A expectativa é que outros eventos semelhantes aconteçam no próximo ano
Por Paulo Roberto Borges – São Mateus / ES
Foi um sábado especial para as crianças e jovens de São Mateus!
A realização do projeto Circuito EcoRodovias Esporte e Cidadania que é uma iniciativa que utiliza o esporte como ferramenta para promover valores e cidadania entre crianças e jovens, realizado em São Mateus foi um sucesso. O evento aconteceu neste sábado (4) na Praça de Esportes Amélia Boroto, sob a coordenação técnica de Kleber Silotte, que além da Ecovias, teve a poio da Prefeitura Municipal de São Mateus, através da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude.

Foi uma manhã festiva que além da prática esportiva proporcionou aos participantes a convivência e lazer com amigos, colegas e familiares. Foi um autêntico programa de pais e filhos. Várias equipes de futebol de estudantes de escolas da rede municipal de ensino e de outras entidades, com idade de 8 a 14 anos, que proporcionou também a revelação de talentos, com jogadas de muita categoria e empenho na disputa de vários jogos, que levaram os pais e as pessoas ao delírio, com aplausos, palavras de incentivo dos familiares, professores e de todos que assistiam as partidas.

O evento movimentou um universo de cerca de 15 equipes, mais de 180 jogadores, sem contar no grande número de público que esteve presente prestigiando o projeto.
Os jogos aconteceram sem intercorrências, porém, disputados e com os técnicos orientando seus jogadores, numa mistura de técnico e pai, pois alguns tinham seus filhos jogando.
A reportagem procurou uma viatura da Guarda Municipal (GM), estacionada no local e recebeu a informação de que não havia nenhuma ocorrência, o mesmo acontecendo com informação do condutor de uma ambulância de plantão para qualquer eventual atendimento. “Tudo está tranquilo”, disse um dos GM.
Uma inovação que chamou a atenção foi o fato de todos os integrantes das equipes, vencendo ou não seus jogos, receberam medalhas e posaram para fotografia. “Um aprendizado de civilidade, da importância de competir e que nem sempre se ganha uma partida, mas o reconhecimento de que todos deram o seu melhor”, disse Maria da Conceição, mãe de um dos jovens jogadores.
Durante as atividades, os participantes dos jogos tiveram um lanche disponibilizados para todos, composto por frutas, sucos, refrigerante, salgados e pães.

Ainda de acordo com o coordenador do evento, Kleber Silotte, foram apenas oito cidades brasileiras, em quatro estados, contempladas com essa iniciativa sócio-esportiva. “O projeto , tem sua sessão para linhares , porém São Mateus abriu espaços para viabilização de outras etapas do projeto , como a jornada pedagógicas com os professores. Com isso trouxemos uma etapa do circuito como agradecimento em São Mateus para verem como o projeto funciona e seus objetivos já citados, e que assim fortalecer um vinculo para os próximos anos e termos uma sessão própria para São Mateus”.
O secretário de Esportes, Lazer e Juventude da Prefeitura de São Mateus, Ramon de Oliveira Cardoso, achou importante iniciativas como essa que envolve crianças, jovens e família para juntos viverem momentos de convivência e lazer.
A reportagem Também ouviu alguns pais e todos foram unânimes em elogiar a iniciativa e, os pequenos problemas foram pontuais e que a coordenação prometeu corrigi-los, explicando que o tempo para a realização do evento foi reduzido, uma vez que não estava inicialmente programado para São Mateus. Mas, no geral “foi um evento que encantou a garotada que todos puderam desfrutar de momentos de lazer, esportivo e de convivência com seus colegas, amigos e familiares”, afirmou Neuza Babosa dos Santos, que acompanhava seu neto Isaque, de 9 anos.
Quem também gostaram de estar participando dos jogos foram Enzo Gabriel dos Reis Borges, de 11 anos, da EMEF Dora Arnizaut Silvares (Caic), e João Vitor Souza Batista, de 9, estudante da EMEF Arnóbio de Holanda, do bairro Cohab. “Estou achando tudo muito legal”, disse Enzo Gabriel. “Está muito bom e a gente pode jogar futebol”, disse João Vitor.
O presidente da Câmara Municipal, Wanderlei Segantini, passou pelo local, assim como o vereador Cristiano Balanga.