conecte-se conosco


Camisa 10

Vitória no topo do mundo: São Pedro Beach Soccer faz história em 2024

Publicado

A Prefeitura de Vitória recebeu, na manhã desta quarta-feira (18), as atletas que compõem o time São Pedro Beach Soccer. As campeãs dos principais torneios de 2024 foram recepcionadas pelo prefeito Lorenzo Pazolini e pelo secretário de Esportes e Lazer, Rodrigo Ronchi.

O time de São Pedro Beach Soccer alcançou uma marca histórica com a conquista da Américas Winners Cup, maior competição de clubes do continente.

Time Feminino de Beach Soccer de São Pedro campeãs Brasileiras Sul americanas e Mundiais.

Formado por atletas que desde jovens sonhavam em alcançar o ponto mais alto dentro da modalidade, o time teve um ano repleto de disputas e grandes vitórias. A trajetória vencedora de 2024 começou em janeiro, com a conquista da etapa final do Circuito Brasil de Futebol de Areia. Meses depois, em setembro, veio o segundo título, a Supercopa do Brasil, com uma vitória sobre o Sampaio Corrêa, do Maranhão.

Uma semana após, as capixabas embarcaram para a Sardenha, na Itália, para disputar a World Winners Cup (Mundial de Clubes). Em solo italiano,  enfrentando o time espanhol Higicontrol, atual líder do ranking mundial, o São Pedro Beach Soccer venceu a disputa, conquistando o título de campeãs mundiais, algo que em 2023 foi apenas um sonho, quando ficaram com o vice-campeonato.

Leia mais:  Brasileiro cofundador do Facebook pode virar dono do Chelsea

E se um é bom, quatro é ainda melhor. Para coroar essa sequência vencedora, as meninas viajaram até a capital de El Salvador, onde disputaram a Américas Winners Cup, um campeonato de peso e de grande importância no Beach Soccer

O treinador da equipe e professor da Secretaria de Esportes (Semesp), João Luiz Bernardes, considera o ano de 2024 como o melhor da história do clube. “Fico feliz e agraciado por poder mostrar o fruto do nosso trabalho. Somos o maior time detentor de títulos do Brasil. Tivemos um ano maravilhoso, um ano mágico, e pra gente é motivo de muito orgulho. Esse final de ano é um ano de festejar e comemorar pela brilhante trajetória da equipe”, disse.

O prefeito de Vitória, que acompanhou de perto a trajetória das atletas, parabenizou o histórico feito do time. “Acompanhamos a trajetória de vocês pelas redes sociais, vibrando com a resiliência, a luta e a perseverança que demonstraram. Vocês são um exemplo inspirador para os jovens e para a sociedade, deixando um legado importante para a região e o Estado. Continuaremos investindo no esporte, reforçando o apoio e a presença da prefeitura, com profissionais e infraestrutura necessários. Com a autoestima elevada e o suporte certo, temos a certeza de que novas conquistas virão”, destacou.

Leia mais:  Léo Andrade se torna campeão capixaba de surfe após vencer última etapa Tríplice Coroa em Regência

Com mais de 20 anos de fundação, o São Pedro Beach Soccer é um projeto social do bairro São Pedro e tem sido o berço de muitos atletas de destaque, entre eles Sil Neves, que já vestiu a camisa verde e amarela e defendeu a seleção brasileira de Beach Soccer.

“Primeiramente, agradeço a oportunidade de compartilhar um pouco do nosso trabalho e das nossas conquistas. Estamos muito felizes. Foi difícil, claro, mas batalhamos muito e conseguimos esses troféus. É uma grande conquista para todos nós”, disse a campeã mundial Sil Neves.

“Fico muito feliz com as conquistas. É um orgulho para a cidade, para São Pedro e para o Brasil, nas Américas e no mundo. É o futebol de Vitória conquistando e também incentivando novas gerações”, pontuou o secretário de Esportes Rodrigo Ronchi. 

publicidade

Camisa 10

Vitória recebe Campeonato Brasileiro de Optmist até o dia 14

Publicado

300 velejadores entre 7 e 15 anos, vindos de vários estados do Brasil e de outros países disputam o campeonato

Vitória está recebendo o 53º Campeonato Brasileiro de Optimist, que reúne cerca de 300 velejadores, entre 7 e 15 anos, brasileiros e estrangeiros, na capital do Estado. O torneio segue até a próxima terça-feira (14).

As fases classificatórias da competição seguem até este sábado (11). As finais estão programadas para as próximas segunda (13) e terça-feira (14), quando será realizada a premiação e o encerramento oficial do evento.

Entre os jovens velejadores da competição, estão atletas da Argentina, Peru e Estados Unidos, além dos brasileiros vindos de diversos estados. O evento é promovido pelo Iate Clube do Espírito Santo (ICES).

A vela é uma das modalidades mais vitoriosas do Brasil, com 19 medalhas olímpicas, sendo oito de ouro. O Comodoro Fabiano Pereira destacou que o evento prepara “uma nova geração de velejadores que honrem a tradição brasileira”

Segundo o comodoro, a classe Optimist ajuda crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades técnicas, disciplina e amor pelo mar.

“Trabalhamos para ranquear bem nossos atletas e formar futuros campeões”, ressalta.

Para o diretor de Vela, Victor dos Santos Neves Filho, a flotilha do Espírito Santo vai disputar pelo pódio. Mariana Santos Neves conquistou o segundo lugar geral e o primeiro lugar feminino nas regatas preparatórias para a competição. Entre os meninos, Nicolas Jungue foi o melhor capixaba na classificação geral masculina.

Leia mais:  Capixaba conquista três medalhas em campeonato internacional de jiu-jitsu da IBJJF

Condições climáticas

Conhecida como “Ventória” pela força dos ventos, Vitória apresenta condições climáticas que tornam a raia local uma das melhores do Brasil. 

Para garantir a segurança dos atletas, a Comissão de Regata estabeleceu um limite de 16 nós (cerca de 28 km/h) para a realização das provas. O limite considera não apenas a intensidade do vento, mas também as condições do mar

Vitória como sede

O comodoro destacou o ICES como sede do evento.

“Recebemos o Campeonato Brasileiro em 2017, mas este ano estamos ainda mais preparados para atender a um número maior de atletas”, afirmou.

Além de sua importância local, o campeonato é crucial no cenário nacional e internacional. As regatas definem o ranking brasileiro, que, junto com uma seletiva, selecionará os representantes para os campeonatos internacionais de maior prestígio, como o Mundial, Sul-Americano, Asiático, Africano e Norte-Americano.

Continue lendo

Camisa 10

Zagueira capixaba assina com o Corinthians: “Maior das Américas”

Publicado

Lara Baraúna, de 12 anos, vai jogar no sub-15 do clube paulista. O contrato foi assinado na última sexta-feira (10). Saiba detalhes da sua trajetória

A jogadora capixaba Lara Baraúna, de 12 anos, assinou com o Corinthians na última sexta-feira (10). Com passagens pelo Santos Aribiri, Coimbra Realfor e América de Marechal Floriano, a zagueira fez períodos de testes no sub-15 do clube paulista e agora assinou o contrato federativo.

Lara será mais uma jogadora capixaba a atuar pela base do Corinthians. Em fevereiro do ano passado, Liz Valverde, outra zagueira do Espírito Santo, também assinou com o Timão, aos 13 anos.

Atuando no sub-15, a expectativa é de que ela possa passar por um ano de adaptação no clube, para quando estiver mais velha poder brigar pela titularidade da categoria. Mas o pai, Alexandre Fernandes, acredita que ela possa surpreender.

“O planejamento era fazer um teste aos 12 anos para sentir como é uma avaliação e ir ‘à vera’ aos 13 ou 14 anos, brigar pela vaga. Só que como a Lara é muita tranquila, ela estava muito preparada e treinando muito forte. Na primeira sequência de setembro, ela foi bem e já chamaram outra vez. A Lara surpreende muita gente”, destaca o pai.

Lara postou em suas redes celebrando a assinatura do primeiro contrato com o Corinthians. 

“Até aqui tem muita história para contar, e a partir daqui também escreverei muita coisa boa!!!!! Agora é trabalhar dobrado e buscar meu espaço no maior das Américas!!”, escreveu.

Trajetória da jovem atleta

Lara começou no futebol aos 9 anos, jogando como atacante no soçaite. Ela migrou para o futebol de campo no Santos Aribiri, de Vila Velha, e decidiu atuar como zagueira.

Leia mais:  Rio Branco de Venda Nova empata em casa e vê rebaixamento se aproximar

A menina recebeu um convite para atuar em um outro projeto: o Coimbra Realfor, também de Vila Velha. Lara passou a ter o acompanhamento de um profissional particular. 

Ela também chegou a se destacar em competições de base do ES e foi eleita a melhor jogadora da Copa Carlos Germano, atuando pelo América de Marechal Floriano, como zagueira e jogando entre os meninos.

E foi justamente o treinador particular Rhuan Alvarenga quem indicou à Lara o teste no Corinthians. A capixaba se destacou no primeiro período de testes e foi chamada mais uma vez pelo clube.

Na outra chamada, Lara teve a oportunidade de jogar em um torneio pelo clube. Na semifinal, uma das zagueiras se machucou e a capixaba entrou em campo no clássico contra o São Paulo.

“Conseguiu jogar a semifinal e foi bem também. O pessoal de lá gostou do futebol dela. E detalhe: com 12 anos, jogando entre meninas de 13 e 14”, destaca o pai, Alexandre.

Depois disso, a jogadora recebeu o terceiro convite do Corinthians, no final de novembro de 2024.

“Foi aí que veio a definitiva: o Corinthians informou que gostou muito dela e que ela ia fazer parte do elenco sub-15. A Lara com 12 anos é a mais nova capixaba a estar em um elenco do tamanho do Corinthians”, relata o pai.

Além do campo

A expectativa para chegar ao Corinthians era muito grande, mas Lara passou por alguns desafios nesse processo. Alexandre comentou sobre a dificuldade de ficar longe da mãe, por exemplo, que não pôde ir à São Paulo junto com a filha.

“Como você fala para uma menina de 12 anos que ela vai ficar um ano fora de casa e longe da mãe? É um trabalho muito minucioso que tem que ser feito. Mas a alegria é enorme e a Lara é muito bem tratada no Corinthians”, conta o pai.

Outro desafio enfrentado é a discriminação com o futebol feminino, que ainda é uma realidade.

“A gente enfrentou muito a questão do olhar de discriminação para a mulher dentro de campo. Em vários campeonatos, só tinha ela de menina. E hoje a Lara com 12 anos é a mais nova capixaba a estar em um elenco do tamanho do Corinthians”, destaca.

Leia mais:  Brasileiro cofundador do Facebook pode virar dono do Chelsea
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana