conecte-se conosco


São Mateus

Entrevista / Cupertino, pré-candidato a vereador

Publicado

Cupertino é pré-candidato a vereador para fazer a diferença

Os pré-candidatos estão em pré-campanha e se movimentando para obterem um lugar ao sol de nome Legislativo. São vários, dezenas e todos têm os mesmos direitos e a esperança de serem vitoriosos.

Aqui destacamos e pinçamos, dentre tantos, um desses pré-candidatos. Trata-se do policial militar José Cupertino, conhecido como simplesmente Cupertino. Confira o que ele falou para a reportagem.

Quem é?
– José Cupertino tem 43 anos, mora em Guriri desde 2000. Trabalhou inicialmente como vendedor em São Mateus, logo foi trabalhar em Juiz de Fora, Minas Gerais, como supervisor de segurança prestando serviço a Transpetro. Depois, em 2009 incorporou às fileiras da Polícia Militar do Espírito Santo, onde está servindo há 15 anos como policial, instrutor do Proerd e cursa o 5º período de Direito e o 7º de Engenharia Civil.

Cupertino é casado e pai de dois filhos.

Quais pautas vai defender?

– Trabalhar incessantemente para estruturar a Guarda Municipal, capacitação e treinamento para que possam atuar nas seguintes áreas, equipes da Guarda Municipal de Praia atuando no patrulhamento na areia com quadriciclos, de bicicleta na orla a pé no calçadão, bem como patrulhamento nas ruas e nas praças e escolas com ponto base, patrulha rural e guarda municipal ambiental, trabalhando em parceria com a polícia militar ambiental e secretaria de meio ambiente, bem como uma equipe pra implantar o PRECI nas escolas Programa de Resistência e Cidadania, programa esse realizado em Linhares pela Guarda Municipal, onde já fiz contato com o coordenador da Guarda bem como o Secretário de Segurança Coronel Jones.

Leia mais:  Adolescente é assassinado e deixado em meio ao lixo em São Mateus

Bem como implantação das câmeras de segurança em toda a cidade e nos pontos críticos inibindo assim o furto/roubo de veículos.

Trabalhar para que haja uma transformação na iluminação pública, com mais eficiência e mais economia.

Turismo: fortalecer parcerias/público, explorar de forma sustentável a pesca esportiva na cidade, mercado qual e movimenta 1 bilhão de reais ano no país, e temos em São Mateus o melhor lugar pra se pescar robalo no estado, bem como campeonatos de pesca de rio e praia, passeios de lanchas, etapa do brasileiro de kitesurf, passeios de bugre Guriri/Barra nova, Guriri farol pontal do sul em Conceição da Barra, trazer as famílias de volta para Guriri com turismo de qualidade, passeio de chalana contando a história de São Mateus, turismo de qualidade.

Saneamento básico: em pleno ano de 2024 é um absurdo ter que falar em saneamento básico, mas precisamos resolver esse problema de uma vez por todas em nossa cidade, Guriri principalmente estão calçando ruas sem ao menos ter rede de esgoto, uma água entregue nas casas dos cidadãos mateenses de péssima qualidade.
E precisamos dar segurança hídrica para a população bem como a indústria.

Leia mais:  Corpo de homem é encontrado em decomposição em Guriri, São Mateus

Como avalia o cenário da política de São Mateus?

– A atual conjuntura sócio/econômica de São Mateus e alarmante, devido a uma administração pública fracassada, onde os interesses particulares estão acima dos interesses do povo. O que se vê é um executivo que não sabe o que faz e um legislativo subserviente onde o que se aprova e só em benefício particular, salve alguns membros da câmara.

A Casa de Leis de São Mateus precisa urgentemente se reencontrar com a Moral a Ética o Caráter e o compromisso Imutável com o bem-estar do cidadão mateense.

O que de mais urgente é necessário se fazer pelo bairro?

– Fala-se muito na Macrodrenagem, mas juntamente com ela deveria vir rede de esgoto e melhor qualidade da água potável, e inadmissível um bairro com quase 40.000 moradores não ter 1 metro sequer de rede de esgoto, o esgotamento sanitário e de suma importância para o bem-estar e saúde da população, bem como a preservação do meio ambiente, o lençol freático de Guriri está saturado com tantas fossas sépticas, precisamos lutar para mudar esse cenário. E o que eu falei sobre turismo e segurança se aplica em Guriri também.

———————————-
*Foto: Arquivo pessoal do entrevistado

publicidade

São Mateus

Professor do campus de São Mateus da Ufes conquista 1º lugar em estudo sobre aviação agrícola

Publicado

O professor diz que o intuito foi o de aprofundar o entendimento, identificando a relação entre o tamanho da gota e o potencial evaporativo do ambiente, tema de grande relevância e atualidade para o setor aeroagrícola

O trabalho Evaporação estimada em um simulador de pulverização aérea, apresentado pelo professor e coordenador do Laboratório de Mecanização e Defensivos Agrícolas (LMDA), Edney da Vitória, do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do campus de São Mateus, e pelo engenheiro agrônomo Humberto Santiago, conquistou o primeiro lugar no Congresso Científico da Aviação Agrícola (AvAg) 2025.

No contexto da irrigação agrícola, o artigo demonstra que gotas muito finas, embora proporcionem melhor cobertura, apresentam maior vulnerabilidade à evaporação, podendo se perder antes mesmo de atingir o alvo. Já as gotas maiores resistem mais tempo no ar, mas aumentam o risco de escorrimento. O desafio, segundo os pesquisadores, é encontrar o equilíbrio entre tamanho de gota, eficiência agronômica e sustentabilidade ambiental.

Motivação

O estudo foi apresentado pelo professor Edney Vitória no segundo dia do Congresso AvAg, realizado em Santo Antônio de Leverger (MT), e foi produzido com base na tese de doutorado de Santiago, intitulada Simulação de Perdas por Evaporação na Pulverização Aérea. O autor conta que a motivação principal foi aprofundar o entendimento, identificando a relação entre o tamanho da gota e o potencial evaporativo do ambiente, tema de grande relevância e atualidade para o setor aeroagrícola.

Leia mais:  Sine de São Mateus abre a semana com mais de 130 vagas de emprego

Santiago e Vitória fizeram uma revisão do trabalho, detalhando alguns pontos de interesse, e construíram o artigo científico a partir de alguns capítulos da tese. Para a pesquisa, orientada pelo professor Mauri Teixeira, da Universidade Federal de Viçosa, e coordenada por Edney Vitória, Santiago utilizou um protótipo laboratorial para reproduzir as condições de deslocamento de aeronaves agrícolas, simulando a pressão do vento sobre pontas centrífugas Micronair – tecnologia fundamental para a aplicação de defensivos e fertilizantes.

“O objetivo do estudo foi identificar, por meio do cálculo de umidade e do espectro de gotas, o quanto de líquido se perdia por evaporação durante a pulverização”, pontua Santiago. Para isso, sensores monitoravam em tempo real as variações no ambiente criado, permitindo estimativas precisas do potencial evaporativo. O estudo foi publicado na última edição da Revista de Aviação Agrícola.

Texto: Com informações da organização do congresso

Continue lendo

São Mateus

Preguiça tenta cruzar a BR-101 e é resgatada em São Mateus

Publicado

Uma preguiça foi flagrada atravessando a BR-101, em São Mateus, e resgatada com segurança por um operador

Nem só de carros e caminhões vive a BR-101. Na manhã desta quarta-feira (29), quem passou pelo km 74, em São Mateus, se deparou com uma visitante ilustre: uma preguiça-comum (Bradypus variegatus) que tentava cruzar a rodovia.

Foi graças a Milson dos Santos de Souza, operador de tráfego da Ecovias Capixaba, que o animal conseguiu chegar ao outro lado da via em segurança. De acordo com a concessionária, que é responsável por administrar o trecho capixaba da BR, ele estava realizando inspeções de rotina quando viu o “pedestre”.

Com muita atenção e segurança, Milson dos Santos de Souza, que realiza inspeções cotidianamente na rodovia, atuou para garantir que o animal chegasse ao outro lado sem riscos.

Ecovias Capixaba

Preguiça com funcionário

Registro não é incomum

Apesar de chamar atenção pela fofura, registros como este não são incomuns, já que a BR-101 está cercada por áreas de preservação natural, habitat natural das preguiças. Segundo a concessionária, ações do tipo acontecem, em média, uma vez por semana ou durante o período reprodutivo.

Leia mais:  Adolescente é assassinado e deixado em meio ao lixo em São Mateus

De acordo com a bióloga Grazielli Melo Pena, da Ecovias Capixaba, os animais passam a maior parte do tempo nas copas das árvores, mas descem ao solo em situações específicas, como para realizar suas necessidades fisiológicas.

Entretanto, a especialista destaca a importância de não tentar manusear animais silvestres e de pedir ajuda nestes casos.

“Apesar da aparência tranquila, as preguiças possuem garras que podem causar ferimentos. Sempre que visualizarem um animal próximo à BR-101, os usuários devem acionar a Ecovias Capixaba pelo telefone 0800 770 1101. Nossos colaboradores são treinados para realizar o afugentamento e o resgate com segurança”, orienta.

Preguiça travessia
A preguiça atravessou com segurança. Imagem: Ecovias Capixaba/Divulgação

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana