conecte-se conosco


Entretenimento

ArteSanto: 200 artesãos vão expor seus produtos com apoio do Sebrae/ES

Publicado

Homenageando os ícones do artesanato, feira deve atrair mais de 30 mil visitantes

A 12ª edição da ArteSanto, a Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo, começou na última quinta-feira (13), na Praça do Papa, em Vitória, e segue até o dia 22 de setembro, com entrada gratuita. Com o tema “Ícones do artesanato”, o evento reunirá mais de 500 artesãos de diversas regiões do Brasil e deve receber cerca de 30 mil visitantes.

Realizada pela Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, a feira conta com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

De acordo com Guilherme Pella, analista do Sebrae/ES, 200 micro e pequenos negócios são diretamente beneficiados com espaços para expor e vender seus produtos. “Todo os anos, apoiamos a ArteSanto e, junto com a Aderes e a Feartes, buscamos oferecer a melhor experiência possível para os expositores e visitantes”, destacou.

No estande do Sebrae/ES, com 36 metros quadrados, serão expostos os trabalhos das mulheres de Aracruz que fazem parte do projeto Artebovis, desenvolvido na comunidade de Boa Vista, que produzem diversas peças com a planta taboa, e do Instituto Nós Mulheres, que reutiliza resíduos de madeira na confecção de artesanatos. Casacas de madeira, bordados, tapetes e outras criações estarão disponíveis para venda.

Leia mais:  TVE renova contrato de direitos de transmissão do futebol capixaba até 2025

Expectativa

Um dos artesãos que está com grande expectativa para a feira ArteSanto é Juarez Domingos da Aparecida, 68 anos. Morador da Serra, ele fabrica os “Tapetes do Juarez” há mais de 30 anos, junto com sua esposa, Magda, e outros familiares.

“Nossos tapetes são sustentáveis e feitos em tear manual. Para o ArteSanto, estamos levando uma seleção de peças duráveis e bonitas, como tapetes para cozinha, sala e quarto, além de almofadas e outros itens que nossos clientes já conhecem e apreciam”, contou Juarez.

Participante do ArteSanto desde o início, o artesão afirma que a feira é uma grande oportunidade para fortalecer o artesanato capixaba e reencontrar os clientes. “Este mês, muitos clientes entraram em contato perguntando se estaríamos presentes nesta edição e aguardando novidades. O ArteSanto é essencial para muitos artesãos, pois várias famílias dependem do artesanato para viver. Eu, minha esposa, meu filho, meu irmão e outros familiares tiramos nosso sustento da produção dos Tapetes do Juarez.”

A feira

Este ano, a feira homenageia as tradições do Espírito Santo, como a Panela de Barro, patrimônio cultural do Brasil, a confecção da casaca, bonecas de palha de milho, fuxico, flores de concha e a renda de bilros. O legado indígena de Aracruz também estará presente, com cestas e artigos culturais. Os produtos terão preços a partir de R$ 5.

Leia mais:  Catedral de Vitória terá show de luzes gratuito até o Natal; veja dias e horários

Ao menos 11 estados já confirmaram participação, incluindo Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e o Espírito Santo.

O evento é realizado pelo Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, com apoio do Sebrae/ES, Aderes, OCB, e apoio institucional da Feart e Conart. A organização é da Iamonde Design de Eventos.

Serviço

ArteSanto – Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo

Data:13 a 22 de setembro

Local: Praça do Papa

Entrada: gratuita 

publicidade

Entretenimento

Kim Kardashian está com aneurisma cerebral e culpa divórcio conturbado com Kanye West

Publicado

A notícia foi revelada no trailer da nova temporada do reality ‘The Kardashians’; apesar de ser silenciosa, condição apresenta riscos reais caso a artéria se rompa 

Kim Kardashian compartilhou o diagnóstico de um aneurisma no cérebro devido ao estresse. A notícia foi revelada no trailer da nova temporada do reality de sua família, o ‘The Kardashians’, nessa quinta-feira (23). Segundo ela, o estresse foi majoritariamente causado por seu divórcio com o rapper Kanye West, com quem teve quatro filhos, North, Saint, Chicago e Psalm. “Havia um pequeno aneurisma. [Os médico] disseram que era apenas estresse”, disse, após aparecer realizando exames como a ressonância magnética.

O aneurisma cerebral é uma condição em que há a dilatação de uma artéria no cérebro. As causas podem ser várias, entre pré-disposição genética, estresse, tabagismo e lesões na cabeça. Apesar de ser uma doença silenciosa, ela apresenta riscos reais caso a artéria se rompa, motivo pelo qual o monitoramento da condição deve ser feito com frequência.

Sobre o divórcio, a socialite comentou: “As pessoas acham que eu tenho o luxo de sair e não lidar com ele de novo. Essa não é minha realidade. Temos quatro filhos juntos.” “Estou feliz que acabou”, afirmou, sobre não estar mais com o rapper. Recentemente, Kim também revelou que um dos motivos que a fez optar pela separação foi a instabilidade financeira e emocional em que o cantor a deixava.

Leia mais:  Bruna Marquezine anuncia contrato com a Netflix

“Eu chegava em casa e tínhamos cinco Lamborghinis. De repente, elas não estavam mais lá quando ele estava em surto. Eu perguntava: ‘onde estão os carros? Onde está o meu carro novo?’. ‘Ah, ele os deu embora para seus amigos.’”, disse, ao podcast Call Her Daddy. O reality ‘The Kardashians’ está disponível na Disney+ aqui no Brasil.

Continue lendo

Entretenimento

Filme Sertão 2138CINE.EMA divulga ganhadores e filme “Pupá” do Rio Grande do Norte, ganha como melhor filme

Publicado

Produções do Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba e Minas se destacam em categorias de montagem, fotografia e Cine.Eminha

O Brasil visto de dentro, com olhos atentos e câmera em punho. Assim foi o 11º Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo (Cine.Ema), que encerrou sua edição premiando narrativas que atravessam o país, do sertão à cidade grande, abordando temas ambientais, sociais e culturais. O grande vencedor foi “Pupá”, documentário dirigido por Osani, do Rio Grande do Norte, eleito Melhor Filme pelo júri oficial.

A obra retrata a rotina de uma mulher cuja alegria e liberdade se impõem como resistência cotidiana em Acari, no sertão potiguar. “Pupá” é um retrato sensível sobre presença, pertencimento e identidade, demonstrando que o cinema também é território de afeto.

Outros destaques foram “A Nave que Nunca Pousa”, documentário de Ellen Morais (PB), premiado por Melhor Montagem, e “Sertão 2138”, ficção científica de Deuilton Junior (PE), vencedor de Melhor Fotografia, já premiado em outros festivais pelo país.

“É um gênero que gosto muito e busco inovar nos filmes, fui em busca de um lugar diferente, novo e o Sertão foi o local que encontrei para me inspirar, também dando destaque para o protagonismo negro, com a atriz Clau Barros”, destacou Deuilton Junior.

A Menção Honrosa ficou com “Nascida com a Manhã”, de João Giry (ES), um retrato emocionante sobre cuidado e amor materno, que também arrebatou o público, levando o Prêmio Júri Popular da 11ª Mostra Cine.Ema.

Leia mais:  Lexa se forma em Marketing e comemora nas redes sociais

O filme conta a história de Lúcia uma mulher que traz luz para a vida de todos em sua família. Há mais de 40 anos ela cuida do filho mais novo José Leandro, que é PCD Neurodivergente, uma criança no corpo de um adulto. A história é real, e a personagem é sua avó.

“É a história da minha avó, uma guerreira, o pilar mais forte da minha família e isso me inspira muito, é como se ela fosse uma guia espiritual minha. A produção é intimista, comecei de longe observando, montava a câmera e deixava lá gravando, sem nenhuma interferência no dia-a-dia dela e do meu tio”, contou o diretor João Giry.

Na Mostra Infantil Cine.Eminha, o público escolheu “Natureza”, animação mineira de Sheila Rodrigues e Jaqueline Lopes, como seu favorito, uma produção delicada que convida as crianças (e adultos) a repensarem nossa conexão com o planeta.

“É tempo de regenerar, nosso tema deste ano, e regenerar também é construir coletivamente. O voto popular é uma forma do público participar dessa jornada e fortalecer o cinema como ferramenta de transformação”, afirma Tania Caju, idealizadora e curadora do festival.

O Cine.Ema consolidou-se como um dos principais espaços de difusão do audiovisual independente no Brasil ao receber 494 filmes inscritos, vindos de 25 estados e do Distrito Federal. As produções somaram mais de 104 horas de exibição, evidenciando a potência da criação cinematográfica brasileira em torno de temas ambientais, sociais e culturais.

Leia mais:  Mulher acredita estar namorando com galã de TV dos EUA e leva golpe de R$ 440 mil

Todos os filmes foram exibidos online, com recursos de acessibilidade (Libras, legendas descritivas e audiodescrição), garantindo uma experiência democrática e inclusiva.

O 11º Festival Cine.Ema conta com o patrocínio do Grupo Águia Branca e da Suzano, além do apoio da Reserva Ambiental Águia Branca, da Unimed Sul Capixaba, da Prefeitura de Aracruz e da TVE Espírito Santo. É uma realização da Caju Produções e do Ministério da Cultura – Governo Federal, por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais.

🏆 Vencedores da 11ª Edição do Festival Cine.Ema
– Melhor Filme: Pupá — Dir. Osani (RN)
– Melhor Montagem: A Nave que Nunca Pousa — Dir. Ellen Morais (PB)
– Melhor Fotografia: Sertão 2138 — Dir. Deuilton B. Junior (PE)
– Menção Honrosa: Nascida com a Manhã — Dir. João Giry (ES)
– Júri Popular Cine.Ema: Nascida com a Manhã — Dir. João Giry (ES)
– Júri Popular Cine.Eminha: Natureza — Dir. Sheila Rodrigues e Jaqueline Lopes (MG)

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana