conecte-se conosco


Política e Governo

Vitória assina transferência de área do aeroporto para viabilizar o mergulhão de Camburi

Publicado

Na tarde desta quarta-feira (14), a Prefeitura de Vitória e a Concessionária Aeroportos do Sudeste do Brasil S.A. assinaram o termo de transferência de posse da área do Aeroporto Internacional de Vitória/Eurico Aguiar Salles (SBVT) para o Município de Vitória. A medida tem como objetivo viabilizar a maior obra de mobilidade urbana da região metropolitana da Grande Vitória, o Mergulhão de Camburi.

Com a assinatura, a área cedida, que pertencia à União e era administrada pela empresa Zurich, passa a ser de propriedade do município. A área, localizada dentro do sítio aeroportuário, não tem função na operação do aeroporto.

No Salão Nobre da PMV, o prefeito Lorenzo Pazolini, acompanhado dos secretários de Obras, Gustavo Perin, e de Cidadania e Direitos Humanos, Luciano Forrechi, recebeu os representantes Ricardo Gesse, diretor geral da Zurich, e Danilo Sesiki, diretor Comercial da Zurich.

“O turismo tem potencial para gerar renda, entretenimento e empregos, valorizando as particularidades de cada território. Cada região tem seu diferencial. A obra no canal de Camburi é transformadora e pode se tornar um novo cartão-postal, assim como os canais da Curva da Jurema e de São Pedro, que contam com bares, restaurantes, píer, deck e atracadouros. Essa ligação dará um grande impulso para Vitória”, pontuou Pazolini.

Leia mais:  Governo do Estado firma termo de compromisso com setor produtivo visando combate à pandemia

Durante o encontro os gestores dialogaram sobre o potencial turístico que a capital vem apresentando ao longo dos anos. A projeção para 2025 aponta um crescimento de 13% em comparação com o ano anterior, o que representa cerca de 3,5 mil pessoas a mais. 

“Acreditamos no potencial turístico de Vitória, é fundamental promover a cidade como destino. Existe demanda e bons atrativos, precisamos mostrar isso ao público. Pela primeira vez temos um cenário positivo, com projeção de crescimento e mais visitantes chegando. O sentimento é de que, quando as pessoas conhecem Vitória, elas querem voltar”, disse Ricardo Gesse. 

“Passamos pelo aeroporto e já é possível ver as obras em andamento. De fato, conseguimos realizar muitas ações positivas e agradáveis. São longos anos de trabalho e ficamos muito felizes por poder contribuir para o bem da população”, disse o diretor Comercial da Zurich, Danilo Sesiki. 

Obra Metropolitana

A primeira fase das obras já está em andamento. A supressão da vegetação para a instalação do canteiro de obras e o início da construção das primeiras pistas do Mergulhão de Camburi são atividades da primeira fase da obra, que deverá prolongar-se por oito meses, em média. Neste período não haverá qualquer interferência no trânsito local, pois as obras acontecerão na antiga área do aeroporto, já cedida à municipalidade, explicou o secretário de Obras.

Leia mais:  Governador anuncia entrega de mais 13 novos leitos de UTI no sul do Estado

O Mergulhão de Camburi é a maior obra de mobilidade urbana da Região Metropolitana da Grande Vitória, que elimina a retenção de veículos no cruzamento da Norte-Sul com a avenida Dante Micheline.

O objetivo do empreendimento é melhorar a circulação de veículos, pedestres e ciclistas, aumentando a fluidez do tráfego da região Norte de Vitória, beneficiando diretamente o bairro Jardim Camburi, com uma livre passagem entre as avenidas Gelu Vervloet (Norte-Sul) e Dante Micheline.

A obra vai reduzir o tempo de travessia da interseção, que hoje é de 55 a 88 segundos, para até 10 segundos. A velocidade média dos veículos que transitam pelo trecho – parando nos semáforos e enfrentando as retenções – hoje é de 2 km/h e passará a 33km/h com os dois mergulhões. Durante as obras serão mantidas a circulação viária – em duas vias em cada sentido-, a mobilidade dos pedestres e dos ciclistas.

publicidade

Política e Governo

Ricardo Ferraço visita Conceição da Barra neste sábado (21)

Publicado

O vice-governador vai se reunir com lideranças da região e participara do tradicional evento “A maior Moqueca do Mundo”

Ricardo Ferraço (MDB), vice-governador do Espírito santo, estará neste sábado (21), no município de Conceição da Barra para duas agendas. Uma política e outra social.

Pela manhã vai se reunir com várias lideranças da região no Sítio Feitosa, no Córrega São Domingos. A intenção é ouvir as demandas dos participantes. Ferraço tem andado pelo interior do Estado consolidando as ações do governo, juntamente com o governador Renato casagrande (PSB).

Após essa agenda política, o vice Ricardo Ferraço estará presente no tradicional evento de Conceição da Barra, “A Maior Moqueca do Mundo”. Essa agenda está prevista para o período da tarde.

Leia mais:  Apiacá e Alfredo Chaves recebem investimentos do Programa Caminhos do Campo
Continue lendo

Política e Governo

Espírito Santo é o primeiro estado a ter 100% dos órgãos com planos de integridade publicados

Publicado

O Espírito Santo acaba de alcançar um marco inédito: é o primeiro estado do País a ter 100% dos seus órgãos e entidades com planos de integridade publicados. O objetivo da conquista é reforçar o compromisso do Governo do Estado com a ética, com a prevenção e repressão à corrupção, promovendo ambientes de trabalho mais íntegros e transparentes.

A marca foi atingida com a atuação da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), por meio da Subsecretaria de Integridade (Subint), que vem trabalhando desde 2019 na implantação e no fortalecimento de políticas de integridade no setor público estadual. Ao todo, foram publicados 50 planos de integridade no Estado, número que representa 100% das instituições públicas estaduais devidamente constituídas e aptas a realizar a publicação* e beneficia diretamente 58 mil servidores. 

Mais do que punir, o Espírito Santo tem apostado na transformação da cultura organizacional das instituições públicas. A publicação de planos de integridade em todos os órgãos aptos do Executivo Estadual traz benefícios diretos e indiretos, como o aumento da transparência, a redução de riscos e conflitos internos, o fortalecimento da confiança institucional, e até a valorização dos órgãos em processos de captação de recursos e parcerias.

Leia mais:  Governador recebe diretoria da Amunes no Palácio Anchieta

“Esse resultado representa uma mudança de cultura na administração pública. O nosso Estado acabou de dar mais um passo à frente, mostrando que é possível investir em integridade não apenas como um instrumento de controle, mas como uma forma de melhorar o serviço público, valorizar os servidores e proteger os interesses da sociedade capixaba”, destacou o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.

Para o subsecretário de Estado de Integridade, Alexandre Falcão, o avanço é fruto de um trabalho coletivo. “Alcançamos 100% de adesão porque entendemos que a integridade é um ativo estratégico do Estado. Cada plano foi construído levando em consideração as particularidades de cada órgão, com participação ativa dos servidores e apoio técnico da Subint. Isso garante que cada órgão tenha todas as condições para efetivamente aplicar as medidas planejadas no dia a dia, e o seu plano de integridade não fique apenas no papel.”, explicou.

Ainda segundo Falcão, com essa conquista, o Espírito Santo se mantém como referência nacional na agenda de integridade pública, estimulando uma cultura organizacional baseada na ética, no respeito e, principalmente, na prevenção. O reconhecimento também se reflete em rankings e premiações, como a posição de destaque do Estado em diversas premiações relacionadas à transparência e integridade pública.

Leia mais:  Apiacá e Alfredo Chaves recebem investimentos do Programa Caminhos do Campo

*Atualmente, dois órgãos públicos estaduais — a Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e a Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd) — são recém-instituídos, o que explica o fato de ainda não possuírem uma estrutura administrativa consolidada que permita a implementação efetiva de seus planos de integridade, conforme previsto na Lei 10.993 de 24 de maio de 2019. Por esse motivo, as instituições estão temporariamente isentas da obrigatoriedade de elaborar e implementar o referido programa. A meta de 100% de implementação foi calculada considerando os órgãos e entidades que já possuem a estrutura mínima necessária para conduzir o processo de forma adequada e eficiente.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana