conecte-se conosco


Cidades

Vitória reforça ações inclusivas no Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo

Publicado

No dia 2 de abril, o mundo volta sua atenção para a conscientização sobre o autismo, e a capital capixaba se destaca por suas iniciativas voltadas à inclusão e ao bem-estar das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Prefeitura de Vitória, por meio de diferentes secretarias, oferta serviços que facilitam o acesso a direitos e promove a integração dessa população na sociedade. Além disso, eventos especiais marcarão a data, reforçando a importância do tema.  

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza atendimento especializado a pessoas com TEA, na Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Em 2024, foram realizados 68.468 atendimentos às pessoas com deficiência por equipe multidisciplinar, 3.555 consultas médicas especializadas e 963 testes psicodiagnósticos.  

Os pacientes são acompanhados por terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social. Além disso, recebem atendimento e acompanhamento em reabilitação, consulta médica especializada e aplicação de teste para psicodiagnóstico com avaliação psicológica. Cada paciente tem um plano de tratamento de acordo com sua condição de saúde, garantindo um acompanhamento personalizado e eficiente.  

Leia mais:  Governador anuncia serviço de internet sem fio nos terminais do Sistema Transcol

Registro Digital do Cidadão facilita acesso a serviços  

A Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) disponibiliza o Registro Digital do Cidadão, um documento gratuito que facilita a identificação e o acesso a serviços públicos e privados nas áreas de saúde, educação e assistência social. O benefício é exclusivo para moradores de Vitória e pode ser solicitado pelo próprio interessado ou por seu representante legal.  

O processo de solicitação é simples e pode ser feito pelo site carteirinhaapp.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online. Para obter a carteirinha, é necessário apresentar laudo médico com diagnóstico de autismo e CID, ou documentação de entidades especializadas como a Amaes (Amigos da Pessoa com Autismo) e a Apae. A carteirinha é digital, mas pode ser impressa caso o usuário prefira. Em caso de dificuldades na solicitação, a Casa do Cidadão está disponível para auxiliar os moradores.  

 Circuito Sensorial Ambiental

Uma das grandes novidades deste ano é o lançamento do Circuito Sensorial Ambiental, iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) em parceria com a Amecar. O espaço foi projetado para proporcionar uma experiência sensorial inclusiva, estimulando os sentidos através de texturas, cores, cheiros e sons, permitindo uma conexão única com a natureza.  

Leia mais:  Carnaval no ES: Sesa avalia medidas para realizar desfiles e autorizar blocos de rua

Além de sua função inclusiva, o Circuito Sensorial Ambiental também tem um forte viés pedagógico, promovendo a conscientização ambiental de maneira acessível a todos. Vitória se torna a primeira cidade do Brasil a contar com uma unidade de conservação voltada especialmente para a população autista, reafirmando seu compromisso com a inclusão e a preservação do meio ambiente.  

Caminhada pela conscientização  

Para reforçar a importância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no dia 6 de abril, domingo, a Amaes, com apoio da Prefeitura de Vitória, promove uma caminhada especial pela orla de Camburi. A concentração será às 8h no Píer de Iemanjá, com saída prevista para às 8h30. O evento busca dar visibilidade à causa e incentivar a sociedade a conhecer mais sobre o autismo e suas especificidades.

publicidade

Cidades

Projeto Galpão D’Artes valoriza cultura, inclusão social e economia criativa em Vitória

Publicado

O Galpão D’Artes, iniciativa dedicada à promoção da arte, da cultura e da economia criativa em Vitória, realizou, neste sábado (26), mais uma edição da tradicional Feira Livre no Galpão D, no espaço do Ifes, em Jardim da Penha.

Transformando o galpão em um verdadeiro polo cultural, o evento ofereceu ao público uma experiência além da tradicional feira de alimentos, reunindo manifestações artísticas, produtos criativos e atrações culturais em um ambiente inspirado nos grandes centros urbanos brasileiros.

Com foco na geração de emprego e renda, o projeto beneficia atualmente 91 empreendedores criativos e artesãos, com atenção especial aos profissionais da terceira idade. Também se destaca pela inclusão social, dando espaço a jovens com Síndrome de Down para exporem suas criações, como pinturas, laços, camisas e canecas.

Durante o evento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, foi homenageado pelo apoio à ampliação do acesso ao galpão, que facilitou a entrada de moradores e turistas, impulsionando o fluxo de visitantes e fortalecendo a geração de renda para os expositores. “Momento importante de reconhecimento aos artesãos, à economia criativa e à história do Espírito Santo, valorizando a nossa arte e a nossa cultura”, destacou o prefeito.

Leia mais:  Prefeitura de Jaguaré mantém campanha contra a dengue

Galpão das ArtesPeterson Pimentel, idealizador do projeto, lembrou que a homenagem foi um agradecimento pela sensibilidade em atender uma reivindicação antiga: “Antes, o acesso era feito apenas por um portão de 80 cm. Agora, com quase 3 metros de largura, a entrada está facilitada, o que impulsiona todos os nossos oito segmentos — da inclusão social ao artesanato, do vinil à literatura e muito mais”.

O secretário da Central de Serviços, Léo Formigão, também ressaltou a importância da integração da feira livre com o Galpão D’Artes: “Ao unir esses espaços, ampliamos a visibilidade do projeto, estimulamos empregos e oferecemos mais opções aos moradores da Grande Jardim da Penha”.

A programação do Galpão D’Artes conta ainda com a participação do coletivo Disco Vinil, agregando música e dinamismo ao ambiente. Com entrada gratuita e caráter comunitário, a iniciativa reforça a importância de espaços públicos voltados à cultura, ao empreendedorismo e à convivência cidadã.

Continue lendo

Cidades

Jaguaré marcou presença na 5ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Publicado

A Quinta Conferência Intermunicipal da Pessoa Idosa foi realizada em Conceição da Barra e contou com a comitiva de Jaguaré; evento contou com quase duzentos participantes e debateu políticas públicas para a pessoa idosa

A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, marcou presença na 5ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento foi realizado no último dia 24 de abril, na sede do Cras Quilombola, em Conceição da Barra. O tema da conferência foi “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento reuniu aproximadamente 160 pessoas, incluindo autoridades, representantes de entidades e membros da comunidade, especialmente o público idoso.

A conferência foi promovida pela Prefeitura de Jaguaré, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jaguaré, em parceria com os municípios de São Mateus e Conceição da Barra. A comitiva jaguarense contou com 35 participantes, entre idosos, profissionais que atuam nos serviços socioassistenciais, a secretária municipal de Assistência Social, Soriana Stabenow e os vereadores Elizeu Ribeiro, Dunga do São Roque e Ricardo Barros.

Leia mais:  Prefeitura de Jaguaré mantém campanha contra a dengue

Promoção dos direitos do idoso

“O principal objetivo do encontro foi promover a participação da sociedade, identificando os desafios do envelhecimento em nossos municípios. Também estamos focados em construir ações de igualdade no sentido de defender esse público, bem como promover os direitos e a cidadania de pessoas idosas, a partir da relação com a sociedade”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Soriana Stabenow.

O encontro teve como objetivo a discussão de políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e à garantia dos direitos da população idosa. Durante os debates, foram elaboradas propostas que serão levadas à etapa estadual da conferência, prevista para o segundo semestre de 2025.

Participação

“Os encaminhamentos se concentraram principalmente na melhoria da acessibilidade para idosos, com ênfase no transporte público e na adequação das estruturas urbanas. Buscamos propostas que promovam a inclusão e assegurem a participação ativa dos idosos em todos os espaços da sociedade”, afirmou a presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Jaguaré, Orlania Rosa Câmara.

Ao final do evento, foram eleitos delegados e suplentes dos três municípios para representar suas respectivas cidades na conferência estadual. Conforme destacou a secretária Soriana Stabenow, as propostas apresentadas refletem o compromisso dos municípios com a construção de uma sociedade mais justa e democrática para todas as idades.

Leia mais:  Detran abre matrícula para candidatos selecionados na 2ª lista do CNH Social 2022

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana