A capixaba Késsia Tristão é oito vezes campeã brasileira de enduro de regularidade. A piloto garantiu o título nacional durante a etapa final do Enduro Caminho do Ouro, que foi realizado em Cunha, São Paulo, nesse sábado (04) e domingo (05).
Késsia chegou à etapa decisiva liderando o ranking nacional na categoria feminina e confirmou o favoritismo ao garantir o octacampeonato. A capixaba contou com o apoio do programa Voe Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), que custeou as passagens aéreas para a competição.
Reconhecido por suas trilhas técnicas e paisagens de tirar o fôlego, o evento encerrou a temporada de 2025, reunindo os melhores pilotos do País em uma disputa acirrada. Ao longo da temporada, Késsia competiu em praticamente todas as etapas do campeonato (com exceção da sexta, que a atleta descartou sem prejuízos).
A temporada de 2025 foi marcada por desafios em diferentes terrenos e regiões do Brasil. O calendário incluiu as tradicionais provas:
Piocerá, entre Teresina (PI) e Beberibe (CE);
Pampas Off Road, de Torres a Canela e Três Coroas (RS);
Polenta Off Road, em Venda Nova do Imigrante (ES);
Enduro das Cachoeiras, em Porto União (SC) e União da Vitória (PR);
Ibitipoca Off-Road, em Juiz de Fora (MG).
Voe Atleta
O Voe Atleta é um programa do Governo do Estado, desenvolvido por meio da Sesport, que custeia passagens aéreas para atletas e paratletas capixabas de alto rendimento participarem de competições nacionais e internacionais.
“Preciso compartilhar uma notícia com vocês. Há cerca de um mês, fui diagnosticado com um câncer na tireoide”, revelou Everton Ribeiro
Um dia após ajudar o Bahia a ganhar do Flamengo, seu ex-clube, por a 0 na Arena Fonte Nova, o experiente meia Everton Ribeiro foi submetido a uma cirurgia após diagnóstico de câncer na tireoide. O jogador de 36 anos usou as redes sociais para tranquilizar e agradecer os fãs e passar uma mensagem de esperança de que vai superar mais essa adversidade.
Oi, amigos. Preciso compartilhar uma notícia com vocês. Há cerca de um mês, fui diagnosticado com um câncer na tireoide, Hoje (segunda-feira) fiz a cirurgia e tudo correu bem, graças a Deus.
Everton Ribeiro
“Sigo em recuperação, com fé e com o apoio da minha família e de vocês. Obrigado por cada oração e carinho. Ter vocês ao meu lado faz toda a diferença. Tenho certeza de que vamos vencer mais essa batalha juntos.”
Companheiros de Bahia, casos de Rodrigo Nestor, Ademir, Caio Alexandre, e muitos torcedores/fãs do armador, mandaram mensagem de boa sorte e muitos sob o lema de que “já deu certo”, esbanjando confiança em rápida volta aos gramados.
O Bahia repostou a revelação do problema de saúde do seu astro, mas não anunciou o prazo de recuperação. Muitos flamenguistas também mandaram mensagens de apoio e torcedores em geral exaltaram a dedicação do jogador que atuou por um mês ciente do problema e sem revelar para ninguém em busca de ajudar o Bahia.
Jogador capixaba de 21 anos interessava ao Tottenham, mas renovou contrato com o City a pedido do técnico Pep Guardiola
De olho em uma das vagas no ataque da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026, o atacante Savinho ganhou um motivo extra para se dedicar ainda mais em campo. O jogador capixaba renovou contrato com o Manchester City até 2031, depois te ser bastante assediado pelo Tottenham na última janela de transferências.
O técnico Pep Guardiola bancou sua permanência.
“Savinho assinou um novo contrato de longo prazo com o Manchester City, em um acordo que estenderá a estadia do ponta no Etihad (Stadium) até o verão de 2031”, oficializou o City, sem poupar elogios ao atacante.
“O brasileiro causou grande impacto desde que chegou ao City vindo do Troyes no verão de 2024. Dotado de incríveis habilidades naturais, um ritmo alucinante aliado a uma habilidade de drible impressionante, ele rapidamente se adaptou às demandas únicas da Premier League.”
Anúncio do Manchester City sobre Savinho
“Estou incrivelmente orgulhoso”
A habilidade e a velocidade de Savinho foram os principais motivos de Guardiola vetar sua saída ao Tottenham, mesmo com uma tentadora proposta.
O atacante de 21 anos comemorou o reconhecimento do treinador.
“Estou incrivelmente orgulhoso de poder assinar este novo contrato com o City. É uma sensação muito especial saber que o Pep (Guardiola) e o clube depositaram tanta fé em mim. Significa muito para mim e minha família”, afirmou Savinho.
Ele promete evoluir ainda mais.
“Sinto que tenho muito a melhorar, ainda sou jovem e tenho muita vontade de continuar aprendendo. Mas sei que trabalhar com Pep e sua equipe me ajudará a continuar me desenvolvendo como jogador”, disse.
Quem é Savinho
Natural de São Mateus, Savinho deixou o Espírito Santo aos 12 anos de idade, descoberto pelo Atlético/MG. Fez a base no clube mineiro e recebeu a primeira chance no time profissional aos 16 anos, observado pelo então técnico Jorge Sampaoli.
Ao todo, foram 35 jogos e dois gols marcados com a camisa atleticana, até ser vendido ao Grupo City em 2022 por 6,5 milhões de euros.
Atuou primeiramente emprestado ao PSV, da Holanda. Em 2023, foi emprestado ao Girona, da Espanha, e aí viu sua carreira decolar. Pelo clube espanhol, foram 41 partidas, 11 gols e 10 assistências. Em fevereiro deste ano, foi comprado pelo Manchester City, que pertence ao grupo City, e deve atuar a partir do segundo semestre pela equipe do técnico Pep Guardiola.