conecte-se conosco


Cidades

Vila Velha se mobiliza antes, durante e depois das fortes chuvas

Publicado

Vila Velha foi a cidade capixaba mais atingida pelas fortes chuvas deste domingo (7). De acordo com o Boletim Extraordinário da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta segunda-feira (8), a cidade registrou um acumulado de 115.93 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. 

Desde as primeiras horas da noite de domingo, o prefeito Arnaldinho Borgo foi para as ruas monitorar as estações de bombeamento e percorrer as regiões mais afetadas. Uma operação que durou a noite toda e continuou nesta manhã, mobilizando diversas equipes da administração municipal.

Confira as ações da prefeitura desde o início das chuvas: 

Serviços urbanos
As equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha estão atuando nos pontos mais críticos desde a noite deste domingo (7). Serviços de varrição, desobstrução dos bueiros e canais, retirada de galhos e folhagens são os principais serviços sendo realizados. Até às 11 horas desta segunda-feira (8), foram retirados dos canais mais de nove toneladas de lixo. A Prefeitura reforça que todas as solicitações devem ser feitas pelo telefone 162, da Ouvidoria.

Saúde 
O atendimento nas Unidades de Saúde e Pronto-Atendimentos não foram afetados. Duas unidades tiveram uma sala comprometida, devido ao alagamento das ruas ao redor, porém já estão normalizadas. O agendamento para marcação de vacinas contra a Covid-19, previsto para abrir nesta segunda-feira (8), teve que ser suspenso, para se reorganizar a distribuição das vacinas, uma vez que há possibilidade de suspender o drive-thru da Praça da Prainha, devido às fortes chuvas. As agendas estarão novamente disponíveis no sistema ainda hoje, às 17h.

Obras
As equipes da Secretaria de Obras estão nas ruas desde a noite de domingo, identificando os reparos e incluindo na programação desta segunda-feira operação tapa-buracos com asfalto frio, carro sugador e caminhão torpedo na desobstrução dos ramais da microdrenagem. As equipes de manutenção seguem atendendo os chamados da Ouvidoria no 162. No início da manhã desta segunda-feira, na rua Xavantes (subida do Morro do Moreno), já foi realizada a substituição de manilhas e a recomposição do pavimento.

Defesa Civil
A Defesa Civil foi acionada e começou o atendimento às 20h30 da noite de domingo. Foram feitas visitas aos locais mais afetados pela chuva, entre eles os bairros Barramares e Jaburuna, onde houve interdição de uma residência e isolamento parcial de outras cinco. O trabalho continua durante a segunda-feira (8), com vistoria da equipe de engenharia e assistência social.

Guarda Municipal
Com a forte chuva e intensas descargas elétricas, semáforos foram danificados ou tiveram o funcionamento interrompido. A Guarda Municipal está trabalhando no apoio, principalmente para garantir o fluxo do trânsito, intervindo nos principais cruzamentos da cidade e orientando os motoristas.

Assistência Social
A Técnica de Referência de Calamidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, Lidia Boldrini, percorreu diversos bairros junto com a Defesa Civil do Município. Quatro famílias desalojadas foram encaminhadas para casa de parentes. Segundo a técnica, as famílias já estão cadastrada para futuros encaminhamentos, caso seja necessário.  A Assistência Social está de prontidão para acompanhar em novas vistorias. Os serviços ofertados, como o CRAS, o CREAS e o CENTRO POP não sofreram alteração e funcionaram normalmente nesta segunda-feira. A paralisação dos ônibus dificultou a chegada de alguns servidores, mas a prestação de serviço não foi interrompida.

Educação
Devido às fortes chuvas, as aulas presenciais nas escolas e as formações de coordenadores e diretores foram suspensas nesta segunda-feira (08). O ensino foi direcionado para o formato remoto, por meio da plataforma “Escola tá ON”. A Secretaria Municipal de Educação informa que a partir de amanhã, às aulas serão retomadas normalmente nas unidades de ensino. Equipes de limpeza estão trabalhando nas escolas para a situação seja normalizada.

Leia mais:  Detran realiza leilão eletrônico de veículos no próximo dia 04 de fevereiro
publicidade

Cidades

Secretário de Saúde de Barra de São Francisco garante que o SAMU começa a operar dia 2 de agosto

Publicado

O secretário Municipal de Saúde de Barra de São Francisco, Elcimar de Souza Alves, participou recentemente de uma reunião em Águia Branca, com representas do Governo do Estado onde o assunto em pauta era sobre o SAMU.

Na manhã desta quinta-feira (22), Elcimar disse que está tudo pronto para iniciar o atendimento do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), em Barra de São Francisco.

Lembrando que a prefeitura de Barra de São Francisco ganhou no último dia 18 de junho de 2021, duas novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Os veículos 0km foram adquiridos por meio do Consórcio CIM Noroeste e pela organização Avante Social contratada para gerenciar o serviço em 14 municípios da região.

As viaturas, sendo uma Unidade de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado de vida já vêm adaptadas no padrão SAMU e serão aparelhadas com equipamentos da base de Barra de São Francisco.

O prefeito Enivaldo dos Anjos, o secretário da Saúde Elcimar de Souza Alves, acompanharam a entrega da ambulância em frente à Prefeitura, no centro da cidade.

As equipes de suporte básico e resgate sanitário que serão compostas por um técnico de enfermagem e um condutor, a de suporte avançado que contará com um médico, um enfermeiro e um condutor, passarão por um “treinamento realístico” com simulações de atendimento da equipe.

O prefeito Enivaldo dos Anjos ressaltou a importância da aquisição não só para cidade de Barra de São Francisco, mas para a região. “As ambulâncias significarão além do melhor atendimento aos pacientes, mas segurança para os profissionais que trabalham diariamente no socorro, é sem dúvida, uma grande conquista para a população”, enfatizou.

“Estamos ansiosos para chegar o dia 02 de agosto, para inaugurarmos o SAMU 24 horas em Barra de São Francisco. Estamos acompanhando de perto todos os detalhes por determinação do nosso prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD)”, disse Elcimar.

Em caso de emergência, ligue para o SAMU pelo telefone 192.

Leia mais:  Futuro do Rio Doce vai selecionar jovens talentos de forma remota
Continue lendo

Cidades

Banestes mantém juros baixos do crédito imobiliário, apesar da alta da Selic e reajuste da taxa em outros bancos

Publicado

Banco capixaba oferece juros a partir de 6,65% ao ano, considerada a menor taxa do País. Portabilidade é opção para fugir de taxas altas de outras instituições

O Banestes não seguiu o movimento de elevação nos juros do crédito imobiliário, iniciado por bancos federais e privados, e manteve a taxa de juros a partir de 6,65% ao ano + Taxa Referencial (TR).  Essa é a melhor condição atual disponível no mercado de financiamento imobiliário do Brasil.

Há instituição financeira que elevou a taxa de juros inicial do crédito imobiliário, que agora parte de 7,99% ao ano.  Há outras que praticam uma espécie de “reajuste camuflado”. Nesse caso, mesmo que não tenham mexido nas taxas iniciais, apertaram os critérios para conceder as melhores condições no crédito imobiliário.  Clientes com “score” mais baixo, por exemplo, obtêm taxas mais altas.

Quem planeja comprar uma casa ou apartamento pode aproveitar as condições diferenciadas do Banestes, garantindo uma taxa de financiamento pré-fixada menor do que a concorrência.  E quem não é cliente pode fazer a portabilidade do banco atual para o Banestes.

“A escalada nos juros do crédito imobiliário já é visível nessas instituições. Nós assumimos o compromisso de ofertar as melhores condições de crédito.  Quem comprar um imóvel, agora, ainda garante excelentes condições para o financiamento no Banestes”, ressalta o diretor de Negócios da instituição, Hugo Gaspar.

O financiamento no Banestes pode chegar a até 90% do valor do imóvel, com até 35 anos para pagar. Além disso, os valores gastos com o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e com o Registro do Imóvel podem ser financiados juntamente com o crédito imobiliário, respeitando o limite de 5% do montante total.

A linha de crédito permite ainda a utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para financiamento de unidades de até R$ 1,5 milhão. E o valor da tarifa de avaliação de imóvel do Banestes é uma das menores do mercado.

Quem já possui imóvel financiado por outro banco, mas quer aproveitar as condições ofertadas pelo Banestes, pode fazer a portabilidade do crédito imobiliário. Dessa forma, o cliente economiza com a redução do valor da mensalidade.  

“Tudo de forma simples, sem burocracia e sem custos adicionais de impostos. Converse com os gerentes da nossa rede de agências, que estão prontos para   simularem a portabilidade do seu contrato”, destaca a gerente de Crédito Imobiliário do Banestes, Gizelly Rodrigues.

Outro ponto a ser levado em conta, para aproveitar o momento atual, é que o próprio Comitê de Política Monetária (Copom) já sinalizou tendência de alta da Selic, nos próximos meses. Isso vai gerar, consequentemente, um aumento natural dos juros nas operações de crédito.

Leia mais:  Internet grátis em Vila Velha a partir de janeiro
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana