conecte-se conosco


Entretenimento

Websérie sobre artesãs de Mãe-Bá será lançada no Cine Metrópolis

Publicado

Chegou a hora de Vitória sediar o lançamento da websérie documental Arte em Taboa das Filhas de Mãe-Bá, que tem como tema as artesãs de Mãe-Bá, em Anchieta, sul do Espírito Santo, e os tradicionais artesanatos feitos por suas habilidosas mãos. O evento será no dia 26 de março, às 20 horas, no Cine Metrópolis, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, Vitória.

Após a exibição da obra, que tem como diretora, produtora e roteirista a jornalista Elizabeth Nader, haverá uma roda de conversa com a equipe e as artesãs. Em sua equipe, Arte em Taboa das Filhas de Mãe-Bá conta, ainda, com Matheus Woshington, que divide a direção de fotografia com Elizabeth Nader e foi responsável pela captação de imagens e áudio e pela produção de vinhetas, neste último, em parceria com Marcos Campos Godoy; e Pedro Dutra na captação de imagens de drone.

Arte em Taboa das Filhas de Mãe-Bá conta com cinco episódios de cerca de cinco minutos cada. Bolsas, esteiras, cestas, agendas e lustres são algumas das muitas peças feitas pelas artesãs, que utilizam como matéria prima a taboa, vegetal aquático extraído da lagoa de Mãe-Bá, a segunda maior em extensão no Espírito Santo. Os episódios da websérie documental são feitos com base em depoimentos dos moradores de Mãe-Bá, com destaque para as artesãs.

O primeiro trata da história dessa pequena comunidade, de perfil rural, abordando o cotidiano dos moradores, sua relação com a lagoa. O segundo mostra o processo de extração da taboa. O terceiro, aborda a relação das mulheres com a produção artesanal. Mostra como as peças produzidas por elas tomam forma, e de como essa prática faz parte de suas histórias de vida, já que muitas cresceram vendo outras mulheres, como mães, avós e bisavós, fazendo.

Leia mais:  Rafael Ilha e a mulher são condenados por tráfico de armas

No quarto episódio, a obra audiovisual mostra benefícios da prática artesanal para além do sustento das famílias, evidenciando, por exemplo, como essa atividade possibilitou que as artesãs vencessem alguns desafios. Esse é o caso de Creuza Alves, que superou a depressão depois que começou a se dedicar ao artesanato, fazendo, inclusive, com que a relação familiar ficasse mais harmônica e com que não precise mais tomar remédios.

Também no quarto episódio, as pessoas poderão conhecer Evellyn Rodrigues, uma menina de 12 anos que vê no artesanato uma possibilidade de se distanciar um pouco de um hábito tão recorrente entre as pessoas de sua faixa etária, que é o uso excessivo de telas, como as do celular. Por fim, no quinto e último episódio, é apresentada a Casa do Artesanato Mãe-Bá, seu perfil acolhedor com as pessoas que querem aprender a prática artesanal, a comercialização das peças, e como a Casa se tornou um exemplo a ser seguido no que diz respeito à união de uma comunidade para preservação de sua cultura, identidade e qualidade de vida.

Leia mais:  Wanessa e Marcus Buaiz se separam após 17 anos de casamento. Saiba motivo!

Também há um capítulo extra filmado durante o lançamento da websérie, em dezembro de 2024, na comunidade de Mãe-Bá. Na ocasião foram feitas entrevistas com os principais envolvidos, analisando os resultados da produção.

Elizabeth Nader destaca que, além de ser um conhecimento ancestral, pois passa de geração em geração, o artesanato feito em taboa é uma forma de garantia de emprego e renda para muitas mulheres, e, portanto, de sustento para suas famílias. Ela acrescenta que se trata, ainda, de uma atividade sustentável, pois garante o equilíbrio ambiental, uma vez que a taboa não pode ficar em excesso na água.

Elizabeth ressalta ainda a dedicação das artesãs de Mãe-Bá e a qualidade de seus produtos. “A taboa é diferenciada porque fica submersa na água. Por isso, é muito hidratada, resultando em um produto macio, flexível e brilhante. Quem conhece se encanta. Tem um valor grande em termos de qualidade, além de ser feito por mulheres que se dedicam muito, passando de geração em geração essa herança indígena”, diz.

O projeto foi realizado por meio de incentivo da Lei Paulo Gustavo, do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

publicidade

Entretenimento

Maestro João Carlos Martins revela câncer agressivo aos 84 anos

Publicado

Após passar por dezenas de cirurgias durante toda a sua vida, o Maestro João Carlos Martins descobriu um diagnóstico de câncer aos 84 anos.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o músico revelou que já realizou a operação para retirar o tumor, mas ainda não sabe se a doença regrediu.

Segundo ele, trata-se de “um câncer agressivo na próstata”.

Martins confessou que o momento da descoberta foi “devastador”, mas ele rapidamente foi submetido a cirurgia e decidiu manter sua agenda de shows. “O câncer foi extirpado da próstata. É evidente que sempre pode haver uma reincidência. Mas não vai ser o meu caso”, disse ele esperançoso. “Não tenho medo da morte”, finalizou.

No ano passado, o pianista também passou por uma cirurgia para retirada da vesícula biliar.

Participação de João Carlos Martins nos 150 anos do Estadão

Durante a comemoração dos 150 anos do Estadão, o músico enviou um depoimento contando que lê o jornal todas as manhãs. João Carlos Martins começou sua carreira internacional após um prêmio do Concurso Eldorado.

Leia mais:  Simone e Simaria anunciam fim da dupla e início de carreiras solo

Continue lendo

Entretenimento

Cauã Reymond responde a rumores sobre odor corporal: ‘Desodorante está em dia’

Publicado

Após suposta reclamação da colega Bella Campos, fãs resgataram uma entrevista de 2012, na qual o ator diz que sua forma de transpirar é diferente, o que fazia com que ele não necessitasse do uso do produto

Cauã Reymond se pronunciou sobre rumores que surgiram a respeito de seu odor corporal. Em uma conversa com o Portal Léo Dias, o ator abordou as especulações de que Bella Campos teria se sentido incomodada com seu cheiro, que ele definiu como “cheiro da masculinidade”. Com bom humor, ele garantiu: “Eu uso, sim! Graças a Deus [o desodorante] está em dia”. O mal-entendido entre Cauã e Bella teve origem nos bastidores da novela “Vale Tudo”.

De acordo com informações da revista Veja, o ator foi flagrado em uma discussão com a colega no estacionamento dos Estúdios Globo, onde expressou descontentamento em relação à performance dela. Bella teria feito uma denúncia formal contra Cauã Reymond. De acordo com o jornalista Leo Dias, ela reclamou para os diretores e para o setor de compliance da Globo dizendo que o colega de elenco foi “debochado, mau colega, displicente, agressivo e machista”. Após boatos, fãs resgataram uma entrevista de 2012, na qual o ator diz não ser adepto do desodorante. De acordo com ele na época, sua forma de transpirar é diferente, o que fazia com que ele não necessitasse do uso constante.

Leia mais:  Funcultura: curta-metragem de Vila Velha participa de mostra competitiva no Festival de Cinema de Gramado

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana