conecte-se conosco


Política e Governo

Prodest desenvolve sistema para Iases acompanhar jornada socioeducativa de jovens e adolescentes

Publicado

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu, por meio da Gerência de Sistemas (Gesin), o Sistema de Atendimento Socioeducativo (SAS) para o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). A ferramenta permite acompanhar a jornada socioeducativa de adolescentes e jovens atendidos pela instituição.

Com a implementação do SAS, é possível verificar o cumprimento de programas e medidas socioeducativas nas unidades do Iases, como cursos, oficinas, aprendizado escolar, palestras, atividades físicas, movimentação para audiências, visitas, entre outras.

Outra vantagem da solução é permitir ao Iases, em tempo real, saber a movimentação e as atividades em execução de cada socioeducando, o que contribui para um desenvolvimento de um trabalho mais efetivo com os adolescentes, jovens e familiares.

Atualmente, o Sistema de Atendimento Socioeducativo está implementado em 4 unidades do Estado, atendendo e sistematizando a jornada socioeducativa de 230 adolescentes. Com a ferramenta, a instituição tem um cenário mais favorável para garantir aos socioeducandos o acesso a direitos fundamentais, como saúde, convivência familiar e comunitária, educação, cultura, esporte e lazer.

Leia mais:  Comandante-geral da PM conclama tropa a manter a lealdade ao governador Renato Casagrande

Dessa forma, o Iases tem mais condições de executar as atividades com os socioeducandos, de acordo com as regras estipuladas em legislações, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Melhorias

De acordo com o subgerente de Sistemas do Prodest, Cleufis Rangel Moura Pianco, estão previstas algumas melhorias no SAS. Elas contemplam a migração dados do Siases 1.0, a criação de novos relatórios de Auditoria e a construção de áreas ligadas aos segmentos de segurança, processos jurídicos, pedagógico, social, administrativo e atendimentos socioeducativos. 

Na avaliação do presidente do Prodest, Marcelo Azeredo Cornélio, o uso da tecnologia tem contribuído bastante para os gestores públicos tomarem decisões mais acertadas sobre as ações necessárias para atingir melhores resultados. “A partir de informações corretas e atualizadas, fica mais simples identificar oportunidades de aprimoramento. E isso permite superar dificuldades e encontrar as soluções mais adequadas para os cidadãos”, enfatizou.

“A parceria entre Iases e Prodest vem produzindo excelentes frutos e o SAS é mais um deles.  Além de ser mais abrangente e intuitivo, esse sistema vai proporcionar a sistematização dos dados para desenvolvermos ações mais objetivas e eficazes no atendimento aos adolescentes e jovens.  Sem dúvida, ele qualificará ainda mais o nosso trabalho”, afirmou o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho.

Leia mais:  Governo do Estado entrega 40 novos leitos de UTI no Hospital Dório Silva

“A parceria com o Prodest é fundamental para a modernização da gestão das unidades, pois permite aos gerentes acompanhar por meio de relatórios do SAS as atividades diárias podendo concentrar esforços onde necessita de um pouco mais de atenção. É, sem dúvidas, a garantia de direitos aos socioeducandos”, avaliou o gerente técnico do Iases, Rômulo Luis Telles.

publicidade

Política e Governo

Sefaz encerra ciclo de workshops itinerantes sobre Nota Fiscal Fácil

Publicado

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Gerência de Atendimento e Relacionamento (Geare) e da Subgerência de Educação Fiscal (Suefi), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), encerrou o ciclo de workshops itinerantes sobre o Nota Fiscal Fácil (NFF). Ao longo dos últimos meses, a iniciativa percorreu 11 municípios capixabas, levando informações e capacitação a produtores rurais, lideranças locais e representantes de entidades do setor.

As duas últimas etapas do circuito aconteceram nas últimas quarta-feira (1º) e quinta-feira (02), nos municípios de Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante, respectivamente. Em Domingos Martins, o evento reuniu cerca de 35 participantes e contou com a presença da chefe adjunta da Agência da Receita Estadual (ARE) de Cariacica, Fátima Gouvêa.

Já em Venda Nova do Imigrante — conhecida como a Capital Nacional do Agroturismo —, aproximadamente, 40 produtores e representantes de municípios da região participaram do encontro, que teve a presença do chefe da ARE local, Adilson Medeiros.

Leia mais:  Eleições: Max Filho e Neucimar Fraga estão empatados em Vila Velha

Os workshops abordaram o funcionamento do aplicativo Nota Fiscal Fácil, ferramenta gratuita e acessível que simplifica a emissão de notas fiscais eletrônicas. O aplicativo pode ser utilizado em smartphones com os sistemas Android e iOS, dispensando a necessidade de adquirir um software emissor ou certificado digital, o que reduz custos para o produtor.

O auditor fiscal César Milagres destacou o balanço positivo da ação. “Encerramos esse ciclo com a certeza de que conseguimos ampliar o acesso à informação e fortalecer o relacionamento com o produtor rural. Com o fim desta etapa, a Sefaz reforça seu compromisso de aproximar-se do contribuinte e ampliar o uso de soluções digitais, contribuindo para um ambiente tributário mais moderno e inclusivo”, afirmou.

Em caso de dúvidas sobre o aplicativo NFF, o contribuinte pode acessar o canal Receita Orienta para obter suporte e esclarecimentos: https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/ReceitaOrienta/formulario

Continue lendo

Política e Governo

TRE-ES permite que Callegari deixe o PL sem perder o mandato; “rumo ao Senado”

Publicado

Deputado estadual teve a anuência do partido e por isso continua na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Por unanimidade, o pedido de desfiliação partidária do deputado estadual Wellington Callegari foi aprovado pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) nesta segunda-feira (6). Sem perder o mandato, o parlamentar deixa o PL para se filiar ao DC.

O pedido, apresentado à corte em agosto deste ano, se justifica pelo objetivo de Callegari de estar em um partido que o permita concorrer ao Senado nas eleições de 2026. A candidata à Casa Alta do PL é a filha do senador Magno Malta, Maguinha.

À reportagem, Callegari disse estar satisfeito com a decisão do TRE-ES. “O próximo passo é a filiação oficial ao DC e continuar o trabalho rumo ao Senado.”

O deputado recebeu a anuência do presidente estadual do PL para se desfiliar. Na carta assinada por Magno Malta, consta que o partido “não possui interesse na manutenção do vínculo partidário” e também não iria reivindicar a vaga na Assembleia Legislativa do Estado (Ales).

Leia mais:  Comandante-geral da PM conclama tropa a manter a lealdade ao governador Renato Casagrande

A Constituição estabelece que a autorização do partido faz com que o ato não configure infidelidade partidária e não implique na perda do mandato.

Eleições de 2026

Segundo o deputado, o DC vai ter chapa completa para disputar as eleições do ano que vem, com candidatos a deputado estadual, federal e senador.

Para o governo do Espírito Santo, o posicionamento ainda não está definido, mas o parlamentar afirma que não andarão com candidatos “da esquerda”.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana