momento em que o Governo do Estado investe junto aos municípios na educação, isso permite maior agilidade no recebimento de recursos. E o apoio da Câmara, por meio da aprovação da criação do Fundo, também é um passo extremamente necessário. Juntas, essas duas ações nos permitem investir na melhoria da aprendizagem dos nossos alunos da rede municipal”, pontuou.

publicidade

Cidades

Vitória nomeia aprovados em processo seletivo para atuarem na Saúde do município

Publicado

Prefeitura de Vitória nomeou mais 38 profissionais para atuarem na Saúde do município, por tempo determinado, de acordo com os Editais de Convocação 067/2025 e 068/2025. A publicação está no Diário Oficial desta terça-feira (25).

Dentre os nomeados para as vagas estão auxiliares de consultório dentário, assistente farmacêutico, arteterapeuta, assistente social, médicos clínicos, pediatra, ginecologista, técnico de edificações e técnicos de enfermagem.

Os candidatos aprovados devem entregar os documentos exigidos na Gerência de Recrutamento, Seleção e Registros (atendimento RH), localizada na sede da Prefeitura de Vitória. O prazo para entrega dos documentos começa na próxima segunda-feira (31) e vai até sexta-feira (4) da mesma semana, das 8 às 17 horas.

É necessária a apresentação do comprovante de inscrição (impresso) e dos documentos que comprovem as informações declaradas no ato da inscrição.

Leia mais:  Aprovado Projeto de Lei do Programa de Geração de Energias Renováveis do Espírito Santo
Continue lendo

Cidades

Palestra em escola de Pinheiros alerta para a escalada da violência contra a mulher

Publicado

– A psicóloga Gabriela Andrade da Silva levou um tema urgente para as alunas da Escola Emir de Macedo Gomes na última terça-feira (18). Em alusão ao mês da mulher, a palestra “As Múltiplas Facetas da Violência Contra a Mulher” trouxe um panorama preocupante da realidade enfrentada por milhares de brasileiras – e que também se reflete no município de Pinheiros.

– Durante o encontro, Gabriela apresentou dados alarmantes sobre a violência de gênero no Brasil, no Espírito Santo e na cidade. Somente entre janeiro e março deste ano, foram registrados 33 casos de violência contra mulheres e cinco ameaças, além de outros episódios de agressão.

– A psicóloga destacou que o problema não escolhe classe social e está presente em diversos bairros, mas com maior incidência em Santo Antônio, Jundiá, Pinheirinho e no distrito de São João do Sobrado.

– A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para levar informação e conscientização às jovens, promovendo um debate necessário sobre o combate à violência e os caminhos para romper esse ciclo. Gabriela continuará visitando outras escolas da rede municipal para ampliar a discussão e fortalecer a rede de apoio às vítimas.

Leia mais:  Aprovado Projeto de Lei do Programa de Geração de Energias Renováveis do Espírito Santo

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana