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Cidades

Edital Doce ES divulga resultado da primeira fase de classificação de projetos

Após a análise técnica, 88 propostas foram selecionadas e continuam na próxima fase de análise documental

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O resultado da primeira fase de classificação de propostas para o Edital Doce ES, que abrange as áreas de cultura, turismo, esporte e lazer, foi divulgado na sexta-feira (24). Foram selecionados 88 projetos de dez municípios capixabas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população nas áreas impactadas no Espírito Santo pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). A lista está publicada no site da Fundação Renova (www.fundacaorenova.org/paineis/edital-doce-es/).

Após a análise técnica, finalizada na última segunda-feira (20), foram selecionados projetos dos municípios de Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus, Serra e Sooretama. Os proponentes classificados serão contatados individualmente via plataforma Prosas e por e-mail para iniciar o processo da Fase 2 – Habilitação.

 

Os critérios avaliados nesta primeira fase levaram em conta a localidade de execução do projeto, a adequação às temáticas, ao contexto e ao público beneficiado, o tipo de proponente, a capacidade, e a viabilidade do projeto, bem como a relevância da proposta para o território e possíveis legados que deixarão.

 

“A comissão avaliadora analisou tecnicamente as propostas que se adequaram ao edital, com projetos voltados para a coletividade e melhoria da qualidade de vida nos territórios”, diz a analista do programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Érika Carvalho.

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A próxima etapa fará a análise documental dos projetos e terá caráter eliminatório. De acordo com o cronograma, o prazo de envio da documentação dos proponentes será encerrado na primeira semana de junho. Todo o processo será feito de forma on-line.

 

O investimento total do Edital Doce ES será de até R$ 4,5 milhões, alocados de forma a respeitar a estimativa de valores por municípios previstos. Os projetos de pessoas físicas, microempreendedores, coletivos e grupos informais, organizações sem fins lucrativos e empresas atuantes nos municípios deverão executar as iniciativas em até 12 meses.

 

A fim de que o recurso destinado ao Edital Doce ES seja utilizado em sua potencialidade máxima, houve uma retificação da minuta para que os valores fossem remanejados entre as áreas (Cultura, Esporte e Lazer e Turismo), sempre respeitando o valor global de cada município.

 

A avaliação dos projetos é realizada conforme os critérios definidos na Matriz de Avaliação, divulgada junto com o edital. Os participantes devem ficar atentos ao cronograma para acompanharem as etapas do processo e divulgação dos resultados no site da Fundação Renova.

 

 

Cronograma do edital

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24/4 – Divulgação das propostas classificadas na análise técnica e dos projetos que ficaram na lista de espera

27/4 – Início do período para envio da documentação das propostas classificadas na análise técnica e para os projetos que estão na lista de espera

5/6 – Fim do período para envio da documentação das propostas classificadas na análise técnica e para os projetos que estão na lista de espera

12/6 – Fim da análise documental

18/6 – Divulgação dos projetos aprovados no Edital Doce ES

Sobre a Fundação Renova

 

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

 

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

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Cidades

Estudantes de Cariacica vivenciam ciência e cultura em aula de campo na Ufes

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A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Vitor Filho, localizada em Cariacica, realizou no dia 16 de outubro uma aula de campo interdisciplinar em parceria com o Laboratório de Popularização da Ciência (LabPop/Ufes). A atividade integrou as eletivas “Além do Achismo: Ciência em Foco” e “Patrimônios Afro e Indígena, Musicalidade e a Arte do Brincar”, reunindo estudantes para uma experiência que uniu ciência, arte e cultura no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Durante a visita, os alunos participaram de atividades mediadas nos Laboratórios de Popularização da Ciência e de Genética de Tartarugas Marinhas, conheceram a Biblioteca Central e exploraram a exposição “Arte Africana – Máscaras e Esculturas”, na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP/Ufes). A proposta buscou aproximar os estudantes do ambiente universitário e do fazer científico, estimulando a curiosidade, a reflexão e a valorização do conhecimento.

“Essa experiência foi muito significativa, pois permitiu que nossos estudantes vivenciassem a ciência em um contexto real, interagindo com pesquisadores e observando o trabalho científico de perto. A parceria entre escola e universidade é fundamental para mostrar que o conhecimento está ao alcance de todos e que a ciência é uma construção coletiva”, disse a professora Bruna Miurim Dalfior.

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O professor José Paulo Nascimento destacou a relevância do projeto: “A aula de campo reforça o compromisso das nossas eletivas. Essa aproximação com a universidade inspira nossos alunos a seguirem aprendendo, pesquisando e acreditando na educação como caminho de transformação.”

Para o estudante Deurik Bryan da Silva Santos, da 2ª série do Ensino Médio, a experiência foi inspiradora: “Foi muito legal ver como a ciência acontece de verdade e conhecer laboratórios e pesquisadores da universidade. Aprendemos sobre as tartarugas, sobre arte africana e sobre como o conhecimento é construído com estudo e pesquisa. Saí de lá com mais vontade de estudar e de entrar na faculdade um dia.”

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Cidades

Vitória investe em formação de professores para fortalecer a educação ambiental na rede municipal

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O despertar da consciência ambiental começa em sala de aula. Por isso, Vitória aposta nos educadores para multiplicar esse aprendizado. Entre os dias 30 de outubro e 18 de novembro, o Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata da Praia, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), realiza um novo ciclo de formações continuadas para docentes da rede pública municipal, dentro do Projeto FormAÇÃO.

A proposta é transformar o olhar dos educadores, unindo teoria e prática para integrar a educação ambiental às atividades pedagógicas de forma transversal, sensível e inspiradora. As formações acontecerão nos Centros Municipais de Educação, Infantil (Cmeis) Dr. Pedro Feu Rosa, Cecília Meireles e Carlita Corrêa Pereira, além de um encontro online, ampliando o acesso e a participação dos profissionais da educação.

O objetivo é claro: formar professores como agentes de transformação, capazes de inserir o tema da sustentabilidade no cotidiano escolar e de mobilizar suas comunidades em torno de uma cultura de cuidado com o planeta. “Essas formações fazem parte de um plano contínuo de fortalecimento da Educação Ambiental em Vitória. Nosso propósito é ampliar o olhar dos educadores e incentivar práticas que tornem a cidade cada vez mais consciente, solidária e sustentável”, explica Maria Aparecida Drumond Neves, pedagoga e técnica educacional responsável pelo CEA Mata da Praia.

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Temas e cronograma

O ciclo de encontros começa no dia 30 de outubro, no Cmei Dr. Pedro Feu Rosa, com a palestra “Guarda Responsável” (16h30 às 17h30), que abordará o cuidado ético com os animais e a importância da empatia e da adoção consciente.

No dia 6 de novembro, o Cmei Cecília Meireles recebe a formação “Projetos do CEA” (7h40 às 8h40), seguida, no mesmo dia, de um encontro online sobre “Mudanças Climáticas” (18h às 19h), voltado aos docentes do Cmei Dr. Pedro Feu Rosa.

Já no dia 13 de novembro, o Cmei Carlita Corrêa Pereira sedia a formação “Sustentabilidade na Escola” (16h às 18h), com foco em práticas cotidianas de consumo consciente e reaproveitamento de materiais.

Encerrando o ciclo, no dia 18 de novembro, o Cmei Dr. Pedro Feu Rosa recebe a formação “Resíduos” (16h às 17h30), que discutirá o manejo correto e a redução de desperdícios.

Com temas que vão da guarda responsável à gestão de resíduos, o ciclo reafirma o compromisso da Prefeitura de Vitória com uma educação ambiental participativa, transformadora e voltada à sustentabilidade – um investimento direto no futuro da cidade e nas gerações que a constroem todos os dias.

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