conecte-se conosco


São Mateus

Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus

Publicado

A fábrica, que já foi uma das mais lucrativas da Marcopolo, deixa o RJ. Motivo seria a pandemia, mas será que se houvesse um governo interessado isso aconteceria?

Péssima notícia para a economia do Rio de Janeiro, a partir de 30/10, a Marcopolo, maior fabricante de ônibus do país, fechará as portas de sua unidade em Xerém. A fábrica, localizada na antiga Fábrica Nacional de Motores, criada nos anos 40 por Getúlio Vargas, irá transferir suas linhas para São Mateus (ES) e em Ana Rech (RS.

No ano passado, a Marcopolo concluiu um processo para ampliar a produção, um investimento de R$ 14 milhões, que permitiu o início da fabricação de ônibus urbanos e escolares, justamente os que não serão mais produzidos em Duque de Caxias.

A fábrica, que chegou a produzir 25 veículos por dias, em 2014, e chegou perto de se tornar a maior fábrica de ônibus urbanos do mundo”. Houve tempo em que o lucro de Xerém bancava os prejuízos dados pelas fábricas da Marcopolo na Rússia e em Portugal.

Localizada em ponto estratégico, ao pé da Serra de Petrópolis, com fácil acesso a Rio, Minas Gerais e São Paulo. Além disso, está a apenas 170km da fábrica da VW Caminhões e Ônibus, principal fornecedora de chassis. Ela chegou a ser a principal unidade de fabricação de carrocerias de ônibus urbanos da Marcopolo. Nos oito primeiros meses de 2020, produziu 2.201 ônibus, do total de 5.875 unidades fabricadas pela empresa no Brasil.

Leia mais:  Assalto no Centro de São Mateus mostra segurança frágil na cidade

A planta do Rio de Janeiro é da década de 1950, quando foi fundada a Ciferal, encarroçadora de ônibus brasileira que foi comprada pela Marcopolo no final da década 1990. A área tem 111 mil metros quadrados, sendo que o parque fabril possui 75 mil metros quadrados de área construída. Para se ter uma ideia do quanto a unidade que será fechada representa na fabricação da companhia, dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus) mostram que 40% do que foi fabricado no mês de agosto deste ano pela Marcopolo saíram da planta carioca.

A razão dada pela empresa para o fechamento foi a queda de vendas devido a pandemia do Coronavírus. No primeiro semestre, o lucro líquido da Marcopolo desabou 89,8%, para R$ 12 milhões, em razão do tombo nas vendas. Entre abril e junho, a produção do grupo no Brasil caiu 45,7%, frente ao mesmo período de 2019.

Desde a última crise, a companhia vem estudando a otimização das fábricas. Em 2016, um levantamento já mostrava que a empresa tinha mais capacidade fabril do que precisava. Desde então, foi fechada a unidade Planalto da Marcopolo em Caxias.

Leia mais:  Deputado Freitas reivindica e governo libera 10 médicos para regularizar atendimento 24 horas na UPA de São Mateus

Atualmente, a unidade de Duque de Caxias tinha cerca de mil funcionários, mas este quadro já chegou a ter o dobro de tamanho. Os profissionais estão sendo transferidos para a unidade de São Mateus. Na informação repassada aos investidores,  a Marcopolo confirma que a concentração das operações brasileiras em um número menor de fábricas vem contribuindo para a redução de custos e incremento da eficiência. A empresa informa ainda que as melhorias operacionais alcançadas nos últimos anos permitirão que as plantas remanescentes tenham capacidade suficiente para absorverem a recuperação de volumes à medida que os mercados se regularizarem, em um cenário pós-pandemia.

Pergunta-se, tão bem localizada, é óbvio que não é apenas a pandemia que fechou a fábrica. Se houvesse um governo operante na época, talvez tal desastre pudesse ter sido evitado. Infelizmente, passamos por um tsunami político, e continuamos sofrendo as consequências.

publicidade

São Mateus

Governo do estado garante mais cursos de qualificação para São Mateus

Publicado

As vagas são para o programa Qualificar-ES, do Governo do estado e as inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (19)

São Mateus – Vai até amanhã (quinta-feira, 19) o prazo para inscrições gratuitas para concorrer à vagas em até dois cursos profissionalizantes, com certificado, pelo programa Qualificar-ES, do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico – Sectides.

São diferentes editais e a distribuição de vagas prioriza os moradores dos bairros onde acontecerão as aulas: os cursos de Confeitaria (noturno) e Tortas e Massas (vespertino), por exemplo, são preferencialmente para moradores do Bairro Vitória, enquanto no curso de Inglês Básico as vagas são prioritariamente para moradores do Bairro Boa Vista.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo site www.qualificar.es.gov.br até o dia 19/05/2022. A lista de classificados será publicada dia 01/06/2022 e as aulas terão início dia 07/06/2022.  

 

ATENÇÃO AOS LOCAIS DISPONIBILIZADOS:

BAIRRO AYRTON SENNA

Opções de cursos: Assistente de Secretaria Escolar (matutino), Assistente Administrativo (vespertino), Auxiliar de Departamento Pessoal (noturno), Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (matutino, vespertino e noturno)

Leia mais:  Deputado Freitas reivindica e governo libera 10 médicos para regularizar atendimento 24 horas na UPA de São Mateus

Local dos cursos: Centro de Referência da Juventude – CRJ de São Mateus

Endereço: Avenida Gileno Santos,495 – Ayrton Senna, São Mateus – ES

 

BAIRRO VITÓRIA

Opções de cursos: Tortas e Massas (vespertino), Confeitaria (noturno) 

Local dos cursos: Centro de Referência da Juventude – Paróquia de Santo Antônio (Paróquia Daniel Comboni)

Endereço: Avenida Dom José Dalvit, 995 – Vitória, São Mateus – ES

 

BOA VISTA

Opção de curso: Inglês Básico (matutino)

Local do curso: Secretaria Municipal de Assistência Social

Endereço: Rua Dr. Ademar de Oliveira Neves, 100 – Boa Vista, São Mateus – ES

CURSOS EXCLUSIVOS PARA MULHERES – PARCERIA COM O AGENDA MULHER

Opção de curso: Bolos e suas Variações (matutino) 

Local do Curso: Paróquia de Santo Antônio (Paróquia Daniel Comboni)    

Endereço: Avenida Dom José Dalvit, 995 – Vitória, São Mateus – ES    

 

REQUISITOS

Para inscrever-se é preciso ter idade mínima de 16 anos, completados na data da matrícula, residir no Município de São Mateus, onde o curso será realizado e ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever. Para os cursos da área de Saúde, a idade mínima é de 18 anos.

Leia mais:  São Mateus tem mais três casos confirmados de coronavírus

Continue lendo

São Mateus

Jogos Escolares 2022 (JEES) tem abertura oficial em São Mateus

Publicado

Com direito a Pira Olímpica e desfile das equipes, com a presença de autoridades e delegações dos Municípios que fazem parte da Região VI – São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Montanha, Pinheiros e Ponto Belo – foi realizada ontem (16), na quadra do Centro de Vivência Amélia Boroto, a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Escolares 2022 em São Mateus (JEES).

O Município está sediando as competições de esportes coletivos – vôlei, handebol, basquete e futebol de salão, masculino e feminino, infantil – até 14 anos – e juvenil – 15 a 17 anos – que definem os representantes da Região VI nas finais estaduais dos Jogos, em Guarapari, de onde sairão os representantes capixabas para as etapas nacionais.

As finais estaduais, infantil e juvenil, acontecerão de 06 a 11 de junho (infantil + Festival Paralímpico) e 20 a 25 de junho (juvenil), no Sesc, de Guarapari. As etapas nacionais serão em Aracaju, Rio de Janeiro e São Paulo.

EXPERIÊNCIA PARA A VIDA

Para a secretária municipal de Educação, Luciana Moreira, a competição “é uma marca que esses atletas levarão por toda a vida. São Mateus tem muito orgulho por estar sediando essa edição do evento”. 

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, lembrou que essa edição do JEES tem um significado ainda mais especial, pois é o primeiro realizado desde o início da pandemia. 

Leia mais:  Bandidos fazem reféns no Centro de São Mateus

EQUIPES EM QUADRA

A diferença básica entre as modalidades infantil e juvenil, além da idade, é que no infantil são as escolas que disputam as vagas, enquanto no juvenil são seleções locais, formadas a partir dos times escolares.

As escolas-equipes que representam São Mateus nessa etapa da competição são as seguintes:

Categoria Infantil – até 14 anos:

Futsal, masculino e feminino: EMEF Vereador Laurindo (Bairro Litorâneo)

Vôlei, masculino e feminino: EMEF Aviação 

Basquete, masculino: Colégio Alternativa

Handebol, feminino: Colégio Alternativa

Para a disputa regional, categoria juvenil – 15 a 17 anos – foram selecionadas as seguintes equipes:

Base do futsal, masculino e feminino: EEEM Ceciliano Abel de Almeida

Base do vôlei feminino: EEEM Ceciliano Abel de Almeida

Base do basquete masculino: EEEFM Wallace Dutra

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DOS JOGOS

As competições acontecem de segunda a quinta-feira na quadra do Centro de Vivência – Bairro Carapina. As partidas de sexta e sábado serão na quadra do Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc) – Bairro Universitário.

A tabela para a região VI com todos os jogos, horários e locais está no link https://sesport.es.gov.br/Media/Sesport/GEECL/JEES/Regi%C3%A3o%20VI%20-%20S%C3%83O%20MATEUS-1.pdf 

Leia mais:  Aprovada ferrovia de Ipatinga a São Mateus, passando por Barra de São Francisco

Os representantes estaduais para esportes individuais – atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica), xadrez – e os atletas das competições paralímpicas – atletismo, parabadminton, bocha, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado -, estudantes-atletas que irão para as disputas nacionais, serão definidos em competições classificatórias que acontecerão a partir de 4 de junho.

RESULTADOS DESTA SEGUNDA-FEIRA

HFI – Lago Dos Cisnes – São Mateus 1 X 31  Emir de Macedo – Pinheiros

HMI – CEI Educação Rural – Boa Esperança 17 X 09  Benônio Falcão – Conceição Da Barra

HFJ  – Seleção de Montanha – 5 x 15 – Seleção de Boa Esperança 

HMJ – Seleção de Pinheiros – 17 x 10 Seleção de Conceição da Barra

FFI –  Laurindo Samaritano – São Mateus –  2 X 1  Domingos Martins – Montanha

FMI – Laurindo Samaritano – São Mateus – 1X 8 –  Domingos Martins – Montanha

FMI – Emir Macedo – Pinheiros  1 X 1  Maria Magdalena – Ponto Belo 

FFJ – Seleção de São Mateus 8 X 1 Seleção de Pinheiros

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana