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Cidades

Vila Velha faz parte de nova ferrovia que ligará Santa Leopoldina a Anchieta

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Vila Velha está no mapa de um dos maiores projetos de infraestrutura do Espírito Santo: a nova ferrovia que ligará Santa Leopoldina a Anchieta. O ramal ferroviário – que será construído por meio de uma parceria entre a Vale e os governos federal e estadual – visa aumentar a eficiência logística, reduzir custos de transporte e impulsionar a economia dos municípios capixabas que fazem parte do traçado previsto no projeto.
 
Com um investimento de R$ 6 bilhões, o empreendimento inclui uma linha tronco de 80 km de extensão que vai contemplar Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Anchieta. Além disso, também será construída uma conexão adicional de 20 km, entre o Porto de Ubu e o pátio ferroviário.
 
De acordo com o prefeito Arnaldinho Borgo, a iniciativa é um marco para o desenvolvimento econômico local e regional.
 
“Este novo ramal ferroviário representa não apenas um avanço logístico, mas uma mudança de paradigma para o setor produtivo canela-verde e capixaba, pois vai garantir a conexão do Estado a novas possibilidades e fortalecer a posição estratégica de Vila Velha no setor logístico nacional”, ressaltou.
 
Cronograma
 
Apesar dos desafios relacionados ao licenciamento ambiental e às desapropriações, a expectativa é que os estudos sobre a construção deste novo ramal ferroviário sejam concluídos em dois anos. Após aprovação do projeto, as obras deverão ser iniciadas em até seis meses, com previsão de conclusão em cinco anos.
 
Além do Ramal Anchieta, a Vale anunciou a doação do projeto básico do trecho que ligará Anchieta a Presidente Kennedy, parte essencial da ferrovia EF-118. Este segundo trecho, de 87 km, fortalece a integração logística e consolida o Espírito Santo como um hub estratégico para o transporte de cargas no Brasil.
 
“A nova ferrovia vai conectar diversos segmentos industriais e comerciais da região Centro-Oeste e dos municípios capixabas, principalmente Vila Velha, que abriga o maior complexo portuário do Estado. Este é um projeto estruturante que virá acompanhado de novas oportunidades e por isso se reveste de elevada importância econômica”, destacou Everaldo Colodetti, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.
 
Repactuação da EFVM
 
A repactuação da Estrada de Ferro Vitória-Minas Gerais (EFVM) é outra boa notícia para a logística de Vila Velha e do Espírito Santo. O acordo foi assinado na última segunda-feira (30) pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho.
 
“Essa repactuação é o primeiro passo para realizar a conexão ferroviária entre a Grande Vitória e o Sul do Espírito Santo e, depois, com o Rio de Janeiro. Trata-se de um avanço estratégico que vai melhorar a logística e a competitividade de Vila Velha e do próprio Estado”, avaliou Colodetti.

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Cidades

Conceição da Barra e Linhares conhecem o programa ES Inteligente

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Dando continuidade à expansão do programa ES Inteligente, que visa estruturar Parcerias Público-Privadas (PPP) voltadas à modernização urbana e à sustentabilidade, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) visitou, nesta semana, os municípios de Conceição da Barra e Linhares. O objetivo foi apresentar a iniciativa a prefeitos e secretários, buscando ampliar a adesão ao programa.

Nessa terça-feira (14), a equipe do banco foi recebida pela Prefeitura de Conceição da Barra, litoral norte do Estado. O vice-prefeito, Marquinhos das Palmeiras, destacou a relevância do programa como uma oportunidade de tornar a cidade mais moderna e sustentável, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida da população.

“Estamos dando um passo importante rumo ao futuro de Conceição da Barra. O Bandes, por meio do Programa ES Inteligente, nos apresentou a possibilidade de modernizar nossa cidade, investindo em energia limpa, iluminação pública eficiente e soluções inovadoras para o bem-estar da nossa população”, afirmou Marquinhos das Palmeiras.

á nesta quarta-feira (15), um encontro em Linhares buscou também apresentar a metodologia de estruturação dos projetos de cidades inteligentes. O vice-prefeito de Linhares, Franco Fiorot, ressaltou o impacto positivo do programa na gestão pública e na melhoria dos serviços municipais.

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“Para tornarmos Linhares uma cidade realmente inovadora e focada em soluções que tragam benefícios para os linharenses, com maior celeridade e eficiência na gestão pública, é fundamental aderirmos a parcerias estratégicas como essa, promovida pelo Governo do Estado e pelo Bandes. Este programa visa transformar nosso município em um exemplo de inteligência, tecnologia e inovação”, enfatizou Franco Fiorot.

O ES Inteligente tem como missão estruturar soluções urbanas nos municípios capixabas. Atualmente, são mais de 20 municípios aderentes ao projeto, que recebem apoio técnico sem custos para implementar iniciativas como modernização da iluminação pública, ampliação da infraestrutura de telecomunicações e geração de energia limpa.

Saiba mais sobre o ES Inteligente
O Programa ES Inteligente é uma iniciativa do Bandes, em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), para projetos de PPPs que promovam a modernização e o desenvolvimento dos municípios capixabas.

Nesta parceria, o Bandes atua como agente de governança, facilitando a interlocução entre o Governo, instituições reguladoras e os municípios. Já o IPGC é o responsável pela elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica, Jurídica e Ambiental (EVTEJA), oferecendo uma assessoria integral que acompanha o projeto em diversas etapas, desde a concepção até a implementação. O sucesso do programa é evidenciado pela adesão de mais de 30% dos municípios do Espírito Santo, servindo como referência para outros estados brasileiros.

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Cidades

Investimentos portuários impulsionam desenvolvimento de Vila Velha

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A empresa Vports concluiu um conjunto de obras estratégicas que representam um marco para a infraestrutura portuária de Vila Velha e a economia capixaba. Com um investimento de R$ 180 milhões, a revitalização da estrutura ferroviária localizada na área portuária posiciona o município como ponto-chave em uma nova rota logística entre o Centro-Oeste brasileiro e o Espírito Santo.

Especialmente voltada para o transporte de fertilizantes e farelo de soja, a nova estrutura oferece maior eficiência, agilidade e capacidade, promovendo ganhos significativos na logística de exportação. A ferrovia, que conecta Goiás, o Triângulo Mineiro e o Espírito Santo, tem potencial para aumentar em 5 milhões de toneladas o volume de cargas movimentadas pelo porto, contribuindo para uma ampliação de 80% em sua capacidade operacional até 2029.

Depois de um crescimento modesto em 2023, o comércio exterior do Espírito Santo movimentou, pelos portos capixabas – incluindo os de Vila Velha – um total de US$ 20,96 bilhões de janeiro a outubro de 2024. Foi o melhor desempenho desde o início da série histórica, em 2013. Houve um aumento de 56,2% nas importações e 12,1% nas exportações em relação ao mesmo período do ano passado. A Vports tem ampliado a capacidade de movimentação de cargas e o Terminal de Vila Velha passa por modernizações para garantir eficiência ainda maior.

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Para o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, as melhorias colocam o município canela-verde em posição de destaque no cenário logístico brasileiro: “O porto de Vila Velha é muito mais do que um terminal de cargas. Ele é uma porta de entrada para o desenvolvimento que conecta nosso município às principais rotas logísticas do país. Esses investimentos reforçam nosso papel como um elo estratégico para o crescimento econômico do Espírito Santo e do Brasil”, destacou.

Outro destaque na orla portuária de Vila Velha foi a reforma dos berços 905 e 206, do Terminal de Paul, fundamentais para a movimentação de ferro gusa e combustíveis. Com melhorias que incluem a pavimentação de 5 mil metros quadrados do cais e a recuperação estrutural de 6 mil metros quadrados, as obras empregaram 22 toneladas de aço e 3 mil metros cúbicos de concreto, garantindo maior produtividade e segurança nas operações.

“Essas obras não apenas fortalecem a infraestrutura, mas também criam oportunidades para atrair novos negócios e investimentos para Vila Velha. O porto é um ativo estratégico que beneficia toda a nossa população, seja gerando empregos diretos ou dinamizando a economia local”, afirmou Arnaldinho Borgo.

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Já os silos horizontais de Capuaba, com capacidade total para armazenar 80 mil toneladas de grãos e outros granéis sólidos vegetais, também passaram por revitalizações, fortalecendo a infraestrutura portuária de Vila Velha.

Com esses investimentos da VPorts, Vila Velha consolida sua posição estratégica no mapa logístico nacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e fortalecendo sua vocação como um dos principais polos portuários do Brasil.

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