conecte-se conosco


Camisa 10

Adrenalina nas montanhas: final do Insanity Mountain vai agitar o Forno Grande

Publicado

Os amantes de esportes de montanha e turistas já podem anotar na agenda: entre esta sexta-feira (10) e o domingo (12), a pacata comunidade do Forno Grande, em Castelo, no sul do Espírito Santo, será o palco da etapa final do Insanity Mountain 2025.

O evento vai reunir atletas de elite de diversas regiões do país, incluindo Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Acre e Bahia

Referência estadual de corridas em trilhas, o Insanity Mountain é patrocinado pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC). O evento funciona como um circuito de provas em formato de festival que alia a prática dos esportes de montanha a programações culturais e gastronômicas.

Os atletas estarão presentes nas modalidades VK (quilômetro vertical), Trail Run e Mountain Bike, que vão percorrer as belezas naturais do Parque Estadual do Forno Grande, conhecido como o “Alpes Capixaba”, devido às paisagens montanhosas que lembram os Alpes europeus.

O local é considerado o segundo ponto mais alto do Espírito Santo, com 2.039 metros de altitude, ficando atrás apenas do Pico da Bandeira. Nesta região das serras capixabas, predomina a colonização italiana, e o próprio nome do cume remete à percepção dos imigrantes, que identificaram no pico uma representação em grande escala de seus fornos de assar pães.

Subida vertical

Os eventos terão início na sexta-feira (10), com o Insanity Mountain Forno Grande Vertical Kilometer (quilômetro vertical). Esta modalidade de corrida de montanha é caracterizada por uma subida íngreme, onde os atletas buscam superar 1.000 metros de subida vertical em um percurso máximo de 5 km de extensão.

No sábado (11), será o dia do Trail Running, tipo de corrida que ocorre em trilhas ao ar livre, sobretudo em terrenos montanhosos e que geralmente incluem subidas e descidas significativas. As provas terão três percursos com diferentes distâncias: trail longo 37km; trail médio 21km e trail curto 12km. 

Esta etapa integra o Campeonato Estadual de Skyrunning, modalidade de corrida em montanhas que exige resistência, força e técnica para enfrentar terrenos instáveis, com altitude acima de 2.000 metros.

No domingo (12), será a vez das provas de Mountain Bike, que terão dois percursos: o Pro, com 60km; e o Sport, com 35km.

Leia mais:  Tigres e Atlético do Nova Esperança estão na final da Copa Verão de Futebol

Iniciantes e profissionais

De acordo com os parâmetros da ISF (International Skyrunning Federation), as corridas da Insanity Mountain possuem o nível técnico mais alto no Brasil. No entanto, para Ryan Rangel, que assina a direção geral do festival com Gabriela Junqueira, um dos diferenciais do evento é que as provas oferecem desafios para todos os níveis de atletas, incluindo iniciantes, entusiastas e profissionais.

“Não é necessário ser um atleta de alta performance para participar das competições do Insanity Mountain”, comentou Ryan. “A cada etapa surgem novos competidores apaixonados pelos esportes de montanha e dispostos a encarar os desafios, que não são poucos. O importante é respeitar o processo e fazer uma iniciação com tranquilidade, começando pelos percursos mais curtos e seguir avançando nas distâncias conforme se tornam mais experientes”, destacou o diretor.

Independentemente da modalidade, os participantes do Insanity Mountain poderão desfrutar das paisagens exuberantes das montanhas capixabas, tendo o privilégio de visualizar tanto o Forno Grande quanto a Pedra Azul. A vegetação também compõe a paisagem, com a presença de espécies endêmicas e a formação florestal de altitude. E a fauna possui animais na lista de extinção, como a onça suçuarana e o gavião-pega-macaco.

Premiação

Todos os atletas que completarem as provas dentro do tempo permitido e dos parâmetros definidos pela organização do evento receberão uma medalha finisher para coroar a sua conquista. Por sua vez, os cinco primeiros colocados em cada distância terão direito a troféus de “campeão geral”. Também serão premiados com troféus os cinco primeiros lugares nas categorias de acordo com a faixa etária, conforme definido no regulamento.

Será um percurso tão desafiador quanto bonito, garantiu a diretora Gabriela Junqueira: “A etapa Forno Grande será uma linda festa dos esportes de montanha. O desafio é individual, depois da linha de largada é introspecção pura, o atleta e a montanha. A oportunidade que cada um tem de conquistar a sua montanha”.
 

PROGRAMAÇÃO:

 

Dia 10/10 (sexta-feira)

8h – Início da entrega de kits na arena do evento
12h – Briefing Vk e colocação do equipamento de segurança
12h40 – Saída para o Vk
13h – Largada para o Vk
17h30 – Premiação Vk na arena
19h – Encerramento da entrega de kits

Leia mais:  Pilotos encaram etapa do Brasileiro de Enduro nas trilhas do Senhor do Bonfim

 

Dia 11/10 (sábado)
5h – Abertura da arena com recepção dos atletas e início da entrega de kits
5h30 – Checagem de itens obrigatórios e, se necessário, briefing pré- prova
6h – Largada trail longo 36k
6h10 às 7h50 – Continuação das entregas de kits trail run
7h – Conferência de equipamentos obrigatórios trail médio 21k e trail curto 12k
8h – Largadas trail médio 21k e trail curto 12k
9h30 – Abertura da feira gastronômica
10h30 – Início da programação musical
14h – Início da premiação trail run
19h – Encerramento da entrega de kits

 

Dia 12/10 (domingo)
6h – Abertura da arena com entrega de kits
8h30 – Largada MTB
9h – Missa da comunidade Forno Grande
9h30 – Abertura da feira gastronômica
10h30 – Programação musical
12h30 – Premiação MTB
15h – Encerramento, finalização arena e feira gastronômica

 

HISTÓRICO DA INSANITY MOUNTAIN:

Criado há 10 anos por Ryan Rangel e Gabriela Junqueira, o Insanity Mountain tornou-se referência em esportes de aventura e montanha no Espírito Santo. As provas são realizadas em regiões de extrema beleza, valorizando suas características culturais, sociais e ambientais.

Entre os princípios do evento está o cuidado com o meio ambiente, com o incentivo aos atletas a serem autossuficientes e a preservarem as trilhas, montanhas e vales, evitando qualquer impacto negativo sobre a natureza.

Ao longo desses 10 anos, o Insanity Mountain foi palco de competições internacionais, como a final Sul-Americana VK Open Championships 2023, o Campeonato Sul-Americano de Skyrunning em 2023 e a Seletiva Mundial Master 2024.

Os recordes da final Sul-Americana do VK Open Championships 2023 se mantêm desde então, com o tempo de 00h55’47”, de André Mapa, no masculino; e 01h21’24”, de Linabel Iramaia, no feminino.

Em 2024, o Insanity Mountain também sediou o Campeonato Brasileiro de Skyrunning, no Pico da Bandeira, e a grande final do Skyrunner Brazil Series, o maior circuito de corridas de montanha do Brasil. Esta competição aconteceu no Forno Grande e teve como campeã a atleta Patricia Andrade (GO), embaixadora da nova etapa da Insanity Mountain 2026, que vai acontecer na Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

publicidade

Camisa 10

Imprensa internacional exalta “Real Brasil” e vê renascimento do jogo bonito com Ancelotti

Publicado

A goleada do Brasil por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul mostrou o renascimento do “jogo bonito” sob da Seleção sob o comando de Carlo Ancelotti

A goleada da Seleção Brasileira por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul, em Seul, repercutiu fortemente na imprensa internacional. Os principais jornais da Europa destacaram a influência de Carlo Ancelotti e o brilho dos jogadores do Real Madrid, apontando que o Brasil reencontrou o “jogo bonito” na manhã desta sexta-feira (10) e vive um momento de confiança às vésperas da Copa do Mundo de 2026.

O diário espanhol “Marca” definiu o time como o “Real Brasil”, exaltando o entrosamento de Vinicius Júnior e Rodrygo sob o comando do técnico italiano.

Segundo o jornal, os dois “permitiram à Seleção recuperar o sorriso”, e a atuação “foi uma homenagem a Pelé”, marcada por triangulações rápidas e leveza ofensiva.

Amistoso Coreia do Sul x Brasil. Seul. Homenagem a Pelé
(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

O “As”, também da Espanha, foi além e apontou a goleada como um “divisor de águas” para a equipe e, especialmente, para Rodrygo. O periódico destacou o “gol espetacular” do atacante e afirmou que o Brasil “fechou uma partida perfeita com uma palma (cinco gols) na qual Vinicius e Rodrygo brilharam”.

Leia mais:  Minas vence o Praia Clube no quinto set e fica com o título da Superliga

Talento de Rodrygo e recado para Xabi Alonso

Já o “Mundo Deportivo” ressaltou que Rodrygo reencontrou o bom futebol justamente com o treinador que o projetou no Real Madrid. Para o veículo catalão, “Rodrygo, sob a mão de Ancelotti, recuperou todo o seu bom futebol e, sobretudo, o gol – algo que tem lhe faltado no Real Madrid”.

Amistoso Coreia do Sul x Brasil. Seul.
Rodrygo foi um dos destaques da vitória da Seleção (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

O texto acrescenta que o desempenho serve de recado a Xabi Alonso, treinador do Real Madrie, que o tem utilizado com menor frequência no clube merengue.

O jornal argentino “Olé” manteve o tom de admiração ao noticiar: “O Brasil goleou a Coreia do Sul”. A publicação elogiou o talento da “Verde e Amarela”, que “passou por cima dos sul-coreanos com gols de Estêvão, Rodrygo e Vinicius”, destacando a nova geração ofensiva brasileira como uma das mais promissoras do cenário mundial.

Em Portugal, o jornal “A Bola” resumiu a atuação com uma manchete simples e expressiva: “Brasil de mão cheia na Coreia do Sul”. A publicação ressaltou o domínio técnico e tático da equipe e frisou que o time de Ancelotti “foi uma orquestra afinada do início ao fim”.

Leia mais:  Richarlison convoca torcida para jogo decisivo do Nova Venécia na Copa ES

Continue lendo

Camisa 10

Segunda parte da delegação capixaba embarca rumo ao segundo bloco do Jubs em Natal

Publicado

A segunda parte da delegação capixaba embarcou, nesta sexta-feira (10), rumo a Natal (RN) para participar do segundo bloco dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), o maior evento do calendário universitário nacional, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

A delegação viaja com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). Neste segundo bloco, será a vez das disputas no basquete, brawl star, cheerleading, counter strike, futsal, free fire, karatê, natação, natação paradesportiva, tiro com arco e wrestling.

A competição

Após seis anos, o Jubs volta a ser sediado no Nordeste. A edição acontece em Natal (RN) até o dia 18 de outubro, reunindo cerca de três mil atletas de todas as regiões do país.
Ao todo, 22 modalidades são disputadas. No primeiro bloco, aconteceram as competições basquete X1, futebol eletrônico, handebol, jiu-jitsu, judô, League of Legends, taekwondo, Valorant, vôlei e xadrez.

Delegação capixaba

Pelo quinto ano consecutivo, o Espírito Santo participa dos Jogos com delegação recorde: são 169 atletas e 26 profissionais de apoio, entre técnicos, dirigentes e staffs.
O grupo é formado por representantes de mais de dez Instituições de Ensino Superior (IES’s), incluindo Ufes, UVV, Multivix (com projeto patrocinado pela Sesport por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba), Faesa, Estácio de Sá, Unisales e FDV, entre outras.

Leia mais:  Tigres e Atlético do Nova Esperança estão na final da Copa Verão de Futebol

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana