conecte-se conosco


Pinga fogo

Pinga-Fogo – Setembro

Publicado

Por Zene Lagace

Sucata eletrônica

A propaganda veiculada pelo Supremo sobre a segurança e eficiência das urnas eletrônicas pode ser definida como fake? A Polícia Federal tem um relatório do próprio Supremo que fala da invasão do sistema por um hacker. Isso quer dizer que ela não é segura, não é auditável e não tem nenhuma segurança. O que impede de melhorar o sistema eleitoral com urnas confiáveis e de tecnologia mais avançada como fizeram vários países que usam as urnas?

As atuais urnas eletrônicas brasileiras são obsoletas e não confiáveis, exceto para aqueles que tem a intenção de fraudar resultados eleitorais.

==============================================================

Picadeiro

Para quem assiste as sessões da CPI da Covid, cujo objetivo é investigar a omissão do governo federal no combate a pandemia, não passa de uma ação eleitoreira, que usa o palco da CPI para apenas investigar adversários do governo e finge não vê aonde está a verdadeira corrupção, como o Consórcio do Nordeste. Chega a ser irritante a postura dos sete senadores, a cara-de-pau desses “nobres representantes” da nação brasileira. Uma vergonha.

Leia mais:  Pinga-Fogo – II Agosto/22

Sem noção

Nada mais justifica a ausência dos deputados estaduais capixabas nas sessões daquela Casa de Leis. Se podem participar das sessões de dentro dos seus veículos no trânsito, porque não seguem em direção a Assembleia para cumprir com sua obrigação de representar os capixabas? Chega a ser hilário, para não dizer vergonhosa essa atitude. Vamos botar essa gente para trabalhar!

Aliás, representatividade política dos cidadãos não existe. Cada parlamentar, com raríssimas exceções, representa seus interesses, seu grupo e dos seus apaniguados (ou puxa-sacos).

No próximo ano vão aparecer na porta do eleitor, muitos candidatos a santo e, o eleitor desmemoriado, deve reconduzi-los a permanecerem no paraíso parlamentar. De quatro em quatro anos essa missão é realizada País a fora e abençoada por leis que não servem mais, exceto sacramentar uma representatividade que não representa coisa alguma.

EM TEMPO

•. Assistir nossos deputados participando das sessões na Assembleia Legislativa, tem-se a impressão que estão em Marte, falando ou defendendo coisas incompreensíveis e de pouca relevância para a vida do cidadão capixaba. As exceções são raras.

Leia mais:  Pinga-Fogo – 2ª edição de abril

• O politicamente correto emburreceu o Brasil e os brasileiros. Basta atentar para o que se privilegia, o que se ouve de música e o que se prega de moralidade. Tudo às avessas.

• Por que o servidor público tem o privilégio de ter mais vantagens do que o trabalhador da iniciativa privada, aquele que, verdadeiramente, produz as riquezas para que o País prospere e as castas de barões da República usufruem do suor desses brasileiros comuns?

• Qual a lógica para cada parlamentar, aqui e em Brasília, terem veículos pagos pelo contribuinte? Que cada um use o aplicativo e chame o Uber ou use seu carro particular. E não pode ter qualquer garantia trabalhista, até porque política não é profissão.

• Os verdadeiros poderes constitucionais da República deveriam ser apenas aqueles em que a população vota em seus membros: Executivo e Legislativo. O Judiciário deveria ser apenas um órgão de estado?

publicidade

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 1ª edição de janeiro

Publicado

Por Zene Lagace

Constrangimento Parlamentar

Para o histórico dos últimos oito anos, não poderia ser diferente o que aconteceu na sessão para a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Mateus. Na verdade, foi tentado um golpe de amador de quatro vereadores contra sete que estavam decididos a eleger o seu representante, no caso, Wanderlei Segantini (MDB) na presidência.

Wap-Wap (Podemos), Cristiano Balanga (PP), Isael Aguilar (PP) e Rafael Barbosa (PDT) protagonizaram o vexame e, percebendo que a manobra engendrada sob, supostamente, o patrocínio do ex-prefeito Daniel Santana (sem partido e sem noção) deu ruim, fazendo com que abandonassem a sessão.

Pela saída apressada do vereador Wap-Wap – que presidia a sessão – fez com que fosse chamado de Wapo-Wapo, pela vereadora eleita, Valdirene Pires (PT). Para a plateia, no entanto, Wap-Wap virou Wapt-Wupt.

==========================================================================

Voando e querendo pousar. Teve que arremeter

Dizem as más e boas línguas de Matildes, que foi vista uma mala recheada de papel de valor, rondando parlamentares antes da sessão que elegeu a nova Mesa Diretora da Câmara de São Mateus. A conspiração não deu certo. Com serenidade e honestidade, a turma de sete vereadores, desfalcada dos quatro fujões, elegeu Segantini.

A melhor do parlamento mateense

Isamara da Farmácia (União Brasil) disse que o seu mandato começa agora, até porque lhe tiraram quase três anos do mandato que findou, por irregularidades de quem ocupava seu lugar e acabou cassado. Ficou com um mandato de apenas um ano e três meses, o que foi o bastante para se destacar como a melhor e mais atuante parlamentar na Câmara de São Mateus. A resposta veio logo, pois foi a mais votada nesta eleição de 2024. Foi aprovada pelos eleitores. Agora, detentora de um mandato completo, espera – segundo disse – continuar dignificando seu trabalho e honrando a todos que depositaram confiança na sua atuação em prol das pessoas e do município.

Leia mais:  Pinga-Fogo – II Agosto/22

Justa homenagem a uma servidora pública

A servidora municipal da Câmara de Vereadores de São Mateus, Doralva, finalmente foi aposentada e homenageada na última sessão que foi realizada dia 30 de dezembro. Pela sua dedicação em mais de 40 anos no Legislativo, a turma que a admira, na brincadeira, disse que corre o risco de ser tombada pelo patrimônio histórico de São Mateus.

Competência Reversa

O rombo supera R$ 6 bilhões dado pelas estatais sob a responsabilidade do governo Lula (PT). Continua apresentando resultado pífio e todos os condenados e presos estão de novo na pista, sambando e cantando toda a sua desfaçatez e cinismo com o aval daqueles que deveriam mantê-los presos. Vai entender esse País!!!

Babalorixá desempregado

Dizem, mas não há confirmação, que um pai de santo baiano estava a postos com todo o material limpa praga, para desinfetar a inhaca deixada pela administração anterior do município de São Mateus.

Nem precisou dos préstimos serviços do babalorixá baiano para a missão. Com água benta e um ramo de oliveira e arruda foi feita a desintoxicação do recinto.

Leia mais:  Pinga-Fogo - Dezembro

Se for percebido que não surtiu efeito, vão trazer um exorcista ou o espírito do já falecido, padre Quevedo para, com seus conhecimentos paranormais, finalizar o trabalho.

O rolo ainda vai continuar

Apesar da eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Mateus, a questão ainda está dando pano para manga. Há um movimento querendo melar a eleição e desalojar Wanderlei Segantin daquela cadeira. A turma que perdeu não quer o banquinho, quer a cadeira da presidência.

Mas, se houver nova eleição a maioria provavelmente vai acabar por consolidar a presidência do vereador Wanderlei Segantine (MDB).

EM TEMPO

* A ex-vereadora de São Mateus, Preta do Nascimento (PP), ao usar a tribuna na última sessão da Câmara, dia 30 de dezembro, confessou ao agradecer os 20 estagiários e 10 comissionados que tinha nomeados nos cargos da Prefeitura. Sua confissão provocou alguns risos de colegas, surpresos com a descoberta tarde demais. Como ser independente o seu mandato?

* Carlinho Simião (MDB) não foi reeleito em São Mateus, mas já é pré-candidato em 2028. Disse que não se acostumou com a rejeição popular.

* Você sabia que o Lula parou de trabalhar aos 29 anos? E se diz representante dos trabalhadores. Taí a explicação…

* Alguém já disse: “Duas ausências tem o Brasil: Povo e Partido.

* Nomeamos pelo voto os políticos e não mandamos neles. Que democracia é essa?

* No jornalismo, fora da verdade não há salvação.

* Feliz Ano novo para todos nós!

Continue lendo

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 2ª edição de dezembro

Publicado

Por Zene Lagace

Diplomação, o primeiro passo

Na escalada dos eleitos, a diplomação foi o início de tudo que vai acontecer nos próximos quatro anos na vida desses representantes da população.

Em São Mateus, para o prefeito eleito, Marcus Batista – Cozivip (Podemos), a herança será maldita. O presente de grego que vai receber do prefeito festeiro do caos, Daniel Santana (sem partido) é um show de horrores. Mas, ninguém é obrigado a aceitar desafios em cargos eletivos. Uma vez aceito, terá a oportunidade de mostrar sua capacidade de gestor e desenrolar o novelo de barbaridades da administração que já vai muito tarde.

============================================================

Em uma das Santas

Para quem não sabe, as Três Santas são: Santa Leopoldina, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá. Em uma delas, Santa Leopoldina, o prefeito eleito, Fernando Rocha (PDT) foi nomeado, assim como seu vice, Vavá Coutinho (PSB) e vereadores eleitos, reeleitos e suplentes. Tudo aconteceu na sede do Legislativo, na terça-feira (17). O local foi pequeno para o número de pessoas que foi prestigiar o evento.

Para uma sociedade conservadora como a da região, o discurso do promotor, que chegou atrasado à cerimônia, foi polêmico. Ele preferiu atacar o governo anterior ao do Lula e teceu elogios ao atual presidente do Brasil. Deus no céu, Lula na terra. Muitos torceram o nariz para esse fato.

Para quem acompanha a política nacional, na visão conservadora-liberal, Lula poderia estar residindo em outro lugar…

Um presta contas o outro não presta

Enquanto alguns prefeitos não respeitam quem paga seu salário, que é a população, outros têm a responsabilidade de respeitar a lei e prestar contas aos munícipes. Uns prestam, outros não.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), um dos mais bem avaliados do Brasil, esteve na Câmara de Vereadores para prestar contas do seu primeiro mandato (foi reeleito no primeiro turno).

Leia mais:  Pinga-Fogo – 1ª edição de março

Enquanto isso, contrariando todas as leis do respeito ao cidadão e da transparência, mesmo sem lei formal, o prefeito do caos, Daniel Santana (se partido e sem noção), só esteve na Câmara Municipal de São Mateus por ocasião da CPI que tinha como objetivo cassar o seu mandato por corrupção. Naquela oportunidade, além de demonstrar desprezo pelo que se apurou de ilicitudes, criticou o delegado da Policia Federal, que desvendou toda a bandalheira do chefe do Executivo mateense.

E, apesar de tudo isso, o prefeito está terminando o seu segundo mandato. E com a aquiescência da justiça eleitoral. Pode isso, Arnaldo?!

Candidatos de Ocasião

Em 2026 muitos que agora vão estar escondidos do eleitorado, aparecerão como candidato. É o candidato pisca-pisca, aparece e some. Agora estão hibernando como urso, aliás, amigo urso.

Grandes personalidades da nossa história

Luiz Gama, André Rebouças, José do Patrocínio, nomes que ajudaram, de verdade, a abolir a escravidão no Brasil. Não eram revolucionários e nem escravocratas, como o outro. A propósito, quem assinou a Lei Aurea dando fim a escravidão, foi uma branca, a Princesa Isabel. Esse grande gesto custou-lhe o trono.

Despejo à vista

O ainda prefeito de São Mateus, já poderia avisar a turma de barraqueiros que ocupam a Praça Mesquita Neto, de ir juntando louças e apetrechos para liberar o local. A praça é do povo, como o céu é do avião, porém, não é da bandalha, dos vândalos e drogados.

Sepultada como Indigente

Além de tudo que já se sabe da política de São Mateus, o que foi muito sentida pela população trabalhadora, produz e que usa o transporte público da cidade, foi a morte da CPI da Viação São Gabriel. O jazigo perpétuo fica na Câmara de Vereadores. Na lápide está escrito: “Aqui jaz um sonho que não se realizou. Foi uma chuva de verão”.

Leia mais:  Pinga-Fogo – II Março/23

__________

EM TEMPO

* Haddad vai sair de férias. Isso num momento de profunda crise financeira em que vive o País. O problema é que ele volta.

* Posse dia 1º de janeiro é sacanagem! Até nisso erramos.

* Para quem torceu para que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumisse, se frustrou. O presidente Lula se recupera e logo volta ao Planalto.

* Pela situação econômica brasileira, o ano de 2024 continuará mesmo após a virada de ano. Tá feia a coisa!

* Para a turma que torceu pela queda do Fluminense, se decepcionou. O tricolor carioca, um dos grandes clubes do Brasil, terminou o campeonato em 13º lugar e ainda abiscoitou uma vaga na Sul-Americana. E o melhor, vencendo o Palmeiras. Chupa mulambada!!!

* Com esse Congresso, Executivo e Judiciário, estamos todos fritos!

* O deputado federal Gilvan da Federal (PL), usa a Bandeira Brasileira sobre um dos ombros. O ex-candidato a deputado estadual Eduardo Cazuza (PL) usa o manto nacional envolta do pescoço.

* A Câmara de São Mateus aprovou a lei que a cidade tenha o estacionamento rotativo e, depois de dois anos, nada foi feito pela Prefeitura. O trânsito está uma zona!

* O vereador-presidente do Legislativo mateense, Paulo Fundão (União), teceu elogios ao prefeito diplomado, Marcus Batista (Podemos). Acredita que fará um mandato histórico.

* O vereador Cristiano Balanga (PP), a despeito da ligação dos bairros Seac a Morada do Ribeirão, em São Mateus, ainda não está pronta, mas segundo ele, já é cartão postal do Seac. Otimista ele.

* Desde os primeiros anos de mandato do prefeito Daniel Santana, havia a expectativa de que seria cassado. Ele, sabe-se lá como, vai terminar os seus oito anos de mandato caótico sem ser molestado depois de um descanso preso por pouco tempo. Agora, o futuro a Deus pertence.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana