conecte-se conosco


Internacional

‘Zona-tampão’: entenda plano de Trump para congelar a guerra em território entre Rússia e Ucrânia

Publicado

Vitélio Brustolin explicou que soldados de países europeus ficariam responsáveis pela tutela da região; estratégia ainda não foi apresentada formalmente

Vitelio Brustolin, professor de relações internacionais da UFF (Universidade Federal Fluminense) e pesquisador de Harvard, em entrevista afirmou que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, está divulgando, informalmente, um plano de fazer uma “zona-tampão”, ou “área-tampão”, entre a Rússia e a Ucrânia, que poderia congelar a guerra no território. “Essa área de 1.300 km de extensão, segundo a assessoria do Trump, seria mantida sob tutela por tropas britânicas, polonesas, alemãs e francesas”, explicou o especialista. “Os Estados Unidos continuariam a fornecer armamento à Ucrânia, mas, em troca, o país não poderia ingressar na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) por um período de 20 anos.” Brustolin ressaltou que esse é apenas um plano inicial, ainda não formalizado. “Aquela região se transformaria em uma guerra congelada”, completou.

Leia mais:  Homem é preso após saltar de paraquedas na Torre Eiffel
publicidade

Internacional

Forbes divulga lista com as cem mulheres mais influentes do mundo; saiba quem são

Publicado

No topo do ranking, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, foi reconhecida como a mais poderosa pela terceira vez consecutiva; presidente do Banco do Brasil é única brasileira

A revista Forbes divulgou a lista das dez mulheres mais influentes do mundo em 2024, que inclui líderes políticas, empresárias e filantropas. Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, representa o Brasil na lista, sendo a única brasileira a figurar entre as dez mais poderosas pelo segundo ano consecutivo. No topo do ranking, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, foi reconhecida como a mulher mais poderosa do mundo pela terceira vez consecutiva. Logo atrás, Christine Lagarde, que ocupa a presidência do Banco Central Europeu, ficou em segundo lugar, enquanto Giorgia Meloni, a primeira-ministra da Itália, garantiu a terceira posição.

A lista continua com Claudia Sheinbaum, que fez história ao se tornar a primeira mulher eleita presidente do México, ocupando o quarto lugar. Em seguida, Mary Barra, CEO da General Motors, e Abigail Johnson, da Fidelity Investments, também se destacam entre as mais influentes. Julie Sweet, Melinda French Gates, MacKenzie Scott e Jane Fraser completam o grupo das dez mulheres mais poderosas. Além das líderes empresariais e políticas, a lista da Forbes também inclui celebridades como Taylor Swift, que ocupa a 23ª posição, seguida por Beyoncé em 35º lugar e Rihanna em 76º.

Leia mais:  Morre homem que queimou o próprio corpo em frente ao tribunal onde Trump é julgado

Continue lendo

Internacional

2024 pode ser o ano mais quente da história, aponta agência da UE

Publicado

Planeta está vivenciando um dos períodos mais quentes dos últimos 125 anos

O ano de 2024 está prestes a se tornar o mais quente já documentado, com temperaturas que devem ultrapassar em 1,5 grau Celsius a média do período pré-industrial. Essa previsão é baseada em um estudo da Copernicus, a agência meteorológica da União Europeia, que aponta um aumento sem precedentes nas temperaturas globais, superando os recordes estabelecidos em 2023. De acordo com especialistas, o planeta está vivenciando um dos períodos mais quentes dos últimos 125 anos. Novembro passado foi registrado como o segunda mais quentes da história. Portugal experimentou seu novembro mais quente, com uma média de temperatura 2,69°C acima da média entre 1981 e 2010.

Leia mais:  Construtores encontram criatura humanoide misteriosa em terreno, e cientistas investigam
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana