conecte-se conosco


Cidades

Vitória inaugura Vilas de Páscoa e garante encanto e diversão a moradores e visitantes da capital

Publicado

Mergulhada no clima da Páscoa, a PMV segue com a inauguração de mais duas vilas com direito a coelhos, ovos de Páscoa gigantes, luzes cintilantes e muita alegria. Na noite do sábado (5), os espaços encantados no Parque Moscoso e na orla de São Pedro foram tomados por cores vibrantes consolidando a programação especial que segue até o dia 27 de abril.

O prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, deu as boas-vindas ao público destacando a presença das famílias, crianças e pessoas da melhor idade. “É uma época única no ano, em que nós podemos caminhar pela cidade levando luz, alegria e, principalmente, a certeza de que Vitória hoje é uma cidade de paz, é uma cidade de amor, é uma cidade de empatia”. 

A vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini, falou sobre a alegria de proporcionar momentos especiais para moradores e visitantes. “Estamos vivendo um momento de transformação da cidade com a ocupação dos espaços públicos”.

Parque Moscoso

Um dos cartões-postais mais tradicionais da cidade, o Parque Moscoso transformou-se em um cenário de sonhos. A noite começou com a Banda da Guarda Municipal tocando vários sucessos.

Leia mais:  Obra da macrodrenagem do Córrego São Silvano será autorizada em Colatina

A belíssima decoração conta com coelhos gigantes, ovo de Páscoa gigante e iluminação temática, criando um ambiente perfeito para momentos inesquecíveis. Crianças e adultos se encantaram e interagiram com personagens, além de desfrutar de espaços instagramáveis.

O sucesso ficou por conta da chegada do Coelhinho com os ovos de Páscoa. Ele surgiu por detrás da icônica Concha Acústica, fazendo uma multidão de crianças correr em direção a ele. O labirinto do Coelho também fez sucesso. Crianças de todas as idades formavam uma imensa fila pra entrar no local. Também teve foto lembrança, que garantiu eternizar toda a alegria.

A moradora Lena Matos, que participou do evento ao lado do filho Miguel, de 6 anos, elogiou a iniciativa. “Ficou tudo perfeito! A iluminação está linda, o cenário encantador… Miguel amou cada cantinho, principalmente o coelhinho e o labirinto. Foi uma noite mágica para nós”, contou emocionada.

Vila de páscoa 2025Orla de São Pedro

A festa seguiu para a orla de São Pedro. Ovo gigante de 12 metros e labirinto fizeram a alegria da criançada. Uma banda de pagode animou o público presente.

Leia mais:  Gripe: Perto de bater meta, Vila Velha recomeça vacinação amanhã

No evento, houve distribuição de picolé, algodão-doce e pipoca, e as crianças se divertiram muito no pula-pula. Os moradores também levaram foto lembrança pra casa, para deixar registrado o momento especial.

Com as inaugurações do sábado, Vitória conta com quatro Vilas de Páscoa. Na sexta-feira (4), foram inauguradas as Vilas de Páscoa da Praça dos Desejos (Enseada do Suá) – que conta com empreendedores vendendo ovos de Páscoa, doces e artesanatos; e também da Praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi. 

As vilas seguem montadas até o dia 27 de abril, proporcionando um ambiente lúdico e encantador para moradores e turistas, espalhando magia por Vitória, enchendo a cidade de luz, cores e emoção!

publicidade

Cidades

Nova Venécia distribuirá 50 mil mudas de eucalipto para agricultores locais

Publicado

Cinquenta mil mudas de eucalipto serão distribuídas a produtores rurais de Nova Venécia. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura de Nova Venécia, através das Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O cadastro para participação na iniciativa deve ser feito diretamente com o Incaper, por meio do número de WhatsApp (27) 3752-6841 ou pela Secretaria de Agricultura, através do WhatsApp (27) 3752-9038. A ação busca beneficiar pequenos e médios produtores locais. As mudas ficarão armazenadas no Viveiro Municipal, local onde os agricultores cadastrados deverão retirá-las. A previsão é que as entregas ocorram na primeira quinzena de maio.

De acordo com Felipe Maia, coordenador do Incaper em Nova Venécia e engenheiro agrônomo, a iniciativa é resultado de uma articulação entre diversos parceiros. “Nosso objetivo é oferecer alternativas de produção que aliem geração de renda e preservação ambiental. A intenção é que os produtores possam formar uma reserva de madeira em suas propriedades, para que essa madeira possa ser utilizada em qualquer tipo de obra ou construção rural, além da queima para a secagem de café. Com isso, evitamos o corte de árvores nativas, uma vez que o agricultor já terá um estoque próprio de eucalipto cultivado de forma planejada”, explicou Felipe.

Leia mais:  Gripe: Perto de bater meta, Vila Velha recomeça vacinação amanhã

A Secretaria Municipal de Agricultura, também reforçou a importância da ação para o município. “Essa parceria é fundamental para dar suporte ao agricultor veneciano. A entrega das mudas de eucalipto é mais uma ferramenta que colocamos à disposição do produtor, contribuindo para o fortalecimento da agricultura local e para práticas mais sustentáveis no campo”.

Continue lendo

Cidades

Projeto Galpão D’Artes valoriza cultura, inclusão social e economia criativa em Vitória

Publicado

O Galpão D’Artes, iniciativa dedicada à promoção da arte, da cultura e da economia criativa em Vitória, realizou, neste sábado (26), mais uma edição da tradicional Feira Livre no Galpão D, no espaço do Ifes, em Jardim da Penha.

Transformando o galpão em um verdadeiro polo cultural, o evento ofereceu ao público uma experiência além da tradicional feira de alimentos, reunindo manifestações artísticas, produtos criativos e atrações culturais em um ambiente inspirado nos grandes centros urbanos brasileiros.

Com foco na geração de emprego e renda, o projeto beneficia atualmente 91 empreendedores criativos e artesãos, com atenção especial aos profissionais da terceira idade. Também se destaca pela inclusão social, dando espaço a jovens com Síndrome de Down para exporem suas criações, como pinturas, laços, camisas e canecas.

Durante o evento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, foi homenageado pelo apoio à ampliação do acesso ao galpão, que facilitou a entrada de moradores e turistas, impulsionando o fluxo de visitantes e fortalecendo a geração de renda para os expositores. “Momento importante de reconhecimento aos artesãos, à economia criativa e à história do Espírito Santo, valorizando a nossa arte e a nossa cultura”, destacou o prefeito.

Leia mais:  Aderes promove Encontro Estadual de Catadores de Recicláveis na Serra

Galpão das ArtesPeterson Pimentel, idealizador do projeto, lembrou que a homenagem foi um agradecimento pela sensibilidade em atender uma reivindicação antiga: “Antes, o acesso era feito apenas por um portão de 80 cm. Agora, com quase 3 metros de largura, a entrada está facilitada, o que impulsiona todos os nossos oito segmentos — da inclusão social ao artesanato, do vinil à literatura e muito mais”.

O secretário da Central de Serviços, Léo Formigão, também ressaltou a importância da integração da feira livre com o Galpão D’Artes: “Ao unir esses espaços, ampliamos a visibilidade do projeto, estimulamos empregos e oferecemos mais opções aos moradores da Grande Jardim da Penha”.

A programação do Galpão D’Artes conta ainda com a participação do coletivo Disco Vinil, agregando música e dinamismo ao ambiente. Com entrada gratuita e caráter comunitário, a iniciativa reforça a importância de espaços públicos voltados à cultura, ao empreendedorismo e à convivência cidadã.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana