conecte-se conosco


Internacional

Irã dispara mísseis contra base militar dos EUA no Catar e Iraque

Publicado

Doha abriga maior base norte-americana na região, a de Al Udeid, onde estão alocados mais de 10 mil soldados

O Irã disparou pelo menos dez mísseis contra a base militar de Al Udeid, dos Estados Unidos, localizada no Catar, no início da tarde desta segunda-feira (23). A informação foi divulgada por veículos de comunicação internacionais. Essa é a maior base dos Estados Unidos na região, com cerca de 10 mil soldados. Outro reduto norte-americano, no Iraque, também teria sido atacada.

A informação é do site Axios e o ataque é uma represália pelo bombardeio norte-americano às principais centrais nucleares do país persa, no último fim de semana. A Casa Branca e o Departamento de Estado norte-americano informaram que estão cientes e monitoram a situação. Ainda segundo o site, Washington já estava ciente sobre o ataque à base de Al Udeid.

Segundo a agência AP, o governo iraniano disse que o ataque com mísseis correspondeu ao número de bombas utilizadas por Washington contra instalações nucleares do país. Doha afirmou que não houve feridos após os ataques, já que o Irã afirmou que atingiu a base por estar localizada “fora de áreas povoadas”.

Leia mais:  Peixe raro de 'procurando Nemo' é achado em praia

Citando autoridades iranianas, o jornal New York Times disse que Teerã coordenou seus ataques às bases norte-americanas no Catar com autoridades catarianas com antecedência, em uma tentativa de minimizar as baixas.

O país árabe já havia fechado seu espaço aéreo para “garantir a segurança de cidadãos, residentes e visitantes”, tendo em vista os “acontecimentos na região”. “As autoridades monitoram atentamente e constantemente a situação”, garantiu o Ministério das Relações Exteriores catariano.

míssil iraniano

Irã lançou mísseis contra bases dos EUA no Catar e Iraque Mahmood Hosseini / Tasnim News Agency


Já a agência de notícias iraniana
Mehr disse que uma base norte-americana na província de Al-Hasakah, na Síria, foi atingida por tiros de morteiro. Além disso, o sistema de defesa antiaérea foi ativado na base dos EUA em Ain al-Asad, no Iraque.

Na noite de sábado (21/06), os Estados Unidos realizaram a operação militar Martelo da Meia-Noite, em que lançaram bombas contra as instalações nucleares iranianas de Fordow, Natanz e Esfahan. Na ocasião, o presidente do país, Donald Trump, declarou que os bombardeios “destruíram completamente as capacidades nucleares do Irã”.

Após o ataque dos EUA, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que o “inimigo sionista cometeu um grande erro” e prometeu punição em publicação em sua conta na rede social X (antigo Twitter). “A punição continua. O inimigo sionista cometeu um grande erro, cometeu um grande crime. Ele deve ser punido e está sendo punido. Ele está sendo punido agora mesmo”, publicou o líder.

publicidade

Internacional

Presidente do México é vítima de importunação sexual em público

Publicado

Homem beijou e tocou Claudia Sheinbaum sem consentimento durante caminhada da líder mexicana

Um homem beijou e tocou sem consentimento a presidente do México, Claudia Sheinbaum, enquanto a governante caminhava e cumprimentava cidadãos nesta terça-feira (4) em um curto percurso a pé pelo centro histórico da Cidade do México, a poucos metros do Palácio Nacional.

O indivíduo, aparentemente embriagado e que tentou beijar Sheinbaum por trás, foi detido pela equipe de segurança da presidente mexicana que, segundo vídeos, mostrou-se tensa após o episódio.

Um homem beijou e tocou sem consentimento a presidente do México, Claudia Sheinbaum, enquanto a governante caminhava e cumprimentava cidadãos nesta terça-feira (4) em um curto percurso a pé pelo centro histórico da Cidade do México, a poucos metros do Palácio Nacional.O indivíduo, aparentemente embriagado e que tentou beijar Sheinbaum por trás, foi detido pela equipe de segurança da presidente mexicana que, segundo vídeos, mostrou-se tensa após o episódio.

Sheinbaum iria participar da primeira reunião nacional de universidades e instituições de ensino superior nas instalações da Secretaria de Educação Pública (SEP), e decidiu se deslocar a pé, uma vez que o local fica a poucas ruas do Palácio Nacional.

Leia mais:  Apple e Nike são acusadas de usar 'trabalho forçado' de minoria muçulmana na China

Foi nesse trajeto no movimentado centro da Cidade do México que o homem, aproveitando que outros cidadãos cumprimentavam a mandatária, aproximou-se dela, tentou beijá-la no pescoço e depois abraçá-la por trás.

Horas mais tarde, autoridades federais confirmaram que o indivíduo que cometeu o ato contra Sheinbaum, identificado como Uriel Rivera Martínez, foi preso e encaminhado à Promotoria de Crimes Sexuais da Cidade do México.

Continue lendo

Internacional

Auditoria revela falha: Senha do Louvre era “Louvre”

Publicado

Roubo gerou prejuízo de cerca de R$ 500 milhões

Uma auditoria revelou que o Museu do Louvre, em Paris, usava a senha “Louvre” para acessar seu sistema de segurança. A informação veio à tona após o roubo das joias da coroa francesa, ocorrido no mês passado, avaliado em cerca de R$ 500 milhões.

Segundo o jornal francês Libération, o relatório apontou que o sistema de vigilância do museu era vulnerável e utilizava softwares antigos, como o Windows Server 2003, sem suporte técnico desde 2015. A Agência Nacional de Segurança Cibernética da França classificou a senha como “trivial”.

Desde 2014, investigações já indicavam falhas na infraestrutura de segurança do museu. Especialistas conseguiram invadir a rede, manipular câmeras e acessar áreas restritas. O grande fluxo de visitantes e as obras em andamento também facilitaram a ação de criminosos.

A promotoria de Paris afirmou que o roubo foi cometido por pequenos delinquentes.

– Não se trata exatamente de delinquência comum, mas tampouco de crime organizado – disse a promotora Laure Beccuau à rádio Franceinfo.

Leia mais:  Estados Unidos e Rússia concordam em nomear equipes para resolver conflito na Ucrânia

Ela explicou que os quatro suspeitos presos, incluindo a namorada de um deles, não têm perfil de criminosos profissionais. A imprensa francesa destacou ainda que os ladrões deixaram cair a coroa da Imperatriz Eugênia, a peça mais valiosa, e abandonaram ferramentas e o caminhão usado na fuga.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana