conecte-se conosco


Cidades

Vila Velha inicia etapa final para licitação da PPP de Iluminação Pública

Publicado

Vila Velha entra na etapa final para a concretização da Parceria Público-Privada, que prevê a modernização de todo o parque de iluminação pública da cidade com a substituição de todas as 35 mil luminárias da cidade por lâmpadas de LED. Os técnicos da Prefeitura já começaram a preparar o edital definitivo que antecede a realização do pregão eletrônico – ainda sem data definida – na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), na Bolsa de Valores, na capital paulista, após o cumprimento de todos os trâmites legais para contratos dessa natureza.

A nova etapa para viabilizar a licitação para a PPP de Iluminação Pública foi reiniciada após o sinal verde do Tribunal de Contas do Estado, ao apreciar o edital de licitação e a minuta do contrato em sessão virtual realizada na tarde da última quinta-feira (7), durante a qual emitiu manifestação favorável por unanimidade.

A PPP já percorreu várias fases, como a aprovação pela Câmara de Vereadores, a formatação de todo o projeto, realização de consultas e audiências públicas e a contratação do consórcio de empresas capitaneadas pela Ernert & Yong, que realizou os estudos técnicos, modelagem da proposta, minutas do edital e contrato.

Leia mais:  Saúde: Saiba o que funciona durante o feriado de Semana Santa

Com a Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação toda estruturada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), a Prefeitura vai modernizar todo o sistema de iluminação pública do município, com a substituição, em 15 meses, de todas as 35 mil luminárias da cidade por lâmpadas de LED.

Os investimentos estão estimados em R$ 121 milhões em uma concessão pública de 20 anos, que prevê a prestação dos serviços de iluminação pública, incluindo a implantação, instalação, recuperação, modernização, melhoramento, além da eficientização, expansão, operação e manutenção do parque de iluminação pública municipal.

“O projeto também estrutura o nosso município a se tornar uma cidade mais inteligente e interconectada”, avalia o prefeito Max Filho. “Vencemos uma etapa importante que nos habilita a desencadearmos todo o processo licitatório”, comemorou o secretário municipal de Planejamento da PMVV, Ricardo Santos.

publicidade

Cidades

Prefeito de Jaguaré recebe visita de executivo do Banco do Nordeste

Publicado

Forte crescimento econômico e social de Jaguaré nos últimos anos chamou a atenção do Banco do Nordeste para o destacado potencial de mercado do município; ponto de apoio servirá para atender empreendedores que queiram participar do Crediamigo

Nesta quinta-feira, 18 de abril, o prefeito Marcos Guerra recebeu a visita do gerente de Projeto e Expansão do Banco do Nordeste, Alexandre Barbosa. A visita foi marcada por um diálogo de construção de possibilidades e foram abordadas iniciativas sobre a instalação de um ponto de apoio do banco em Jaguaré para implementação do Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste, Crediamigo.

A reunião foi realizada no Gabinete do prefeito e também estiveram presentes, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, João Henrique Sartori e de Finanças, Larissa Preato. Participaram ainda, o gerente geral da agência do banco em São Mateus, Willian Santana, além de outros diretores da instituição. Jaguaré foi incluído na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene, em 1998.

Leia mais:  Morro do São Geraldo começa a receber revsol, em Jaguaré

Crédito para impulsionar negócios

Para os nossos empreendedores das micro e pequenas empresas será de muita importância um ponto de atendimento do Banco do Nordeste, no município. A possibilidade de poderem acessar o Crediamigo, que é um programa do Banco do Nordeste que está em expansão, significa a disponibilização de crédito mais fácil e rápido para impulsionar o pequeno e microempresário”, afirmou o prefeito Marcos Guerra.

Ponto de apoio

O encontro foi marcado pelo diálogo sobre a possibilidade da instalação de um ponto de apoio no município visando ao fortalecimento da economia local e o incentivo a projetos voltados para o empreendedor jaguarense por meio do Crediamigo. O programa movimentou aproximadamente R$ 11 milhões apenas no município de São Mateus em 2023.

Jaguaré atingiu forte potencial de mercado

O gerente de Projetos e Expansão do banco, Alexandre Barbosa, contextualizou a atuação do Banco do Nordeste como um banco de desenvolvimento, que atua em toda a região Nordeste e em todos os municípios, mesmo fora da região Nordeste, mas que fazem parte da área da Sudene.

“O Banco do Nordeste é um banco de desenvolvimento. E, nesse sentido, foi feito um mapeamento dos mercados na região para identificar municípios com potencial de crescimento do mercado formal e informal, geração de emprego, taxas de crescimento, população e uma série de requisitos. Então, nesse ranking que foi feito, Jaguaré foi mapeado como um município com grande potencial mercadológico, para receber uma estrutura de atendimento do Crediamigo”, destacou Alexandre lembrando ainda que, o passo seguinte será a abertura de uma agência do banco em Jaguaré.

Leia mais:  Convivência saudável é primordial para o desenvolvimento sustentável
Continue lendo

Cidades

Escola de São João Bosco recebe o projeto “Cidadania no Ambiente Escolar”, em Jaguaré

Publicado

Alunos da Escola Comunitária Rural Municipal São João Bosco receberam orientação sobre segurança no trânsito e outros temas; projeto é uma ação da Subsecretaria de Segurança Pública do município

A Secretaria de Planejamento Urbano e Segurança Pública de Jaguaré realizou nesta terça-feira, 16 de abril, a primeira edição do projeto Cidadania no Ambiente Escolar. A ação foi realizada na Escola Comunitária Rural Municipal – Ecorm São João Bosco. Com apresentação de palestras e imagens educativas, a apresentação teve o objetivo de oferecer conscientização sobre a segurança no trânsito.

O projeto na Ecorm São João Bosco contou com a participação do subsecretário municipal de Segurança Pública, Miller Kutz, e o representante de uma entidade da sociedade jaguarense, Gleidson Valandro. “Em parceria com a Prefeitura queremos potencializar um trabalho social com foco na segurança no trânsito. Aqui na escola São João Bosco fizemos um trabalho de conscientização das crianças que usam o trânsito e são futuros condutores. O objetivo é promover atitudes prudentes”, afirmou Gleidson.

Leia mais:  Morre em zoológico de Marechal Floriano o único leão do ES

Cidadania

O subsecretário municipal de Segurança Pública, Miller Kutz, lembrou aos alunos que a escola é a base da vida social de todos e que, atividades de inclusão como a do projeto Cidadania no Ambiente Escolar são fundamentais para garantir inclusão e conscientização formando, dessa forma, cidadãos mais responsáveis.

“O projeto tem o objetivo de levar conscientização sobre direitos e deveres nas escolas e no trânsito. Então, quando abordamos assuntos pertinentes ao trânsito, pedestres, ciclistas e veículos, com informações preciosas, conseguimos alcançar a conscientização dos estudantes. Além disso, tratamos também sobre o mercado de trabalho, alerta sobre as drogas e a importância da família”, ressaltou Miller Kutz.

Conscientização

Ao passar informações e conscientização para os estudantes sobre segurança no trânsito, o projeto busca promover mais humanização, respeito e solidariedade nas ruas. Os principais temas abordados foram condução segura, dispositivos de segurança, equipamentos e como usá-los.

Os alunos também foram informados sobre como ocorre a fiscalização com os envolvidos em incidentes, e a abordagem aos responsáveis em atos de infração. “Os estudantes ainda receberam informações sobre as características do município, a estrutura e todos os assuntos que podem trazer resultados satisfatórios no relacionados à educação para o trânsito” concluiu Miller.

Leia mais:  Alerta para mais chuva forte e raios a partir desta quinta-feira no Espírito Santo

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana