conecte-se conosco


Política e Governo

Editorial – O Espírito Santo faz a diferença

Publicado

E faz mesmo!

Faz toda a diferença em comparação com outros estados da Federação. Os índices de desenvolvimento em vários setores são reais, “capacidade de investimento, ambiente econômico equilibrado, solidez fiscal, instituições financeiras respeitadas no mercado. Todos esses indicadores contribuem para que o Espírito Santo seja cada vez mais competitivo. Somente nos primeiros oito meses deste ano, empresas dos setores de bebidas, fertilizantes, mármore e granito, tecnologia de iluminação, bens de consumo de higiene, saúde e nutrição, farmacêutico, indústria de alumínio, café e também de aço anunciaram investimentos no território capixaba. A soma dos projetos de implantação, ampliação ou modernização é da ordem de mais de R$ 2,5 bilhões”.

Tudo isso e muito mais, são frutos de um trabalho de equipe, tendo sob seu comando o governador Renato Casagrande. São inúmeras realizações em todos os segmentos sócio econômicos, no esporte, na cultura, na educação, na mobilização urbana, na infraestrutura, segurança e na saúde. Investimentos estaduais e outros mais em parcerias com municípios e a União. Um governo que não se perdeu em agendas improdutivas, discussões vazias da política nacional em que as questões ideológicas e sem fundamento não se deixaram contaminar e atrapalhar a governança em prol dos cidadãos capixabas.

Leia mais:  Governo do Estado realiza cerimônia de formatura dos alunos dos cursos presenciais da terceira oferta do Qualificar ES

O Estado do Espírito Santo tem voltado para si todos os olhares de outros coirmãos. Têm a curiosidade de aprender, tirar lições de como o Espírito Santo deu um salto de qualidade numa clara demonstração de competência de gestão a serviço da comunidade e de todo o povo espírito-santense.

Muito se deve a esse governo. Muito se deve ao governador Renato Casagrande. O diálogo, o compromisso com o Estado e sua população, a competência na gestão, a capacidade de superar adversidades com trabalho, humildade e dedicação, tudo é consequência de um governo que decidiu, desde quando o seu governador entrou no Palácio Anchieta, para de lá e junto aos seus pares e aos cidadãos capixabas, nos fazer – todos nós – orgulhosos do nosso estado.

Estamos todos de parabéns por tudo que temos, por tudo que conquistamos. Com as bênçãos de Nossa Senhora da Vitória e da competência do nosso governador e sua equipe de governo, o Espírito Santo tem hoje o destaque e o reconhecimento da sua pujança e do seu real valor para a Nação brasileira.

Leia mais:  Ana Paula, suplente de senador, esclarece nota veiculada na imprensa e quer disputar a prefeitura de Vitória

Trabalha e Confia!

publicidade

Política e Governo

Sefaz encerra ciclo de workshops itinerantes sobre Nota Fiscal Fácil

Publicado

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Gerência de Atendimento e Relacionamento (Geare) e da Subgerência de Educação Fiscal (Suefi), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), encerrou o ciclo de workshops itinerantes sobre o Nota Fiscal Fácil (NFF). Ao longo dos últimos meses, a iniciativa percorreu 11 municípios capixabas, levando informações e capacitação a produtores rurais, lideranças locais e representantes de entidades do setor.

As duas últimas etapas do circuito aconteceram nas últimas quarta-feira (1º) e quinta-feira (02), nos municípios de Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante, respectivamente. Em Domingos Martins, o evento reuniu cerca de 35 participantes e contou com a presença da chefe adjunta da Agência da Receita Estadual (ARE) de Cariacica, Fátima Gouvêa.

Já em Venda Nova do Imigrante — conhecida como a Capital Nacional do Agroturismo —, aproximadamente, 40 produtores e representantes de municípios da região participaram do encontro, que teve a presença do chefe da ARE local, Adilson Medeiros.

Leia mais:  Espírito Santo projeta se tornar referência nacional em inovação até 2030

Os workshops abordaram o funcionamento do aplicativo Nota Fiscal Fácil, ferramenta gratuita e acessível que simplifica a emissão de notas fiscais eletrônicas. O aplicativo pode ser utilizado em smartphones com os sistemas Android e iOS, dispensando a necessidade de adquirir um software emissor ou certificado digital, o que reduz custos para o produtor.

O auditor fiscal César Milagres destacou o balanço positivo da ação. “Encerramos esse ciclo com a certeza de que conseguimos ampliar o acesso à informação e fortalecer o relacionamento com o produtor rural. Com o fim desta etapa, a Sefaz reforça seu compromisso de aproximar-se do contribuinte e ampliar o uso de soluções digitais, contribuindo para um ambiente tributário mais moderno e inclusivo”, afirmou.

Em caso de dúvidas sobre o aplicativo NFF, o contribuinte pode acessar o canal Receita Orienta para obter suporte e esclarecimentos: https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/ReceitaOrienta/formulario

Continue lendo

Política e Governo

TRE-ES permite que Callegari deixe o PL sem perder o mandato; “rumo ao Senado”

Publicado

Deputado estadual teve a anuência do partido e por isso continua na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Por unanimidade, o pedido de desfiliação partidária do deputado estadual Wellington Callegari foi aprovado pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) nesta segunda-feira (6). Sem perder o mandato, o parlamentar deixa o PL para se filiar ao DC.

O pedido, apresentado à corte em agosto deste ano, se justifica pelo objetivo de Callegari de estar em um partido que o permita concorrer ao Senado nas eleições de 2026. A candidata à Casa Alta do PL é a filha do senador Magno Malta, Maguinha.

À reportagem, Callegari disse estar satisfeito com a decisão do TRE-ES. “O próximo passo é a filiação oficial ao DC e continuar o trabalho rumo ao Senado.”

O deputado recebeu a anuência do presidente estadual do PL para se desfiliar. Na carta assinada por Magno Malta, consta que o partido “não possui interesse na manutenção do vínculo partidário” e também não iria reivindicar a vaga na Assembleia Legislativa do Estado (Ales).

Leia mais:  Iúna e Ibitirama recebem novas obras de pavimento do programa Caminhos do Campo

A Constituição estabelece que a autorização do partido faz com que o ato não configure infidelidade partidária e não implique na perda do mandato.

Eleições de 2026

Segundo o deputado, o DC vai ter chapa completa para disputar as eleições do ano que vem, com candidatos a deputado estadual, federal e senador.

Para o governo do Espírito Santo, o posicionamento ainda não está definido, mas o parlamentar afirma que não andarão com candidatos “da esquerda”.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana