conecte-se conosco


São Mateus

Amadeu pode voltar ao cenário político mateense, depois de dizer que não seria candidato

Publicado

Apesar de dizer que não seria candidato a nada, o ex-prefeito estaria usando a estratégia de se livrar da romaria de solicitação de ajuda financeira de pré-candidatos a vereança, mas que sua pré-candidatura poderá ser anunciada em breve. 

São Mateus – O ex-prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto (PP), está, segundo fontes ouvidas pelo JN, preparando a sua volta à disputa eleitoral deste ano. Ele havia dito para várias lideranças que não seria candidato a nada, mas nem todo mundo acreditou, mas como tem problemas na justiça por improbidade administrativa, tem contas rejeitadas pelo TCES que estão na Câmara para serem apreciadas e votadas, e acumula um alto índice de rejeição, ficou a dúvida. A sua omissão com relação a crise hídrica que levou a toda população mateense a consumir água salgada está muito viva na memória. “Ele se omitiu e deu a chance de Daniel se eleger”, disse uma liderança ouvida. “Sabia que o caos se instalaria no município e agora quer vir como o salvador da pátria”, continuou. “O povo quer renovação, mandar para casa esses candidatos que sempre querem estar no poder ou fazer uso dele para atenderem seus interesses”, lembrou. Por isso, apesar da dúvida, “eram indícios para ele desistir da sua pré-candidatura”, destacou a fonte, que “agora quer ser prefeito de novo como se o povo fosse otário de esquecer o que fez”, completou. 

Leia mais:  Oficina de educação ambiental acontece em São Mateus

Sobre a situação das contas rejeitadas, são duas. Uma já se encontra na Câmara de Vereadores e a outra ainda está no Tribunal de Contas. Sobre a que se encontra no legislativo mateense, ainda não tem data para a sua apreciação e votação. “Esse é um fator complicador para sua pré-candidatura”, disse um parlamentar municipal. 

Verdade ou não, a possibilidade de Amadeu Boroto voltar a disputar as eleições deste ano pode vir a ser uma realidade. É o que pensa a maioria das fontes ouvidas.  

Sobre a sua posição no seu partido, o Progressista, tem o apoio dos vereadores que lá se filiaram contando com a sua ajuda para a reeleição. O presidente do PP, Cássio Caldeira, até anunciou sua pré-candidatura tendo em vista a decisão de não ter Boroto como candidato do partido. Com a possibilidade da mudança de opinião “o jogo volta a ser jogado” e aqueles que apostavam na nova candidatura do PP que, com certeza vinha sendo muito elogiada, “pode tomar bola nas costas”. O autor da jogada seria, neste caso específico, Amadeu. 

Sobre o apoio do Governo do Estado a possível entrada do ex-prefeito na disputa eleitoral, o PSB de São Mateus não se pronunciou, mas membros da legenda destacaram que o partido tem pré-candidata e que ainda é cedo para tomar qualquer atitude antes da convenção que deve acontecer no próximo mês. 

Leia mais:  Vacinação contra Meningite e HPV em todas as unidades de saúde de São Mateus

Outros setores da política mateense nunca tiveram a segurança de dizer que o ex-prefeito ficaria de fora desse processo eleitoral. “Ele estava apenas blefando, enquanto acertava os detalhes para disputar as eleições e que agora o objetivo é tirar Daniel do páreo, já que Carlinhos é bom de acordo e poderia atrapalhar toda essa engenharia político-eleitoral construída”, disse didaticamente um observador da política local. 

Em contato com outras lideranças a opinião é que “Amadeu é candidatíssimo e andou dizendo que não seria, apenas para evitar a pedição de ajuda financeira, mas que, na última hora acaba se lançando na disputa”. 

Já o PCdoB que defende candidatura própria, também acredita que Boroto seja candidato e que, se for o nome de consenso do grupo a que está alinhado, pode ter o seu apoio. 

Para muitos que acompanham a política do município são unânimes em dizer que “São Mateus não é para amador” e que Amadeu terá dificuldade em agregar apoiadores “por ter demonstrado seu egocentrismo em atitudes que poderia ter tomado em apoio a outras candidaturas em eleição passada e, por vaidade, não o fez”.

publicidade

São Mateus

Professor do campus de São Mateus da Ufes conquista 1º lugar em estudo sobre aviação agrícola

Publicado

O professor diz que o intuito foi o de aprofundar o entendimento, identificando a relação entre o tamanho da gota e o potencial evaporativo do ambiente, tema de grande relevância e atualidade para o setor aeroagrícola

O trabalho Evaporação estimada em um simulador de pulverização aérea, apresentado pelo professor e coordenador do Laboratório de Mecanização e Defensivos Agrícolas (LMDA), Edney da Vitória, do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do campus de São Mateus, e pelo engenheiro agrônomo Humberto Santiago, conquistou o primeiro lugar no Congresso Científico da Aviação Agrícola (AvAg) 2025.

No contexto da irrigação agrícola, o artigo demonstra que gotas muito finas, embora proporcionem melhor cobertura, apresentam maior vulnerabilidade à evaporação, podendo se perder antes mesmo de atingir o alvo. Já as gotas maiores resistem mais tempo no ar, mas aumentam o risco de escorrimento. O desafio, segundo os pesquisadores, é encontrar o equilíbrio entre tamanho de gota, eficiência agronômica e sustentabilidade ambiental.

Motivação

O estudo foi apresentado pelo professor Edney Vitória no segundo dia do Congresso AvAg, realizado em Santo Antônio de Leverger (MT), e foi produzido com base na tese de doutorado de Santiago, intitulada Simulação de Perdas por Evaporação na Pulverização Aérea. O autor conta que a motivação principal foi aprofundar o entendimento, identificando a relação entre o tamanho da gota e o potencial evaporativo do ambiente, tema de grande relevância e atualidade para o setor aeroagrícola.

Leia mais:  CPI convoca novamente o secretário de Obras e secretária da comissão que fiscaliza os ônibus da Viação São Gabriel

Santiago e Vitória fizeram uma revisão do trabalho, detalhando alguns pontos de interesse, e construíram o artigo científico a partir de alguns capítulos da tese. Para a pesquisa, orientada pelo professor Mauri Teixeira, da Universidade Federal de Viçosa, e coordenada por Edney Vitória, Santiago utilizou um protótipo laboratorial para reproduzir as condições de deslocamento de aeronaves agrícolas, simulando a pressão do vento sobre pontas centrífugas Micronair – tecnologia fundamental para a aplicação de defensivos e fertilizantes.

“O objetivo do estudo foi identificar, por meio do cálculo de umidade e do espectro de gotas, o quanto de líquido se perdia por evaporação durante a pulverização”, pontua Santiago. Para isso, sensores monitoravam em tempo real as variações no ambiente criado, permitindo estimativas precisas do potencial evaporativo. O estudo foi publicado na última edição da Revista de Aviação Agrícola.

Texto: Com informações da organização do congresso

Continue lendo

São Mateus

Preguiça tenta cruzar a BR-101 e é resgatada em São Mateus

Publicado

Uma preguiça foi flagrada atravessando a BR-101, em São Mateus, e resgatada com segurança por um operador

Nem só de carros e caminhões vive a BR-101. Na manhã desta quarta-feira (29), quem passou pelo km 74, em São Mateus, se deparou com uma visitante ilustre: uma preguiça-comum (Bradypus variegatus) que tentava cruzar a rodovia.

Foi graças a Milson dos Santos de Souza, operador de tráfego da Ecovias Capixaba, que o animal conseguiu chegar ao outro lado da via em segurança. De acordo com a concessionária, que é responsável por administrar o trecho capixaba da BR, ele estava realizando inspeções de rotina quando viu o “pedestre”.

Com muita atenção e segurança, Milson dos Santos de Souza, que realiza inspeções cotidianamente na rodovia, atuou para garantir que o animal chegasse ao outro lado sem riscos.

Ecovias Capixaba

Preguiça com funcionário

Registro não é incomum

Apesar de chamar atenção pela fofura, registros como este não são incomuns, já que a BR-101 está cercada por áreas de preservação natural, habitat natural das preguiças. Segundo a concessionária, ações do tipo acontecem, em média, uma vez por semana ou durante o período reprodutivo.

Leia mais:  Vacinação contra Meningite e HPV em todas as unidades de saúde de São Mateus

De acordo com a bióloga Grazielli Melo Pena, da Ecovias Capixaba, os animais passam a maior parte do tempo nas copas das árvores, mas descem ao solo em situações específicas, como para realizar suas necessidades fisiológicas.

Entretanto, a especialista destaca a importância de não tentar manusear animais silvestres e de pedir ajuda nestes casos.

“Apesar da aparência tranquila, as preguiças possuem garras que podem causar ferimentos. Sempre que visualizarem um animal próximo à BR-101, os usuários devem acionar a Ecovias Capixaba pelo telefone 0800 770 1101. Nossos colaboradores são treinados para realizar o afugentamento e o resgate com segurança”, orienta.

Preguiça travessia
A preguiça atravessou com segurança. Imagem: Ecovias Capixaba/Divulgação

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana