conecte-se conosco


São Mateus

Empresa de ônibus deixa usuários a pé em São Mateus

Publicado

Toda empresa que tem o direito de explorar uma concessão de serviço público deve cumprir suas atribuições e exigências. Caso isso não seja feito, pode ter esse direito cassado. Na prática isso não funciona em muitas cidades do interior. Essas empresas têm, normalmente, uma relação incestuosa com o poder público, pois em época eleitoral vira parceiras “efetivas” de campanhas e os interesses são mantidos ou renovados.

Em São Mateus a Viação São Gabriel é a concessionária do serviço público de transporte coletivo da cidade. Está operando há mais de 30 anos esse serviço. Também as queixas contra a empresa beiram todo esse tempo. Nesses dias onde tem feriado que faz com que o fim de semana se torne longo, ela muda sua rotina, suprimindo horários deixando o cidadão que necessita da condução para chegar ao trabalho totalmente sem saber o que fazer. A empresa alega que é horário especial de feriado, se esquecendo que sábado (5) não é feriado, apesar das restrições voltadas para o comércio. Outros profissionais têm suas atividades diárias mantidas.

Leia mais:  Câmara direciona indicações para Guriri em sessão intinerante no balneário

Contra esse tipo de abuso nunca se conseguiu enquadrar a empresa. Os governantes, ao que parece, não agem por, de alguma forma, ter “uma relação de conluio com a empresa que opera tanto tempo na cidade”, conforme declaração de um ex-vereador que conhece bem os bastidores desse cenário.

Ouvindo várias pessoas que estavam nos pontos de ônibus, a revolta era geral. “É uma falta de respeito não só da empresa como das autoridades”, disse um usuário. “Quero saber se tem algum candidato que preste que tenha o compromisso, sem se vender, para exigir que as coisas melhorem e os serviços dessa empresa sejam de qualidade e trate o usuário com dignidade”, reclamou Nelson Silva Júnior, mestre de obras, surpreendido pelo descaso da empresa.

A Viação São Gabriel, através de uma atendente, disse que o horário é especial de feriado, esquecendo que o feriado é segunda-feira e que neste sábado as pessoas costumam trabalhar ou mesmo circular pela cidade.

Leia mais:  Chegam a 222 as mortes por Coronavírus em São Mateus
publicidade

São Mateus

Professor do campus de São Mateus da Ufes conquista 1º lugar em estudo sobre aviação agrícola

Publicado

O professor diz que o intuito foi o de aprofundar o entendimento, identificando a relação entre o tamanho da gota e o potencial evaporativo do ambiente, tema de grande relevância e atualidade para o setor aeroagrícola

O trabalho Evaporação estimada em um simulador de pulverização aérea, apresentado pelo professor e coordenador do Laboratório de Mecanização e Defensivos Agrícolas (LMDA), Edney da Vitória, do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do campus de São Mateus, e pelo engenheiro agrônomo Humberto Santiago, conquistou o primeiro lugar no Congresso Científico da Aviação Agrícola (AvAg) 2025.

No contexto da irrigação agrícola, o artigo demonstra que gotas muito finas, embora proporcionem melhor cobertura, apresentam maior vulnerabilidade à evaporação, podendo se perder antes mesmo de atingir o alvo. Já as gotas maiores resistem mais tempo no ar, mas aumentam o risco de escorrimento. O desafio, segundo os pesquisadores, é encontrar o equilíbrio entre tamanho de gota, eficiência agronômica e sustentabilidade ambiental.

Motivação

O estudo foi apresentado pelo professor Edney Vitória no segundo dia do Congresso AvAg, realizado em Santo Antônio de Leverger (MT), e foi produzido com base na tese de doutorado de Santiago, intitulada Simulação de Perdas por Evaporação na Pulverização Aérea. O autor conta que a motivação principal foi aprofundar o entendimento, identificando a relação entre o tamanho da gota e o potencial evaporativo do ambiente, tema de grande relevância e atualidade para o setor aeroagrícola.

Leia mais:  ‘A educação do município de São Mateus está adoecida’, diz vereadora

Santiago e Vitória fizeram uma revisão do trabalho, detalhando alguns pontos de interesse, e construíram o artigo científico a partir de alguns capítulos da tese. Para a pesquisa, orientada pelo professor Mauri Teixeira, da Universidade Federal de Viçosa, e coordenada por Edney Vitória, Santiago utilizou um protótipo laboratorial para reproduzir as condições de deslocamento de aeronaves agrícolas, simulando a pressão do vento sobre pontas centrífugas Micronair – tecnologia fundamental para a aplicação de defensivos e fertilizantes.

“O objetivo do estudo foi identificar, por meio do cálculo de umidade e do espectro de gotas, o quanto de líquido se perdia por evaporação durante a pulverização”, pontua Santiago. Para isso, sensores monitoravam em tempo real as variações no ambiente criado, permitindo estimativas precisas do potencial evaporativo. O estudo foi publicado na última edição da Revista de Aviação Agrícola.

Texto: Com informações da organização do congresso

Continue lendo

São Mateus

Preguiça tenta cruzar a BR-101 e é resgatada em São Mateus

Publicado

Uma preguiça foi flagrada atravessando a BR-101, em São Mateus, e resgatada com segurança por um operador

Nem só de carros e caminhões vive a BR-101. Na manhã desta quarta-feira (29), quem passou pelo km 74, em São Mateus, se deparou com uma visitante ilustre: uma preguiça-comum (Bradypus variegatus) que tentava cruzar a rodovia.

Foi graças a Milson dos Santos de Souza, operador de tráfego da Ecovias Capixaba, que o animal conseguiu chegar ao outro lado da via em segurança. De acordo com a concessionária, que é responsável por administrar o trecho capixaba da BR, ele estava realizando inspeções de rotina quando viu o “pedestre”.

Com muita atenção e segurança, Milson dos Santos de Souza, que realiza inspeções cotidianamente na rodovia, atuou para garantir que o animal chegasse ao outro lado sem riscos.

Ecovias Capixaba

Preguiça com funcionário

Registro não é incomum

Apesar de chamar atenção pela fofura, registros como este não são incomuns, já que a BR-101 está cercada por áreas de preservação natural, habitat natural das preguiças. Segundo a concessionária, ações do tipo acontecem, em média, uma vez por semana ou durante o período reprodutivo.

Leia mais:  São Mateus continua sendo um município abandonado pelo prefeito

De acordo com a bióloga Grazielli Melo Pena, da Ecovias Capixaba, os animais passam a maior parte do tempo nas copas das árvores, mas descem ao solo em situações específicas, como para realizar suas necessidades fisiológicas.

Entretanto, a especialista destaca a importância de não tentar manusear animais silvestres e de pedir ajuda nestes casos.

“Apesar da aparência tranquila, as preguiças possuem garras que podem causar ferimentos. Sempre que visualizarem um animal próximo à BR-101, os usuários devem acionar a Ecovias Capixaba pelo telefone 0800 770 1101. Nossos colaboradores são treinados para realizar o afugentamento e o resgate com segurança”, orienta.

Preguiça travessia
A preguiça atravessou com segurança. Imagem: Ecovias Capixaba/Divulgação

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana