conecte-se conosco


São Mateus

Em São Mateus mora o mais antigo mesário do Espírito Santo

Publicado

A informação é do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Espírito Santo (TRE-ES), que coloca o empresário e aposentado Alfredo Moreira Júnior como o mais antigo voluntário a fazer parte das eleições como mesário

Tudo começou no ano de 1962, quando começou a ser voluntário de mesário nas eleições. Hoje mora em São Mateus e, aos 89 anos é considerado pela Justiça Eleitoral como o mais antigo mesário, o que o faz sentir orgulho de ajudar nas eleições. “Vou ajudar enquanto estiver vivo”, diz Alfredo que completa 90 anos no ano que vem, que participa das eleições em São Mateus, desde 1990.

Apesar de toda a intimidade no entendimento da dinâmica eleitoral pelos anos atuando como voluntário, diz que não gosta de política, nunca aceitou convites para se filiar a partidos políticos e nem ser candidato. Para Alfredo Moreira, as eleições evoluíram muito e para melhor. Relata que no tempo do voto em cédula de papel, a apuração era trabalhosa, difícil e exigia muita capacidade em decifrar cédulas em que o eleitor mostrava dificuldade em preenchê-las.

Leia mais:  Protesto interdita BR-101 e provoca congestionamento de 3 km, em São Mateus

O exemplo desse voluntariado nas eleições junto à Justiça Eleitoral foi seguido pela sua mais velha Cristina, que é advogada e segue os passos do pai. Mas, não esquece os ensinamentos de cumprir com seriedade, responsabilidade e lisura a missão a ser cumprida como voluntária no dia das eleições.

Alfredo Moreira Júnior ao lado da família.

Para o eleitor que deseja homenagear seu Alfredo, o mais antigo voluntário da justiça eleitoral do Espírito Santo, é cumprir o direito democrático do voto, escolhendo com responsabilidade e respeito os seus candidatos com liberdade ajudando com isso a fortalecer a democracia brasileira

publicidade

São Mateus

Legislativo mateense recebe novo pedido de cassação do prefeito Daniel

Publicado

Autor da denúncia pede colaboração do TRF2, MPF, PF e Gaeco a fim de acompanhar e também colaborar com o envio da íntegra dos procedimentos à apuração das infrações político-administrativos e possíveis crimes de responsabilidade cometidos pelo prefeito de São Mateus

Um novo pedido de afastamento contra o prefeito Daniel Santana foi protocolada na tarde da última segunda-feira (13), a ação está sendo movida pelo jornalista Eliano Ribeiro, conhecido como Léo Ribeiro. Ele inclusive foi ao autor da denúncia que, em 2021, levou à instalação da Comissão Processante que recomendou o impeachment de Daniel – na votação em plenário, entretanto, em um contexto diferente do atual, o relatório favorável ao afastamento acabou rejeitado.

Neste novo pedido de impeachment do chefe do Poder Executivo Municipal, Léo Ribeiro reitera denúncia por práticas de infração político-administrativa a partir das investigações da Operação Minucius, deflagrada pela Polícia Federal e que, em cumprimento a mandados de busca e apreensão e também de prisão, acabou resultando na detenção do prefeito e de outros seis denunciados no final de 2021. O denunciante ainda acrescenta desdobramentos e uma série de 20 links de notícias publicadas a partir de denúncias contra a administração municipal de São Mateus.

Leia mais:  Câmara Municipal de São Mateus quer saber aonde está o dinheiro da reforma do CAIC

O autor da denúncia inclusive solicita expressamente que o Tribunal Regional Federal da Segunda Região (TRF2), o Ministério Público Federal (MPF), a Superintendência da Polícia Federal do Espírito Santo, a Delegacia da Polícia Federal em São Mateus e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) sejam notificados a fim de acompanhar e também colaborar com o envio da íntegra dos procedimentos à apuração das infrações político-administrativos e possíveis crimes de responsabilidade cometidos pelo prefeito de São Mateus.
Os processos relativos às investigações da Operação Minucius estão de volta para julgamento também no TRF2, com acusações de crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, organização criminosa e fraudes licitatórias.

Nesta nova denúncia apresentada ao Parlamento Municipal de São Mateus, o autor aponta para crimes de responsabilidade, com incompatibilidade com a dignidade e o decoro do cargo do investigado. “Por óbvio, independentemente da natureza que se confira ao impeachment, exclusivamente política, ou político-penal, o denunciado deverá gozar de todas as garantias constitucionais, notadamente do contraditório e da ampla defesa”, pondera o denunciante.

Leia mais:  Na Câmara, Monteiro Neto revela parceria para revitalizar o Porto

“A fim de fortalecer, ainda mais, o conjunto probatório”, Eliano Ribeiro arrola como testemunhas o superintendente regional de Polícia Federal no Espírito Santo, o chefe da Delegacia Regional da PF em São Mateus e um representante da Controladoria Geral da União (CGU).

Continue lendo

São Mateus

MPT na Escola, sensibilização sobre o abuso infantil no bairro Pedra D’água

Publicado

A equipe do Projeto MPT na Escola esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Valério Coser, no Bairro Pedra D’água, para uma importante iniciativa: sensibilizar os alunos sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes, antecipando as atividades em celebração ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A jornada começou com uma envolvente apresentação cultural, onde os alunos mergulharam na imaginação através das aventuras do Sítio do Picapau Amarelo.

Em seguida, a equipe conduziu os alunos para as salas de aula, onde a professora Vanessa já preparava atividades relacionadas ao tema. Utilizando a história em quadrinhos “Araceli”, os estudantes foram guiados por uma narrativa educativa, seguida por um vídeo informativo que aprimorou ainda mais o entendimento sobre o assunto.

INFORMAÇÃO COMO PREVENÇÃO

“A prevenção começa pela informação e pela conscientização, e é isso que buscamos promover com essas atividades” – destacou a coordenadora municipal do MPT na Escola, Elivania Rodrigues.

Leia mais:  Protesto interdita BR-101 e provoca congestionamento de 3 km, em São Mateus

Essa iniciativa, ressaltou Elivania, reforça o compromisso da Escola e do Projeto em criar um ambiente seguro e acolhedor para todos os alunos, além de fornecer as ferramentas necessárias para que possam reconhecer e relatar situações de abuso, contribuindo assim para a prevenção e o combate a essa violência tão grave.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana